Questões de Concurso sobre Libras - Página 4 | Gran Questões

Questões de Concurso sobre Libras

 
 
Disciplina 1
Assunto 1
Banca
Instituição
Cargo
Ano
Carreira
Área de formação
Escolaridade
Dificuldade
 
Comentários:
Professores
Alunos
Meus Comentários
Vídeo
 
Minhas questões:
Resolvidas
Não resolvidas
Certas
Erradas
 
Tipo de questão:
Certo e errado
Múltipla escolha
Incluir questões:
Anuladas
Desatualizadas
 
Questões:
Todas as questões
 
Filtro simplificado
 
Questões
Todas as questões
 
8.091 questões encontradas
Questões por página
20
Mais recentes
 

Para que uma criança Surda desenvolva sua linguagem de forma plena e natural, o ambiente escolar deve garantir certas condições.


Avalie o que se afirma com base no processo de aquisição de linguagem.


I- A criança Surda deve ser exposta à língua de sinais apenas em momentos de sala de aula, sob mediação direta do professor.

II- O aprendizado da língua deve ocorrer de forma sintética, por meio de treinos e exercícios de memorização de sinais.

III- É fundamental que a criança Surda seja inserida em uma comunidade linguística onde observe a língua de sinais sendo usada de forma espontânea e em diversos contextos sociais.


Está correto apenas o que se afirma em


A

I.


B

II.


C

III.


D

I e II.


E

I e III.

Considerando as características da Língua Brasileira de Sinais (Libras) e sua importância no desenvolvimento cognitivo e social da criança Surda, é correto afirmar que(,)


A

embora seja uma ferramenta de comunicação, não possui as mesmas funções gramaticais e sociais que as línguas orais desempenham para crianças ouvintes.


B

sua aquisição pela criança Surda ocorre de forma mecânica, dependendo exclusivamente de treinamento formal, uma vez que a observação visual não é suficiente para a inferência de sentidos.


C

é uma língua verdadeira que cumpre as funções de qualquer outra língua, permitindo que a criança Surda, ao observar o mundo de forma instintiva, infira sentidos e significados por meio de uma modalidade visual plenamente acessível.


D

seu reconhecimento como língua deve ficar restrito ao ambiente escolar, visto que o uso amplo no núcleo familiar pode prejudicar a aprendizagem da língua oral.


E

sua natureza visual é uma particularidade que limita a expressão de conceitos abstratos, tornando-a inferior às línguas orais no cumprimento de papéis pedagógicos.

Informe se é verdadeiro (V) ou falso (F) o que se afirma sobre garantia dos direitos linguísticos da pessoa Surda.


( ) O respeito e a aceitação da língua de sinais como língua de modalidade gestual-visual e língua natural do Surdo é a prioridade inicial para a garantia de seus direitos.

( ) A consolidação da educação bilíngue de Surdos deve ser vista como uma opção secundária, priorizando-se sempre a integração total em salas regulares de ensino exclusivamente em Língua Portuguesa oral.

( ) O Direito Linguístico assegura que a informação que circula socialmente deve estar acessível em Língua de Sinais, promovendo a autonomia do cidadão Surdo.

( ) A garantia de serviços de interpretação de e para a língua de sinais é necessária de forma prioritária no ambiente escolar, sendo facultativa em outros contextos sociais ou jurídicos.


De acordo com as afirmações, a sequência correta é:


A

V, F, V, F.


B

V, V, F, F.


C

F, V, V, V.


D

V, F, F, V.


E

F, F, V, V.

A Libras fundamenta-se em pilares que legitimam sua existência e uso no território nacional.


Associe corretamente a dimensão a sua respectiva fundamentação conceitual.


DIMENSÕES


1. Social

2. Linguística

3. Política


FUNDAMENTAÇÕES

( ) Refere-se à existência de uma comunidade de fala e de usuários que compartilham vivências, cultura e identidade por meio da língua.

( ) Diz respeito ao reconhecimento oficial da língua pelo Estado, garantindo amparo legal e o direito ao uso em esferas públicas e educacionais.

( ) Caracteriza-se pela existência de um sistema gramatical próprio, com regras e níveis linguísticos convencionados pela comunidade Surda.


A sequência correta para essa associação é:


A

1, 3, 2.


B

2, 1, 3.


C

3, 2, 1.


D

1, 2, 3.


E

2, 3, 1.

Na estrutura linguística de Libras, alguns sinais apresentam correspondência visual com aquilo que representam, como o sinal de CASA, que lembra o formato de um telhado, ou o sinal de COMER que se aproxima do gesto de levar a mão à boca. Essa característica da língua que permite Essa característica da língua, que estabelece uma relação de semelhança entre o signo e seu referente, denomina-se:


A

Iconicidade.


B

Diacronismo.


C

Polissemia.


D

Dialogismo.


E

Figuração.

Considerando a argumentação de Karnopp e Quadros (2001) a respeito do reconhecimento das línguas de sinais e de suas propriedades linguísticas universais, assinale a alternativa correta.


A

O reconhecimento das línguas de sinais como sistemas detentores de propriedades universais, a exemplo da produtividade infinita de frases e da estruturação abstrata, refuta frontalmente a concepção discursiva que as categoriza como recursos comunicativos primitivos ou patológicos.


B

A característica de universalidade inerente ao vocabulário sinalizado decorre de sua constituição prioritariamente icônica, propriedade conceitual que anula a arbitrariedade do signo e promove a inteligibilidade mútua entre comunidades surdas de diferentes países.


C

A delimitação formal de unidades fonológicas mínimas, circunscritas a um inventário de traços visuais como configurações de mão e movimento, atua como uma restrição estrutural que impossibilita o alargamento lexical para a expressão de ideias abstratas inéditas.


D

A universalidade do inatismo linguístico assegura que a progressão temporal das etapas de aquisição se concretize de forma endógena nas crianças surdas, prescindindo da intervenção e do contato externo frequente com usuários fluentes do idioma espacial.

Conforme Albres e Jung (2023), no que tange ao papel histórico da Federação Nacional de Educação e Integração dos Surdos (Feneis) e à sua relação com o campo da interpretação em língua de sinais, assinale a alternativa correta.


A

A destituição da federação antecessora ocorreu com o propósito central de regulamentar a atuação de tradutores ouvintes, desvinculando imediatamente o serviço de interpretação do paradigma assistencialista vigente nas comunidades religiosas.


B

A institucionalização de um departamento de intérpretes na estrutura da entidade derivou das normativas de inclusão debatidas na Assembleia Constituinte, que tornaram compulsória a oferta de acessibilidade comunicativa em organizações filantrópicas.


C

A assunção do protagonismo surdo na direção da instituição estabeleceu uma nova dinâmica política interna, o que catalisou as demandas por acessibilidade e resultou na formalização de um setor específico para intérpretes.


D

A associação da federação às pesquisas acadêmicas propiciou a fundação de um grupo de trabalho focado em linguística descritiva, cujo objetivo primordial era alçar a prática interpretativa ao status científico dos Estudos da Tradução.

No que diz respeito à educação bilíngue de surdos, é uma afirmativa correta sobre o ensino de Português como L2 e a atuação articulada dos profissionais envolvidos (professor bilíngue e intérprete educacional) no processo pedagógico:


A

o Português como L2 é ensinado por imersão direta em textos, sem uso da Libras, para evitar interferência linguística


B

o professor bilíngue não precisa ser fluente em Libras, desde que domine o conteúdo curricular e utilize materiais escritos


C

o intérprete educacional atua apenas como tradutor, sem participação nos processos de ensino-aprendizagem e sem articulação com o professor


D

o Português como L2 é trabalhado de forma contrastiva com a Libras e requer atuação articulada, com professor bilíngue fluente e intérprete educacional

Considerando as especificidades visuoespaciais da Libras e as exigências da educação bilíngue de surdos, a alternativa que apresenta uma afirmativa correta sobre critérios para avaliação de materiais didáticos e princípios para sua produção pedagógica é:


A

recursos visuais e vídeos são centrais por registrarem e instruírem em Libras; ao avaliar materiais, deve-se observar uso autêntico da língua, integração entre compreensão e produção e evitar ensino restrito a vocabulário isolado


B

materiais de Libras devem concentrar-se em vocabulário isolado e listas de sinais, pois isso evita interferências e assegura a aquisição de morfologia e sintaxe


C

o uso de vídeo é recomendado apenas para exposição do professor, sendo inadequado para registro do estudante, pois gravações não favorecem autoavaliação nem organização do pensamento em Libras


D

diante da escassez, o professor não deve criar materiais próprios; deve aguardar a oferta do mercado editorial para garantir padronização e validade pedagógica

Na literatura sobre aquisição da linguagem, os “sinais caseiros” referem-se a sistemas gestuais criados por crianças surdas para se comunicarem quando não têm acesso a uma língua convencional. É uma informação verdadeira sobre esses sistemas desenvolvidos na ausência de input linguístico convencional:


A

os sinais caseiros constituem uma língua completa, com complexidade estrutural equivalente às línguas de sinais, independentemente do ambiente linguístico


B

os sinais caseiros são sistemas gestuais individuais, usados com a família, com regularidades estruturais, mas sem a complexidade de uma língua de sinais


C

os sinais caseiros surgem apenas quando há isolamento social e ausência de suporte familiar, sendo evitados quando a família oferece suporte social ajustado


D

os sinais caseiros não apresentam regularidades estruturais e se restringem a gestos aleatórios, sem propriedades típicas de línguas humanas

Considerando os argumentos apresentados por Bizzo (2022) no Trabalho de Conclusão de Curso Percepção e observação da didática e ensino na disciplina de Língua Brasileira de Sinais em curso da graduação na UFAM, espera-se que a disciplina de Libras, ministrada na graduação,


A

ofereça conhecimento básico-teórico e prático de Libras para favorecer acessibilidade e introdução à conversação, embora com limitações na formação pedagógica aprofundada.


B

considere, nos conteúdos ministrados, aspectos culturais dos surdos, mas concentrando-se prioritariamente no cumprimento da legislação vigente.


C

proporcione conhecimentos teóricos, considerando que as atividades práticas serão supridas na aplicação do uso da língua.


D

atenda irrefutavelmente todas as necessidades de formação pedagógica para o trabalho com surdos no ensino fundamental.


E

capacite o discente a atuar como docente com alunos surdos em escola inclusiva, com domínio total da Libras.

O ensino de Libras (Língua Brasileira de Sinais) como primeira língua (L1) para surdos ou como segunda língua (L2) para ouvintes exige didáticas distintas. Ao ensinar Libras para ouvintes, o professor deve considerar as diferenças de modalidade entre a língua fonte (oral-auditiva) e a língua alvo (visual-espacial). Assinale a alternativa que apresenta uma estratégia didática CORRETA para o ensino de Libras como L2.


A

A tradução constante de cada sinal para o Português falado simultaneamente, garantindo que o aluno ouvinte compreenda o significado através de sua língua materna o tempo todo.


B

O ensino focado exclusivamente na memorização de listas de vocabulário isolado, pois a gramática da Libras é idêntica à do Português e será adquirida naturalmente.


C

O uso intenso de recursos visuais e a imersão na língua, evitando-se o uso excessivo da voz (Português) durante as aulas para estimular o pensamento visual e a fixação dos sinais.


D

A utilização de músicas em Português como principal ferramenta pedagógica, exigindo que os alunos façam a tradução literal palavra por palavra para treinar a agilidade das mãos.

A sintaxe da Libras (Língua Brasileira de Sinais) analisa a ordem dos constituintes na frase e os mecanismos gramaticais que estabelecem as relações sintáticas. Diferente do Português, a Libras possui uma estrutura espacial e flexível, embora obedeça a regras específicas, como a topicalização.


I. Embora SVO (Sujeito-Verbo-Objeto) seja frequentemente tratada como a "ordem base" na literatura generativista, a Libras é considerada uma língua flexível. Outras ordens como OSV (Objeto-Sujeito-Verbo) são comuns, especialmente em casos de topicalização.

II. A topicalização é um mecanismo sintático irrelevante na Libras, pois a língua exige uma ordem rígida dos constituintes, impedindo que o objeto ou o adjunto adverbial sejam deslocados para o início da sentença para fins de ênfase.

III. Na sintaxe da Libras, a ausência de preposições e artigos é compensada pelo uso do espaço, da direção do olhar e da concordância verbal, que marcam as relações gramaticais que, em línguas orais, seriam marcadas por conectivos.

IV. A estrutura SOV (Sujeito-Objeto-Verbo) é uma organização sintática onde a frase segue a ordem: quem realiza a ação (sujeito), o alvo da ação (objeto) e, por fim, o verbo.


Assinale a alternativa que apresenta somente a(s) proposição(ões) CORRETA(S)


A

II e III.


B

I, II, III e IV.


C

I e II.


D

I, III e IV.

A área da educação possui termos específicos que exigem padronização na Libras (Língua Brasileira de Sinais) para evitar ambiguidades. Sobre a terminologia educacional e sua sinalização, analise as afirmativas a seguir e assinale V, para as verdadeiras, e F, para as falsas.


(__) O sinal para 'INCLUSÃO' é geralmente realizado com a ideia de trazer algo ou alguém para dentro de um grupo ou círculo, representando o conceito de pertencimento.

(__) Não existem sinais específicos para disciplinas como 'Biologia', 'Matemática' ou 'Geografia'; o professor deve sempre usar a datilologia (soletração) para se referir a essas matérias durante todo o ano letivo.

(__) A criação de sinais para termos técnicos (neologismos) é um processo comum em ambientes acadêmicos, muitas vezes negociado entre professores surdos, alunos e intérpretes para dar conta do currículo.

(__) Termos como 'CONSELHO DE CLASSE' e 'PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO' são intraduzíveis para a Libras, devendo ser mantidos exclusivamente em Português escrito.


Após análise, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA dos itens acima, de cima para baixo:


A

V, V, F, F


B

V, F, V, F


C

F, V, F, V


D

F, F, V, V

A atuação do professor de apoio, especificamente quando habilitado em Língua Brasileira de Sinais − Libras, é multifacetada e essencial para a permanência do aluno surdo. Sobre as funções desse profissional na mediação pedagógica, assinale a alternativa correta.


A

A atuação do professor de apoio deve focar na reabilitação auditiva do aluno, utilizando técnicas de oralização para que o estudante deixe de depender da Língua Brasileira de Sinais.


B

O professor de apoio deve atuar como um tutor exclusivo que retira o aluno da sala de aula regular sempre que o conteúdo for considerado complexo para a compreensão surda.


C

O professor de apoio deve colaborar com o professor regente na flexibilização de materiais didáticos, garantindo que o conteúdo seja acessível através da Libras e de recursos visuais.


D

O papel do professor de apoio restringe-se à interpretação literal das aulas, sendo proibido o desenvolvimento de qualquer intervenção pedagógica direta com o aluno em sala.


E

A responsabilidade pela avaliação da aprendizagem do aluno com deficiência cabe unicamente ao professor de apoio, que deve aplicar provas diferenciadas em local isolado.

A demonstração da dupla articulação nas línguas de sinais foi fundamental para seu reconhecimento científico.


Esse princípio refere-se:


A

À oposição entre gestos naturais e artificiais.


B

À relação direta entre forma e significado.


C

À existência de níveis mínimos e combinatórios na língua.


D

À predominância da expressão facial sobre os sinais manuais.


E

À tradução literal da língua oral.

A estrutura sintática da Libras demonstra que:


A

A língua não possui ordem básica.


B

A ordem das palavras é idêntica ao português.


C

A organização sintática é determinada por recursos espaciais e discursivos.


D

A sintaxe depende da escrita.


E

A ordem é sempre fixa.

A datilologia, nas línguas de sinais, é utilizada principalmente para:


A

Substituir a língua de sinais.


B

Representar nomes próprios e empréstimos da língua oral.


C

Representar conceitos inexistentes na língua oral.


D

Indicar flexões verbais.


E

Marcar pluralidade.

Com base na legislação brasileira e nos princípios éticos que orientam a atuação do tradutor/intérprete de Libras/Língua Portuguesa, correlacione corretamente a COLUNA I com a COLUNA II, relacionando dispositivos legais e princípios éticos às suas respectivas implicações profissionais.

COLUNA I

COLUNA II

(1) Lei nº 10.436/2002

(2) Decreto nº 5.626/2005

(3) Código de Ética do Tradutor e Intérprete de Libras

(4) Lei nº 14.704/2023

(5) Princípio da fidelidade ao discurso

(__) A atividade profissional de tradutor, intérprete e guia-intérprete de Libras–Língua Portuguesa é realizada em qualquer área ou situação em que pessoas Surdas ou Surdocegas precisam estabelecer comunicação com não falantes de sua língua em quaisquer contextos possíveis.

(__) Exige que o intérprete preserve o conteúdo, a intenção e o sentido do discurso original, sem acréscimos, omissões ou interferências pessoais.

(__) Orienta a conduta profissional do intérprete, delimitando deveres, responsabilidades e limites de atuação.

(__) Estabelece a Libras como meio legal de comunicação e expressão das comunidades surdas brasileiras.

(__) Estabelece diretrizes para a formação de professores para o ensino de Libras e para a formação de tradutores e intérpretes com proficiência em Libras e Língua Portuguesa.


Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA.


A

2 – 5 – 1 – 3 – 4


B

2 – 4 – 1 – 5 – 3


C

3 – 4 – 2 – 5 – 1


D

4 – 5 – 3 – 2 – 1


E

4 – 5 – 3 – 1 – 2

O modelo de interpretação simultânea envolve múltiplos componentes que interagem para que o intérprete produza uma interpretação fiel, fluente e adequada em tempo real. Considerando as dimensões cognitivas, linguísticas, comportamentais e contextuais envolvidas nesse processo, é INCORRETO afirmar que:


A

A compreensão profunda da língua-fonte e da língua-alvo exige não apenas conhecimento lexical e gramatical, mas também sensibilidade à cultura e às nuances discursivas, de modo que o intérprete seja capaz de captar significados implícitos durante a fala do locutor.


B

O princípio de fidelidade à mensagem requer que o intérprete não apenas recomponha o conteúdo linguístico na língua-alvo, mas também preserve o tom e a intenção comunicativa originais, demonstrando capacidades interpretativas avançadas.


C

O intérprete deve permanecer neutro e imparcial ao transmitir a mensagem, independentemente de concordar ou discordar do conteúdo, contudo é importante que a interpretação reflita as opiniões pessoais do intérprete.


D

A neutralidade na interpretação simultânea implica que o profissional deve evitar a introdução de opiniões pessoais ou julgamentos de valor, permanecendo imparcial mesmo quando o conteúdo for controverso ou emocionalmente carregado.


E

O gerenciamento de estresse é um componente essencial do modelo de interpretação simultânea, uma vez que a natureza imediata da tarefa impõe sobrecarga cognitiva e demanda habilidades de autorregulação do intérprete no ambiente de atuação.

 
Ir para a página:
OK
 
Gerar simulado