Questões de Concurso sobre Equações exponenciais

 
 
Disciplina
Assunto 1
Banca
Instituição
Cargo
Ano
Carreira
Área de formação
Escolaridade
Dificuldade
 
Comentários:
Professores
Alunos
Meus Comentários
Vídeo
 
Minhas questões:
Resolvidas
Não resolvidas
Certas
Erradas
 
Tipo de questão:
Certo e errado
Múltipla escolha
Incluir questões:
Anuladas
Desatualizadas
 
Questões:
Todas as questões
 
Filtro simplificado
 
Questões
Todas as questões
 
136 questões encontradas
Questões por página
20
Mais recentes
 

Após estudo realizado pelo Corpo de Bombeiros de Minas Gerais acerca da oferta e consumo de água observou-se que o consumo de água de determinada cidade cresce 5% ao ano. Sabe-se que atualmente o consumo anual é de 4,5 bilhões de litros de água.


Potência

Valor

(1,05)11

1,7103

(1,05)12

1,7959

(1,05)13

1,8856

(1,05)14

1,9799

(1,05)15

2,0789

(1,05)16

2,1829

(1,05)17

2,2920

(1,05)18

2,4066

(1,05)19

2,5270

(1,05)20

2,6533


Considerando esses dados, é CORRETO afirmar que o consumo de água dessa cidade dobrará em:


A

11 anos aproximadamente.


B

13 anos aproximadamente.


C

15 anos aproximadamente.


D

17 anos aproximadamente.

Dado , é CORRETO afirmar que o conjunto solução desse sistema é


A

S = .


B

S = {(−2, −2)}.


C

S = {(2, −2)}.


D

S = {(2, 2)}.


E

S = .

Ao resolver a equação 𝟒𝒙 − 𝟏𝟐. 𝟐𝒙 + 𝟑𝟐 = 𝟎, foram encontrados como raízes dois números, a e b, com a > b. Assinale a alternativa que apresenta o valor de a + b.


A

5


B

12


C

32


D

4


E

16

Os números cujo logaritmo, em qualquer base, é 0 e a solução negativa da equação exponencial 𝟑𝒙𝟐+𝒙 = 𝟏 são, respectivamente:


A

0 e -2,71828.


B

2 e -2.


C

0,5 e -1,5.


D

1 e -1.


E

0 e -2.

Após analisar a pureza de determinado composto encontrado no solo de um território brasileiro, um analista da PTI concluiu que a cada execução laboratorial seria possível eliminar 10% das impurezas residuais do composto. Para um composto X com impureza inicial Z, são necessárias quantas execuções laboratoriais, no mínimo, para que a impureza seja inferior a 50% de Z?


A

5


B

6


C

7


D

8

Abaixo temos uma função real



com x diferente de zero. Expandindo-se a expressão dessa função, e organizando todas as parcelas em expoentes decrescentes de x, pode-se afirmar que:


A

não haverá x com expoente 21.


B

não haverá x com expoente 32.


C

haverá x com expoente 36.


D

não haverá x com expoente 20.


E

haverá x com expoente 4.

A feira do Ver-o-Peso é um ponto turístico da cidade de Belém do Pará e, em uma quadra vizinha, ocorre um espetáculo peculiar, a Feira do Açaí. Na Feira do Açaí, a partir do meio da noite, barcos vindos das ilhas da Baía do Guajará descarregam um mar de cestos de açaí recém-colhido. A unidade de medida utilizada para comercialização de um cesto de açaí é chamada de “rasa”. Supondo que uma rasa seja vendida com a mesma quantidade de frutas, no primeiro dia, um feirante vende metade de todo seu açaí mais meia rasa; no segundo dia, ele vende metade do restante mais meia rasa; no terceiro dia, metade do restante mais meia rasa, e assim por diante. No 𝒏-ésimo dia, ele vende metade do que sobrou e outra meia rasa. E isso era tudo o que ele tinha. Com quantas rasas 𝒙 de açaí o feirante começou sua venda?


A


B


C


D


E

Considere-se S como o conjunto solução da equação .


Portanto, S está corretamente indicado na seguinte opção:


A


B


C


D

Assinale a alternativa que apresenta o valor x de na equação exponencial:

-

-


A

(1,2)


B

(1,5)


C

(1,3)


D

(1,7)

Considere as afirmações a seguir:


I) Se 2n+2-n=5 então 4n+4-n é igual a 21.


II) Se a = 3 - e b = - 1 então o valor de a³ + b³ + 3ab² é igual a 8.


III) Se x + y + z = 6, xyz = 2 e xy + xz + yz = 11, então o valor da expressão + + é igual a 7.


São verdadeiras:


A

Somente Il e III


B

Somente I e II


C

Somente I e III


D

Somente Il


E

Somente III

   
Gerar simulado