Questões de Concurso sobre Cirurgia de Cabeça e Pescoço

 
 
Disciplina 1
Assunto 1
Banca
Instituição
Cargo
Ano
Carreira
Área de formação
Escolaridade
Dificuldade
 
Comentários:
Professores
Alunos
Meus Comentários
Vídeo
 
Minhas questões:
Resolvidas
Não resolvidas
Certas
Erradas
 
Tipo de questão:
Certo e errado
Múltipla escolha
Incluir questões:
Anuladas
Desatualizadas
 
Questões:
Todas as questões
 
Filtro simplificado
 
Questões
Todas as questões
 
1.546 questões encontradas
Questões por página
20
Mais recentes
 

Acerca dos tumores benignos de glândulas salivares, assinale a alternativa correta.


A

Rânula é o cisto de retenção de glândula salivar menor, acometendo mais comumente o lábio superior por ser mais sujeito ao trauma do que o lábio inferior.


B

Mucocele é o cisto de retenção de glândula salivar menor, acometendo mais comumente o lábio superior por ser mais sujeito ao trauma do que o lábio inferior.


C

Rânula é o achado clínico de lesões císticas no soalho da boca; surgem a partir de extravasamento de muco das glândulas submandibulares ou da obstrução dos ductos dessas glândulas.


D

Rânula é o cisto de retenção de glândula salivar menor, acometendo mais comumente o lábio inferior por ser mais sujeito ao trauma do que o lábio superior.


E

Mucocele é o cisto de retenção de glândula salivar menor, acometendo mais comumente o lábio inferior por ser mais sujeito ao trauma do que o lábio superior.

Acerca de crupe viral, assinale a alternativa que indica seu principal vírus causador.


A

parainfluenza tipo 1


B

micoplasma pneumoniae


C

influenza


D

rinovírus


E

VSR

Paciente de 55 anos apresenta lesão na região nasal à direita. Foi optado por ressecção com margem e reconstrução com retalho glabelar. Assinale a alternativa que apresenta a artéria que irriga este retalho.


A

Artéria facial transversa


B

Artéria infra orbitária


C

Artéria supratroclear


D

Artéria angular


E

Artéria supra orbitária

Qual das complicações abaixo está mais relacionada com a ressecção das neoplasias malignas do osso temporal?


A

Diplopia do III par


B

Fístula liquórica


C

Perda do olfato


D

Perda visual


E

Trombose da carótida comum

A complicação mais temida dos abscessos cervicais é a seguinte:


A

Mediastinite


B

Tromboflebite do seio cavernoso


C

Síndrome de Lemierre


D

Osteomielite


E

Tromboflebite da veia jugular externa

Paciente 55 anos, apresenta tumor em região de assoalho anterior de boca. Relata crescimento há 3 meses e que os dentes incisivos estão ficando frouxos. Tem biopsia que confirma carcinoma espinocelular, P16 negativo. Tomografia evidencia lesão em assoalho de boca, de aproximadamente 3,0 x 2,0 cm, com invasão da cortical da mandíbula, linfonodos bilaterais em nível II, sendo o maior de 2,0 x 1,5 x 2,0 cm. Assinale a alternativa que apresenta o estadiamento deste paciente.


A

cT3N2c


B

cT3N2a


C

cT4aN1


D

cT4aN2a


E

cT4aN2c

Das neoplasias malignas de cabeça e pescoço, a de laringe é uma das mais comuns. De acordo com o Ministério da Saúde, as neoplasias malignas de laringe representam cerca de 25% dos tumores de cabeça e pescoço e 1,2% de todas as doenças malignas. Nesse contexto, analise as proposições a seguir:


I.Possivelmente, a maior indicação de cirurgia cranio-facial está no tratamento das neoplasias, sendo que entre as malignas mais frequentes estão o fibroma ossificante, displasia fibrosa óssea e os meningiomas.

II.Neoplasias com invasão de ambos os seios cavernosos ou do tronco cerebral são as principais indicações para a cirurgia de base de crânio por neoplasia.

III.Algumas das complicações intracranianas mais frequentes são fistula liquórica, meningite, abscessos intradural ou subdural, pneumoencéfalo e convulsão.


É correto o que se afirma em:


A

III, apenas.


B

I e II, apenas.


C

II, apenas.


D

II e III, apenas.


E

I e III, apenas.

De uma maneira geral, pacientes com tumores iniciais de orofaringe tratados com cirurgia robótica transoral ou transoral robotic surgery (TORS) não necessitam de nenhum tipo de reconstrução, não usam sonda nasoenteral nem traqueostomia e têm tempo de internação médio de dois dias. Alguns critérios de seleção devem ser respeitados que inclui, EXCETO:


A

Tumores de até 4 cm


B

Abertura de boca > 3 cm


C

Tumores de amígdala que não invadam o espaço parafaríngeo


D

Tumores de base de língua unilaterais (sem ultrapassar linha média)


E

Extensão de até 60% do palato mole

Os abscessos cervicais profundos se originam de focos sépticos odontogênicos, tonsilares, parotídeos, faríngeos, dentre outras regiões cervicofaciais. Tais infecções podem ter uma rápida progressão para complicações ameaçadoras da vida. Portanto, é de suma importância seu reconhecimento e manejo adequado.


Nesse contexto, analise as proposições a seguir:

I.A drenagem cirúrgica deve ser realizada somente quando o processo infeccioso estiver bem localizado e evoluído da fase de celulite.

II.O agente etiológico mais comum, isolado de abcessos cervicais, é o Streptococcus viridans, refletindo sua abundante ocorrência na cavidade oral.

III.As manifestações clínicas dos abcessos cervicais se diferem de acordo com o sítio inicial de infecção, sendo a sialorreia o sintoma em comum na maioria dos sítios.


É correto o que se afirma em:


A

I, apenas.


B

II e III, apenas.


C

II, apenas.


D

III, apenas.


E

I e II, apenas.

Sobre as metástases cervicais, analise as proposições a seguir:


I. O grupo de linfonodos retrofaríngeos drenam a parte lateral do lábio inferior, porção anterior da língua, porção lateral do assoalho da boca e gengiva.

II. Um dos achados da tomografia computadorizada sugestivo de malignidade dos linfonodos é o formato arredondado, mais sugestivo que o formato oval.

III. Nos casos em que o tumor primário está controlado, mas o paciente desenvolve gânglios palpáveis no pós-operatório é necessário o esvaziamento cervical terapêutico.


É correto o que se afirma em:


A

III, apenas.


B

II e III, apenas.


C

I e II, apenas.


D

I, apenas.


E

II, apenas.

A cirurgia reparadora em cabeça e pescoço visa reparar a função, fornecer cobertura adequada para as estruturas vitais, como grandes vasos e nervos, e obter uma melhora estética no intuito de conseguir a melhor reabilitação social possível. As áreas doadoras também devem ser cuidadosamente consideradas, a fim de criar menores sequelas estéticas, funcionais e psicológicas para o paciente. Sobre os métodos para as reparações de cabeça e pescoço, registre V, para verdadeiras, e F, para falsas:


(__)Os fechamentos por segunda intenção em reconstruções de cabeça e pescoço apresentam fortes retrações secundárias e uma cobertura cutânea de péssima qualidade e, portanto, não são utilizados.

(__)Muitas ressecções oncológicas, quando bem planejadas, são passíveis de fechamento primário com excelentes resultados estético-funcionais.

(__)Os enxertos podem ser feitos em casos de defeitos com leito receptor adequado, bem vascularizado, em que a retração secundária do enxerto não provoque distorções ou prejuízo funcional.


Assinale a alternativa com a sequência correta:


A

V − V − V.


B

V − F − F.


C

F − V − V.


D

F − F − F.


E

F − V − F.

A neoplasia maligna primária mais frequente do osso temporal é denominada


A

carcinoma basocelular.


B

carcinoma espinocelular.


C

adenocarcinoma.


D

fibrossarcoma.


E

rabdomiossarcoma.

Paciente, 19 anos, com diagnóstico de estenose subglótica e traqueostomizado no 3º anel traqueal em pré-operatório para correção da estenose, dá entrada em pronto-atendimento com dificuldade respiratória.


Qual alternativa NÃO é causa do provável desconforto?


A

Rolha


B

Granuloma


C

Malácia


D

A própria estenose já conhecida


E

Todas as acima estão erradas

Na anatomia das vias lacrimais, sobre a sequência valvular de superior para inferior, assinale a alternativa CORRETA.


A

Hasner, Krause e Arnold


B

Arnold, Krause e Hasner


C

Krause, Hasner e Taillefer


D

Krause, Taillefer e Hasner


E

Arnold, Taillefer e Krause

Em qual das seguintes situações, deve-se pesquisar a presença de metástase a distância no acompanhamento pósoperatório de paciente com carcinoma medular de tireoide?


A

TSH >4


B

Proteína C reativa >1


C

VSH >40


D

Tireoglobulina > 5


E

Calcitonina >150

As incisões do pescoço em H, I, T e H deitado são utilizadas, geralmente:


A

nas cirurgias de Le Fort.


B

nas tiroidectomias associadas a paratiroidectomias.


C

nas tiroidectomias gigantes.


D

na dissecção radical do pescoço.


E

no bócio tiroidiano com irradiação para o mediastino.

Na tireoidectomia, ao abordar uma glândula tireoide aumentada, assinale a alternativa que apresenta qual é a principal complicação relacionada à manipulação inadequada das paratireoides.


A

Hipertireoidismo secundário


B

Hipotireoidismo transitório


C

Hipocalcemia pós-operatória


D

Hipernatremia tardia


E

Hiperparatireoidismo reflexo

Assinale a alternativa correta em relação ao caso.


A

A síndrome do ombro caído é a principal complicação deste procedimento cirúrgico e ocorre pela manipulação do plexo neural cervical.


B

O sintoma referido decorre da denervação do músculo trapézio, resultante de lesão do nervo frênico, e pode ser tratado por meio de fisioterapia.


C

Houve acometimento do XI par craniano e a reabilitação fisioterápica é indicada.


D

O sintoma referido deve ser atribuído à neurite.


E

Trata-se de uma complicação cirúrgica relacionada ao esvaziamento do nível IV cervical.

Leia o seguinte trecho:


“Paciente chega ao Pronto Socorro com trauma penetrante em região cervical. Imediatamente o cirurgião cabeça e pescoço é chamado pois a lesão é de zona ______, de difícil acesso e tem grande chance de ter acometido os grandes vasos.”


Assinale a alternativa que preencha corretamente a lacuna.


A

Zona I - Entre a clavícula e a cartilagem cricóide


B

Zona II - Entre a cartilagem cricóide e o ângulo da mandíbula


C

Zona III - Entre o ângulo da mandíbula e à base de crânio


D

Zona I - Entre o ângulo da mandíbula e à base de crânio


E

Zona III - Entre a clavícula e a cartilagem cricoide

 
Ir para a página:
OK
 
Gerar simulado