

Seu próximo nível começa aqui
Com a Assinatura Ilimitada, você tem tudo que precisa para sua aprovação.
Com a Assinatura Ilimitada, você combina prática, teoria e método em uma única assinatura com tudo que você precisa para sua aprovação.
Considerando-se operações de portes médio e grande no território de cabeça e pescoço, assinale a alternativa correta em relação aos cuidados pré e pós-operatórios.
Em usuários de anti-hipertensivos preconiza-se a interrupção da medicação nos dias anteriores à operação e no pós-operatório imediato, sob o risco de hipotensão, mesmo não havendo grandes alterações da volemia e da função renal durante o procedimento.
A permanência da ventilação mecânica por mais de 24 horas no pós-operatório é um fator de proteção contra broncopneumonias.
Se o paciente for etilista, preconiza-se a não interrupção do hábito no preparo pré-operatório para que se evitem síndromes de abstinência após a operação.
Idade avançada e estado nutricional (especialmente hipoalbuminemia) não caracterizam fatores de risco para complicações pulmonares no perioperatório.
Demência, déficit visual, déficit funcional, presença de comorbidades e internações prolongadas são fatores de risco para o delirium no pós-operatório.
Quanto aos tumores malignos de lábios, é correto afirmar:
o uso do tabaco, potencializado pelo consumo de álcool, é seu principal fator etiológico.
em excisões de espessura total, o fechamento primário está indicado somente se ressecções de até um terço da extensão labial tanto inferior como superior.
a reconstrução com o retalho de Abbe/Estlander deve sempre ser sucedida por um segundo procedimento para liberação de seu pedículo.
a biópsia do linfonodo sentinela deve ser indicada em casos de CEC cT4cN0 (AJCC-UICC TNM).
a vermelhectomia deve ser reservada para as lesões pré-neoplásicas e evitada à confirmação de carcinoma.
Além do carcinoma papilífero e folicular, assinale a alternativa que apresenta o subtipo raro de câncer de tireoide com potencial agressivo e pior prognóstico.
Carcinoma medular
Linfoma tireoidiano
Carcinoma anaplásico
Adenoma folicular
Tumor de células de Hürthle
Quanto ao Sistema Bethesda de citopatologia para os nódulos da glândula tireoide, é correto afirmar:
classifica somente as lesões constituídas por células foliculares.
embora bastante utilizado nos últimos anos, tem sido substituído pelo sistema TIRADS.
atipia de significado indeterminado, lesão folicular de significado indeterminado e neoplasia folicular são os diagnósticos com as maiores discordâncias entre os citopatologistas.
em caso de nódulo assintomático < 1,5 cm e Bethesda III, não está indicada a continuidade de seguimento.
Bethesda I refere-se à doença benigna, com risco de malignidade entre 2% e 5%.
Homem com persistência de CEC transglótico T3N2cM0 após quimiorradioterapia com intuito curativo. Em programação de laringectomia total e esvaziamento cervical dos níveis I a VI bilaterais. Frente ao risco de evolução com fístula faringo-cutânea, qual é a conduta correta?
Confecção da neo-faringe com grampeador linear.
Realização de faringostomia distal e esofagostomia proximal com reconstrução do trato em um segundo tempo operatório.
Interposição de retalho miocutâneo de peitoral maior sobre sutura da neofaringe.
Interposição de retalho fasciocutâneo supraclavicular sobre sutura da neofaringe.
As condutas acima não se justificam uma vez que o risco de fístulas e deiscências não é relevante na condição apresentada.
Assinale a alternativa que apresenta a correlação correta, respectivamente, entre a doença citada, o nível cervical e a estrutura nobre possivelmente acometida.
Higroma cístico: nível cervical V e nervo acessório.
Paraganglioma: nível cervical I e glândula submandibular.
Cisto de ducto tireoglosso: nível cervical VI e nervo frênico.
Linfoma de Virchow: nível cervical IV e terceiro ramo do nervo facial.
Durante uma ultrassonografia de tireoide, foi evidenciado um nódulo tireoidiano de 1,4 x 1,2 x 1,1 cm, hiperecóico, sólido com margens regulares. Assinale a alternativa correta.
É um nódulo com intermediaria suspeição de malignidade e deve ser puncionado
É um nódulo com intermediária suspeição de malignidade e pode ser só observado
É um nódulo com baixa suspeição de malignidade e deve ser puncionado
É um nódulo com baixa suspeição de malignidade e pode ser só observado
É um nódulo com alta suspeição de malignidade de deve ser puncionado
O cisto do ducto tireoglosso, malformação congênita mais comum do pescoço na população pediátrica, possui como tratamento de escolha a excisão cirúrgica.
Qual o nome da técnica utilizada?
Técnica de Hayes-Martin
Técnica de Blair modificada
Técnica de Sistrunk
Técnica de Tapia
Técnica de Widow
Ao se avaliar um paciente que se apresente com obstrução nasal e de que se suspeite de disfunção de válvula, devem-se pesquisar as possíveis causas, EXCETO
Abertura piriforme estreita.
Paralisia facial.
Desvio do Septo nasal.
Cirurgia nasal prévia.
Flacidez da cartilagem nasal lateral superior.
Paciente com paralisa facial periférica à direita apresentando teste de Shirmer normal, reflexos estapedianos presentes e digeusia, qual a localização de lesão no nervo facial?
Segmento labiríntico
Primeiro joelho
Após o segundo joelho
Segmento mastoideo distal
Após saída do forame estilomastoideo
Tem-se observado um aumento nas neoplasias de orofaringe, logo muitos estudos têm se dedicado a esse tema importante. Constituem estruturas da orofaringe, EXCETO:
Face lingual da epiglote.
Valécula.
Papilas linguais circunvaladas.
Tonsilas palatinas.
Fosseta de Rosenmüller.
Em relação aos carcinomas de células escamosas bem diferenciados de lábio, é INCORRETO afirmar que:
Quando ocorrem no vermelhão e na superfície externa do lábio, são classificados como cânceres de pele.
Os tumores de lábio superior têm melhor prognóstico em relação aos tumores de lábio inferior.
Quando ocorrem no vermelhão do lábio, devem ser preferencialmente tratados cirurgicamente.
A profundidade de invasão do tumor é um preditor de risco de metástase locorregional.
São recomendadas ressecções com margens histológicas ≥5 mm.
Em relação ao esvaziamento cervical nos carcinomas de tireoide, assinale a afirmativa correta.
O esvaziamento cervical central eletivo em pacientes com carcinoma bem diferenciado de tireoide não é justificado apenas pelo estadiamento avançado, devendo ser realizado estritamente em pacientes com linfonodos clinicamente positivos.
A indicação de esvaziamento cervical terapêutico (níveis II a V) deve ser restrita a pacientes com metástases evidentes clinicamente, ou observadas no ultrassom pré-operatório, e confirmadas por citologia de material obtido por punção aspirativa com agulha fina e dosagem de tireoglobulina no lavado do material aspirado.
As taxas de metástases cervicais em carcinoma medular da tireoide não estão associadas ao aumento dos níveis séricos de calcitonina, não havendo relação deste hormônio com indicações para esvaziamento cervical.
Os pacientes tratados apenas com tireoidectomia, que apresentem recidiva linfonodal, podem ser tratados apenas com nodulectomia, e encaminhados à radioiodoterapia.
Atualmente, recomenda-se esvaziamento cervical eletivo em pacientes com testes moleculares positivos para BRAF V600E, e TERT devido à maior incidência de metástases.
Um paciente de 60 anos de idade comparece a uma consulta com otorrinolaringologista com queixa de “voz estranha” há 3 meses, com piora progressiva. Refere que, há duas semanas, está com “um pouco de falta ar”, que está mais cansado e tem que dormir quase sentado. Refere apresentar odinofagia. O exame de nasofibroscopia revela tumoração em epiglote, ulcerada, de aproximadamente 2 cm, que se movimenta em direção à luz glótica, com efeito de válvula, sem extensão para as demais estruturas da laringe, tendo sua mobilidade preservada. Pescoço apresenta linfonodos cervicais bilaterais, esféricos, endurecidos, de 3 cm, móveis e indolores.
Com base nesse caso clínico, assinale a alternativa correta, quanto à melhor conduta diagnóstica para esse paciente.
Indica-se a traqueostomia de urgência, pois o paciente apresenta quadro avançado do tumor com obstrução de via aérea, sem possibilidade de tratamento.
Deve-se realizar uma tomografia computadorizada do pescoço, para estabelecer o diagnóstico patológico.
Diante da paralisia da laringe, deve-se realizar uma biópsia da prega vocal.
Nesse caso, o diagnóstico é feito por meio de uma biópsia da lesão da epiglote, que pode ser feita mediante endoscopia, havendo a possibilidade de realização de via aérea cirúrgica que assegure esse procedimento.
Nesse caso, o diagnóstico é feito por meio de uma biópsia da lesão da epiglote e da prega vocal, que pode ser realizada mediante endoscopia, havendo a possibilidade de realização de via aérea cirúrgica que assegure esse procedimento.
Em relação à anatomia e às infecções dos espaços profundos do pescoço, assinale a alternativa correta.
A fáscia cervical superficial envolve as glândulas parótidas, submandibulares e os músculos esternocleidomastoideo e platisma.
A fáscia cervical profunda é dividida em três folhetos: superficial, médio (subdividido em camada muscular e camada glandular) e profundo (subdividido em camada alar e camada pré-vertebral).
A bainha carotídea, que envolve a veia jugular interna, a artéria carótida e o nervo vago, é composta pelos três folhetos da fáscia cervical profunda.
A etiologia mais comum dos abscessos cervicais em adultos são as faringotonsilites.
O espaço perigoso (danger space) é localizado entre o folheto médio da fáscia cervical profunda e a camada alar do folheto profundo da fáscia cervical profunda, podendo ser uma via de disseminação rápida de processos infecciosos do pescoço até o mediastino.
A etiologia multifatorial e o caráter esporádico e intermitente da aspiração contribuem para a sua dificuldade diagnóstica. Os melhores exames complementares úteis para auxílio no diagnóstico das aspirações são
videoendoscopia da deglutição, ultrassonografia de parótidas e laringoestroboscopia.
manometria esofágica de alta resolução, videodeglutograma/videofluoroscopia e tomografia computadorizada de tórax.
videodeglutograma/videofluoroscopia da deglutição, pHmetria e videoendoscopia da deglutição.
videoendoscopia da deglutição, laringoestroboscopia e videodeglutograma/videofluoroscopia da deglutição.
tomografia computadorizada de tórax, videodeglutograma/videofluoroscopia da deglutição e videoendoscopia da deglutição.
A respeito de tuba auditiva, assinale a alternativa correta.
A presença de pepsina na orelha média não significa, necessariamente, refluxo gastroesofágico.
A obstrução tubária pode desencadear retração timpânica, perda auditiva condutiva e, até mesmo, atelectasia timpânica, em suas formas mais graves.
Disfunção tubária é frequente no período pós-operatório precoce de tonsilectomias e adenoidectomias, com surgimento de curvas timpanométricas tipo A.
A colocação do tubo de ventilação em pacientes sem patologias associadas está indicada quando o quadro persiste por mais de 1 ano com hipoacusia condutiva maior que 25 dB.
Acentuada perda de peso aguda pode causar obstrução da tuba auditiva.
Em relação a aftas, assinale a alternativa correta.
Aftas são lesões orais caracterizadas por ulcerações superficiais, dolorosas, únicas ou múltiplas, localizadas na mucosa oral queratinizada.
As úlceras aftoides maiores são as mais frequentes e mais severas, múltiplas.
As aftas herpetiformes diferenciam-se de herpes pela ausência da fase vesicular e do vírus do herpes simples.
Aftas podem ter associação com febre e com diminuição periódica na contagem de linfócitos.
Aftas estão associadas com a falta de vitamina D.
Assinale a alternativa correta em relação ao tratamento cirúrgico nasal para pacientes com AOS ou ronco primário.
Na maioria dos casos apresenta uma melhora significativa do IAH
Não é capaz de melhorar a qualidade de vida do paciente
Pode reduzir roncos e sonolência excessiva diurna apesar de ter um efeito limitado no tratamento da AOS
Não é efetiva para reduzir níveis pressóricos terapêuticos do CPAP nos pacientes com pressões terapêuticas elevadas
Deve ser sempre realizado para tratamento adjuvante em AOS
Em relação às neoplasias do trato nasossinusal, assinale a alternativa correta.
A presença de neoplasia benigna como papiloma invertido não está relacionada com malignização
O carcinoma da nasofaringe pode estar relacionado com infecção pelo vírus Epstein-Barr
Essas neoplasias estão entre as mais comuns em cabeça e pescoço e são na sua maioria malignas relacionadas ao HPV
O tratamento do nasoangiofibroma juvenil é baseado em radioterapia e quimioterapia
O carcinoma de células escamosas é o tipo mais comum e não tem relação com fatores de risco ambientais