

Seu próximo nível começa aqui
Com a Assinatura Ilimitada, você tem tudo que precisa para sua aprovação.
Com a Assinatura Ilimitada, você combina prática, teoria e método em uma única assinatura com tudo que você precisa para sua aprovação.
A restauração da voz após laringectomia total é sempre desafiadora para a equipe médica em função da gravidade dessa disfunção e dos efeitos sobre as relações sociais. Em relação aos tipos de reabilitação vocal podemos afirmar que:
Os osciladores protéticos não são mais indicados devido ao som de baixa qualidade emitido, monotonal e maquinal.
A voz esofágica é uma técnica indicada com a vantagem de não necessitar de cirurgia e com excelente resultado em mais de 80% dos pacientes.
A prótese traqueoesofágica é a melhor estratégia disponível para restauração da voz, porém, há desvantagem da utilização de uma das mãos para oclusão do traqueostoma, sempre que o paciente vocalizar.
A estenose do estoma é uma contraindicação cirúrgica para realização de colocação de prótese traqueoesofágica.
Qual músculo abaixo NÃO está incluído no espaço mastigador?
Pterigóide medial
Pterigóide lateral
Ventre posterior do digástrico
Temporal
Em 1923, Crile descreveu a mandibulectomia marginal como uma incisão “aprofundada” até o osso subjacente e, em seguida, adentro do osso com um cinzel cortante ou uma serra. Assinale a alternativa CORRETA:
As mandibulectomias marginais estão contraindicadas nos tumores retromolares e de orofaringe.
As mandibulectomias marginais podem ser indicadas apenas para ressecções de lesões benignas.
A osteotomia na mandibulectomia marginal anterior deve ser feita sempre no meio da cavidade dentária dos caninos extraídos.
A maior vantagem da mandibulectomia marginal é evitar traqueostomia.
Para um paciente com função pulmonar preservada, portador de carcinoma espinocelular invasivo da laringe, que ocupa os 2/3 anteriores de ambas pregas vocais, sem alteração de mobilidade e sem extensão supraglótica ou subglótica, qual a melhor opção terapêutica?
Laringectomia parcial frontolateral
Quimioterapia de indução + radioterapia
Radioterapia
Nenhuma das anteriores.
Em relação ao câncer da glândula paratireoide, é ERRADO afirmar:
O achado intra-operatório muitas vezes dificulta a distinção entre patologia benigna e maligna, sendo recomendável a realização de biópsia de congelação.
Os critérios histopatológicos para a definição de malignidade foram descritos por Schantz e Castlemen e incluem: Cápsula fibrosa, estrutura trabecular e invasão capsular ou vascular.
A biópsia de congelação não está indicada.
Em alguns casos a confirmação de malignidade só é possível após a recorrência da doença.
Assinale a alternativa CORRETA no tratamento do Câncer de orofaringe e hipofaringe:
A abordagem da faringotomia lateral é uma opção viável para ressecção de tumores dessas regiões.
A esofagografia com deglutição de bário e a radiografia de tórax são recomendáveis para afastar a existência de outros tumores primários.
A faringotomia lateral pode ser ampliada superiormente para expor a nasofaringe.
Todas as alternativas estão corretas.
Um paciente de 85 anos de idade relatou apresentar disfagia, regurgitação e halitose há cinco anos e ter tido uma piora lenta do quadro. Negou emagrecimento. É hipertenso controlado e teve três internações devido à pneumonia no último ano.
Considerando essa situação hipotética, assinale a alternativa correta.
Um paciente de 52 anos de idade, relatando pirose, há quatro meses, que piora com a ingesta de gorduras, frituras e leite, procurou atendimento ambulatorial pela primeira vez. O quadro se repetiu diariamente neste período. Relata, também, apresentar dor retroesternal e disfagia há quinze dias. Apresenta índice de massa corpórea de 38. Nega alterações de peso nesse período e episódios prévios semelhantes.
Nesse caso hipotético, a melhor conduta para o paciente será
Uma paciente de 67 anos de idade procurou um consultório médico com queixa de alteração do ritmo intestinal há seis meses, caracterizada por diarreia. Ao exame físico, encontrava-se descorada ++/4+. Exame físico abdominal não apresentou alterações. Levou o resultado de um ultrassom de abdome, que mostrava quatro imagens nodulares arredondadas no fígado, de aproximadamente 2 a 3 cm cada, nos segmentos V, VII e VIII.
Com base nesse caso hipotético, assinale a alternativa correta.
Na cirurgia da parótida, qual a referência anatômica mais consistente para a identificação do tronco do nervo facial?
A porção superior do ventre posterior do músculo digástrico.
A sutura timpanomastoidea.
A artéria auricular posterior.
O processo estiloide.
Qual subtipo de HPV está associado a um risco elevado de desenvolvimento de Carcinoma Espinocelular de Orofaringe?
HPV 16
HPV 55
HPV 62
Todas as anteriores.
Com referência ao Câncer Medular de Tireóide, pode-se afirmar que o prognóstico, a taxa de recorrência e a menor sobrevivência estão associados a mutações específicas do gene RET. Qual mutação do oncogene RET abaixo possui as características citadas e, além disso, está associada a síndrome NEM tipo 2B?
Mutação do códon 768
Mutação do códon 620
Mutação do códon 918
Nenhuma das anteriores
O paraganglioma ou tumor glômico consiste em tumor do sistema neuroendócrino. Assinale a alternativa CORRETA:
A maioria dos tumores glômicos é da forma familiar e apenas 20% é esporádica.
Os tumores glômicos são neoplasias de crescimento rápido, invasivas e vascularizadas, portanto são consideradas frequentemente, neoplasias malignas.
Segundo a Classificação de Fish, o Tipo C 1 é quando o tumor causa erosão do bulbo jugular e do forame carotídeo, sem invasão da artéria carótida.
A quimioterapia tem se mostrado um método eficaz no tratamento dos tumores glômicos.
Cite qual a contraindicação para realização de laringectomia parcial vertical no câncer de laringe:
T1 de corda vocal verdadeira incluindo comissura anterior.
T2 de cordas vocais que se estendam acima ou abaixo do nível das cordas vocais.
Câncer de corda vocal com envolvimento da cartilagem aritenóide.
Câncer que causa fixação da corda vocal e que se estenda através do ventrículo laríngeo até a falsa corda (transglótico).
Paciente feminina de 25 anos, encaminhada da endocrinologia por diagnóstico de hipertireoidismo com nódulos tireoidianos ao ultrassom e queixa de dispneia ao decúbito. Em uso de propranolol 40mg/dia e tapazol 20mg/dia.
Apresenta os seguintes exames laboratoriais:
Anticorpos Anti-receptores de TSH (TRAb): negativo, T4L 1,6 ng/dL (nanograma por decilitro), TSH < 0,01 mU/L (miliunidades por litro).
Ao exame físico: frequência cardíaca de 120 batimentos por minuto, tireoide aumentada, com nódulo de 4cm palpável em lobo direito, traqueia desviada para a esquerda.
Assinale a alternativa incorreta:
Paciente feminina, 34 anos, com queixa de nódulo cervical, em região submandibular há 4 meses, de crescimento progressivo, dolorido.
Realizada punção aspirativa por agulha fina, que revelou carcinoma adenoide cístico de parótida.
Sobre esse tipo histológico, assinale a alternativa correta:
Paciente de 40 anos, masculino, queixa-se de nódulo cervical em região pré-auricular a direita há 6 anos, com crescimento lento. Afirma ter surgido semelhante contralateral há 2 anos. Nega dor local, nega alteração de movimentos da face. Paciente sem comorbidades, tabagista.
Ao exame: bom estado geral, nódulo pré-auricular direito de 3cm e de 1,5cm à esquerda. Sem déficits do nervo facial. Ultrassonografia cervical revela que ambos são nódulos parotídeos, bem delimitados. Não há linfonodomegalias cervicais.
Assinale a alternativa que apresenta o provável tipo histológico, considerando epidemiologia e quadro clínico: