

Seu próximo nível começa aqui
Com a Assinatura Ilimitada, você tem tudo que precisa para sua aprovação.
Com a Assinatura Ilimitada, você combina prática, teoria e método em uma única assinatura com tudo que você precisa para sua aprovação.
No que tange à conduta inicial para esse caso clínico, assinale a alternativa correta.
Hemotransfusão imediata e gastrectomia total após estabilização dos parâmetros hemodinâmicos.
Acesso venoso central e expansão com solução fisiológica 0,9%, seguida de endoscopia diagnóstica e terapêutica.
Acesso venoso central, expansão com solução fisiológica e infusão de vasopressina.
Endoscopia imediata para diagnóstico e terapêutica primária de urgência.
Solicitação de coleta imediata de sangue para verificar o hematócrito e a hemoglobina, antes de se considerar hemotransfusão.
A posição anatômica mais comumente encontrada nos apêndices vermiformes é a
pélvica.
fossa ilíaca direita, medial ao ceco.
fossa ilíaca direita lateral ao ceco.
retrocecal.
pré-peritoneal e anterior ao ceco.
De acordo com esse caso clínico, é correto afirmar que
a paciente apresenta o sinal de Courvoisier-Terrier, compatível com colangite leve.
a paciente apresenta a tríade de Charcot e requer intervenção imediata (drenagem da via biliar).
a etiologia mais provável é de cálculo primário do colédoco, diante do antecedente de colecistectomia.
se trata de lesão primária iatrogênica da via biliar, cursando com icterícia progressiva.
a possibilidade de neoplasia da via biliar é a principal hipótese diagnóstica.
Quanto ao diagnóstico de apendicite aguda segundo o escore de Alvarado, assinale a alternativa correta.
No escore de Alvarado, a tomografia de abdome com contraste positiva recebe 3 pontos.
Escore acima de 5 indica cirurgia imediata.
Exames laboratoriais não entram no cálculo do escore.
Escore acima de 7 sugere fortemente apendicite e não requer exames de imagens.
A tomografia substitui a ultrassonografia por possuir maior valor preditivo positivo.
Na escala de Glasgow, esse paciente apresentava a seguinte pontuação:
7.
10.
12.
8.
5.
A doença do refluxo gastroesofágico (DRGE) apresenta umas das maiores prevalências mundiais em termos de patologias do aparelho digestório. No que se refere à DRGE, assinale a alternativa correta.
A hérnia de hiato por rolamento, ou tipo II, apresenta-se como o principal fator etiológico.
A manometria de alta resolução e a pHmetria de 24 horas são imprescindíveis para o diagnóstico e a proposta terapêutica.
O escore de De Meester, utilizado para o diagnóstico de refluxo patológico, deve atingir valores acima de 35 na pHmetria.
A ausência de erosões esofágicas na endoscopia digestiva alta descarta a presença de refluxo ácido.
A presença de hérnia de hiato tipo I e esofagite erosiva grau C e D de Los Angeles é suficiente para a indicação cirúrgica.
Uma criança de 10 anos, vítima de acidente automobilístico de alta velocidade, apresenta-se na unidade de emergência em bom estado geral, hidratada e corada. O exame físico foi normal, porém, apresenta extenso “sinal do cinto de segurança” (seat-belt sign) no abdômen. Nesse caso, é correto afirmar que:
há associação com alto índice relativo de lesões de órgãos sólidos, principalmente fígado e baço, além de vísceras ocas abdominais
deve permanecer internada mesmo com FAST (focused abdominal sonography for trauma) e/ou tomografia de abdômen normal
essas lesões são frequentemente encontradas em crianças vítimas de acidentes automobilísticos e correlacionadas à gravidade do evento
se a frequência cardíaca, a pressão arterial e as funções neurológicas estiverem preservadas não necessitará de novos exames complementares para reavaliação
O mediastino pode ser acometido de várias neoplasias benignas e malignas. A esse respeito, assinale a alternativa que indica a localização mediastinal, e o tipo histológico.
Mediastino anterior: feocromocitomas; médio: tumores germinativos; posterior: teratomas.
Mediastino anterior: timoma, teratoma e linfomas; médio: cistos e tumores pericárdicos e adenomegalias; posterior: tumores esofágicos e neurais.
Mediastino anterior: paragangliomas e neurofibromas; médio: linfomas; posterior: carcinoma broncogênico.
Mediastino anterior: cistos e tumores pericárdicos e adenomegalias; médio: timoma, teratoma e linfomas; posterior: cistos e tumores pericárdicos e adenomegalias.
Mediastino anterior: bócio mergulhante; médio: tumores esofágicos; posterior: cistos e tumores pericárdicos e adenomegalias.
Em relação às hérnias da parede abdominal, é correto afirmar que a hérnia de
Grynfelt ocorre entre a linha semilunar, lateralmente, e a borda lateral do músculo reto abdominal, medialmente.
Spiegel ocorre na região lombar inferior.
Littre apresenta, como conteúdo, um divertículo de Meckel.
Petit ocorre na linha média, acima da cicatriz umbilical.
Richter apresenta, como conteúdo herniário, o apêndice cecal.
A cirurgia de Wertheim-Meigs para o tratamento de neoplasia de endométrio compreende
histerectomia total e linfadenectomia das artérias ilíacas e fossa obturadora bilateral.
histerectomia com preservação ovariana e linfadenectomia pélvica bilateral.
histerectomia com preservação do colo uterino e linfadenectomia pélvica bilateral.
exanteração pélvica anterior e linfadenectomia pélvica bilateral.
exanteração pélvica total e linfadenectomia pélvica bilateral.
A síndrome de Leriche, causada pela doença arteriosclerótica, é caracterizada por
dor e claudicação de membro inferior unilateral, com hipotermia localizada.
dor e perda da força muscular de membro superior unilateral, com hipotermia.
tonturas e síncope, com hemiplegia.
dor e claudicação intermitente bilateral, com hipotermia de membros inferiores.
dor abdominal súbita e hipotensão, por aneurisma dissecante da aorta.
A drenagem torácica em selo d’água deve ser realizada entre o
7º e o 8º espaços intercostais, na linha axilar anterior.
6º e o 7º espaços intercostais, na linha axilar posterior.
5º e o 6º espaços intercostais, na linha axilar média.
4º e o 5º espaços intercostais, na linha axilar anterior.
2º e o 3º espaços intercostais, na linha hemiclavicular
No tratamento do cisto de tireoglosso é necessário
ressecar parcialmente o osso hioide em sua porção média e ligar o ducto tireoglosso na base da língua, para evitar persistência da doença.
ressecar parcialmente o osso hioide e ligar o ducto tireoglosso na base da língua, para evitar fístula salivar pós-operatória.
ressecar parcialmente o osso hioide em sua porção média e ligar o ducto tireoglosso na base da língua, para evitar recorrência da doença.
separar o osso hioide em duas metades e ligar o ducto tireoglosso na base da língua, para evitar recorrência da doença.
ressecar parcialmente o osso hioide em sua porção medial e ligar o ducto tireoglosso em local imediatamente proximal à área de secção do osso, para evitar recorrência da doença.
Em uma menina que apresenta puberdade precoce isosexual, o tumor que provavelmente está associado é o
coriocarcinoma.
disgerminoma.
de células da granulosa.
teratoma.
arrenoblastoma.
Em relação ao divertículo de Meckel, é correto afirmar que ele se apresenta na borda
antimesentérica intestinal, contém todas as camadas da parede intestinal e é revestido, na maioria das vezes, por mucosa gástrica.
antimesentérica intestinal, não contém musculatura em sua parede e é revestido, na maioria das vezes, por mucosa ileal.
mesentérica intestinal, contém todas as camadas da parede intestinal e é revestido, na maioria das vezes, por mucosa gástrica.
antimesentérica intestinal, contém todas as camadas da parede intestinal e é revestido, na maioria das vezes, por mucosa ileal.
mesentérica intestinal, não contém musculatura em sua parede e é revestido, na maioria das vezes, por mucosa gástrica.
A técnica cirúrgica de Shehata foi desenvolvida para tratamento de
atresia de esôfago com long gap.
refluxo vésico ureteral.
criptorquidia.
hipospádia.
pectus excavatum.
Em recém-nascidos com hiperinsulinismo, com hipoglicemia grave, refratária ao tratamento clínico, a proposta cirúrgica mais adequada é:
duodenopancreatectomia.
pancreatectomia subtotal com ressecção de 95% do tecido pancreático.
pancreatectomia subtotal com ressecção de 60% do tecido pancreático.
pancreatectomia corpo caudal porque 90% das lesões se encontram nessa localização.
apenas biópsia de pâncreas para determinar o tipo de alteração.
São considerados fatores de pior prognóstico nos pacientes portadores de neuroblastoma:
baixa expressão de Trk-A.
idade inferior a 18 meses.
anormalidade citogenética como perda no cromossoma 17q.
estágios I, II e IV-S.
citometria de fluxo de DNA hiperdiploide.
As condições listadas a seguir têm associação com maior risco de intussuscepção, à exceção de uma. Assinale-a.
Vacinação para rotavírus.
4º dia pós-operatório de nefrectomia.
Fibrose cística.
Hemofilia.
Adenovirose.
Em relação aos distúrbios de diferenciação sexual, assinale a afirmativa incorreta.
Na hiperplasia adrenal congênita, a alteração mais comum é o aumento de 21-hidroxilase.
Na síndrome dos testículos feminilizantes, o cariótipo é 46 XY.
A hiperplasia adrenal congênita é a causa mais comum desses distúrbios.
No “ovotestis” o tecido ovariano é polar e o tecido testicular é central.
Na disgenesia gonadal mista há risco de aparecimento de gonadoblastoma.