

Seu próximo nível começa aqui
Com a Assinatura Ilimitada, você tem tudo que precisa para sua aprovação.
Com a Assinatura Ilimitada, você combina prática, teoria e método em uma única assinatura com tudo que você precisa para sua aprovação.
Há necessidade de apoio psicológico para essa paciente.
Certo
Errado
O sinal semiológico relatado no caso clínico é conhecido como a manobra de pressionar a fossa ilíaca esquerda e causar dor reflexa na fossa ilíaca direita.
Certo
Errado
Um paciente foi internado na enfermaria de um hospital geral há cerca de 36 h, com dor torácica, febre e dispneia. No prontuário do paciente, lê-se “dezoito anos de idade, anemia falciforme”. O paciente está recebendo dieta geral + hidratação com soro fisiológico (1.000 mL/24 h) e analgesia com dipirona de seis em seis horas. Ao exame físico, desidratado+, ictérico+, hipocorado++, com fácies de dor, PA de 100 x 60 mmHg, FC de 105 bmp, 38 ⁰C de temperatura, FR de 26 mrm e sat. de O2 de 92% em ar ambiente. Laboratório: Hb 7.5 g/dl; leucócitos 14.360/mm3 ; e plaquetas 356.000/mm3 . Radiografia do tórax revelou infiltrado interstício-alveolar em terços inferiores dos pulmões.
Com base nessa situação hipotética, assinale a alternativa correta.
A presença de febre, leucocitose e infiltrado interstício-alveolar torna improvável uma síndrome torácica aguda (STA) e a conduta mais adequada é iniciar antibiótico e elevar o nível de hemoglobina acima de 10 para melhorar a oxigenação tecidual.
A manifestação mais comum nos pacientes falcêmicos é a crise álgica ou vaso-oclusiva, com surgimento imprevisível e sem fatores desencadeantes conhecidos.
Acidente vascular encefálico, sequestro esplênico e anemia aplástica são complicações da anemia falciforme grave que ocorrem frequentemente na idade adulta.
A anemia falciforme é uma anemia hemolítica hereditária autossômica recessiva que cursa com níveis aumentados de reticulócitos, LDH, haptoglobina e bilirrubinas.
A STA deve ser considerada e o manejo inicial envolve analgesia com opioide, antipirético e aumento da hidratação.
Considerando que, em cenário de emergência, um paciente foi admitido com diagnóstico de hemorragia digestiva alta, a sequência mais adequada para atendimento e suporte à vida é:
avaliar permeabilidade de via aérea, repor fluidos com efeito coloide, administrar drogas específicas para hemorragia digestiva e realizar tratamento endoscópico
avaliar permeabilidade de via aérea, repor fluidos cristaloides, administrar drogas específicas para hemorragia digestiva e realizar tratamento endoscópico
realizar endoscopia digestiva , avaliar permeabilidade de via aérea, repor fluidos com efeito coloide, administrar drogas específicas para hemorragia digestiva
avaliar permeabilidade de via aérea, repor fluidos com efeito cristaloide, realizar tratamento endoscópico e administrar drogas específicas para hemorragia digestiva
O principal exame complementar, nesse caso, é a tomografia de abdome inferior.
Certo
Errado
Assinale a alternativa que apresenta a situação que tem indicação de colectomia eletiva para diverticulite e que tem o maior suporte de literatura.
estreitamento dilatável do sigmoide
diverticulite Kaiser 1b, com resolução
diverticulite com coleção de 3 cm, que foi puncionada
diverticulite não complicada, associada à colelitíase
três surtos de diverticulite não complicada ao longo de cinco anos
Acerca das hérnias da região inguinal, assinale a alternativa correta.
O tratamento cirúrgico da hérnia inguinal é obrigatório.
Nos pacientes jovens e assintomáticos, o tratamento cirúrgico pode ser questionado
O tratamento cirúrgico das hérnias femorais só deverá ser realizado em pacientes sintomáticos.
A correção por vídeo (TAAP) tem recidiva menor que a técnica de Lichtenstein.
A dor crônica pós-operatória não é argumento para a escolha do tratamento.
Idoso de 60 anos, fumante de longa data, procura o médico com queixas de aparecimento de um caroço no pescoço. Ao exame clínico apresenta adenomegalia de 4cm em região cervical anterior, endurecida e aderida aos planos profundos. O restante do exame físico, incluindo o exame de rotina da cavidade oral, é normal. O médico faz uma punção com agulha fina e o laudo histopatológico revela carcinoma escamoso. O próximo passo para a investigação do sítio primário é realizar:
PET-scan de corpo inteiro
pan-endoscopia com biópsias seriadas
TC da cabeça e pescoço com contraste
ressonância magnética da cabeça e pescoço
Paciente com nódulo de tireoide de 2 cm e TSH normal deve ser encaminhado para realização de ultrassonografia.
Certo
Errado
Enxertos em malha podem aumentar em até nove vezes a extensão dos enxertos de pele parcial.
Certo
Errado
A nefrotoxicidade causada pela anfotericina B depende da dose e da duração do tratamento. A partir dessa informação, assinale a alternativa que apresenta as manifestações clínico-laboratoriais comuns dessa nefrotoxicidade.
anúria e acidose metabólica, com ânion gap aumentado
oligúria, hipercalcemia e hiponatremia
oligúria, hipermagnesemia e hipercalcemia
poliúria, hipercalcemia e hipernatremia
poliúria, hipomagnesemia e hipocalcemia
Das complicações da gastrostomia endoscópica percutânea, a mais incidente é:
Hematoma de parede.
Infecção periostomal.
Extravasamento ao redor da sonda.
Nenhuma das alternativas.
Analise as afirmativas sobre o câncer colorretal (CCR) e marque (V) para VERDADEIRAS e (F) para FALSAS.
( ) PAF e a HNPCC são fenótipos diferentes da mutação do gene APC identificado em 80% dos casos.
( ) Na polipose adenomatose familiar PAF, o CCR é inevitável.
( ) Na síndrome de câncer colorretal hereditária HNPCC não polipoide, o CCR origina-se de lesões planas.
Marque a opção que apresenta a sequência CORRETA.
V – V – V.
V – V – F.
F – V – F.
F – V – V.
F – F – F.