

Seu próximo nível começa aqui
Com a Assinatura Ilimitada, você tem tudo que precisa para sua aprovação.
Com a Assinatura Ilimitada, você combina prática, teoria e método em uma única assinatura com tudo que você precisa para sua aprovação.
As lesões císticas do pâncreas apresentam incidência crescente por diferentes motivos, e seu diagnóstico torna necessária a estratificação de risco, baseado na sua etiologia.
Sobre estas lesões, assinale a alternativa incorreta.
A ecoendoscopia constitui exame de grande relevância por permitir avaliação morfológica da lesão e sua relação com estruturas vasculares e com o ducto pancreático principal.
Através da ecoendoscopia, pode-se realizar punção ecoguiada com agulha fina (EUS-FNA) em tempo real, com coleta de material para análise.
Com base em critérios citopatolólogicos, as coleções císticas pancreáticas são classificadas em não neoplásicas, inflamatórias e neoplásicas.
O cistoadenoma seroso apresenta alto potencial e malignidade, e a dosagem alta de CEA no líquido aspirado é característica.
Analise o caso clínico a seguir.
Endoscopia realizada em paciente com sintoma de refluxo evidenciou: “Mucosa esofagiana brancacenta e opaca no terço inferior, com quatro erosões longitudinais com 15 mm de comprimento, duas delas confluentes. Área de mucosa de aspecto colunar acima da linha Z, medindo 30 mm, circunferencial. Hérnia hiatal de grande tamanho.”
Com relação aos aspectos endoscópicos descritos, a classificação do achado é
esofagite grau B de Los Angeles associada a segmento longo de E. Barrett.
grau V de Savary-Miller modificada.
esofagite grau C de Los Angeles associada a segmento curto de E. Barrett (C3M0 de Praga).
grau IV de Savary-Miller modificada.
A abordagem terapêutica durante o exame colonoscópico constitui procedimento frequente e, entre as opções, a mucosectomia tem grande relevância.
Sobre a mucosectomia endoscópica, assinale a alternativa incorreta.
O emprego de corantes, habitualmente índigo-carmim, na solução injetada pode melhorar a visualização do plano de ressecção.
Caso a lesão seja do tipo LST pseudodeprimida, deve-se tentar a apreensão inicial da alça no local da lesão sem depressão.
O local mais adequado para a punção é na mucosa adjacente à lesão.
Caso a LST seja do tipo misto, deve-se priorizar a apreensão inicial da alça na região de nodulações elevadas.
Na evolução da síndrome da hipertensão portal, a hemorragia digestiva alta varicosa (HDAV) é consequente à ruptura das varizes esofagogástricas, complicação grave que acomete até 40% dos cirróticos. A profilaxia primária da HDAV é recomendada e reduz o risco do primeiro episódio de sangramento.
Com relação à profilaxia primária da HDAV em cirróticos, de acordo com o Consenso de Baveno VI, é correto afirmar que
a profilaxia primária de HDAV é recomendada para pacientes com varizes de médio e grosso calibre ou com varizes de fino calibre classificados como Child-Pugh Turcotte Classes C e / ou com manchas vermelhas.
o tratamento farmacológico com propranolol (BBSN) constitui recurso de segunda linha.
para prevenir o sangramento por varizes, os BBSNs devem reduzir o gradiente de pressão venosa portal para valores abaixo de 15 mmHg.
a ligadura elástica das varizes constitui recurso de primeira linha.