Questões de Concurso sobre Geriatria

 
 
Disciplina 1
Assunto 1
Banca
Instituição
Cargo
Ano
Carreira
Área de formação
Escolaridade
Dificuldade
 
Comentários:
Professores
Alunos
Meus Comentários
Vídeo
 
Minhas questões:
Resolvidas
Não resolvidas
Certas
Erradas
 
Tipo de questão:
Certo e errado
Múltipla escolha
Incluir questões:
Anuladas
Desatualizadas
 
Questões:
Todas as questões
 
Filtro simplificado
 
Questões
Todas as questões
 
3.046 questões encontradas
Questões por página
20
Mais recentes
 

Em relação aos principais problemas médicos relacionados ao idoso, quando se observa que eles gradativamente começam a perder a memória, com perda da função cognitiva e da linguagem, que prejudicam ou impedem sua convivência social, deve ser considerado o quadro clínico de:


A

Delirium.


B

Estado confusional agudo.


C

Doença degenerativa cerebral.


D

Demência.


E

Depressão senil.

A retenção urinária no idoso é caracterizada por:


A

Infecção urinária crônica; Diabetes Melito.


B

Delirium; anorexia e hospitalização prolongada.


C

Perda do músculo detrusor; fibrose e degeneração axonal.


D

Lesão cognitiva; fragilidade; comorbidade.

Em relação à distribuição corporal no envelhecimento fisiológico, dentre as mudanças relacionadas com a idade, encontra-se:


A
a diminuição da água corporal extracelular

B
o aumento da massa magra

C
a diminuição da gordura corporal

D
a diminuição da água corporal intracelular

Quanto às condições responsáveis por limitação na atividade de vida na pessoa idosa, entre as alternativas a seguir, assinale a causa principal de limitação em idosos de 85 anos ou mais.


A

Diabetes.


B

Doença circulatória e cardíaca.


C

Demência.


D

Artrites ou outras condições musculoesqueléticas.

Paciente masculino, de 62 anos de idade, alcoólatra, é internado com quadro clínico de diarreia pastosa, sem elementos inflamatórios e perda ponderal. Ao exame físico, encontra-se desorientado, sem flapping ou sinais neurológicos focais e apresenta rash cutâneo eritematoso descamativo, simétrico, em áreas fotoexpostas. No tratamento dessa doença, é indicada a reposição de:


A

ácido fólico


B

piridoxina


C

tiamina


D

niacina

Durval tem 61 anos de idade e está com dificuldade de realizar esforços que até dois meses atrás não encontrava problemas. Não apresenta tosse, catarro ou sibilos. Portanto, a hipótese diagnóstica mais provável é:


A

pericardite


B

cardiomiopatia


C

neoplasia pulmonar


D

cardiopatia isquêmica

Uma paciente idosa portadora de Diabetes mellitus tipo II e hipertensão arterial, em uso de enalapril e atenolol, vem com sua pressão fora do alvo, variando entre 160 x 110 mmHg e 190 x 120 mmHg, assintomática. Procurou a emergência com sonolência e desorientação, dois dias após seu médico acrescentar nova medicação para controle da pressão. Os exames laboratoriais mostravam: glicemia 128 mg%, ureia 15 mg%, creatinina 0,6 mg%, sódio 118 mEq/L, potássio 4,1 mEq/L, bicarbonato 25 mEq/ L, ácido úrico 2,5 mg%. Entre as drogas citadas abaixo, a que deve ter sido prescrita para essa paciente é a:


A

clonidina


B

furosemida


C

espironolactona


D

hidroclorotiazida

Paciente, de 70 anos de idade, sem patologias prévias, é atendido na emergência com quadro de disúria, polaciúria, febre e calafrios. Ao exame físico, apresenta-se sonolento, sem déficit neurológico focal. FC=130 bpm com ritmo regular; PA=92x60 mmHg; FR=30 irpm e Tax=39.2°C. A abordagem imediata que tem maior impacto na evolução do paciente é:


A

cateterismo vesical, coleta de urina e monitorização da diurese


B

ultrassonografia abdominal para confirmação do sítio de infecção


C

punção venosa profunda e reposição volêmica com solução cristaloide


D

início de antibioticoterapia com amplo espectro para patógenos urinários

Maria tem 80 anos de idade e vem à consulta pedindo que se renove a prescrição de omeprazol, de que já faz uso há mais de 5 anos para evitar a gastrite causada pelas outras medicações. Preocupado com o uso excessivo e irracional do medicamento, o médico opta por não renovar a prescrição antes de ter certeza de sua indicação. Tendo em perspectiva o uso crônico de inibidores de bomba de prótons (IBP) e suas consequências, pode-se afirmar que o médico agiu:


A

incorretamente, pois o uso crônico de IBPs produz hipergastrenemia e sua retirada súbita pode provocar um rebote ácido, sendo a retirada gradual uma melhor opção para interrupção do uso crônico


B

corretamente, pois o uso crônico de IBPs produz hipergastrenemia, produzindo sintomas gástricos que só melhoram com a interrupção súbita dos IBPs


C

corretamente ao retirar a medicação, pois a principal indicação para o uso crônico dos IBPs é para controle de úlcera gástrica


D

incorretamente, pois, além de retirar a medicação, deveria ter submetido a paciente ao rastreamento de osteoporose

Após diagnóstico sindrômico de demência, os exames que devem ser realizados para investigação de causas reversíveis são:


A

dispensáveis, já que exames complementares não contribuem para exclusão de causas potencialmente reversíveis


B

TSH, glicemia de jejum, vitamina B12, ácido fólico, testagem para sífilis e HIV, creatinina e tomografia computadorizada de crânio


C

TSH, hemoglobina glicada, vitamina B12, ácido fólico, testagem para sífilis e HIV, creatinina, tempo de protrombina e ressonância nuclear magnética de crânio


D

TSH, T4 livre, hemoglobina glicada, vitamina B12, ácido fólico, testagem para sífilis e HIV, tempo de protrombina e tomografia computadorizada de crânio

 
Ir para a página:
OK
 
Gerar simulado