Questões de Concurso sobre Geriatria

 
 
Disciplina 1
Assunto 1
Banca
Instituição
Cargo
Ano
Carreira
Área de formação
Escolaridade
Dificuldade
 
Comentários:
Professores
Alunos
Meus Comentários
Vídeo
 
Minhas questões:
Resolvidas
Não resolvidas
Certas
Erradas
 
Tipo de questão:
Certo e errado
Múltipla escolha
Incluir questões:
Anuladas
Desatualizadas
 
Questões:
Todas as questões
 
Filtro simplificado
 
Questões
Todas as questões
 
3.046 questões encontradas
Questões por página
20
Mais recentes
 

Uma paciente idosa de 75 anos de idade sofreu uma queda da própria altura e é levada para avaliação no pronto atendimento de idosos. Qual é a consequência mais esperada dessa ocorrência?


A

Abandono das atividades.


B

Imobilização.


C

Medo de cair.


D

Fratura.

Idoso do sexo masculino, 73 anos, previamente saudável, com história de ter iniciado 4 anos um quadro de confusão mental, declínio cognitivo e alucinações visuais. Nesse intervalo de tempo, houve momentos de melhora do quadro clínico relatado. A filha relata que há 2 anos vem notando mudança do padrão da marcha (lentificada). A família relata que foi a um clínico e que as medicações prescritas pelo médico para melhorar seu comportamento pioravam a doença.

Em relação ao paciente descrito, qual o diagnóstico mais provável?


A
Demência de corpos de Lewy

B
Doença de Parkinson

C
Depressão

D
Demência frontotemporal

E
Demência de Alzheimer

A síndrome característica da hidrocefalia de pressão normal consiste na seguinte tríade clássica:


A

tremores, delirum e crises epilépticas.


B

déficit cognitivo, epilepsia e marcha apráxica.


C

incontinência urinária, alucinações visuais bem formadas e déficit cognitivo.


D

demência, marcha apráxica e incontinência urinária.

Referente às necessidades dos idosos ao fim da vida, assinale a alternativa correta.


A

Mesmo pequenos problemas podem provocar um enorme impacto.


B

Os cuidados no fim da vida não dependem do grau de incapacidade, e sim das queixas da pessoa idosa.


C

Os problemas agudos não devem se sobrepor a deficiências físicas ou mentais, dificuldades econômicas e isolamento social.


D

O efeito cumulativo dos problemas de saúde não representa risco de reação adversa a medicamentos.

Considere o caso clínico abaixo para responder às questões 24 e 25.


Paciente, 70 anos, com diagnóstico de diabetes mellitus tipo II e dislipidemia, sem seguimento médico, foi internado em Hospital secundário por descontrole glicêmico, com valores entre 230 e 315 mg/dl (miligramas por decilitro). Após dois dias de internação, apesar de melhora no controle da glicemia apresentou quadro de confusão mental, agitação psicomotora, de caráter flutuante e déficit de atenção. Realizado exame físico sem alterações e glicemia de 79 mg/dl.


Sobre a causa mais provável para o diagnóstico do caso clínico exposto anteriormente, assinale a alternativa correta.


A

Hipertrigliceridemia


B

Internação em paciente idoso


C

Rápida correção de níveis glicêmicos


D

Hipoglicemia

É CORRETO afirmar que são fatores de risco para quedas nos idosos:


A

Idade maior que 80 anos, gênero feminino e anemia.


B

Tabagismo, gênero masculino e prótese auditiva.


C

Prática de atividade física, uso de antihipertensivos e osteoartrose.


D

IMC < 20, diabetes e uso de diuréticos.

Em relação à cirurgia de implante de estimulador cerebral profundo, é considerado o paciente com a seguinte situação:


A

Comorbidades cardiovasculares.


B

Aquele que apresentar sintomas responsivos à levodopa.


C

Tempo de início dos sintomas menor que cinco anos.


D

Nenhuma das alternativas.

Na avaliação do idoso, a massagem do seio carotídeo é indicada para pacientes que apresentarem:


A

Sopro cardíaco.


B

Síncope inexplicada.


C

Ataque isquêmico transitório.


D

Nenhuma das alternativas.

É um efeito adverso ocasionado pelo uso do Tolcapona nos idosos:


A

Sintomas gripais.


B

Hipertensão arterial.


C

Hipoatividade.


D

Nenhuma das alternativas.

Pacientes idosos que necessitem realizar tratamento para hipertensão arterial e que possuem hipertiroidismo, o fármaco que deve ser utilizado, preferencialmente, é:


A

Propranolol.


B

Atenolol.


C

Carvedilol.


D

Nenhuma das alternativas

 
Ir para a página:
OK
 
Gerar simulado