

Seu próximo nível começa aqui
Com a Assinatura Ilimitada, você tem tudo que precisa para sua aprovação.
Com a Assinatura Ilimitada, você combina prática, teoria e método em uma única assinatura com tudo que você precisa para sua aprovação.
A constipação no idoso pode, além do desconforto e do incômodo, pelo próprio bolo fecal, predispor a outras condições, inclusive potencialmente graves, como, por exemplo, o delirium. Quanto às opções farmacológicas para o seu manejo, assinale a alternativa correta.
Laxantes emolientes (docusatos) auxiliam a entrada de água nas fezes, deixando-as menos líquidas, e são preferíveis em indivíduos com fissura anal ou hemorroidas, minimizando a sensação dolorosa.
Laxantes formadores de massa (carboximetilcelulose) absorvem a água da luz intestinal e aumentam o bolo fecal, sendo preferíveis na constipação funcional, mas podendo piorar os sintomas de trânsito lento.
Os lubrificantes (óleo mineral) são os mais indicados para idosos, pelo benefício duplo de liberação de bolo e de lubrificação da saída, com baixo risco de aspiração e depleção de certas vitaminas lipossolúveis.
Laxantes de contato (bisacodil) aceleram o peristaltismo rapidamente, podendo causar cólicas, e são indicados em casos de suspeita de obstrução intestinal.
Agentes procinéticos (bromoprida) aceleram o peristaltismo, sendo os mais eficazes, já testados em todos os cenários bem controlados sobre segurança e eficácia.
Uma mulher de 81 anos de idade, hipertensa, diabética, dislipidêmica e com disfunção temporomandibular, em uso de enalapril, hidroclorotiazida, metformina, atorvastatina e, recentemente, duloxetina, por queixa de choro fácil e pouca vontade de realizar as atividades, com o alto cuidado piorando aos poucos, foi ao serviço de emergência com quadro de importante dificuldade de abertura da boca há dois dias, associado à forte dor local, sem outros achados associados e negando ativamente outros sintomas. Ao exame físico: lúcida; pouco colaborativa com o exame físico; abertura da boca limitada, com crepitação de região de ATM; FC de 67 bpm; FR de 17 ipm, tax. 36,1⁰; e MV presente, bilateralmente, sem ruídos adventícios.

Com base nesse caso hipotético, assinale a alternativa que apresenta a conduta mais adequada no momento.
suspender a duloxetina, por causa do efeito colateral da droga
realizar antibioticoterapia, por quadro de trismo relacionado a abcesso amigdaliano
convocar a equipe de bucomaxiloface, por luxação de ATM
convocar equipe de otorrinolaringologia para drenagem do abcesso amigdaliano
convocar equipe de psiquiatria por transtorno conversivo relacionado a quadro depressivo em idoso
As técnicas de abordagem e o manejo dos pacientes com sintomas físicos sem explicação médica são fundamentados no método clínico centrado na pessoa. Quanto ao assunto, é correto afirmar:
Na somatização mais grave, o usuário deve ser referenciado para um especialista em saúde mental.
Exames complementares são desnecessários.
É aconselhável sempre pedir exames para provar ao paciente que ele não tem nada.
Explicar para o usuário de forma objetiva que o seu sintoma é fruto de estar tentando fugir de algum conflito psíquico.
A habilidade de comunicação e a utilização do método clínico centrado na pessoa podem facilitar a resolução dos casos.
Quanto às alterações do envelhecimento cardiovascular, analise as assertivas a seguir:
I. O endotélio lesado continua a produzir fatores constritores como a endotelina em detrimento da produção de prostaglandina.
II. O aumento da resistência vascular pode ser relacionado com a menor vasodilatação promovida pelos receptores beta-adrenérgicos associada ao sistema constritor alfa.
III. A taxa de recaptação do cálcio pelo retículo sarcoplasmático está aumentado no miócito senescente.
IV. Há redução da sensibilidade dos barorreceptores, com predisposição à hipotensão ortostática.
Quais estão corretas?
Apenas II.
Apenas IV.
Apenas I e III.
Apenas III e IV.
Apenas I, II e IV.
Comparece no ambulatório para atendimento uma pessoa idosa de 78 anos com queixa há algumas semanas (a paciente não sabe precisar) de tontura, sonolência diurna, constipação intestinal e boca seca. Iniciou tratamento para transtorno depressivo há cerca de três meses pelo médico da UBS do bairro. Dentre as medicações abaixo, qual pode estar causando todos esses sintomas?
Fluoxetina.
Citalopram.
Bupropiona.
Venlafaxina.
Amitriptilina.