Questões de Concurso sobre Geriatria

 
 
Disciplina 1
Assunto 1
Banca
Instituição
Cargo
Ano
Carreira
Área de formação
Escolaridade
Dificuldade
 
Comentários:
Professores
Alunos
Meus Comentários
Vídeo
 
Minhas questões:
Resolvidas
Não resolvidas
Certas
Erradas
 
Tipo de questão:
Certo e errado
Múltipla escolha
Incluir questões:
Anuladas
Desatualizadas
 
Questões:
Todas as questões
 
Filtro simplificado
 
Questões
Todas as questões
 
3.046 questões encontradas
Questões por página
20
Mais recentes
 

Em relação ao Sr. PCAC, sua glicemia de jejum foi de 142 mg/dL e sua hemoglobina glicada, 5,2%. Assinale a alternativa que apresenta a melhor conduta e a meta da hemoglobina glicada a ser alcançada.


A

Manteria metformina 500 mg antes do café da manhã, almoço e jantar; meta da hemoglobina glicada: inferior a 5,3%.


B

Diminuiria a metformina para 500 mg após o almoço; meta da hemoglobina glicada: 8%.


C

Trocaria a metformina por glicazida MR 60 mg pela manhã; meta da hemoglobina glicada: 6,5%.


D

Iniciaria insulina humana N na dose de 0,5 unidades / kg à noite; meta da hemoglobina glicada: 8,5%.


E

Trocaria a metformina por linagliptina 5 mg pela manhã; meta da hemoglobina glicada: 8%.

Acerca do tratamento da doença pulmonar obstrutiva crônica do Sr. PCAC, assinale a alternativa correta quanto à melhor terapêutica a ser orientada, visto que o paciente está fazendo uso irregular do formoterol/budesonida e do tiotrópio, e que sua sintomatologia respiratória, no momento da avaliação é discreta, relatando dispnéia somente para subir um lance de escadas e que não vem apresentando tosse ou expectoração e que já faz mais de um ano que não é internado por exacerbação de sua doença pulmonar obstrutiva crônica.


A

Deve-se manter o esquema triplo e solicitar ao Sr. PCAC que faça uso regular da medicação.


B

Por estar pouco sintomático, pode-se orientar somente o uso contínuo de um beta adrenérgico de longa duração.


C

Como usuário de oxigênio domiciliar, o Sr. PCAC deve utilizar um anticolinérgico de longa ação.


D

Como não há exacerbação da doença pulmonar obstrutiva crônica há mais de um ano, ele pode utilizar somente um beta adrenérgico de curta ação nos momentos de crise.


E

Pelo fato de a doença pulmonar obstrutiva crônica estar controlada, ele pode utilizar somente o corticoide de longa ação.

Paciente de 92 anos, masculino, procura o ambulatório de um serviço de saúde com dispneia aos mínimos esforços, ortopneia e dispneia paroxística noturna que vêm piorando paulatinamente há 3 semanas. O resultado do peptídeo natriurético do tipo B (BNP): 2 395,7 pg/mL (valor normal: 0 a 100 pg/mL); troponina: 0,02 ng/mL. Seu ecocardiograma mostra: aumento do átrio esquerdo; discreta hipertrofia miocárdica do ventrículo esquerdo (VE), função sistólica do VE moderadamente diminuída (fração de ejeção: 35%), função diastólica, não analisável pela presença de arritmia. Nos seus exames laboratoriais, são encontradas: ureia 107 mg/dL e creatinina 1,6 mg/dL.


Em face do exposto, assinale a alternativa correta.


A

A descompensação cardíaca está levando a uma disfunção renal aguda; é a síndrome cardiorrenal do tipo 2.


B

Trata-se da síndrome cardiorrenal do tipo 4 quando a doença renal crônica leva à disfunção cardíaca.


C

Nesse caso, uma doença renal aguda está levando à falência cardíaca; é a síndrome cardiorrenal do tipo 3.


D

Há uma doença sistêmica que está levando a uma disfunção cardíaca e renal.


E

O paciente encontra-se agudamente descompensado de insuficiência cardíaca; é a síndrome cardiorrenal do tipo 1.

Para o tratamento dos transtornos psicocomportamentais da demência, a quetiapina é uma das drogas mais utilizadas. Assinale a alternativa que apresenta a principal vantagem da quetiapina em relação aos demais neurolépticos atípicos.


A

Não provoca boca seca.


B

Não leva à sonolência.


C

Provoca diminuição dos triglicérides.


D

Leva à diminuição da pressão arterial diastólica.


E

É a que menos leva ao parkinsonismo.

No início da pandemia em 2020, foram avaliadas a taxa de mortalidade entre os idosos com e sem demência. Assim sendo, assinale a alternativa que reflete esses dados.


A

Independentemente de viverem em comunidade ou em instituições de longa permanência, a taxa de mortalidade foi semelhante nessas duas populações.


B

Idosos com demência que vivem na comunidade tiveram uma maior taxa de mortalidade em relação aos idosos com demência que vivem em instituições de longa permanência.


C

Entre negros e hispânicos, não houve diferença na taxa de mortalidade entre os que tinham demência e os que não tinham.


D

Não foi observada diferença na taxa de mortalidade entre brancos, hispânicos ou negros.


E

Houve maior taxa de mortalidade entre os idosos hispânicos e negros com demência em relação aos brancos com demência.

 
Ir para a página:
OK
 
Gerar simulado