Questões de Concurso de Parte Geral - Medicina

Ver outros assuntos dessa disciplina Navegar questão a questão

Questão 384989

Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE/AM) 2010

Cargo: Analista Judiciário - Área Medicina / Questão 50

Banca: Fundação Carlos Chagas (FCC)

Nível: Superior

O plantonista é chamado pela enfermeira para atender um paciente de 70 anos, admitido há algumas horas no pronto-socorro com acidente vascular cerebral isquêmico, que apresentou rebaixamento do nível de consciência. O pa-ciente não apresenta movimentos respiratórios nem pulso palpável. O monitor mostra:

É iniciada a reanimação básica e avançada; na sequência a conduta deve ser administração de

  • A.

    epinefrina.

  • B.

    amiodarona.

  • C.

    choque sincronizado de 300 J.

  • D.

    lidocaína.

  • E.

    choque sincronizado de 100 J.

Questão 1021522

Irmandade de Santa Casa de Misericórdia de São Paulo - SP (ISCMSP/SP) 2018

Cargo: Médico Residente / Questão 95

Banca: Instituto Quadrix

Nível: Superior

Assinale a alternativa que apresenta o tipo de estudo que foi realizado.
  • A. ensaio clínico duplo-cego randomizado
  • B. coorte prospectiva
  • C. estudo de corte transversal
  • D. estudo ecológico
  • E. estudo de caso-controle

Questão 1021523

Irmandade de Santa Casa de Misericórdia de São Paulo - SP (ISCMSP/SP) 2018

Cargo: Médico Residente / Questão 96

Banca: Instituto Quadrix

Nível: Superior

Com base nos resultados apresentados, é correto afirmar que o(a)
  • A. estudo demonstrou benefícios para prolongar a sobrevida, sem deficiências com o uso de AAS para prevenção primária em idosos saudáveis, e um risco significativamente maior de sangramento grave.
  • B. estudo demonstrou a ausência de benefícios para prolongar a sobrevida, sem deficiências com o uso de AAS para prevenção primária em idosos saudáveis, e um risco significativamente maior de sangramento grave.
  • C. estudo demonstrou a ausência de benefícios para prolongar a sobrevida, sem deficiências com o uso de AAS para prevenção primária em idosos saudáveis, e um risco significativamente menor de sangramento grave.
  • D. estudo demonstrou benefícios para prolongar a sobrevida, sem deficiências com o uso de AAS para prevenção primária em idosos saudáveis e sem aumento do risco de sangramento grave.
  • E. prevenção primária com o uso de AAS apresentou grande benefício em idosos saudáveis, apesar do risco aumentado de hemorragia.

Questão 1021524

Irmandade de Santa Casa de Misericórdia de São Paulo - SP (ISCMSP/SP) 2018

Cargo: Médico Residente / Questão 97

Banca: Instituto Quadrix

Nível: Superior

Uma paciente de trinta anos de idade procurou a Unidade de Saúde da Família para iniciar o pré‐natal, levando um resultado de beta‐hCG positivo, GIIPIA0. A paciente não referiu outras queixas, além do atraso menstrual. Ela tem histórico de imunização prévia, com três doses de vacina contra tétano na última gestação, há sete anos, e duas doses de vacina contra hepatite B. Apresenta IG de oito semanas.

Com relação à imunização da gestante nesse caso hipotético, a conduta adequada é realizar

  • A. reforço com dT e uma dose de influenza o mais precocemente possível, completar o esquema de imunização contra hepatite, com uma dose, e administrar uma dose de tríplice viral.
  • B. esquema de três doses de dT, com intervalo mínimo de trinta dias entre as doses, reiniciar o esquema de três doses de vacina contra hepatite, com intervalo de zero, um e seis meses, e administrar uma dose de influenza na campanha.
  • C. reforço com dTPa a partir da 28.ª semana de IG, completar o esquema de imunização contra hepatite B e administrar uma dose de influenza na campanha.
  • D. reforço com dTPa a partir da 20.ª semana de IG, reiniciar o esquema de três doses de vacina contra hepatite, com intervalo de zero, um e seis meses, e administrar uma dose de influenza o mais precocemente possível.
  • E. reforço com dTPa a partir da 20.ª semana de IG, completar o esquema de imunização contra hepatite B e administrar uma dose de influenza na campanha.

Questão 1021525

Irmandade de Santa Casa de Misericórdia de São Paulo - SP (ISCMSP/SP) 2018

Cargo: Médico Residente / Questão 98

Banca: Instituto Quadrix

Nível: Superior

Um médico de família estava em dúvida sobre a indicação de estatinas para pacientes com hipercolesterolemia, sem eventos cardiovasculares prévios, e resolveu buscar evidências que respondessem à sua pergunta.

Nessa situação hipotética, o melhor estudo que o médico poderá utilizar para a tomada de decisão, considerando o delineamento e o desfecho analisados, é o(a)

  • A. ensaio clínico randomizado que avaliou o impacto da redução do LDL colesterol.
  • B. metanálise de ensaios clínicos randomizados que avaliou a redução de eventos cardiovasculares.
  • C. estudo experimental, tipo antes e depois, que avaliou a melhora nos níveis lipídicos e a ocorrência de infarto agudo do miocárdio.
  • D. diretriz clínica que avaliou o impacto na melhora dos níveis de HDL colesterol.
  • E. estudo de coorte que avaliou a incidência de eventos cardiovasculares.

Questão 947741

Fundação Universidade de Brasília (FUB) 2018 (2ª edição)

Cargo: Médico Residente Multiprofissional em Atenção Básica - Área Saúde Coletiva / Questão 9

Banca: Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE/CEBRASPE)

Nível: Superior

Com relação às competências dos entes de governo relacionadas à atenção básica, julgue os itens que se seguem. É do Distrito Federal e dos estados a competência para articular, junto ao Ministério da Educação, estratégias voltadas à alteração dos currículos dos cursos de graduação e pós-graduação na área da saúde, com vistas à formação de profissionais e gestores cujo perfil seja adequado à atenção básica.
  • C. Certo
  • E. Errado

Questão 948504

Hospital Universitário de Brasília (HUB) 2018 (2ª edição)

Cargo: Médico Residente Multiprofissional em Atenção Oncológica - Área Serviço Social / Questão 30

Banca: Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE/CEBRASPE)

Nível: Superior

De acordo com a Política Nacional de Promoção da Saúde (PNaPS), julgue os itens que se seguem. A promoção da saúde é uma estratégia de articulação transversal.
  • C. Certo
  • E. Errado

Questão 1174079

Prefeitura de Cuitegi - PB 2019

Cargo: Médico / Questão 27

Banca: Comissão Permanente de Concursos da Universidade Estadual da Paraíba (CPCON)

Nível: Superior

Acerca das doenças respiratórias, pode-se afirmar que

I- São doenças crônicas do trato respiratório mais comuns em crianças, uma infecção que se manifesta por meio de acessos de tosse, dispneia (falta de ar), crises de broncoespasmo e sibilos (crises de chiado), presentes durante a ausculta pulmonar. Exercícios físicos, fatores emocionais, mudanças climáticas e poluentes atmosféricos podem desencadear uma crise. Os episódios são controlados por medicamentos que melhoram os sintomas e previnem a ocorrência de novas crises. (Bronquite).

II- A inflamação se caracteriza principalmente por tosse e pelo aumento da secreção mucosa, podendo apresentar febre ou não. Em alguns casos, é possível perceber ruídos respiratórios, como roncos e chiados. A crise de curta duração é chamada de aguda, muito comum na infância e a que tem recorrência é considerada crônica. Na maioria dos casos, é causada por vírus, afetando, primeiramente, o nariz e a garganta e, em seguida, os pulmões. (Asma).

III- É uma inflamação caracterizada por secreção nasal e tosse, principalmente noturna, podendo haver ou não presença de febre. Em crianças, raramente provoca cefaleia (dor de cabeça). Inalar uma solução salina, como soro fisiológico, pode aliviar os sintomas. Medicamentos anti-inflamatórios podem ser indicados pelo médico, além de antibióticos se for uma infecção bacteriana. (Sinusite)

IV- Geralmente de caráter alérgico, se manifestam por meio de coriza ou obstrução nasal, além de prurido e espirros. A poeira doméstica é considerada a principal responsável pelas doenças, mas alguns outros elementos alergênicos têm sua parcela de culpa — como o pólen, poluição do ar e alguns alimentos. O tratamento consiste, basicamente, na higiene ambiental, ou seja, o paciente deve evitar ao máximo o contato com substâncias que desencadeiam os sintomas e objetos que acumulam poeira e ácaros. (Rinite).

V- Infecção que se instala nos pulmões e que, em crianças, geralmente se manifesta por meio de tosse, dificuldade de respirar ou aceleração da respiração e febre. Mudanças bruscas na temperatura também podem contribuir para o surgimento da doença. O tratamento requer o acompanhamento médico e o uso de antibióticos. Além disso, é importante lembrar que alguns tipos podem ser evitados por meio de vacinas. (Pneumonia).

Está CORRETO o que se afirma em

  • A. II, III, IV e V.
  • B. I, II, III, IV e V.
  • C. I, III e IV.
  • D. III, IV e V.
  • E. II, III e V.

Questão 951217

Hospital Universitário de Brasília (HUB) 2018 (2ª edição)

Cargo: Médico Multiprofissional em Atenção Básica - Área Enfermagem / Questão 77

Banca: Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE/CEBRASPE)

Nível: Superior

Considerando a Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares que implantou no SUS, entre outras práticas, a acupuntura e a homeopatia, julgue os itens que se seguem. A prática da homeopatia é recomendada apenas na estratégia de saúde da família e em atendimentos de atenção básica.
  • C. Certo
  • E. Errado

Questão 988716

Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares - EBSERH (EBSERH) 2018 (2ª edição)

Cargo: Profissional de Educação Física / Questão 98

Banca: Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE/CEBRASPE)

Nível: Superior

Julgue os itens seguintes, concernentes à ética profissional. Aqueles que se candidatem a exercer profissão na área de saúde devem manifestar adesão a um conjunto de virtudes, o que significa uma predisposição para uma escala de valores humanos, com os quais devem expressar o compromisso profissional e socialmente referenciado.
  • C. Certo
  • E. Errado