Questões de Concurso sobre Parte Geral

 
 
Disciplina
Assunto 1
Banca
Instituição
Cargo
Ano
Carreira
Área de formação
Escolaridade
Dificuldade
 
Comentários:
Professores
Alunos
Meus Comentários
Vídeo
 
Minhas questões:
Resolvidas
Não resolvidas
Certas
Erradas
 
Tipo de questão:
Certo e errado
Múltipla escolha
Incluir questões:
Anuladas
Desatualizadas
 
Questões:
Todas as questões
 
Filtro simplificado
 
Questões
Todas as questões
 
3.552 questões encontradas
Questões por página
20
Mais recentes
 

Em uma avaliação pericial para aposentadoria de um servidor portador de deficiência (PCD), é obrigatória a participação de


A

médico perito oftalmologista, se a deficiência for da visão, e assistente social.


B

médico perito de qualquer especialidade, apenas.


C

médico perito de qualquer especialidade e assistente social.


D

médico perito de qualquer especialidade e psicólogo.


E

médico perito ortopedista, se a deficiência for osteomuscular, e psicólogo.

Existem impedimentos legais para o casamento, previstos no Código Civil Brasileiro, dentre eles, não se pode casar com irmãos e demais colaterais até o terceiro grau, inclusive.


Assim, conhecendo os demais impedimentos legais e as relações de parentesco, um indivíduo X só poderia casar-se, dentre os parentes listados a seguir, com


A

o bisneto.


B

a avó.


C

o tio.


D

a sobrinha-neta.


E

o sobrinho.

A Lista Nacional de Notificação Compulsória de doenças, agravos e eventos de saúde pública é atualizada periodicamente pelo Ministério da Saúde para garantir a vigilância epidemiológica eficiente. De acordo com a Portaria de Consolidação GM/MS nº 4, de 28 de setembro de 2017, assinale a alternativa que apresenta corretamente um evento que requer notificação imediata (em até 24 horas) às secretarias municipais e estaduais de saúde por parte do médico assistente.


A

O diagnóstico de Tuberculose em qualquer de suas formas clínicas, visando o início do tratamento diretamente observado para reduzir a taxa de abandono e o desenvolvimento de resistência bacteriana às drogas.


B

O registro de casos confirmados de Febre de Chikungunya em municípios sem transmissão estabelecida, para fins de monitoramento sazonal e planejamento das ações de combate ao vetor Aedes aegypti no próximo ciclo.


C

A constatação de casos de Esquistossomose em áreas endêmicas, para permitir o mapeamento dos focos de transmissão hídrica e a programação das atividades de controle de moluscos hospedeiros intermediários.


D

A ocorrência de epizootias em primatas não humanos, devido ao risco iminente de reintrodução ou circulação do vírus da Febre Amarela em áreas urbanas ou rurais, exigindo resposta célere para bloqueio vacinal.


E

A detecção de qualquer caso de Hanseníase, independentemente da classificação operacional paucibacilar ou multibacilar, objetivando a interrupção da cadeia de transmissão por meio da poliquimioterapia padrão.

O protocolo de uso seguro de medicamentos, fundamental na gestão de riscos clínicos e na prática segura de saúde, expandiu a lista de checagem de administração de medicamentos de “cinco certos” para “nove certos”. Considerando que os cinco itens são “paciente”, “medicamento”, “dose”, “via” e “horário”, quais são os quatro elementos adicionais que compõem essa lista de conferência?


A

Documentação (registro), razão (orientação), forma farmacêutica e resposta.


B

Validade, documentação (registro), local de administração e temperatura.


C

Validade, documentação (registro), farmacêutico e temperatura.


D

Custo, consentimento informado, preparo e conduta.


E

Médico prescritor, farmacêutico, enfermeiro e técnico de enfermagem.

A respeito da Rede Alyne, assinale a alternativa correta.


A

Tem como objetivo garantir atenção humanizada e de qualidade à gestante, desde que esta realize o pré-natal na unidade hospitalar destinada ao parto/cesariana.


B

Visa ampliar o acesso aos serviços de saúde reprodutiva e ao planejamento familiar, mas não estrutura o acesso a métodos contraceptivos.


C

Visa reduzir a morbimortalidade materna e infantil, com ênfase no componente pós-natal, sobretudo da população negra e indígena.


D

Tem como objetivo manter o atendimento focado na rede hospitalar de alta complexidade.


E

É uma iniciativa que atualiza a Rede Cegonha para promover um modelo de cuidado humanizado e integral para a saúde da gestante, parturiente, puérpera e da criança, observando as desigualdades étnico-raciais e locorregionais.

Qual das seguintes alternativas apresenta a melhor opção para fortalecer a cultura de segurança e responsabilidade do profissional de saúde?


A

Advertir sobre a culpa individual de cada profissional e criar punições exemplares para quem não atuar na cultura da segurança.


B

Promover uma cultura na qual profissionais e gestores compartilhem a responsabilidade pela segurança, incentivando a notificação e o aprendizado a partir dos incidentes, mas também de forma preventiva.


C

Confiar exclusivamente nas auditorias do núcleo de segurança do paciente, sem estimular notificações espontâneas.


D

Focar apenas as notificações graves, para reduzir os demais tipos.


E

Os eventos adversos que evoluírem para óbito devem ser notificados em até 96 horas.

Assinale a alternativa que descreve corretamente os requisitos e normas para o exercício profissional da medicina no Brasil, conforme a Lei nº 3.268/1957, incluindo registro, inscrição e validade da carteira profissional.


A

Os títulos devem ser registrados exclusivamente nos Conselhos Regionais, sem necessidade de validação no Ministério da Educação, com carteira profissional limitada à região de inscrição e proibição de exercício temporário em outras jurisdições sem cassação imediata.


B

A inscrição é obrigatória apenas no Conselho Federal, com emissão de carteira que exige renovação bienal e validação por exame nacional, permitindo exercício irrestrito sem inscrição secundária, mas com penalidades apenas para faltas éticas graves.


C

O registro ocorre no Ministério da Saúde, seguido de inscrição automática em todos os Conselhos Regionais, com carteira profissional de validade limitada a 5 anos e exigência de curso de atualização anual para manutenção do exercício profissional.


D

Os médicos só podem exercer a profissão após registro de títulos, diplomas ou certificados no Ministério da Educação e Cultura e inscrição no Conselho Regional de Medicina da jurisdição de sua atividade, com emissão de carteira profissional que habilita o exercício em todo o país, exigindo inscrição secundária para atividades permanentes (mais de 90 dias) em outra região e sujeitando o exercício ilegal a penalidades.


E

O exercício da medicina requer apenas registro no Conselho Federal de Medicina, com carteira válida apenas na jurisdição federal, necessitando de aprovação anual pela Associação Médica Brasileira para prática em estados diferentes e sem obrigatoriedade de inscrição regional.

Considerando o Calendário Nacional de Vacinação como instrumento de apoio às ações de vigilância em saúde e o acompanhamento sistemático das doenças imunopreveníveis e correlatas, assinale a alternativa que indica corretamente a periodicidade da notificação da Hanseníase:


A

Notificação imediata.


B

Notificação mensal.


C

Notificação anual.


D

Notificação compulsória semanal.


E

Notificação facultativa.

A relação médico-paciente é baseada na confiança e no respeito mútuo, sendo a base do ato médico em todas as suas vertentes assistenciais. Acerca do assunto, registre V, para as afirmativas verdadeiras, e F, para as falsas:


(__)O médico deve respeitar o direito do paciente de decidir sobre sua pessoa, bem como exercer sua autoridade técnica para impor tratamentos compulsórios em pacientes capazes.

(__)É vedado ao médico opor-se à realização de junta médica solicitada pelo paciente ou por seu representante legal, devendo compartilhar as informações necessárias para a consulta.

(__)O médico pode utilizar-se de sua posição hierárquica para obter vantagens emocionais de seus pacientes, desde que haja consentimento formal registrado entre as partes envolvidas.

(__)Nas doenças incuráveis e terminais, o médico deve oferecer cuidados paliativos apropriados, evitando a realização de procedimentos diagnósticos e terapêuticos inúteis ou obstinados.


Após análise, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta dos itens acima, de cima para baixo:


A

V, F, F, F.


B

V, V, V, V.


C

F, V, F, V.


D

F, F, V, V.

Conforme as Diretrizes de Utilização para Cobertura de Procedimentos na Saúde Suplementar, assinale a opção que representa corretamente a cobertura obrigatória para teste ergométrico realizado em pacientes assintomáticos, com finalidade de screening.


A

paciente de médio risco pelo escore de Framingham.


B

avaliação de mulheres com mais de 45 anos ou homens com mais de 40 anos candidatos a programas de exercício.


C

pré-operatório de cirurgias cardíacas em pacientes com risco intermediário a alto pelo escore de Framingham.


D

adultos com arritmias atriais que apresentam uma probabilidade intermediária ou alta de doença coronariana pelos critérios de Diamond e Forrester.


E

avaliação de indivíduos com ocupações especiais responsáveis pela vida de outros como pilotos, motoristas de coletivos ou embarcações ou similares.

A notificação deve ser realizada por meio do Sistema de Informação de Agravos de Notificação (SINAN), que é alimentado, principalmente, pela notificação e investigação de casos de doenças e agravos que constam da lista nacional de doenças de notificação compulsória.


Analise as afirmativas abaixo em relação ao tema.


1. A utilização efetiva do SINAN permite a realização do diagnóstico dinâmico da ocorrência de um evento na população, podendo fornecer subsídios para explicações causais dos agravos de notificação compulsória.

2. É proibido estados e municípios incluírem outros problemas de saúde importantes em sua região além daqueles constantes na lista nacional de doenças de notificação compulsória.

3. As notificações apenas podem ser realizadas por profissional médico ou enfermeiro responsável pelo atendimento da ocorrência.

4. As notificações auxiliam na avaliação dos riscos aos quais as pessoas estão sujeitas, contribuindo assim, para a identificação da realidade epidemiológica de determinada área geográfica.


Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas


A

São corretas apenas as afirmativas 1 e 4.


B

São corretas apenas as afirmativas 2 e 3.


C

São corretas apenas as afirmativas 1, 2 e 4.


D

São corretas apenas as afirmativas 2, 3 e 4.


E

São corretas as afirmativas 1, 2, 3 e 4.

Em relação ao correto preenchimento da Declaração de Óbito (DO), assinale a alternativa correta:


A

O bloco V é o destinado às condições e causas que levaram ao óbito. Deve ser descrito dentro de uma sequência lógica de eventos.


B

O bloco V destina-se a preenchimento de óbitos fetais, que são os autorizados preenchimento pelos médicos.


C

É direito do médico cobrar honorários para emissão da DO.


D

Nos óbitos por causas naturais sem assistência médica, a DO deve ser preenchida por qualquer profissional de saúde disponíveis.

Homem de 52 anos, professor do ensino médio, procura a UBS relatando tristeza persistente, cansaço e (Unidade Básica de Saúde) perda de interesse em atividades prazerosas há cerca de 3 meses. Refere sono irregular, dificuldade de concentração e sensação de estar “sem energia”. Nega uso de medicamentos, não faz psicoterapia e relata consumo social de álcool, sem uso abusivo.

Ao aplicar o PHQ-9, o escore total foi 14 pontos. Nega ideação suicida. Exame físico e sinais vitais sem alterações.


Qual é a conduta CORRETA na Atenção Primária à Saúde?


A

Iniciar psicoterapia e acompanhamento na UBS, podendo associar antidepressivo ISRS (Inibidor Seletivo da Recaptação de Serotonina).


B

Encaminhar imediatamente para psiquiatria.


C

Solicitar exames laboratoriais, antes de qualquer conduta terapêutica.


D

Orientar retorno apenas se os sintomas piorarem.


E

Iniciar benzodiazepínico de uso contínuo.

Uma mulher de 36 anos procura a UBS com queixas vagas de cefaleia recorrente e insônia. Durante a consulta, relata episódios frequentes de agressões físicas por seu companheiro. Não deseja registrar boletim de ocorrência. Segundo as diretrizes brasileiras de Vigilância em Saúde e Atenção Primária, qual é a conduta correta?


A

Respeitar a decisão da paciente e não realizar nenhuma notificação.


B

Orientar a paciente a procurar a delegacia antes de qualquer ação.


C

Acionar imediatamente a polícia sem consentimento.


D

Realizar notificação compulsória do caso e ofertar cuidado integral.


E

Registrar apenas no prontuário para preservar o sigilo.

Em um atendimento na Atenção Primária à Saúde (APS), diante de uma queixa aguda, o médico identifica, aborda e intervém simultaneamente em demandas preventivas, crônicas e funcionais previamente existentes. Esse cenário caracteriza qual atributo da APS?


A

Longitudinalidade.


B

Coordenação do cuidado.


C

Integralidade.


D

Acesso de primeiro contato.


E

Orientação comunitária.

De acordo com a Lista Nacional de Notificação Compulsória de Doenças, Agravos e Eventos de Saúde Pública, alterada pela Portaria GM/MS nº 6.734/2025, assinale a alternativa correta sobre a notificação compulsória.


A

A suspeita de doenças erradicadas constitui evento de notificação compulsória imediata.


B

Sarampo, poliomielite e raiva humana são doenças de notificação compulsória semanal.


C

Dengue, chikungunya e covid-19 devem ser notificadas apenas após confirmação laboratorial.


D

Tuberculose, hanseníase e sífilis adquirida são agravos de notificação compulsória imediata.


E

A notificação semanal é restrita às doenças não transmissíveis e de baixa relevância epidemiológica.

Dados da Federação Brasileira de Hospitais ratificam o setor hospitalar como um dos principais eixos de investimento em infraestrutura tecnológica no Brasil, resultando em uma renovação contínua do parque instalado. Todavia, a eficácia operacional é condicionada à implementação de um gerenciamento de manutenção robusto, fundamentado na matriz de criticidade dos equipamentos. Esse processo requer o mapeamento sistemático de variáveis como especificações técnicas do fabricante, ciclo de vida útil e taxa de falhas, permitindo a estruturação de planos de ação preditivos e preventivos voltados à mitigação de indisponibilidades técnicas e de riscos assistenciais.


Em relação aos aspectos da gestão da manutenção hospitalar, é correto afirmar que a


A

função da manutenção hospitalar tem como objetivo a não existência de manutenção.


B

manutenção corretiva planejada é uma ação planejada com intervalos definidos em plano.


C

inspeção para detecção de falhas ocultas nos equipamentos está a cargo da manutenção preditiva.


D

manutenção preventiva é uma ação planejada, função de inspeção ou de acompanhamento preditivo.


E

inspeção para acompanhamento dos parâmetros físicos como a termografia chama-se manutenção detectiva.

O manejo do paciente em medicina interna exige avaliação integral, monitoramento contínuo e coordenação multiprofissional para garantir segurança, prevenção de complicações e otimização do tratamento. Considerando essas práticas, analise as afirmativas a seguir.


I.A anamnese detalhada e o exame físico completo são essenciais para identificar com precisão comorbidades, fatores de risco e sinais precoces de complicações em pacientes internados.

II.O monitoramento contínuo de sinais vitais, balanço hídrico e parâmetros laboratoriais é fundamental para a detecção precoce de alterações clínicas e ajuste oportuno das condutas terapêuticas.

III.A abordagem multiprofissional, incluindo médicos, enfermeiros, fisioterapeutas, nutricionistas e farmacêuticos, contribui para a prevenção de eventos adversos, melhora da adesão ao tratamento e recuperação clínica do paciente.


Assinale a alternativa que apresenta somente as proposições CORRETAS.


A

I e III.


B

II.


C

I, II e III.


D

I e II.

Conforme o disposto na Portaria MS nº 2.436/2017, que aprova a Política Nacional de Atenção Básica, é correto afirmar que o estabelecimento de mecanismos de autoavaliação, controle, regulação e acompanhamento sistemático dos resultados alcançados pelas ações da Atenção Básica, como parte do processo de planejamento e programação, é responsabilidade:


A

Apenas da União.


B

Apenas da União e, suplementarmente, dos Estados.


C

Apenas dos Estados e Municípios.


D

Exclusiva dos Municípios.


E

Comum a todas as esferas de governo.

O monitoramento do processo de esterilização por vapor saturado sob pressão exige a combinação de indicadores físicos, químicos e biológicos para garantir a segurança dos artigos críticos. O indicador químico de Classe cinco (integradores) apresenta desempenho correlacionado aos indicadores biológicos, monitorando todos os parâmetros críticos do ciclo. Sobre a validação e controle da esterilização em Centros de Material e Esterilização (CME) simplificados, assinale a alternativa correta.


A

O teste de Bowie-Dick deve ser realizado diariamente em autoclaves de mesa (gravitacionais) com volume inferior a dez litros, visando identificar vazamentos de gás óxido de etileno no sistema de drenagem de condensados.


B

A fita indicadora de processo (Classe um) é capaz de garantir que o interior dos pacotes densos atingiu a temperatura de esterilização, substituindo a necessidade de testes de penetração de vapor do tipo Bowie-Dick.


C

Nos Centros de Material e Esterilização simplificados, os indicadores químicos de Classe 5 auxiliam o monitoramento do ciclo, porém não substituem os indicadores biológicos, sendo a validação dependente da combinação de controles físicos, químicos e biológicos, conforme protocolos estabelecidos.


D

O indicador biológico composto por esporos de Bacillus atrophaeus é o microrganismo de escolha para o monitoramento de autoclaves a vapor, devendo ser incubado em temperatura ambiente por doze horas seguidas.

Ir para a página:
OK
 
Gerar simulado