Questões de Concurso sobre Parte Geral

 
 
Disciplina
Assunto 1
Banca
Instituição
Cargo
Ano
Carreira
Área de formação
Escolaridade
Dificuldade
 
Comentários:
Professores
Alunos
Meus Comentários
Vídeo
 
Minhas questões:
Resolvidas
Não resolvidas
Certas
Erradas
 
Tipo de questão:
Certo e errado
Múltipla escolha
Incluir questões:
Anuladas
Desatualizadas
 
Questões:
Todas as questões
 
Filtro simplificado
 
Questões
Todas as questões
 
3.557 questões encontradas
Questões por página
20
Mais recentes
 

A.S.L., 58 anos, hipertenso e diabético, reside em município de pequeno porte. Apresenta lesão renal avançada e necessita iniciar hemodiálise. O médico da UBS informa que não há serviço de nefrologia no município, sendo necessário referenciamento via regulação estadual. A família questiona por que não pode ir diretamente à capital.

Com base na legislação do SUS, qual princípio organiza o acesso a serviços especializados? Assinalar entre as alternativas abaixo a que melhor responde o questionamento.


A

Regionalização e hierarquização, com regulação do acesso conforme pactuação intermunicipal.


B

Universalização, que garante acesso irrestrito a qualquer unidade de alta complexidade.


C

Descentralização, que exige que o município resolva todos os níveis de atenção.


D

Equidade, que obriga o fornecimento de hemodiálise em qualquer cidade que o paciente escolher.

Um hospital público enfrenta sobrecarga de pacientes com diabetes tipo 2, gerando altos custos com internações por complicações agudas. Acerca do tema, a estratégia de gestão mais eficaz e sustentável para reduzir complicações e custos é:


A

Centralizar o cuidado exclusivamente em endocrinologistas, sem participação da atenção primária.


B

Priorizar aquisição de tecnologias de ponta, sem considerar educação em saúde da população.


C

Investir apenas em internações hospitalares para controle das complicações agudas.


D

Reduzir o número de consultas de acompanhamento para diminuir gastos imediatos.


E

Implementar programas integrados de promoção da saúde e autocuidado, articulados com a atenção primária, visando prevenção de complicações e redução da demanda hospitalar.

Hospital público apresenta alta taxa de complicações pós-angioplastia por falhas de comunicação entre equipe clínica e serviço de hemodinâmica. De acordo com o enunciado, assinale CORRETAMENTE a estratégia de gestão mais eficaz:


A

Reduzir número de angioplastias realizadas.


B

Suspender procedimentos até revisão completa da estrutura hospitalar.


C

Implementar protocolos integrados de comunicação, checklist multiprofissional e sistema informatizado para rastreabilidade dos procedimentos.


D

Transferir pacientes para hospitais privados, sem integração.


E

Delegar decisões exclusivamente ao médico intervencionista.

A Política Nacional de Promoção da Saúde tem como objetivo promover a equidade e a melhoria das condições e dos modos de viver, ampliando a potencialidade da saúde individual e coletiva e reduzindo vulnerabilidades e riscos à saúde decorrentes dos determinantes sociais, econômicos, políticos, culturais e ambientais. Diante do exposto, assinale a alternativa que apresenta ações prioritárias da promoção da saúde.


A

Promoção de alimentação adequada e saudável, incentivo a práticas corporais considerando a cultura local e o enfrentamento ao uso do tabaco por meio de ações educativas, legislativas, econômicas, ambientais, culturais e sociais.


B

As capacitações devem ser direcionadas exclusivamente aos gestores da Saúde, não incluindo trabalhadores de outros setores.


C

As práticas corporais devem ser promovidas independentemente da cultura local, priorizando modelos padronizados de atividade física.


D

O enfrentamento ao uso do tabaco deve restringirse a ações educativas, sem previsão de medidas legislativas ou econômicas.


E

As ações relativas à alimentação adequada e saudável não estão relacionadas à segurança alimentar e nutricional nem à redução da pobreza.

O conceito de Prevenção Quaternária (P4), incorporado nas diretrizes da Atenção Primária à Saúde (APS) no Brasil, fundamenta-se no princípio ético da não maleficência (primum non nocere).


Assinale a alternativa que descreve corretamente o objetivo e a aplicação prática da Prevenção Quaternária.


A

Reduzir a incidência de doenças em uma população através da implementação de medidas de proteção específica, como o cumprimento rigoroso do Calendário Nacional de Vacinação e o incentivo ao uso de preservativos.


B

Realizar o diagnóstico precoce de patologias em indivíduos assintomáticos, como o rastreamento mamográfico ou a coleta de citopatológico de colo uterino, visando o tratamento imediato para aumentar as taxas de cura.


C

Identificar pacientes em risco de hipermedicalização, protegendo-os de intervenções médicas desnecessárias ou excessivas (como exames de rastreio sem evidência ou tratamentos iatrogênicos) e sugerindo alternativas eticamente aceitáveis.


D

Focar na reabilitação e na redução de incapacidades em pacientes que já possuem uma doença estabelecida e crônica, visando reintegrá-los à sociedade e melhorar sua qualidade de vida residual.


E

Implementar medidas de redução de danos exclusivamente para usuários de substâncias psicoativas ilícitas, visando diminuir os impactos sociais e biológicos do uso de drogas em territórios de alta vulnerabilidade.

Assinale a alternativa correta sobre o Método Clínico Centrado na Pessoa (MCCP).


A

Deve explorar a experiência da pessoa com a doença através do acrônimo SIFE (Sentimentos, Ideias, Função e Expectativas), integrando os achados clínicos ao contexto psicossocial da paciente para, em seguida, elaborar um plano de manejo comum e compartilhado.


B

Deve priorizar exclusivamente a revisão técnica dos exames de imagem e laboratoriais já realizados, focando no diagnóstico da “doença” biológica para evitar o viés da subjetividade da paciente e garantir a precisão farmacológica do tratamento.


C

Deve adotar uma postura paternalista, definindo de forma unilateral as próximas etapas do tratamento e as mudanças de estilo de vida necessárias, uma vez que o médico possui a autoridade técnica para decidir o que é melhor para a saúde da paciente.


D

Deve encaminhar a paciente imediatamente para uma consulta com um gastroenterologista e um psiquiatra, considerando que a ausência de achados orgânicos retira a responsabilidade da atenção básica sobre a coordenação do cuidado desse caso.


E

Deve focar a consulta exclusivamente na abordagem dos determinantes sociais (moradia e saneamento), suspendendo a investigação clínica dos sintomas físicos para não incentivar a somatização ou a busca desnecessária por diagnósticos médicos.

O artigo 198 da Constituição Federal estabelece que as ações e os serviços de saúde integram uma rede regionalizada e hierarquizada e constituem um sistema único, organizado de acordo com determinadas diretrizes, entre as quais está a


A

centralização diretiva do SUS.


B

inclusão de segurança social.


C

contratualização colegiada.


D

participação da comunidade.

A transição demográfica e a transição epidemiológica no Brasil impõem novos desafios ao planejamento das ações de saúde pela tripla carga de doenças. O monitoramento de indicadores de saúde permite que o Enfermeiro da Família identifique mudanças no perfil de morbimortalidade e direcione recursos para áreas de maior vulnerabilidade social. Analise as afirmativas a seguir:


I.A Transição Epidemiológica brasileira é caracterizada pela coexistência de doenças infectocontagiosas crônicas, causas externas e o aumento progressivo das Doenças e Agravos Não Transmissíveis (DANT).

II.O coeficiente de mortalidade infantil é considerado um indicador sentinela de desenvolvimento socioeconômico, sendo calculado dividindo-se o número de óbitos em menores de cinco anos pelo total de nascidos vivos.

III.O índice de Swaroop-Uemura (Razão de Mortalidade Proporcional) indica o nível de saúde de uma população ao medir a proporção de óbitos em pessoas com cinquenta anos ou mais em relação ao total de óbitos.


Está correto o que se afirma em:


A

I e II apenas.


B

I, II e III.


C

I e III apenas.


D

lI e III apenas.

O Telessaúde Brasil Redes tem sido implementado como estratégia de apoio às equipes de Atenção Primária, incluindo a EMAD. Uma das modalidades mais utilizadas é a Teleconsultoria, que visa a esclarecer dúvidas sobre procedimentos clínicos ou ações de saúde. Qual é a característica definidora desta modalidade?


A

Trata-se de uma atividade de educação permanente realizada por videoconferência, onde um especialista ministra uma aula sobre um tema específico para um grupo de profissionais da Atenção Domiciliar.


B

É uma comunicação síncrona ou assíncrona entre profissionais de saúde (solicitante e telessaúde), mediada por tecnologia, para fins de segunda opinião formativa ou assistencial, sem a presença do paciente.


C

Consiste na realização de uma consulta médica completa a distância, utilizando recursos de videoconferência, substituindo a visita domiciliar quando o paciente apresenta dificuldades de locomoção.


D

Refere-se ao monitoramento remoto de pacientes crônicos em domicílio, através de dispositivos que enviam dados vitais (glicemia, pressão arterial) diretamente para a plataforma da equipe de saúde.

Segundo a Resolução CFM nº 2.381/2024, que normatiza a emissão de documentos médicos, analise as afirmativas a seguir.


I. É direito do paciente receber relatório médico especializado de seu médico assistente sem custos adicionais, documento que discorre sobre a enfermidade do requerente, descreve o diagnóstico, a terapêutica, a evolução clínica, o prognóstico, os resultados de exames complementares, com acréscimos da discussão técnica da literatura científica e a conclusão sobre o fato que se quer comprovar.

II. Parecer técnico é o documento expedido pelo médico especialista em uma área específica, de caráter opinativo, baseado na literatura científica e, quando na seara judicial, fundamenta-se também nos autos do processo, em fatos, ou evidências e na legislação aplicada.

III. Laudo médico contém a descrição e a conclusão do médico sobre exame complementar realizado em um paciente, devendo constar a data da realização do exame e da emissão do laudo.


Está correto o que se afirma em


A

I, apenas.


B

I e II, apenas.


C

I e III, apenas.


D

II e III, apenas.


E

I, II e III.

O secretário de Infraestrutura do Estado Beta, logo após ser empossado, solicitou que sua assessoria elaborasse edital de licitação com o objetivo de realizar a concessão do serviço local de gás canalizado, de modo a viabilizar a sua exploração por uma sociedade empresária. Essa forma de exploração, ao ver do secretário, tenderia a alcançar maiores níveis de eficiência, considerando a maior mobilidade do setor privado.


Considerando os balizamentos oferecidos pela narrativa e a sistemática constitucional, é correto afirmar que o referido serviço local:


A

deve ser explorado pelos municípios, não por Beta;


B

deve ser explorado por Beta diretamente, e não indiretamente, como cogitado;


C

pode ser explorado indiretamente por Beta, sob o regime de concessão, como cogitado;


D

pode ser explorado por Beta direta ou indiretamente, desde que haja delegação da União;


E

é de competência privativa da União, não sendo permitido que sua exploração seja delegada a outros entes federativos.

A compreensão do processo saúde-doença evoluiu do modelo biomédico centrado na cura para modelos multicausais que consideram a complexa interação entre o hospedeiro, o agente etiológico e o meio ambiente. No contexto da determinação social da saúde, assinale a alternativa correta.


A

O modelo de História Natural da Doença preconiza que a fase de patogênese ocorre de forma independente das condições socioeconômicas do hospedeiro, sendo determinada por fatores biológicos genéticos.


B

A determinação social da saúde estabelece que as condições em que as pessoas nascem, crescem e trabalham influenciam diretamente o perfil epidemiológico e a distribuição das doenças nas populações.


C

A teoria dos miasmas, embora obsoleta, é a base científica que sustenta o conceito contemporâneo de vigilância em saúde ambiental no Sistema Único de Saúde para o controle de endemias.


D

O conceito de saúde como completo bem-estar físico, mental e social é uma definição operacional que permite a medição objetiva e imediata do nível de saúde de uma comunidade em tempo real.

A Vigilância Sanitária integra o campo das ações de saúde pública e desempenha papel estratégico na proteção da saúde coletiva, atuando sobre fatores de risco relacionados à produção, circulação e consumo de bens e serviços. No que se refere a Vigilância Sanitária, é CORRETO o que se afirma em:


A

A vigilância sanitária concentra-se na fiscalização de estabelecimentos de saúde, sem atuação em atividades econômicas ligadas à produção e circulação de bens de consumo, incluindo alimentos, medicamentos e cosméticos.


B

A vigilância sanitária atua exclusivamente mediante denúncias da população, não realizando ações preventivas ou educativas, nem fiscalizações regulares, orientações técnicas ou monitoramento contínuo de riscos.


C

A vigilância sanitária constitui um conjunto de ações voltadas exclusivamente para a eliminação de riscos sanitários já plenamente instalados nos ambientes e serviços, restringindo-se à atuação corretiva sobre situações previamente configuradas.


D

A vigilância sanitária possui natureza normativa, sem atuação operacional ou fiscalizatória, não realizando inspeções, acompanhamentos e monitoramento de riscos, orientação técnica ou ações educativas preventivas efetivas.


E

A vigilância sanitária compreende ações destinadas a eliminar, diminuir ou prevenir riscos à saúde decorrentes do meio ambiente, da produção e circulação de bens e da prestação de serviços de interesse à saúde.

Sobre as medidas de impacto, em uma metanálise sobre prevenção de determinada doença, a Redução Absoluta do Risco (RAR), ou seja, a proporção absoluta de eventos que deixam de acontecer nos indivíduos tratados, foi relatada como sendo 4,0/100 pessoas-ano. Nesse caso, o Número Necessário para Tratar (NNT), ou seja, o número de indivíduos a serem tratados por determinado tempo para evitar um evento, é igual a:


A

25 pessoas-ano.


B

100 pessoas por 2,5 anos.


C

2,5 pessoas-ano.


D

10 pessoas por 25 anos.


E

0,5 pessoas-ano.

O conhecimento da farmacologia, das interações medicamentosas e dos efeitos clínicos esperados auxiliam no diagnóstico e tratamento de vítimas de abuso de substâncias. A identificação das substâncias utilizadas e das possíveis interações entre elas pode fornecer informações relevantes para a compreensão das manifestações clínicas observadas durante o atendimento de urgência.

No contexto das interações entre substâncias psicoativas, assinale a alternativa correta acerca dos efeitos clínicos do metabólito ativo conhecido como cocaetileno, formado pela associação entre cocaína e etanol.


A

É capaz de aumentar e ampliar os efeitos da própria cocaína.


B

Neutraliza de forma competitiva a ação estimulante da cocaína.


C

Impede a ação da cocaína por bloquear sua metabolização.


D

Apresenta uma meia-vida extremamente curta, reduzindo os efeitos da cocaína.


E

Elimina os efeitos clínicos decorrentes da associação entre etanol e cocaína.

A Lei Orgânica da Saúde (Lei nº 8.080/1990) prevê a criação de comissões intersetoriais de âmbito nacional, subordinadas ao Conselho Nacional de Saúde, com a participação de ministérios, órgãos competentes e entidades representativas da sociedade civil.

Segundo essa lei, essas comissões têm a finalidade específica de:


A

Executar diretamente as ações de vigilância sanitária em portos, aeroportos e fronteiras internacionais.


B

Fiscalizar os contratos de prestação de serviços médicos estabelecidos entre os municípios e as Santas Casas.


C

Auditar as contas correntes das farmácias populares e aplicar penalidades financeiras em caso de irregularidades.


D

Articular políticas e programas de interesse para a saúde, cuja execução envolva áreas não compreendidas no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS).


E

Gerenciar os estoques físicos de insumos hospitalares e medicamentos especiais da rede de atenção secundária.

A segurança no ambiente de saúde depende fundamentalmente do uso correto de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) para criar barreiras contra riscos biológicos (vírus, bactérias), químicos e físicos, protegendo profissionais e pacientes.


Assinale a alternativa correta em relação ao tema.


A

É facultativo à instituição de saúde fornecer ao empregado, gratuitamente, EPI adequado ao risco, pois na ausência do EPI adequado, este deve ser adquirido pelo servidor.


B

O EPI é um sistema ou dispositivo instalado no ambiente de trabalho para proteger a saúde e a segurança de um grupo de pessoas, eliminando ou reduzindo os riscos na fonte.


C

Em situações de isolamento por contato, o EPI recomendado inclui luva e avental de manga longa descartáveis exclusivos para o atendimento ao paciente, além de máscara NR-32.


D

EPI é todo o dispositivo ou produto de uso individual utilizado pelo trabalhador, concebido e fabricado para oferecer proteção contra os riscos ocupacionais existentes no ambiente de trabalho.


E

Em situações de atendimento de pacientes com precaução por aerossóis, o EPI recomendado é a máscara cirúrgica, devendo esta ser usada pelo profissional durante todo o tempo em que estiver no quarto.

Assinale a alternativa correta de acordo com a Lei Complementar nº 90, de 27 de junho de 1994, que dispõe sobre o Regime Jurídico dos Servidores Públicos do Município de Concórdia e autarquias.


A

O adicional de responsabilidade será de 15%, a ser aplicado sobre o vencimento base do cargo.


B

O adicional por tempo de serviço é devido aos servidores estáveis ou efetivos, à razão de 2% por ano de efetivo serviço.


C

O serviço noturno, prestado em horário compreendido entre 22 horas de um dia e 06 horas do dia seguinte, terá o valor-hora acrescido de 30%.


D

O serviço extraordinário será remunerado com acréscimo de 20% em relação à hora normal de trabalho.


E

O servidor que fizer jus aos adicionais de insalubridade e de periculosidade deverá optar por um deles.

No âmbito da política nacional de segurança do paciente, a Portaria MS nº 529/2013 instituiu o Programa Nacional de Segurança do Paciente, e a RDC ANVISA nº 36/2013 estabeleceu ações obrigatórias a serem implementadas pelos serviços de saúde. De acordo com esses dispositivos normativos, assinale a alternativa que apresenta corretamente uma atribuição obrigatória do Núcleo de Segurança do Paciente nos serviços de saúde.


A

Realizar auditorias financeiras e contábeis relacionadas aos custos assistenciais.


B

Elaborar, implantar e monitorar o Plano de Segurança do Paciente no serviço de saúde.


C

Substituir as comissões internas já existentes nos serviços de saúde.


D

Atuar exclusivamente na investigação de eventos adversos que resultem em óbito.


E

Centralizar todas as decisões clínicas relacionadas ao cuidado direto do paciente.

A RDC ANVISA nº 36/2013 tem o objetivo de instituir ações para a segurança e a melhoria da qualidade nos serviços de saúde. Ela estabelece as responsabilidades institucionais, incluindo a criação de uma estrutura específica para a gestão de risco. Em relação ao âmbito de aplicação e às responsabilidades dos profissionais de saúde, assinale a alternativa correta.


A

A RDC nº 36/2013 se aplica apenas aos hospitais e serviços de saúde de alta complexidade, excluindo os estabelecimentos privados e os serviços militares.


B

A elaboração do Plano de Segurança do Paciente é uma função da direção do hospital e não envolve diretamente o Núcleo de Segurança do Paciente (NSP), cuja principal função é apenas notificar os eventos adversos ao Sistema Nacional de Vigilância Sanitária (SNVS).


C

Embora a legislação em questão defina “Serviço de Saúde” de forma ampla, ela exclui expressamente de seu escopo os laboratórios clínicos e os serviços de atenção domiciliar.


D

Os profissionais de saúde não têm responsabilidade direta na notificação de eventos adversos. Essa é uma atribuição exclusiva dos núcleos de segurança do paciente.


E

A implementação de protocolos como “Identificação do Paciente” e “Segurança Cirúrgica” são instrumentos obrigatórios do Plano de Segurança do Paciente dos serviços de saúde, contidos na resolução.

   
Gerar simulado