

Seu próximo nível começa aqui
Com a Assinatura Ilimitada, você tem tudo que precisa para sua aprovação.
Com a Assinatura Ilimitada, você combina prática, teoria e método em uma única assinatura com tudo que você precisa para sua aprovação.
Paciente de 12 anos, sexo masculino, dá entrada na emergência com dor na fossa ilíaca direita há 48 horas, febre e sinal de Blumberg positivo no ponto de McBurney (apendicular). Após confirmação da suspeita clínica principal através de exame de imagem foi indicada apendicectomia.
Considerando o diagnóstico mais provável, assinale a opção que indica o processo patológico básico, o padrão morfológico esperado e a célula protagonista.
Apendicite aguda, seroso e neutrófilo.
Inflamação crônica, fibrinoso e macrófago.
Neoplasia, sólido com rosetas e célula neuroendócrina.
Infarto, torção e linfócito.
Inflamação aguda, purulento e neutrófilo.
Paciente feminina, 62 anos, com história de nódulo com crescimento lento sobre o canto medial do olho esquerdo, junto à gândula lacrimal. A lesão foi excisada e no exame macroscópico media 1,5 x 0,5 cm x 0,3 cm, bem circunscrita, pseudo encapsulada, bosselada, com superfície de corte firme e esbranquiçada, com cistos ocasionais, áreas aparentando calcificação ou cartilagem.
Com relação à paciente mencionada, qual diagnóstico está associado à macroscopia e localização descritas?
Linfoma.
Adenoma pleomórfico.
Carcinoma adenoide cístico.
Carcinoma mucoepidermoide.
Carcinoma sebáceo.
O princípio metodológico das tiras reagentes (química seca) para detecção de proteínas na urina no exame de rotina de urina é
o método ultravioleta.
a precipitação pelo ácido tricloroacético (TCA).
o método enzimático pela enzima oxidase proteica.
a esterase proteica leucocitária.
o erro proteico do indicador.
A função do fluoreto de sódio utilizado no tubo de coleta à vácuo de tampa cinza para a coleta de sangue para dosagem da glicose plasmática é de
inibidor da enzima conversora da angiotensina.
acelerador da coagulação do sangue.
inibidor glicolítico.
inibidor da glicogênese.
acelerador da degradação da insulina.
Os casos de astrocitoma IDH mutados de grau histológico 2 estão raramente associados a:
Mutações de ATRX e TP53.
Ausência de codeleção de 1p/19q.
Delações homozigóticas de CDKN2A.
Mutações do promotor TERT.
Um padrão difusamente infiltrativo.
Os oligodendrogliomas IDH mutados com codeleção de 1p/19q e grau histológico 3, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), usualmente apresentam:
Proeminente atividade mitótica.
Atipias celulares leves.
Áreas sarcomatoides.
Proliferação microvascular pouco exuberante e homogênea.
Perda da imunoexpressão de ATRX.
Sobre a doença de Legg-Calvé-Perthes, assinale a alternativa correta.
A displasia de Meyer, um diagnóstico diferencial dessa doença, ocorre normalmente em meninas de 4 anos.
O raio-X já apresenta alterações com três semanas do início do quadro clínico.
O quadro de quadril irritável, um diagnóstico diferencial dessa doença, normalmente ocorre em pacientes mais velhos.
Pacientes com tipo B na classificação de Herring têm consistentemente boa evolução.
Pacientes com envolvimento bilateral possuem com frequência quadros mais severos da patologia.
Paciente masculino, 52 anos, hipertenso e tabagista, deu entrada em um Pronto-Socorro Hospitalar, na região leste de São Paulo, com dificuldade de respirar e muito cansaço. Relatou que foi tratado há 20 dias de uma pneumonia e que fez corticoterapia de 07 dias. Todavia, não apresentando melhoras, este retornou à unidade.
Foi solicitada uma tomografia, que demonstrou opacidades em vidro despolido com predomínio nas bases e periferia do parênquima pulmonar. Os exames laboratoriais não acusaram patógeno viral ou bacteriano, e o paciente foi submetido a um exame de biópsia pulmonar. A amostra cirúrgica foi recebida previamente fixada em formol tamponado a 4% e submetida ao processamento da análise com inclusão total do material. As secções obtidas foram coradas utilizando hematoxilina e eosina.

Legenda: Espessamento de septos com infiltrado inflamatório.

Legenda: Macrófagos com ferro.
(Laboratório de Anatomia Patológica do Centro Universitário FMABC. Imagem usada com autorização)
O diagnóstico de DIP (pneumonia intersticial descamativa) foi feito correspondendo à clínica de pulmão do tabaco. O parênquima pulmonar demonstra presença de macrófagos intra-alveolares, multinucleados e com pigmento granular castanho contendo ferro, que é demonstrado pela técnica
DAB (Diaminobenzidina).
de coloração de Perls (reação do azul da Prússia).
de coloração com Fontana-Masson.
de reação de Schiff.
de coloração de eosina.
A tuberculose ainda é um grande desafio de saúde pública no Brasil. O papel do laboratório clínico é fundamental no diagnóstico rápido e acurado.
Em relação à pesquisa de bacilos álcool-ácido resistentes (BAAR), assinale a afirmativa correta.
Trata-se do exame padrão-ouro para o diagnóstico definitivo da tuberculose em razão da sua elevada especificidade.
A pesquisa positiva para micro-organismo álcool-ácido resistente pela coloração de Ziehl-Neelsen confirma o diagnóstico da tuberculose.
Nocardia e o Rhodococcus são também micro-organismos álcool-ácido resistentes.
Para a pesquisa de BAAR ser positiva no escarro são necessários mais de 1.000.000 de bacilos por mL, caso contrário a pesquisa pode ser negativa.
O método de coloração de Ziehl-Neelsen não deve mais ser utilizada para a pesquisa de BAAR. Trata-se de um método obsoleto e deve ser substituído pela coloração de Leishman.
A leucemia mieloide crônica (LMC) representa um marco na descoberta das alterações cromossômicas e moleculares relacionadas à gênese, diagnóstico e terapêutica das leucemias.
Sobre essa doença, é correto afirmar:
leucocitose neutrofílica no sangue periférico; detecção do cromossomo Ph e/ou BCR :: ABL1 por citogenética e/ou outras técnicas genéticas moleculares não são essenciais para o diagnóstico, tendo em vista que os achados morfológicos são patognomônicos ao mielograma e na biópsia de medula óssea.
a biópsia de medula óssea foi substituída pelas avaliações moleculares, sendo o grau de fibrose de pouca importância tanto no diagnóstico diferencial com outras neoplasias mieloproliferativas quanto com relação à perspectiva da resposta molecular.
a transcrição atípica do BCR :: ABL1, que origina o p190, indica uma resposta relativamente pobre ao imatinibe, possivelmente associada a mutações frequentes em genes modificadores epigenéticos.
anormalidades cromossômicas adicionais são pouco observadas no decorrer da doença, tendo em vista a terapêutica bem estabelecida.
a hipercelularidade e a proliferação megacariocítica não fazem parte dos critérios morfológicos na biopsia de medula óssea.
Sobre a esporotricose, informe verdadeiro (V) ou falso (F) para as assertivas abaixo e, em seguida, marque a opção que apresenta a sequência correta.
( ) Causada por inoculação traumática do fungo dimorfo Sporothrix schenckii.
( ) É a micose subcutânea mais comum.
( ) As lesões cutâneas incluem apenas duas formas: localizada/cutânea e cutâneo-linfática.
( ) O padrão cutâneo-linfático é o menos comum, em que se formam nódulos subcutâneos ao longo de vasos linfáticos, que gradualmente se liquefazem e se ulceram.
(F); (F); (V); (V).
(F); (V); (F); (F).
(V); (F); (V); (V).
(V); (V); (F); (F).
Com relação aos aspectos cronológicos de uma doença, numere as afirmativas abaixo.
( ) Período de incubação.
( ) Período prodrômico.
( ) Período de estado (sinais e sintomas típicos).
( ) Evolução para cura, cronificação, complicações ou óbito.
Assinale a opção que possui a sequência que representa corretamente a cronologia da doença.
(1); (2); (3); (4).
(3); (2); (4); (1).
(1); (3); (4); (2).
(4); (3); (2); (1).
Preencha as lacunas abaixo.
Hidrocele é o acúmulo de líquido ________________________ entre os folhetos visceral e parietal da vaginal do testículo, congênito ou adquirido. Entre as causas da forma adquirida, incluem-se hérnia inguinal, ________________________, orquiepididimite, tumores testiculares ou paratesticulares, hipoproteinemia e distúrbios gerais ou locais da circulação sanguínea ou linfática.
A sequência de palavras que preenche corretamente as lacunas é:
mucinoso / persistência do conduto peritoneovaginal
seroso / traumatismos
seroso / persistência do conduto peritoneovaginal
mucinoso / traumatismos
Analise as afirmativas abaixo quanto à Síndrome de Sjögren.
I. Macroscopicamente, a glândula salivar apresenta-se diminuída de tamanho difusamente.
II. A biópsia de lábio é usada no diagnóstico da Síndrome de Sjögren, que se caracteriza por um ou mais focos plasmocitário/4mm2 localizados em regiões periductal ou perivascular; cada foco plasmocitário corresponde a um agregado composto por no mínimo 10 plasmócitos.
III. A sialadenite se caracteriza por infiltrado plasmocitário circundando e infiltrando nos ductos salivares.
IV. Síndrome de Sjögren é entidade autoimune sistêmica, crônica e progressiva, caracterizada por secura na boca (xerostomia) e nos olhos (ceratoconjuntivite seca), devido à proliferação linfoide que destrói ácinos das glândulas salivares e lacrimais.
V. A maioria dos pacientes são mulheres nas quinta e sexta décadas de vida.
Estão corretas apenas as afirmativas
I e II.
I, III e IV.
II, III e V.
IV e V.
Preencha as lacunas abaixo sobre o mieloma múltiplo.
O mieloma múltiplo é caracterizado pela proliferação de _______________ na medula óssea, com consequente e extensa destruição esquelética com lesões _______________, osteopenia e/ou fraturas patológicas. O quadro clínico cursa com anemia inexplicada, __________________ e insuficiência renal aguda.
A sequência de palavras que preenche corretamente as lacunas é:
plasmócitos / osteolíticas / hipercalcemia
plasmócitos / osteoblásticas / hipocalcelmia
imunocomplexos / osteolíticas / hipercalcemia
imunocomplexos / osteoblásticas / hipocalcemia
Paciente feminina, 42 anos, em tratamento dermatológico há 06 meses devido a uma dermatite no couro cabeludo, sendo tratada com o princípio ativo do grupo das sulfonas. A paciente em suas duas últimas consultas comunicou sintomas como taquicardia, pressão baixa, fraqueza e dores ósseas. Nos últimos dois hemogramas realizados com intervalos de 20 dias, foram notadas quedas da concentração do número de eritrócitos, do hematócrito e presença de plaquetopenia. Ao diagnóstico de imagem na tomografia, foi relatado discreto aumento do volume hepático.
Seguem a lâmina do sangue periférico e o resultado do teste de Coombs direto:

(LABFMABC do Centro Universitário FMABC. Imagem usada com autorização)
Com base nos resultados laboratoriais, é correto afirmar que
anemia hemolítica devido ao princípio ativo utilizado por período acentuado causando estresse oxidativo exacerbado em pacientes com deficiência de glicose-6-fosfato desidrogenase (G6PD).
o teste de Coombs Direto positivo IgG, demonstra a anemia hemolítica pela presença de anticorpos no soro do paciente somado ao complemento (C3) causando a anemia hemolítica devido ao fármaco utilizado.
anemia hemolítica devido a medicação utilizada sendo a paciente heterozigota da hemoglobinopatia Talassemia Maior, de forma a agravar a severidade da hemólise.
o teste de Coombs direto positivo junto a presença de esferócitos no esfregaço sanguíneo revelam esferocitose adquirida devido a diminuição das proteínas espectrina e anquirina causados pelo princípio ativo do tratamento.
o princípio ativo do fármaco causa anemia hemolítica ao interferir na síntese do hormônio glicoproteico eritropoietina no sistema renal.
Assinale a afirmativa correta acerca do termo precisão interensaio no laboratório clínico.
Precisão e exatidão são termos análogos cujo significado é a capacidade do método laboratorial fornecer um valor no intervalo de referência.
Precisão diz respeito ao grau de confiabilidade do método nos valores acima da linearidade.
Precisão interensaio diz respeito à reprodutibilidade de resultados do mesmo analito e pode ser avaliada pelo cálculo do coeficiente de variação.
Precisão e exatidão são sinônimos e se referem ao desempenho de um analisador automatizado.
A exatidão é avaliada pelos resultados do controle interno da qualidade e a precisão através dos ensaios de proficiência.
O estudo imuno-histoquímico faz parte do diagnóstico morfológico dos linfomas e das leucemias.
Nesse contexto, é correto afirmar:
o CD138 (syndecan-1) é um marcador de plasmócitos neoplásicos e normais e pode ser expresso por carcinomas escamosos e melanoma maligno.
o CD30 (Ber-H2) não é expresso em células normais, sendo o marcador de escolha no diagnóstico do linfoma de Hodgkin.
terminal desoxinucleotidil transferase (TdT) é expressa em precursores de linfócitos T no timo, hematogônias na medula óssea e nos linfomas linfoblásticos, não sendo expressa em outras linhagens.
CD56/CD57 são específicos na identificação de linhagem de células NK.
CD99 é uma glicoproteína da superfície celular que identifica o sarcoma de Ewing, entretanto, pode ser usado como marcador de imaturidade celular nas biópsias e medula óssea, apresentando maior sensibilidade que o TdT.
Uma das causas para o prolongamento do tempo de protrombina (TP) é
doença renal.
excesso de ácido fólico.
deficiência de vitamina B12.
doença hepática.
deficiência do fator XXIII.
Em relação ao exame parasitológico de fezes, assinale a afirmativa correta.
As amostras devem ser coletadas em dias sequenciais ou alteradas e devem ser no mínimo de 3 (três) amostras.
É permitida a coleta de uma única amostra de fezes e dividir esta única amostra em 3 (três) frascos.
Uma única amostra de fezes é o suficiente para detecção de parasitas nos pacientes assintomáticos.
Uma amostra de fezes é o número ideal para detecção de parasitas nos pacientes sintomáticos.
Amostra aquosa ou liquefeita é inadequada para a realização do exame parasitológico de fezes e deve ser rejeitada.