Questões de Concurso sobre Pneumologia

 
 
Disciplina 1
Assunto 1
Banca
Instituição
Cargo
Ano
Carreira
Área de formação
Escolaridade
Dificuldade
 
Comentários:
Professores
Alunos
Meus Comentários
Vídeo
 
Minhas questões:
Resolvidas
Não resolvidas
Certas
Erradas
 
Tipo de questão:
Certo e errado
Múltipla escolha
Incluir questões:
Anuladas
Desatualizadas
 
Questões:
Todas as questões
 
Filtro simplificado
 
Questões
Todas as questões
 
6.360 questões encontradas
Questões por página
20
Mais recentes
 

Um paciente de 40 anos é avaliado devido a uma massa mediastinal detectada por tomografia computadorizada. A biópsia revela um linfoma. Qual das seguintes opções é a abordagem inicial mais apropriada para o tratamento do linfoma mediastinal?


A

Realização de cirurgia torácica para remoção completa da massa.


B

Administração de radioterapia localizada e monitoramento.


C

Início de tratamento com antibióticos e observação.


D

Administração de quimioterapia sistêmica e possível radioterapia.


E

Tratamento com corticosteroides e monitoramento periódico.

A tuberculose é uma doença infecciosa grave causada pelo Mycobacterium tuberculosis, exigindo um regime terapêutico específico e prolongado. Um paciente de 30 anos, sem histórico de tuberculose ou tratamento prévio, é diagnosticado com tuberculose pulmonar ativa com base em resultados positivos de baciloscopia e cultura. A análise de sensibilidade aos medicamentos está pendente. De acordo com as diretrizes atuais, qual é o regime de tratamento inicial mais apropriado para este paciente?


A

Tratamento com isoniazida e rifampicina por 6 meses.


B

Regime de quatro drogas (isoniazida, rifampicina, pirazinamida e etambutol) por 2 meses, seguido por isoniazida e rifampicina por mais 4 meses.


C

Terapia de longa duração com uma combinação de isoniazida, rifampicina, etambutol e moxifloxacino por 9 meses.


D

Início de tratamento com isoniazida, rifampicina e estreptomicina por 6 meses.


E

Administração de isoniazida e etambutol por 9 meses, sem inclusão de rifampicina.

Na descrição do quadro clínico de pacientes com alterações dos padrões respiratórios, relacione a Coluna 1 à Coluna 2, associando os padrões respiratórios às respectivas descrições e/ou implicações descritas.


Coluna 1


1. Kussmaul.

2. Cheyne-Stokes.

3. Biot.


Coluna 2


( ) Inspirações rápidas e curtas, seguidas por períodos regulares ou irregulares de apneia, sendo um sinal clínico que indica prognóstico reservado ou grave de comprometimento cerebral.

( ) Padrão regular de hiperventilação intercalado com apneia, em que a apneia é seguida por uma sequência em crescendo/decrescendo.

( ) Padrão respiratório de hiperventilação, profundo, rápido e trabalhoso, associado à acidose metabólica.


A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:


A

1 – 2 – 3.


B

3 – 2 – 1.


C

1 – 3 – 2.


D

2 – 1 – 3.


E

3 – 1 – 2.

Paciente de 62 anos, masculino, hipertenso e ex-tabagista (40 anos-maço), foi internado por pneumonia grave associada à sepse. Evoluiu com insuficiência respiratória aguda e foi intubado, com diagnóstico de SARA grave (PaO₂/FiO₂ = 80 mmHg com FiO₂ de 0,9). Foi iniciada ventilação protetora (volume corrente de 6 mL/kg de peso predito, PEEP de 14 cmH₂O) e sedação profunda. Após 48 horas, o paciente mantém hipoxemia grave (PaO₂/FiO₂ = 72 mmHg), acidose respiratória (pH = 7,22, PaCO₂ = 65 mmHg), distensão abdominal importante e pressão de platô = 32 cmH₂O. A ultrassonografia pulmonar revela áreas de consolidação extensas nos lobos inferiores.


Qual seria a conduta mais adequada neste caso?


A

Aumentar a PEEP para 18 cmH₂O e ajustar a FiO₂ para 1,0 para maximizar a oxigenação alveolar.


B

Iniciar ventilação prona por pelo menos 16 horas/dia e considerar avaliação de recrutamento alveolar.


C

Realizar oxigenação extracorpórea por membrana (ECMO) como medida inicial, dada a gravidade da hipoxemia.


D

Reduzir o volume corrente para 4 mL/kg de peso predito e ajustar a frequência respiratória para limitar a acidose respiratória.


E

Introduzir bloqueadores neuromusculares contínuos e iniciar estratégias de ventilação de alta frequência oscilatória.

Qual alternativa apresenta a conduta mais adequada para esse caso?


A

Broncoscopia com biópsia transbrônquica.


B

Quimioterapia com cisplatina e etoposide.


C

Toracocentese para análise do líquido pleural.


D

Tomografia computadorizada de tórax com contraste.


E

Prescrição de broncodilatador e antibiótico.

 
Ir para a página:
OK
 
Gerar simulado