

Seu próximo nível começa aqui
Com a Assinatura Ilimitada, você tem tudo que precisa para sua aprovação.
Com a Assinatura Ilimitada, você combina prática, teoria e método em uma única assinatura com tudo que você precisa para sua aprovação.
A hidradenite supurativa (HS), acne inversa ou “doença de Verneuil” é uma doença inflamatória, crônica e recorrente dos folículos pilosos.
Sobre a HS, é correto afirmar que:
o tratamento medicamentoso inclui antibioticoterapia tópica, sistêmica e medicamento biológico anti-fator de necrose tumoral (anti-TNF).
a clindamicina gel 1% foi suprimida no SUS para seu uso em tratamento de lesões superficiais na hidradenite supurativa pela baixa eficácia que vinha apresentando.
a rifampicina não deve ser utilizada na gravidez e na lactação.
o adalimumabe não é excretado no leite humano.
o uso da tetraciclina é recomendado em pacientes com HS com lesões tipo nódulo difusas com presença de lesões inflamatórias profundas, por até 12 semanas, na dose máxima de 500mg duas vezes por dia.
Sobre o tratamento da doença diverticular dos cólons na fase assintomática, marque a alternativa correta.
Somente dieta branda.
A conduta consiste em antiespasmódicos para prevenção das crises de dor.
Deve-se suplementar vitamina B6, B12 e Vitamina
Dieta rica em fibras e restrita em carne vermelha, ingestão de água satisfatória, controle de peso e realização de atividade física regular podem reduzir a progressão para doença diverticular sintomática.
Há necessidade de evitar grãos como nozes, milho, pipoca ou semelhantes.
Sobre as fístulas perianais, marque a afirmativa correta.
Indica-se terapia anti-TNF no tratamento de fístulas perianais simples.
Para o tratamento de fístulas perianais complexas, a terapia anti-TNF está indicada quando houver sepse concomitante.
A RM apresenta uma sensibilidade muito alta para o diagnóstico de fístula perianal, sendo considerada o “gold standard” imagiológico para a caracterização da anatomia das fístulas perianais.
O tratamento cirúrgico simultâneo do abcesso perianal e da fístula perianal é o mais indicado.
Existem diversas técnicas cirúrgicas para tratar a fístula, sendo que a fistulotomia só deve ser usada em fístulas perianais.
Uma paciente de 46 anos com queixas de incontinência fecal, após tratamento conservador sem resultados satisfatórios, procura o coloproctologista para consulta. Após ter feito o exame de manometria anal, observou-se baixas pressões de repouso e contração; e o corpo perineal e os esfíncteres anais estavam intactos, à ultrassonografia endoanal.
A neuromodulação sacral poderá proporcionar mais provavelmente,
Continência excelente a curto e longo prazo.
Continência excelente a curto prazo e ruim a longo prazo.
Continência ruim a curto e longo prazo.
Continência ruim a curto prazo e excelente a longo prazo.
Sobre a Síndrome do Intestino Irritável (SII), marque a afirmativa correta.
O exame específico para comprovação dessa síndrome é a colonoscopia.
Dieta rica em alimentos altamente fermentáveis, conhecidos como FODMAPs melhoram os sintomas da SII.
Sedativos e tranquilizantes são o tratamento de primeira linha.
Agentes que aumentam o bolo fecal (plantago, pectina, psyllium) não podem ser usados complementando a dieta com fibras pelo risco de exacerbar os sintomas.
Cisaprida (agonista do receptor 5-hidroxitriptamina 4=5-HT4 e antagonista do receptor 5-HT3) ou domperidona (antagonista da dopamina) podem ser empregadas.
Analise as afirmativas a seguir:
I. As hemorroidas são o prolapso distal do feixe arteriovenoso, fibras musculares e tecido conjuntivo circundante como um envelope abaixo da linha denteada no canal estomacal.
II. Estas são uma das principais causas de hemorragia digestiva baixa e a patologia anorretal mais comum, com prevalência de até 40% na população geral, sendo a maior incidência observada em pacientes entre 45 e 65 anos.
III. A fisiopatologia das hemorroidas é unifatorial, incluindo: almofada anal deslizante; hiperperfusão do plexo hemorroidário; anormalidade vascular; inflamação tecidual; e prolapso retal interno (redundância retal).
Marque a alternativa CORRETA:
Todas as afirmativas estão corretas.
Nenhuma afirmativa está correta.
Apenas uma afirmativa está correta.
Apenas duas afirmativas estão corretas.
A complicação da doença diverticular que tem indicação de retossigmoidectomia eletiva, em um paciente hígido e oligossintomático, é:
Paciente com diverticulite aguda complicada com abscesso menor que 3cm.
Paciente com diverticulite aguda complicada Hinchey I.
Fístula colovesical.
Episódios esporádicos de hemorragia digestiva baixa sem necessidade de transfusão sanguínea.
Episódio de diverticulite aguda Hinchey II tratado com drenagem percutânea guiada por ultrassom.
Sobre a síndrome do intestino irritável, avalie as assertivas a seguir:
I- É clínico o diagnóstico, e a doença é tipicamente recidivante e crônica.
II- Não tem indicação de sorologia no caso de doença celíaca, para um diagnóstico diferencial.
III- Estão sempre presentes a dor e a distensão abdominal, juntamente com a constipação intestinal.
IV- Podem ser utilizados antiespasmódicos no tratamento.
V- Atinge todas as faixas etárias, mas com predomínio em adultos jovens (25 a 40 anos) e no sexo feminino.
Estão CORRETAS as afirmativas
I e III, apenas.
I, IV e V, apenas.
II e III, apenas.
II e V, apenas.
III, IV e V, apenas.
Sobre a doença pilonidal, é CORRETO afirmar:
A doença é causada pelo encarceramento de pelos que surgem no local.
A doença pilonidal é limitada à área interglútea.
O tratamento é sempre cirúrgico, mesmo em pacientes assintomáticos.
Os pelos ao redor da ferida não precisam ser retirados, após a cirurgia.
Fatores de risco incluem higiene precária, histórico familiar, obesidade e transpiração excessiva.
Paciente de 30 anos, sexo feminino, com doença pilonidal crônica recorrente, apresenta múltiplos orifícios com drenagem de secreção purulenta na região sacrococcígea. A paciente já foi submetida a drenagem de abscessos em duas ocasiões anteriores. Qual a conduta terapêutica MAIS INDICADA para o tratamento definitivo da doença pilonidal crônica nesse caso?
Antibioticoterapia oral prolongada.
Infiltração local de corticosteroide.
Drenagem do abscesso e curetagem da cavidade.
Excisão cirúrgica da lesão com fechamento primário.
Excisão cirúrgica da lesão com cicatrização por segunda intenção.
Mulher, 70 anos, com diagnóstico de adenocarcinoma de cólon, sem presença de metástase à distância, realizou retossigmoidectomia videolaparoscópica com ressecção de peça que continha lesão de 3 cm com invasão até subserosa e 3 linfonodos acometidos de 12 retirados.
A alternativa com estadiamento correto é:
T3N1bM0.
T2N1bM0.
T3N1aM0.
T3N1aM0.
T2N1aM0.
Um paciente de 60 anos apresenta-se no pronto-socorro com queixas de hematochezia (sangramento vermelho vivo nas fezes) e dor abdominal localizada no quadrante inferior esquerdo. O exame físico revela dor à palpação no quadrante inferior esquerdo e a colonoscopia revela a presença de divertículos com sinais de sangramento ativo. Qual é o diagnóstico mais provável e a conduta inicial mais apropriada para este caso?
Diagnóstico: Síndrome de Mallory-Weiss; Conduta inicial: Administração de protetores gástricos e monitoramento.
Diagnóstico: Câncer colorretal; Conduta inicial: Início de quimioterapia e radioterapia.
Diagnóstico: Hemorroidas internas; Conduta inicial: Prescrição de laxantes e analgésicos.
Diagnóstico: Diverticulite com hemorragia ativa; Conduta inicial: Administração de antibióticos e controle do sangramento com endoscopia.
Diagnóstico: Úlcera péptica; Conduta inicial: Cirurgia emergencial e administração de antiácidos.
Colite Isquêmica é a redução temporária do fluxo sanguíneo para o colo.
Sobre a Colite Isquêmica, é correto afirmar que, EXCETO:
Os sintomas são dor no quadrante inferior esquerdo e sangramento retal.
O diagnóstico é por TC ou colonoscopia. O tratamento é de suporte, por meio de líquidos intravenosos, repouso intestinal e antibióticos.
Pode ocorrer necrose, mas geralmente é restrita à mucosa e submucosa, apenas ocasionalmente causando necrose de espessura total com necessidade de cirurgia.
Colite isquêmica ocorre principalmente em idosos (> 40) e considera-se que a causa seja aterosclerose dos pequenos vasos.
Colite Isquêmica pode ser uma complicação do reparo de um aneurisma da aorta abdominal.
O manejo inicial de um paciente com perfuração traumática do intestino grosso visa estabilizar o paciente, identificar a extensão da lesão e prevenir infecções. As seguintes ações são recomendadas:
I - A reposição volêmica com soro fisiológico e a antibioticoterapia profilática para estabilizar o paciente e prevenir infecções.
II - A obtenção de acesso venoso e a solicitação de exames laboratoriais para avaliar o estado geral do paciente e identificar possíveis alterações.
III - A tomografia computadorizada abdomino-pélvica é o exame de imagem de escolha para avaliar a extensão da lesão e a presença de outras comorbidades.
IV - Administrar analgésicos e anti-inflamatórios para controlar a dor e o inchaço.
V - Realizar lavagem gástrica e sonda nasogástrica para prevenir a distensão abdominal.
Estão corretas:
I e II, apenas.
II e III, apenas.
I, II e III, apenas.
IV e V, apenas.
II, III, IV e V, apenas.
Este pólipo é um
carcinoma epidermoide.
adenocarcinoma.
linfoma.
tumor neuroendócrino.
Paciente de 35 anos, sexo feminino, com queixa de incontinência fecal após parto vaginal há 6 meses. Ao exame proctológico, apresenta hipotonia do esfíncter anal e reflexo anocutâneo diminuído. Qual o teste MAIS INDICADO para avaliar a função do esfíncter anal e auxiliar no planejamento terapêutico?
Colonoscopia.
Retossigmoidoscopia rígida.
Manometria anorretal.
Ultrassonografia endoanal.
Defecografia.
Quando acontece a distensão da parede retal pela presença das fezes, ocorre o reflexo da defecação. E devido à distensão da parede retal, o sistema nervoso entérico é ativado pelo plexo mioentérico, iniciando o(a):
peristaltismo, desde o cólon descendente em direção ao ânus;
intensificação das ondas peristálticas e o relaxamento do esfíncter anal interno;
descida do assoalho pélvico;
respiração profunda;
fechamento da glote e a contração dos músculos da parede abdominal.
Quanto à fissura anal, a conduta que não está de acordo com a proposta de tratamento atual é a:
cirúrgica, e consta atualmente da esfincterotomia anal interna lateral subcutânea;
administração de antiálgicos e antiinflamatórios;
higiene anal com água após as evacuações.
dieta rica em fibras;
pomadas anestésicas e cicatrizantes.
Qual o fator que não interfere na escolha da técnica adequada no tratamento cirúrgico da doença pilonidal?
Experiência do cirurgião.
Tamanho do cisto pilonidal.
Pressão sobre a área operada que o paciente precisará manter em sua rotina diária.
Presença e características dos trajetos fistulosos (múltiplos, longos, próximos ao ânus).
Recorrência da doença (reoperação).
Sobre a Incontinência fecal, marque a afirmativa correta.
A primeira manifestação clínica é a perda de fezes líquidas.
A história clínica e o exame físico detectama maior parte das causas de incontinência fecal, enquanto os exames complementares são capazes de diagnosticar um pequeno percentual.
A defecografia é único exame de imagem utilizado para diagnosticar a incontinência.
Obesidade, diarreia crônica, constipação e trauma esfincteriano são fatores associados à incontinência fecal.
Acomete principalmente homens de 20 aos 30 anos de idade.