

Seu próximo nível começa aqui
Com a Assinatura Ilimitada, você tem tudo que precisa para sua aprovação.
Com a Assinatura Ilimitada, você combina prática, teoria e método em uma única assinatura com tudo que você precisa para sua aprovação.
Esteatorreia é um sintoma em que ocorre a formação de fezes gordurosas, volumosas, acinzentadas ou claras, que normalmente são malcheirosas e flutuam na água. Podem ocorrer devido à má digestão e absorção de lipídeos. Uma das condições que pode levar a esse quadro é
a elevação da fosfolipase A2 pancreática, gerando ácidos graxos.
a secreção aumentada de bile que aumenta a emulsificação da gordura.
o aumento na formação de micelas promovendo a solubilização de lipídeos.
um quadro de pancreatite crônica em que ocorre uma deficiência de lipase pancreática.
o aumento na secreção de amilase pancreática promovendo má absorção de lipídeos.
O pâncreas é um órgão localizado no abdômen, faz parte do sistema digestivo e endócrino, e é responsável por produzir insulina. Quando o pâncreas está inflamado, chamamos de pancreatite, essa inflamação causa dores abdominais intensas, náusea e diarreia. Pode ser apresentada de duas formas, aguda ou crônica. Considerando o disposto, analise as afirmativas abaixo, dê valores Verdadeiros (V) ou Falsos (F).
( ) Na pancreatite aguda, a ingestão oral deve ser evitada. A maioria dos pacientes apresenta a pancreatite aguda leve, nesses casos a dieta é reiniciada com líquidos sem resíduos e evoluída progressivamente.
( ) Na pancreatite aguda grave é recomendado que inicie com nutrição enteral e a posição da sonda deve ser nasojejunal, evitando complicações no quadro do paciente.
( ) No caso da pancreatite aguda leve, quando há ingestão oral, a dieta mais indicada é rica em carboidratos e proteínas, mas baixa em lipídeos.
( ) No caso da pancreatite aguda grave deve iniciar imediatamente a dieta parenteral para evitar complicações ao paciente.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.
V, V, V, F
V, V, F, V
V, F, V, F
V, F, V, V
Paciente com pancreatite tem indicação de repouso pancreático para melhora do quadro. A gravidade da doença é que determinará o tipo, a via e o momento certo para o início da terapia nutricional. Quando deve ser iniciada a dieta oral?
Na ausência da dor.
Ao normalizar a icterícia.
Na presença de hiperbilirrubinemia.
Ao término do tratamento antibacteriano.
Sobre a pancreatite crônica, assinale a alternativa correta
A ingestão oral deve ser restrita para evitar a estimulação do pâncreas.
A dieta deve ter baixo teor de proteína, sendo obtida principalmente de fontes vegetais.
A deficiência de protease pancreática necessária para clivar a ligação entre a vitamina B12 e sua proteína carreadora pode levar à deficiência de vitamina B12.
Com a secreção pancreática defeituosa é necessária a utilização de estimuladores da bomba de próton que aumentem a secreção gástrica para ativação enzimática.
Nessa doença, a secreção da insulina está exacerbada, levando ao desenvolvimento de hipoglicemia.
A terapia nutricional na pancreatite aguda é ajustada para fornecer o mínimo de estimulação aos mecanismos secretórios de enzimas pancreáticas e bile. Em relação à via de nutrição para pacientes com pancreatite aguda, é correto afirmar:
A nutrição enteral aumenta a internação dos pacientes.
A nutrição parenteral diminui a concentração de albumina sérica.
A nutrição enteral é preferida por não levar a grandes complicações.
O custo da nutrição parenteral causa complicações sépticas.
O uso da nutrição parenteral pode exacerbar a gravidade da doença.
Paciente em unidade de terapia intensiva portador de pancreatite aguda severa, em coma induzido, equilíbrio hemodinâmico, uso decrescente de drogas vasoativas e resíduo gástrico em pequeno volume. De acordo com as orientações da BRASPEN (2018), esse paciente deve
iniciar terapia parenteral para repouso pancreático.
permanecer em dieta zero para repouso pancreático.
permanecer em dieta zero até o desmame da droga vasoativa.
receber terapia enteral, hidrolisada, hipocalórica e hiperproteica.
receber terapia enteral, polimérica, hipocalórica e hiperproteica.
A pancreatite aguda grave é uma doença inflamatória causada pela autodigestão do parênquima pancreático e costuma ter consequências clínicas muito graves. Dentre as estratégias para início precoce do suporte nutricional nos pacientes acometidos por essa doença, é indicado a
utilização de nutrição parenteral total isenta de lipídios até a remissão dos sintomas.
utilização de dieta enteral semielementar como estratégia de primeira escolha.
utilização de nutrição parenteral cíclica associada a dieta oral líquida assim que houver remissão dos sintomas.
utilização de dieta enteral polimérica como estratégia de primeira escolha.
A oferta proteica mínima recomendada para o tratamento dietoterápico da pancreatite grave é de
1,1 grama.
1,2 grama.
1,3 grama.
1,4 grama.
1,5 grama.
A Pancreatite Aguda Grave (PAG) é definida como quadro de pancreatite aguda acompanhada de disfunção orgânica importante e/ou presença de complicações locais (necrose, abscesso ou pseudocisto). O papel da nutrição na pancreatite (PA) evoluiu muito ao longo do tempo. Assinale a opção INCORRETA.
Pode ser diagnosticada pela presença de mais de dois critérios de Ranson ou ainda escore APACHE II maior que 8.
De forma incontroversa, como a resposta de SRIS se manifesta nos primeiros 1-3 dias de pancreatite aguda, o início precoce da nutrição enteral (<48 horas) por sonda nasojejunal mostrou mais eficaz que a dieta oral em 72 horas, após líquidos intravenosos nas primeiras 72 horas de internação.
O jejum intestinal e a implementação de nutrição parenteral não são mais considerados a melhor abordagem na pancreatite aguda, uma vez que este esquema pode predispor ao desenvolvimento de complicações e aumentar a intensidade das manifestações sistêmicas da doença.
A Terapia nutricional é indicada para paciente com doença leve ou moderada, sem complicações e cuja nutrição inadequada é esperada por mais de 5-7 dias.
Pesquisadores descobriram que a realimentação precoce com dieta calórica total encurta o tempo de permanência hospitalar (de 7 para 5 dias) em pacientes com pancreatite leve.
Considerando a terapia nutricional adequada para a pancreatite aguda grave, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo.
( ) No caso do paciente apresentar intolerância à dieta, pode-se alterá-la de polimérica para semielementar, ofertando oligopeptídeos e triglicerídeos de cadeia média por exemplo.
( ) Em situações em que os pacientes encontram-se com doença avançada “ao fim da vida”, a terapia nutricional especializada é bastante recomendada para possibilitar a recuperação do paciente.
( ) Pacientes com pancreatite aguda grave, muitas vezes, podem ter prescrição de passagem de sonda nasoentérica e a nutrição enteral iniciada, assim que a ressuscitação e o equilíbrio hemodinâmico forem alcançados.
( ) Se a nutrição enteral não é possível, a nutrição parenteral deve ser imediatamente instituída a fim de diminuir complicações clínicas.
V – V – F – F.
F – F – V – V.
V – F – V – F.
F – V – F – V.
De acordo com o Projeto Diretrizes (2011), são recomendações para a Terapia Nutricional na Pancreatite Aguda:
Em pancreatite aguda leve, a terapia nutricional só deve ser iniciada se não houver possibilidade de o paciente receber alimentos por via oral em até 10 dias de jejum.
Em pancreatite aguda grave, a terapia nutricional deve ser iniciada imediatamente, mesmo que o paciente esteja em instabilidade hemodinâmica.
Em pancreatite aguda grave, a via de preferência deve ser a enteral; na impossibilidade desta, ou quando for insuficiente, a via parenteral está indicada.
Em pancreatite aguda, o uso de probiótico está recomendado.
Em pancreatite aguda grave, o uso de terapia nutricional enteral com imunonutrientes é recomendado.
A pancreatite crônica, decorrente do consumo crônico de álcool, afeta o estado nutricional e o metabolismo. Sendo assim, assinale a alternativa INCORRETA.
A azotorreia contribui para a desnutrição.
O processo inflamatório leva ao hipermetabolismo.
Pode ocorrer má absorção de carboidratos.
A ocorrência da tríade diabética agrava o estado nutricional.
Resulta em deficiência de vitaminas lipossolúveis, com preservação das vitaminas hidrossolúveis.
Pancreatite é um termo genérico que engloba uma série de condições com variações na etiologia, curso clínico e tratamento. A respeito disso, assinale a alternativa INCORRETA:
A pancreatite crônica é decorrente da inflamação persistente do pâncreas, que leva a uma deficiência funcional, com comprometimento da absorção e, por vezes, com desenvolvimento de diabetes por insuficiência na produção de insulina.
Os sintomas da pancreatite crônica normalmente incluem dor abdominal, anorexia, náuseas, vômitos, diarreia e desnutrição progressiva.
Na pancreatite grave recomenda-se acima de 2g/kg ideal/dia de proteína. A suplementação de glutamina pode ser indicada.
A administração da dieta parenteral, deve ser formulada para atender às necessidades nutricionais. Soluções lipídicas podem prover de 25 a 30% das calorias não proteicas.
A dor associada com a pancreatite está parcialmente relacionada com os mecanismos secretórios das enzimas pancreáticas e bile. O cuidado nutricional é ajustado para fornecer a estimulação mínima destes sistemas. Devendo oferecer uma dieta: assinale a alternativa correta.
Uma dieta escura pastosa com pouca gordura, por poucos dias
Uma dieta clara liquida com uma quantidade desprezível de gordura, por poucos dias
Uma dieta rica em fibras insolúveis
Uma dieta rica em fibras solúveis
Uma dieta sem proteínas.
Com relação ao tratamento dietoterápico para pacientes portadores de pancreatite crônica, avalie as asserções a seguir.
A substituição de óleo de soja pelo triglicerídeo de cadeia média (TCM) é uma conduta adequada para pacientes portadores de pancreatite crônica.
PORQUE
Os triacilgliceróis de cadeia longa (TCL) presentes no óleo de soja, ao contrário do TCM, requerem as lipases pancreáticas para serem desdobrados e absorvidos no intestino delgado. Acerca das asserções acima, assinale a opção CORRETA:
As duas asserções são proposições verdadeiras, e a segunda é uma justificativa correta da primeira.
As duas asserções são proposições verdadeiras, mas a segunda não é uma justificativa correta da primeira.
A primeira asserção é uma proposição verdadeira, e a segunda é uma proposição falsa.
A primeira asserção é uma proposição falsa, e a segunda é uma proposição verdadeira.
As duas asserções são proposições falsas.
Na pancreatite crônica, a suplementação de Triglicérides de Cadeia Media - TCM, com restrição de Triglicérides de Cadeia Longa - TCL, pode ser usada para estimular a absorção de lipídios em.
Todos os pacientes com pancreatite crônica.
Pacientes com esteatorréia persistente.
Casos em que ocorrer diabetes.
Pacientes que apresentam azotorréia.
Qual a conduta CORRETA para a terapia nutricional na pancreatite aguda grave?
Utilizar nutrição parenteral como primeira indicação.
Oferecer nutrição enteral com o posicionamento da ponta da sonda pós-pilórica que é melhor que as outras estratégias de alimentação, pois não estimula a secreção exócrina do pâncreas.
Usar imunonutrientes, pois essa prática está relacionada com um menor tempo de internação e redução de mortalidade nesses pacientes.
Utilizar a via enteral e oferecer, o mais breve possível, fórmula oligomérica ou polimérica, conforme tolerância digestiva.
Utilizar na formulação da dieta triglicerídeos de cadeia longa e curta, para garantir o aporte calórico e substrato energético para microbiota do cólon.
Na pancreatite aguda, a nutrição é importante sobretudo na doença moderada ou grave porque o processo mórbido geralmente é complicado e prolongado, impedindo a alimentação oral. Dessa feita, o manejo nutricional é um recurso terapêutico importante. Com base nesse tema, assinale a opção CORRETA.
Na pancreatite aguda moderada ou severa, alimentos e bebidas são suspensos, o conteúdo gástrico é aspirado do estomago por meio de sonda nasogástrica, a nutrição parenteral deve ser instituída a fim de paralisar a evolução das crises.
O gasto energético basal de pacientes com pancreatite aguda não complicada é maior que o previsto, sobretudo na presença de abscessos, pseudocistos ou fístulas.
O suporte nutricional deve incluir para todos os pacientes com pancreatite moderada a grave: dextrose hipertônica, solução de aminoácidos cristalinos, emulsão lipídica para evitar deficiência de ácidos graxos essenciais, necessidades diárias de eletrólitos, vitaminas, elementos-traço, insulina para controlar a hiperglicemia, omeprazol ou bloqueadores de H+ para reduzir a secreção ácida gástrica.
Após a remissão do íleo paralítico e em pacientes com indicação cirúrgica, a alimentação oral com pouca gordura deve ser usada no lugar da alimentação parenteral. A via oral deve ser usada sempre que possível para eliminar possíveis complicações associadas a NPT.
Quanto mais abaixo do trato gastrointestinal superior a dieta elementar for infundida, maior será a estimulação da secreção exócrina pancreática, porque as fases cefálica, gástrica e intestinal normais da estimulação pancreática são otimizadas.
O câncer do Pâncreas no Brasil é responsável por 2% de todos os tipos de câncer diagnosticados e é altamente letal. O único tratamento curativo para os tumores malignos de pâncreas é:
Quimioterapia
Cirurgia
Transplante de Medula
Transplante de Fígado
Nutrigenômica
Cuppari (2014) refere que na pancreatite crônica a recomendação nutricional de energia quando o índice de massa corpórea é menor que 16 kg/m², pelo risco da síndrome de realimentação, deve ser
30 a 35kcal/kg peso corporal/dia.
25 kcal/kg de peso atual/dia, com progressão gradativa.
25 kcal/kg de peso usual/dia, com progressão gradativa.
20 kcal/kg de peso atual /
20 kcal/kg de peso usual/dia, com progressão gradativa.