Questões de Concurso sobre Prótese Total

 
 
Disciplina
Assunto 1
Banca
Instituição
Cargo
Ano
Carreira
Área de formação
Escolaridade
Dificuldade
 
Comentários:
Professores
Alunos
Meus Comentários
Vídeo
 
Minhas questões:
Resolvidas
Não resolvidas
Certas
Erradas
 
Tipo de questão:
Certo e errado
Múltipla escolha
Incluir questões:
Anuladas
Desatualizadas
 
Questões:
Todas as questões
 
Filtro simplificado
 
Questões
Todas as questões
 
214 questões encontradas
Questões por página
20
Mais recentes
 

Considerando como referência a obra “Fundamentos de Prótese Total”, de José Cerrati Turano, analise as seguintes assertivas sobre a fase de obtenção dos modelos preliminares e moldeiras individuais na confecção de próteses totais e assinale V, se verdadeiras, ou F, se falsas.


( ) Para o preenchimento e retenção de modelos em articuladores, deve-se utilizar o gesso-pedra, pois este tem substâncias químicas, como sulftato de alumínio e potássio, que auxiliam na retenção ao articulador.

( ) O gesso comum nunca deveria ser usado para obtenção de modelos, tanto para modelo preliminar como para o modelo corretivo.

( ) Na espatulação do gesso-pedra, geralmente mistura-se gesso e água na proporção de 2 para 1, ou seja, duas partes de gesso para uma de água e quanto menor for a quantidade de água, mais resistente será o modelo.

( ) A moldeira individual ideal é aquela confeccionada especialmente para o paciente em tratamento e deverá ser feita de pasta zinco enólica.


A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:


A

V – V – F – F.


B

V – F – V – F.


C

F – F – V – V.


D

F – V – F – V.


E

F – V – V – F.

Na confecção de próteses totais superiores, alguns padrões estéticos devem ser considerados, entre eles estão:


I. Suporte Labial.

II. Altura Incisal.

III. Linha do Sorriso.

IV. Linha Média.


Quais estão corretas?


A

Apenas I e II.


B

Apenas I e III.


C

Apenas II e III.


D

Apenas II e IV.


E

I, II, III e IV.

Na confecção da prótese total, além do conhecimento das características biotipológicas que determinam a estética e as relações intermaxilares, o profissional necessita de um meio adequado para registrá-las e transferi-las ao arranjo dos dentes artificiais das futuras próteses. O melhor meio para isso é:


A

A moldagem funcional, com moldeira individual.


B

O registro fotográfico do paciente.


C

O uso de planos de orientação, feitos com cera, ancorados em bases de prova.


D

A moldagem com um material de alta precisão, como as siliconas de adição.


E

A montagem dos modelos de estudo em articulador semiajustável.

O uso de próteses totais podem levar a alterações nos tecidos de suporte e nos demais tecidos que as circundam. Com base nessa afirmação assinale a alternativa que NÃO indica uma patologia associada ao uso de prótese total:


A

Candidíase eritematosa ou candidíase atrófica crônica.


B

Hiperplasia fibrosa inflamatória .


C

Crescimento das tuberosidades maxilares .


D

Leucoplasia pilosa oral.

“Em uma prótese total, a zona _______________________ é uma região, em que, por meio de artifícios de moldagem, promove-se maior compressão, impedindo a entrada de ar entre a base da prótese e a fibromucosa.” Assinale a alternativa que completa corretamente a afirmativa anterior.


A

principal de suporte


B

secundária de suporte


C

de selamento posterior


D

de selamento periférico

Para a confecção de uma prótese total por meio da técnica da resina fluida, a montagem dos dentes é realizada:


A

sobre a cera


B

sobre a resina


C

dentro da mufla


D

após a polimerização da placa base

A confecção de próteses dentárias totais deve ser realizada em centro de especialidades odontológicas (CEO), visto que a especialidade é financiada pelo governo federal.


C
Certo

E
Errado

Ao utilizar uma prótese dentária total superior e inferior, o paciente deve ser orientado adequadamente quanto à:


A

Escovação contínua dos dentes


B

Higiene da prótese e autoexame


C

Realizar massagens nas gengivas constantemente


D

Usar flúor mensalmente

Na obtenção dos registros intermaxilares, em prótese total, deve-se, inicialmente, realizar a individualização do plano superior. Nesta individualização, um dos pontos principais é a obtenção da altura anterior, no sentido vertical, do plano oclusal. Sobre este assunto, NÃO podemos afirmar:


A

A altura anterior, no sentido vertical, do plano oclusal corresponde à determinação da porção visível dos dentes, estando o lábio em função.


B

Nesta medição, o plano oclusal deve ficar 2mm abaixo do tubérculo do lábio, para pacientes jovens.


C

Nesta medição, o plano oclusal deve ficar 1 – 1, 5mm abaixo do tubérculo do lábio, para pacientes de meia idade.


D

Nesta medição, o plano oclusal deve ficar ao nível do tubérculo do lábio ou ligeiramente acima, para pacientes idosos.

A base de prova é a base provisória da prótese total durante as fases de captação e registro dos movimentos mandibulares, com a finalidade de transportá-los ao articulador. Será usada, para a montagem de dentes artificiais, até a prova estética e fonética do paciente. Estas bases devem cobrir todo o tecido que constitui a base do suporte, e devem ser ajustadas, para enfrentar possíveis desprendimentos, em decorrência da cedência da fibromucosa. As bases devem guardar relações com as atividades funcionais, como: fonação, respiração e deglutição. Analise e julgue a afirmativa.


A

Está falsa, pois as bases de prova não têm a função de transportar ao articulador os movimentos mandibulares.


B

Está totalmente verdadeira.


C

Está falsa, pois as bases de prova não precisam ser ajustadas às cedências da fibromucosa.


D

Está falsa, pois as bases de prova não necessitam guardar relações com a atividade funcional da respiração.

Após a instalação de próteses totais, observou-se, na consulta de retorno, que as próteses estavam sujas. Diante dessa situação, solicitou-se ao técnico de saúde bucal que realizasse visita domiciliar para orientar a usuária no cuidado com a prótese, pois o cirurgião-dentista não deve ausentar-se da unidade para efetuar visitas ou atendimentos domiciliares.


C
Certo

E
Errado

Após a instalação de uma prótese total, várias orientações devem ser repassadas aos pacientes, para que este possa realizar uma correta manutenção das peças protéticas. Essas orientações serão fundamentais para o sucesso do período adaptativo do paciente. Sobre este assunto, analise e julgue as afirmações:


I – Deve ser orientado ao paciente, a retirada da prótese durante o sono, pois favorece a presença e desenvolvimento, mais intenso, de várias colônias de espécies de Cândida albicans.

II – Pacientes usuários de drogas, com efeitos xerostômicos, necessitam de retornos mais frequentes, durante o período de instalação/adaptação das próteses totais.

III – Deve ser explicado aos pacientes que, durante o período adaptativo, a retenção da prótese total pode variar no decorrer do dia. Isto pode ocorrer, em decorrência de alterações sofridas pela fibromucosa, em seu volume e espessura, principalmente, nos períodos noturnos.


A

Apenas I e II estão corretas.


B

Apenas I e III estão corretas.


C

Apenas I está correta.


D

Todas estão corretas.

Algumas condições sistêmicas acabam por influenciar no planejamento e na adaptação das próteses dentárias totais. Sobre esse assunto, analise e julgue:


I – Nos pacientes com osteoporose, há uma tendência de estreitamento da crista óssea maxilar e alargamento da crista mandibular, por isso, deve-se evitar a redução da distância interoclusal.

II – Nos pacientes submetidos à terapia por radiação, o uso de próteses totais fica limitado devido: a xerostomia, a impossibilidade de sobreextensão da área basal (na tentativa de evitar ulcerações) e a osteorradionecrose.

III - nos pacientes com anemia perniciosa, deverá haver um constante controle sobre a oclusão, no intuito de minimizar as áreas de pressão, e a deficiência de saliva acaba por ocasionar prejuízo na retenção das próteses totais.


A

Apenas I e III estão corretas.


B

Apenas I e II estão corretas.


C

Apenas II e III estão corretas.


D

Todas estão corretas.

A abóbada palatina é uma das mais importantes estruturas de suporte para a prótese total, não sendo CORRETO afirmar que:


A

Uma abóbada em forma de V suporta a relação vertical (base da prótese/mucosa) e resiste bem aos esforços laterais.


B

Uma abóbada em forma de U é a que tem o melhor prognóstico.


C

Uma abóbada plana proporciona alta resistência ao deslocamento lateral.


D

Uma abóbada em forma de U suporta o deslocamento vertical e lateral em grau muito elevado.

Durante a confecção de uma placa base para prótese total, o tempo de trabalho é definido como o tempo em que o material permanece no estágio:


A

elástico


B

líquido


C

sólido


D

plástico

A confecção de uma prótese total é realizada em diversas etapas: moldagem anatômica, moldagem funcional, bases de prova, planos de orientação, montagem dos modelos em articulador e montagem dos dentes artificiais. Em relação à moldagem funcional, analise as afirmativas a seguir:


I. Pode ser dividida em duas fases distintas: o vedamento periférico e a moldagem funcional propriamente dita.

II. A moldeira individual pode ser confeccionada com resina composta fotopolimerizável.

III. Primeiramente realiza-se o vedamento periférico e posteriormente os ajustes da moldeira individual.

IV. Pastas à base de óxido de zinco e eugenol são utilizadas como material de moldagem.


Assinale a alternativa CORRETA:


A

Apenas as afirmativas II e III estão corretas.


B

Apenas as afirmativas II e IV estão corretas.


C

Apenas as afirmativas I, II e IV estão corretas.


D

Apenas as afirmativas I, III e IV estão corretas.

Nas próteses dentárias totais, os arcos de oclusão são representativos de ambos os arcos dentais, portanto, é necessário rigor técnico durante sua elaboração. Sobre este assunto, NÃO podemos afirmar:


A

Os arcos guardam o espaço para a montagem dos dentes artificiais e servem de registro, e garantia, da distância vertical e relação central.


B

A construção do arco maxilar deve ser feita em laboratório, deixando o arco mandibular, posteriormente, para ser construído no consultório.


C

Antes de iniciar a construção do arco mandibular, é necessário identificar no modelo inferior os acidentes anatômicos, marcá-los e traçar as linhas que vão orientar a conformação do arco, usando uma régua flexível.


D

Os arcos servem para registrar a inclinação da curva de compensação e transversa.

O “edentulismo” é resultado de diversos e complexos determinantes e fatores de risco, exceto:


A

Baixa renda e escolaridade


B

Fator congênito


C

Acesso aos serviços de saúde bucal


D

Problemas periodontais

Paciente de 73 anos chega ao consultório dentário com queixa de que sua prótese superior não está boa. Ao exame dentário, o Cirurgião Dentista observa que o mesmo possui uma PPR superior e que os dentes que são pilar para manter esta prótese estão com problemas periodontais gravíssimos e sugere que o mesmo faça a exodontia e uma prótese total imediata para que ele não fique desdentado. Em conformidade com TURANO, é CORRETO afirmar que uma das vantagens de uma prótese total imediata é:


A

Proteção ao trauma.


B

Não há prova estética.


C

Reembasamento para compensar a tração cicatricial.


D

Aumenta o número de visitas para os ajustes.

São vantagens das próteses dentárias totais imediatas:


I – Proteção ao trauma cirúrgico e as infecções externas.

II - Controle da hemorragia, pós-cirúrgica.

III – Reembasamento, para compensar a retração gengival.

IV – Baixo custo.


A

F, V, V, F.


B

V, F, V, F.


C

V, V, V, V.


D

V, V, F, F.

   
Gerar simulado