

Seu próximo nível começa aqui
Com a Assinatura Ilimitada, você tem tudo que precisa para sua aprovação.
Com a Assinatura Ilimitada, você combina prática, teoria e método em uma única assinatura com tudo que você precisa para sua aprovação.
Segundo Telles (2009), o formato da arcada dos dentes artificiais já está definido pela conformação do plano de cera criado na boca do paciente.
Quanto à montagem dos dentes artificiais nas Próteses Totais, analise as assertivas:
I. O uso combinado de dentes anatômicos (33°) na prótese superior, com dentes não anatômicos (0°) na prótese inferior é um esquema oclusal de Prótese Total chamado de Oclusão Lingualizada.
II. No sentido mesiodistal, a posição dos dentes inferiores tem como ponto base a intercuspidação entre os primeiros molares.
III. O rebordo inferior determina o posicionamento vestibulolingual dos dentes superiores, e estes determinam o posicionamento mesiodistal dos dentes inferiores.
IV. As curvas de compensação são obtidas a partir do posicionamento relativo das cúspides dos dentes posteriores com o plano oclusal e são particularmente importantes na obtenção da oclusão balanceada bilateral, quando em geral são usados dentes anatômicos.
Estão CORRETAS as assertivas:
I, II, III e IV.
II, III e IV, apenas.
I, II e III, apenas.
I e IV, apenas.
Uma paciente procura o seu consultório odontológico com o objetivo de receber uma prótese total superior. Durante a anamnese, você identifica que a paciente apresenta uma excessiva flacidez dos tecidos orais e maxilares, o que pode comprometer a retenção e estabilidade da futura prótese. Nesse contexto, a técnica de moldagem funcional surge como uma alternativa interessante para a obtenção dos modelos de trabalho. Assinale a alternativa que melhor descreve os principais objetivos e benefícios dessa técnica de moldagem para esse caso:
A moldagem funcional visa capturar os limites anatômicos do rebordo alveolar, permitindo a obtenção de modelos que reproduzam com precisão a morfologia dos tecidos de suporte. Dessa forma, é possível construir uma prótese total com melhor adaptação e selamento periférico, melhorando a retenção e estabilidade do aparelho protético.
A moldagem funcional busca registrar a posição e angulação dos implantes dentários, de modo que a prótese total possa ser confeccionada com encaixes e conexões implanto-suportadas, garantindo maior retenção e estabilidade para o paciente.
A técnica de moldagem funcional permite a obtenção de modelos que reproduzem com fidelidade a relação maxilomandibular do paciente, possibilitando o correto registro da dimensão vertical de oclusão e a construção de uma prótese total com adequado posicionamento dos dentes artificiais.
O objetivo principal da moldagem funcional é capturar os movimentos excursivos da mandíbula durante a deglutição e a mastigação, de modo que a prótese total confeccionada apresente maior resistência à fratura e aos esforços mastigatórios.
Avalie as afirmativas a seguir sobre moldagem em prótese total convencional.
I- A moldagem funcional deve ser dividida em duas fases distintas, mas que se complementam: o vedamento periférico e a moldagem funcional propriamente dita.
II- A moldagem anatômica é realizada utilizando-se uma moldeira individual confeccionada em resina acrílica autopolimerizável.
III- A borda da moldeira individual superior deve guardar uma distância do fundo de vestíbulo de 2 a 3 mm em toda a periferia, com exceção da região do término posterior.
IV- O alginato é o material de escolha para moldagem anatômica por ser fácil de manipular, produzir menores deformações aos tecidos e apresentar boa fidelidade de cópia.
V- Após a moldagem, a godiva deve apresentar-se com contorno arredondado, superfície fosca e com dobras ou rugosidades, demonstrando que copiou os tecidos.
Estão CORRETAS as afirmativas
I, II e III, apenas
I, III e IV, apenas.
I e IV, apenas.
II, IV e V, apenas.
III e V, apenas.
Um homem de 65 anos de idade, desdentado total, busca atendimento em um consultório odontológico para reabilitação por meio de prótese total convencional em ambas as arcadas. Durante a prova clínica dos dentes montados em cera, o cirurgião-dentista deve observar:
Se os 6 dentes anteriores inferiores estão ocupando o espaço entre as linhas dos caninos.
Se a desoclusão está mutuamente protegida com protrusão em dentes anteriores.
Se a dimensão vertical está correta, conferindo se, com os lábios em repouso, há exposição dentária de 3 mm.
Se ao teste fonético o paciente consegue emitir fonemas com clareza e conforto.
Se a linha do sorriso é uma curva descendente para posterior e acompanha o lábio superior.
O sucesso de uma prótese total convencional a longo prazo é aferido pela integridade e saúde dos tecidos com os quais ela mantém um contato mais direto. Por conseguinte, tal sucesso depende principalmente das orientações sobre os cuidados de higienização e manutenção dessas próteses.
Sobre as orientações que o cirurgião-dentista deve passar ao paciente, selecione a alternativa CORRETA.
A higienização das próteses deve ser realizada de maneira mecânica, por escovação com escova de dente convencional e dentifrícios, em função de sua capacidade abrasiva.
A higienização das próteses pode ser realizada de maneira química, através da imersão da prótese em hipoclorito de sódio na concentração entre 2 e 3% (água sanitária).
A higienização das próteses deve ser realizada de maneira mecânica, por escovação com escova própria para prótese e sabão neutro, associada a uma solução química desinfetante.
O uso de soluções químicas efetivas elimina a necessidade de utilização do método mecânico, por escovação com escova de dente convencional, na remoção de biofilme.
O uso do digluconato de clorexidina é contraindicado para a desinfecção de prótese total, pois não é efetivo na eliminação de microrganismos e pigmenta a prótese.
Na confecção das próteses totais (PTs) são utilizados diferentes tipos de materiais tanto na moldagem anatômica, quanto na moldagem funcional (ou secundária). Assinale a alternativa que apresenta corretamente esses materiais.
Materiais elásticos: godiva, pasta zincoeugenólica e anelásticos: silicone, polissulfetos e polieter
Materiais anelásticos: godiva, pasta zincoeugenólica e elásticos: silicone, polissulfetos e polieter
Materiais anelásticos: godiva, polieter e elásticos: silicone, polissulfetos e pasta zincoeugenólica
Materiais elásticos: pasta zincoeugenólica, polieter e anelásticos: silicone, polissulfetos e godiva
Materiais anelásticos: godiva e polissulfeto e elásticos: silicone, pasta zincoeugenólica e polieter
Segundo Assaoka (2012), em prótese total são procedimentos para inclusão em mufla:
recortar o modelo até que a altura do sulco gengivo-geniano ultrapasse a altura da borda da base da mufla.
isolar a parte interna da mufla com adesivo dentinário.
incluir, na base da mufla, gesso comum, de forma que a borda da prótese esteja aquém da borda da mufla.
alisar o gesso e retardar sua presa.
aspergir a ceroplastia com antibolhas, fazer muralha de silicone cobrindo toda a prótese com uma espessura de, aproximadamente, 5 mm e fazer retenções.
Segundo Assaoka (2012), para conserto em prótese total, quando houver substituição ou recolocação de dentes, deve-se:
selecionar o dente a ser substituído (somente a cor).
perfurar com broca de forma expulsiva a base (cervical) do dente e a base da prótese total.
preparar a resina fotopolimerizável.
colocar a resina nas perfurações do dente e da prótese, adaptar o dente, retirar os excessos e levar à panela termopneumática.
fazer acabamento e polimento final diferente dos utilizados na prótese total.
Paciente portadora de prótese total superior e parcial inferior chega ao consultório com queixa de ardência na língua e palato e relata estar com “feridas no canto da boca” há dois meses. Ao exame físico, observa-se área eritematosa em palato duro e rebordo alveolar superior, múltiplas pápulas no terço médio e anterior do palato duro, com presença de hifas branco-amareladas aderidas à mucosa e entremeadas às pápulas, bem como eritema e fissura em comissura labial bilateral. Assinale a alternativa que apresenta a hipótese diagnóstica desse caso.
Líquen plano em placa associado à diminuição da dimensão vertical.
Pênfigo vulgar agravado pelo uso de próteses.
Carcinoma epidermoide e candidíase oral papilomatosa.
Hiperplasia gengival.
Hiperplasia fibrosa inflamatória associada à candidíase eritematosa e queilite angular.
Segundo Turano (1998), em relação às características adequadas das bases de prova para obtenção de Próteses Totais, assinale a alternativa INCORRETA:
A base de prova deve adentrar as regiões retentivas do modelo para proporcionar melhor retenção, sem alívios.
Deve cobrir todo o tecido que constitui a base de suporte.
Deve ser ajustada para enfrentar possíveis desprendimentos por causa da cedência da fibromucosa.
O recorte das bordas obedece aos limites do modelo da borda conseguida na moldagem e rigorosamente produzida no modelo.
Na fase final da prótese total convencional, qual o material mais utilizado atualmente para acrilização?
Resina acrílica
Godiva
Cera utilidade
Cerâmica
Resina composta
Na reabilitação com próteses totais, qual o pré-requisito fundamental?
Ausência de todos os elementos dentais.
Presença de pilar protético saudável.
Ausência de cárie nos elementos dentais remanescentes.
Preparo bem elaborado dos elementos dentais remanescentes.
Desgastes mínimos nos elementos dentais remanescentes.
A prótese total imediata tem indicação nos casos de dentes com extração indicada por perda periodontal. São consideradas vantagens deste tipo de prótese, EXCETO:
Controla a hemorragia e protege a ferida cirúrgica.
Possibilidade de mais ajuste clínico.
Recupera a função dos lábios melhorando a estética.
Reduz alterações dimensionais que ocorrem após a extração, conservando o rebordo alveolar.
A presença de dentes naturais orienta a montagem dos dentes artificiais.
As sobredentaduras sobre implantes representam uma alternativa importante no tratamento de pacientes totalmente desdentados, visando melhorar o conforto e a retenção das próteses totais removíveis convencionais.
.
Assinale a afirmativa CORRETA a respeito desta modalidade de tratamento:
A secção transversal da barra, no sistema barra/clipe, influencia no comportamento biomecânico da sobredentadura, sendo que a barra esférica permite um movimento de rotação da prótese, o que a caracteriza, em geral, em um sistema resiliente de retenção
A sobredentadura utilizando o dispositivo anel de retenção proporciona a maior incidência de carga mastigatória aos implantes, visto que constitui um sistema semirrígido de retenção.
A sobredentadura utilizando o dispositivo barra/clipe constitui um sistema resiliente de retenção, permitindo movimento de rotação e translação vertical da prótese.
Do ponto de vista mecânico, a sobredentadura não pode funcionar como um sistema rígido de retenção, visto que a maior parte da carga mastigatória deverá ser transmitida ao suporte mucoso e osso alveolar
Para a confecção de uma prótese total, o dentista realiza a moldagem funcional para a obtenção do modelo de trabalho.
Assinale a alternativa que apresenta, respectivamente, o tipo de moldeira e os materiais de moldagem empregados para essa técnica.
Moldeira individual, godiva de baixa fusão em bastão e pasta à base de óxido de zinco e eugenol.
Moldeira individual, godiva de alta fusão em bastão e alginato.
Moldeira de estoque, cera utilidade e alginato.
Moldeira de estoque, godiva de baixa fusão em bastão e elastômero.
Moldeira de estoque, cera e pasta à base de óxido de zinco e eugenol.
Um dos fatores que interferem na estética em prótese total é o que se relaciona à cor dos dentes artificiais.
O aspecto que define o quão intensa uma cor é (quantidade da cor) denomina-se
translucidez.
brilho.
saturação.
matiz.
sombra.
As fases laboratoriais consiste em etapas subsequentes. Indique a alternativa que apresenta as etapas em ordem correta para uma prótese total.
Modelo preliminar, delimitação das áreas chapeáveis, moldeira individual, modelo funcional, base de registro, montagem do modelo no articulador, montagem dos dentes artificiais, escultura gengival, inclusão, prensagem e polimerização, acabamento.
Modelo preliminar, delimitação das áreas chapeáveis, moldeira individual, modelo funcional, base de registro, montagem do modelo no articulador, montagem dos dentes artificiais, escultura gengival, acabamento da prótese, prensagem e polimerização, inclusão.
Modelo funcional, delimitação das áreas chapeáveis, moldeira individual, modelo preliminar, base de registro, montagem do modelo no articulador, montagem dos dentes artificiais, escultura gengival, inclusão, prensagem e polimerização, acabamento da prótese.
Modelo preliminar, montagem dos dentes artificiais, moldeira individual, modelo funcional, base de registro, montagem do modelo no articulador, delimitação das áreas chapeáveis, escultura gengival, inclusão, prensagem e polimerização, acabamento.
Modelo funcional, delimitação das áreas chapeáveis, moldeira individual, modelo preliminar, base de registro, montagem do modelo no articulador, montagem dos dentes artificiais, inclusão, escultura gengival, prensagem e polimerização, acabamento.
Considerando as características e procedimentos específicos associados à confecção e adaptação de próteses totais, selecione a alternativa que apresenta uma afirmação CORRETA:
De acordo com o ministério da saúde apenas 1% dos brasileiros com idade entre 65 e 74 anos usam pelo menos uma prótese total.
A substituição dos dentes perdidos, sem a recuperação do volume alveolar de uma arcada edêntula, é o objetivo primordial de uma prótese total.
A harmonia da face é um parâmetro que não é passível de recuperação após instalação da prótese.
O exame clinico para confecção de uma prótese total, leva em consideração somente avaliação da cavidade bucal.
Dentre as finalidades de uma prótese total podemos citar a recuperação da aparência, fonética e mastigação.
“Retenção é a resistência oposta pela prótese ao desprendimento de sua base. É o meio pelo qual a prótese se mantém na boca, resistindo à força da gravidade, adesividade dos alimentos e às forças envolvidas na abertura da boca (TURANO, J.C., 2010).
Em relação aos fatores físicos da retenção das Próteses Totais, marque a alternativa CORRETA:
Tensão superficial Interfacial: é a resistência à separação, que possui uma película de líquido, entre as duas superfícies bem adaptadas. (Lâmina Interfacial).
Adesão:.é a atração física de moléculas iguais de uma mesma substância. É representada pela película de saliva entre a base protética e a mucosa.
Coesão: é a atração física de moléculas diferentes entre si. A coesão depende da perfeita adaptação em íntimo contato da base protética aos tecidos de suporte.
Pressão Atmosférica: a pressão atmosférica reduzida aumenta a retenção das próteses totais, sendo inversamente proporcional a área recoberta pela base da prótese.
Em relação à seleção dos dentes artificiais para prótese total, analise as afirmativas a seguir:
I- Linha dos caninos determina a largura dos incisivos centrais superiores.
II- Linha alta do sorriso determina o comprimento do incisivo central superior.
III- Linha mediana determina o formato dos dentes.
Está CORRETO o que se afirma em
I, apenas.
I e II, apenas.
II, apenas.
III, apenas.
I, II e III.