Questões de Concurso sobre Conceitos em pedagogia

 
 
Disciplina 1
Assunto 1
Banca
Instituição
Cargo
Ano
Carreira
Área de formação
Escolaridade
Dificuldade
 
Comentários:
Professores
Alunos
Meus Comentários
Vídeo
 
Minhas questões:
Resolvidas
Não resolvidas
Certas
Erradas
 
Tipo de questão:
Certo e errado
Múltipla escolha
Incluir questões:
Anuladas
Desatualizadas
 
Questões:
Todas as questões
 
Filtro simplificado
 
Questões
Todas as questões
 
2.264 questões encontradas
Questões por página
20
Mais recentes
 

Em seu livro “Filosofia da Educação/1994), Luckesi defende a ideia de que a Pedagogia se delineia a partir de uma posição filosófica definida”. O autor apresenta três tendências filosóficas responsáveis por interpretar a função da educação na sociedade:


A

A Educação Redentora (otimista), a Educação Reprodutora (pessimista) e a Educação Transformadora da sociedade (crítica em relação às duas anteriores).


B

A Educação Redentora (pessimista), a Educação Reprodutora (otimista) e a Educação Transformadora da sociedade (crítica em relação às duas anteriores).


C

A Educação Transformadora da sociedade (pessimista), a Educação Reprodutora (otimista) e a Educação Redentora (crítica em relação às duas anteriores).


D

A Educação Redentora (pessimista), a Educação Transformadora da sociedade (otimista) e a Educação Reprodutora (crítica em relação às duas anteriores).

Os programas pré-escolares oferecem serviços educacionais e de cuidados às crianças pequenas. Eles permitem o desenvolvimento de diversas habilidades de preparação para o ingresso na escola, como habilidades sociais, habilidades linguísticas, funções executivas, autorregulação emocional, autorregulação no aprendizado.


A capacidade de manter e manipular as informações mentais, de planejar e regular seu próprio comportamento, de resolver problemas e de demonstrar criatividade, refere-se à (às):


A

Habilidades sociais.


B

Funções executivas.


C

Autorregulação emocional.


D

Autorregulação no aprendizado.

Para serem de fácil acesso, a documentação referente a consulta regular devem ser guardados em um arquivo de pastas suspensas, identificadas e organizadas com divisórias e plásticos. Assinale a opção que NÃO é exemplo desse tipo de arquivamento em pasta suspensa.


A

Ofícios recebidos e enviados.


B

Quadro de horas extras e Quadro de entrega de documentos.


C

Atas de reuniões mensais e Resultados.


D

Lei Orgânica do Município e Decretos e resoluções da Secretaria de Educação.


E

Patrimônio (inventário patrimonial) e Planta da construção do imóvel.

Para funcionar, as escolas devem ter seus cursos Autorizados, ou Credenciados. Sem a regularização, o trabalho escolar fica sem legalidade e os documentos escolares sem valor. Sobre esse tema, numere a Coluna B pela Coluna A.


Coluna A

I. Autorização de Funcionamento.

II. Reconhecimento.

III. Renovação da Autorização.


Coluna B

( ) “É o ato oficial que atesta a legitimidade e as condições plenas para se desenvolver atividades educacionais no estabelecimento de ensino. É concedido pelo Conselho Estadual de Educação – CEE, por um prazo de 5 anos. Deve ser solicitado em processo próprio, obedecendo ao roteiro, para encaminhamento ao Núcleo Regional de Educação, à Secretaria de Estado da Educação e Conselho Estadual de Educação”.

( ) “Alguns níveis e modalidades de ensino exigem esse documento para funcionamento. No Ensino Fundamental de 1ª a 4ª série: é exigido que se faça esse documento de 4 em 4 anos para o seu funcionamento, quando o Ensino Fundamental for a única oferta. Educação Infantil: é exigido que se faça esse documento de 3 em 3 anos para o seu funcionamento. Educação Especial, estadual e particular: o documento para o funcionamento deve ser renovado de 2 em 2 anos. Educação Especial municipal: o documento para o funcionamento é concedido por tempo indeterminado”.

( ) “É o ato oficial mediante o qual o Poder Público Estadual permite que as atividades educacionais possam se desenvolver em estabelecimento de ensino integrado ao Sistema Estadual de Ensino. É concedida por prazo determinado. A resolução deve ser afixada em local de fácil acesso para conhecimento do público”.


Assinale a alternativa que indica a sequência CORRETA.


A

III – II – I.


B

II – I – III.


C

II – III – I.


D

I – II – III.


E

III – I – II.

Numa pedagogia contemporânea centrada nas aprendizagens significativas, é essencial pensar a avaliação do processo ensino-aprendizagem como instrumento que possibilite a emancipação dos sujeitos. Dessa forma, a avaliação é espaço de mediação, aproximação e diálogo entre as formas de ensino do professor e os percursos de aprendizagens dos alunos.


Disponível em:

http://www.construirnoticias.com.br/avaliacao-

formativa-reguladora-

intencionalidadecaracteristicas-e-

principios%C2%B9/. Acesso em: 28/03/2021.


Nessa linha de pensamento, a avaliação da aprendizagem, ancorada numa perspectiva formativa reguladora, apresenta as seguintes intencionalidades, características e princípios:


I. O Mecanismo integrativo e orientador do trabalho docente e das aprendizagens.

II. O gerar constantemente de informações para tomadas de decisões que intencionem o aperfeiçoamento do trabalho pedagógico e conscientizem os alunos de suas produções.

III. Vai além da tradição de uma prática avaliativa punitiva e excludente que tanto está presente nas salas de aula e que tanto se faz imperativo superar.

IV. Reforça a natureza tradicional da classificação dos alunos de forma sistemática na condução da reprovação.

V. Favorece um pensar reflexivo e fundamentado não somente sobre o que se aprende, mas, principalmente, sobre como se está aprendendo.


Está correto o que é afirmado em:


A

I, III e IV apenas.


B

I, II e V apenas.


C

I, II, III e V apenas.


D

II, III e IV apenas.


E

II, IV e V apenas.

 
Ir para a página:
OK
 
Gerar simulado