

Seu próximo nível começa aqui
Com a Assinatura Ilimitada, você tem tudo que precisa para sua aprovação.
Com a Assinatura Ilimitada, você combina prática, teoria e método em uma única assinatura com tudo que você precisa para sua aprovação.
A avaliação é parte integrante do processo ensino-aprendizagem e ganhou, na atualidade, espaço muito amplo nos processos de ensino. Requer preparo técnico e grande capacidade de observação dos profissionais envolvidos. Na avaliação da aprendizagem, o professor não deve permitir que os resultados das provas periódicas, geralmente de caráter classificatório, sejam supervalorizados em detrimento de suas observações diárias, de caráter diagnóstico e formativo. Neste contexto, a avaliação é vista como:
I. Uma ferramenta fundamental aos professores para atingirem metas relacionadas ao avanço dos estudantes, através de formas diferenciadas de avaliação, no ato de proporcionar-lhes a qualificação da aprendizagem de seus alunos com vistas ao oferecimento de alternativas para um progresso satisfatório.
II. Instrumento que preconiza a autonomia colaborativa por parte dos participantes nesse processo (professor/aluno), de uma forma que o aluno seja instigado a formar, por si só, seu senso crítico e não ser mais um “depósito” de informações.
III. Momento que se fortifica no processo da construção da aprendizagem em que o educador mostra os caminhos para que se chegue a ela, mas que o aluno é o próprio protagonista desse saber.
IV. Processo que respeita os vários saberes, considerando que cada um tem a sua maneira própria de aprimorá-lo, e é nessa hora, que o professor, enquanto mediador, adentra no processo conduzindo cada um de acordo com suas limitações e potencialidade.
Está correto o que se afirma em
I, II, III e IV.
I e IV, apenas.
II e III, apenas.
II e IV, apenas.
Ao longo da história da constituição do processo de ensino e aprendizagem temos a materialização de diferentes tendências pedagógicas na educação brasileira. Cada tendência apresenta uma concepção de ensino aprendizagem. Assinale a alternativa que indica a tendência pedagógica que apresenta ênfase na organização racional dos meios, visando à formação em massa de mão de obra com o máximo de eficiência e eficácia:
Escola nova.
Sócio interacionismo.
Construtivismo.
Pedagogia por projetos.
Tecnicismo.
Entre os fatores que influenciam no processo de aprendizagem destacam-se aspectos, dentre outros, EXCETO:
Ambientais e Econômicos.
Familiares e Faixa etária.
Psicológicos e Emocionais.
Sociais e Afetivos.
Assinale a alternativa que apresenta uma das grandes contribuições da brincadeira no ensino infantil e também para o processo de aprender da criança.
Aprender a se relacionar com o outro e com as regras, entender que sempre há um ganhador e um vencedor.
Participar das interações sociais de modo a entender que regras são importantes para nossa sociedade e não obediência à elas pode resultar em punições.
Aprender a não desistir, tentar novamente, perseverar, se esforçar, possibilidades de aprendizado cultural.
Mostrar a criança como ter controle emocional e respeitar a vez do outro, ainda que sejam imaturos para isso, é importante ensiná-los desde cedo que é necessário respeitar o próximo.
Praticar o exercício da paciência e da perseverança, de modo a levar as crianças a entender que brincadeiras nem sempre são prazerosas e atividades de passatempo.
Uma teoria da aprendizagem é uma tentativa de descrever o que acontece quando se aprende e como se aprende. Em psicologia e em educação são os diversos modelos ou padrões que visam explicar o processo de aprendizagem pelos indivíduos. Partindo do pressuposto de que os eventos que ocorrem após o nascimento não são essenciais ou importantes para o desenvolvimento. As qualidades e as capacidades básicas de cada ser humano, sua personalidade, seus valores, hábitos e crenças, sua forma de pensar, suas reações emocionais e mesmo sua conduta social já se encontrariam basicamente prontas e em sua forma final por ocasião do nascimento, sofrendo pouca diferenciação qualitativa e quase nenhuma transformação ao longo da existência. O papel da educação e do ensino é tentar interferir o mínimo possível no processo do desenvolvimento espontâneo da pessoa. Podemos inferir que se trata de:
Inatismo.
Humanismo.
Behaviorismo.
Interacionismo.