

Seu próximo nível começa aqui
Com a Assinatura Ilimitada, você tem tudo que precisa para sua aprovação.
Com a Assinatura Ilimitada, você combina prática, teoria e método em uma única assinatura com tudo que você precisa para sua aprovação.
Considerando a Resolução CNE/CEB nº 4/2010 — Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais para a Educação Básica, sobre a inclusão da língua estrangeira na educação básica, analisar os itens.
I. A Lei de Diretrizes e Bases inclui o estudo de, pelo menos, uma língua estrangeira moderna na parte diversificada.
II. Cabe ao prefeito do Município a escolha da língua, dentro das possibilidades da escola.
III. Deve ser considerado o atendimento das características locais, regionais, nacionais e transnacionais, tendo em vista as demandas do mundo do trabalho e da internacionalização de toda ordem de relações.
Está CORRETO o que se afirma:
Apenas nos itens I e II.
Apenas nos itens I e III.
Apenas nos itens II e III.
Em nenhum dos itens.
Em todos os itens.
Segundo o Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil (RCNEI), as propostas pedagógicas devem ser orientadas por princípios que promovam
momentos de cuidado e de ensino, tratando-os como esferas distintas para melhor controle das metas pedagógicas.
organização curricular progressiva, priorizando habilidades formais de leitura, escrita e conceitos matemáticos.
padronização de rotinas pedagógicas comuns para todas as crianças, independentemente do contexto.
adaptação de conteúdo garantindo alinhamento e continuidade curricular para o ensino fundamental.
integração de atividades que unem brincadeira e convivência articulando experiências culturais.
Avalie as proposições abaixo e a relação proposta entre elas.
I. As Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Básica compreendem o currículo como uma construção social e histórica que expressa valores, escolhas e disputas de sentido, cabendo à escola transformá-lo em prática formativa articulada às necessidades reais dos estudantes e da comunidade.
PORQUE
II. As Diretrizes orientam que o currículo se baseie em referenciais nacionais comuns, assegurando comparabilidade entre escolas e equilíbrio entre contextos locais. A respeito dessas proposições, assinale a opção CORRETA.
I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.
I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.
I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
De acordo com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), em determinado período do desenvolvimento escolar, os alunos tornam-se capazes de estabelecer relações mais profundas entre ciência, natureza, tecnologia e sociedade, utilizando o conhecimento científico e tecnológico para compreender fenômenos, conhecer o mundo, o ambiente e a dinâmica da natureza. Em qual período isso ocorre, segundo a BNCC? Assinale a alternativa CORRETA.
Somente na conclusão do Ensino Médio.
Entre a Educação Infantil e o Ensino Fundamental.
Na passagem das Séries Iniciais para as Finais.
À medida que se aproxima a conclusão do Ensino Fundamental.
A educação básica tem por finalidade desenvolver o educando, assegurar-lhe a formação comum indispensável para o exercício da cidadania e fornecer-lhe meios para progredir no trabalho e em estudos posteriores. Nesse contexto, sobre os objetivos precípuos da educação básica, analise as assertivas a seguir e assinale a alternativa que aponta as corretas.
I. Alfabetização plena.
II. Formação de leitores.
III. Cumprimento do currículo.
IV. Elaboração do Projeto Político-Pedagógico.
I e II, apenas.
I e III, apenas.
II, III e IV, apenas.
II e IV, apenas.
I, II, III e IV.
De acordo com as Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais para a Educação Básica, a organização do currículo escolar deve:
Concentrar-se principalmente nas disciplinas obrigatórias, mas podendo, de forma limitada, incorporar algumas atividades extracurriculares para atender a interesses específicos dos estudantes.
Dar prioridade aos conteúdos formais previstos na legislação, incluindo eventualmente práticas educativas não formais, desde que estas não comprometam o tempo das disciplinas obrigatórias.
Integrar tempos e espaços diversificados, abrangendo componentes curriculares obrigatórios e flexíveis, considerando os interesses, necessidades e características dos estudantes.
Delegar a definição do percurso formativo principalmente ao corpo docente, com eventual consulta à comunidade escolar para ajustes pontuais.
Organizar o currículo a partir de abordagens disciplinares tradicionais, permitindo algumas iniciativas de integração, desde que mantida a hierarquia do conhecimento.
As Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais para a Educação Básica afirmam que a educação escolar deve promover a formação humana integral, articulando trabalho, ciência, tecnologia e cultura como dimensões indissociáveis do processo educativo. No contexto da prática pedagógica, esse princípio implica que:
A escola deve articular os conhecimentos científicos e culturais às experiências sociais dos estudantes, promovendo aprendizagens significativas que considerem a realidade local e o desenvolvimento de competências para a vida em sociedade.
A educação deve priorizar o desenvolvimento técnico e instrumental dos estudantes, garantindo que adquiram habilidades operacionais compatíveis com as demandas do mercado de trabalho contemporâneo.
A prática pedagógica deve valorizar conteúdos universais e neutros, evitando a inserção de saberes locais ou populares, de modo a assegurar a homogeneidade dos conhecimentos entre as diferentes regiões do país.
A escola deve selecionar os conteúdos de ensino com base em critérios de produtividade e eficiência, privilegiando as disciplinas com maior aplicabilidade imediata e mensurável nos processos avaliativos.
O currículo deve concentrar-se em transmitir conteúdos estruturados de forma hierárquica, assegurando que o estudante alcance níveis progressivos de domínio técnico e cognitivo, independentemente de sua inserção social e cultural.
Observe o gráfico a seguir, que apresenta dados fictícios sobre a distribuição de matrículas na Educação Básica em 2022:

Com base na LDB nº 9.394/1996 e nas Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais (Res. CNE/CEB nº 4/2010), é CORRETO afirmar que a (o):
concentração no Fundamental revela que essa etapa deve ser entendida como eixo central do sistema, cabendo às demais etapas função subsidiária de acesso ou preparação.
distribuição indica a obrigatoriedade do Fundamental, mas reafirma que todas as etapas da Educação Básica constituem direito público subjetivo e devem garantir formação integral articulada.
equilíbrio entre Educação Infantil e Ensino Médio sugere que ambas têm objetivos equivalentes, centrados no domínio de conteúdos disciplinares básicos para progressão.
prioridade do Estado no Ensino Fundamental, de modo que políticas públicas podem considerar menor investimento nas demais etapas.
De acordo com o artigo 13 da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei nº 9.394/1996), os docentes possuem atribuições que articulam planejamento, acompanhamento da aprendizagem e integração escolar. Qual das alternativas abaixo expressa corretamente uma dessas incumbências?
Participar da elaboração da proposta pedagógica do estabelecimento de ensino.
Limitar-se ao cumprimento de conteúdos, sem considerar a aprendizagem efetiva dos alunos.
Exercer funções administrativas exclusivas da direção escolar, sem relação com a prática docente.
Delegar a elaboração do plano de trabalho a órgãos externos, sem vinculação com a proposta pedagógica.
De acordo com as Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais para a Educação Básica, os sistemas de ensino e as escolas adotarão como norteadores das políticas educativas e das ações pedagógicas alguns princípios. Sobre o tema, analise as assertivas abaixo:
I. Entre os princípios éticos, está a solidariedade e a liberdade. Com isso, prevê-se respeito à dignidade da pessoa humana e o compromisso com o bem de todos, o que contribui no combate e na eliminação de discriminações e preconceitos.
II. Entre os princípios econômicos, está preservar os recursos financeiros a fim de favorecer o acesso à educação básica, aos bens econômicos e a outros benefícios, especialmente pelas parcelas mais necessitadas da população.
III. Entre os princípios estéticos, pode-se citar a sensibilidade e a racionalidade. Estes visam enriquecer as formas de expressão e a criatividade, além de valorizar diversas manifestações culturais, especialmente as brasileiras, contribuindo para a formação de identidades plurais.
Quais estão corretas?
Apenas I.
Apenas II.
Apenas I e III.
Apenas II e III.
I, II e III.
Ao integrarem as dimensões do educar e do cuidar, as Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais para a Educação Básica estabelecem como figura central da Educação Básica o(a):
Didática.
Metodologia.
Avaliação.
Estudante.
Ensino.
Leia a situação hipotética abaixo.
Em uma rede municipal de ensino, professores de Arte debatem a implementação do currículo alinhado à BNCC. Enquanto alguns defendem centrar-se na experimentação prática dos alunos, outros sugerem dar maior peso à apreciação de obra de arte. Diante desse cenário, e considerando as abordagens contemporâneas do ensino de Arte previstas na BNCC, a prática docente CORRETA é:
concentrar o currículo na produção prática, pois a vivência direta com materiais artísticos estimula o desenvolvimento sensível, tratando a análise crítica e histórica como secundárias no processo formativo.
estruturar percursos centrados na apreciação de obras, de modo que o contato sistemático com repertórios artísticos forme um arcabouço cultural sólido, minimizando a criação discente.
priorizar a contextualização histórico-teórica, entendendo que o domínio de estilos e movimentos fornece subsídios suficientes para que o estudante interprete a Arte na contemporaneidade.
desenvolver metodologias que combinem produção, apreciação e contextualização em arranjos dinâmicos, nos quais cada dimensão pode assumir maior peso conforme o contexto pedagógico e os objetivos formativos.
Conforme a Lei nº 9.394/1996, que estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional, é correto afirmar que:
A organização curricular do ensino médio deve priorizar a preparação para o mercado de trabalho, sendo dispensada a articulação entre os diferentes saberes ou áreas do conhecimento quando os estabelecimentos que ofertem ensino médio estruturarem suas propostas pedagógicas considerando a conexão dos processos de ensino e aprendizagem com a vida comunitária e social.
A educação profissional técnica de nível médio pode ser ofertada de maneira autônoma, desvinculada do ensino médio, desde que a instituição ofertante comprove excelência acadêmica por meio de avaliação externa e adote itinerários de formação alinhados às demandas do setor produtivo.
A educação escolar deve ocorrer prioritariamente em instituições públicas, não sendo admitida a coexistência com instituições privadas, uma vez que o direito à educação básica gratuita obriga o Estado a assumir a oferta educacional.
A articulação entre a educação profissional técnica de nível médio e a aprendizagem profissional autoriza, mediante regulamentação, o aproveitamento das atividades pedagógicas como parte do contrato de aprendizagem, assim como das horas de aprendizagem para integralização da carga horária do ensino médio técnico.
A oferta de educação básica para pessoas com deficiência deve ocorrer preferencialmente em escolas especializadas, tendo em vista a necessidade de estrutura física e de recursos humanos adequados ao atendimento específico.
A Diretriz Curricular de Tecnologia e Inovação (São Paulo, 2019) avalia ser importante refletir sobre riscos e oportunidades para crianças e jovens diante da produção e do compartilhamento de conteúdos na internet. Para qualificar crítica e eticamente esses usos, assegurando a direção de uma participação social mais efetiva e promovendo experiências com práticas colaborativas e vivências significativas, cabe à educação
proibir o acesso a ambientes virtuais, valorizando a convivência presencial.
estabelecer diálogos com as práticas culturais dos adolescentes e jovens.
limitar o uso das tecnologias a situações didáticas controladas pelo professor.
controlar o uso das redes sociais dos alunos, aplicando sanções para comportamentos inadequados.
focar no ensino técnico da programação e evitar polêmicas no cotidiano escolar.
José é estudante do ensino médio no colégio Alfa e tem interesse em se inscrever em um curso técnico de nível médio que será fornecido por uma instituição de ensino diversa daquela que ele frequenta. Sobre essa situação e considerando o que dispõe a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) e suas alterações, assinale a alternativa correta.
José poderá se inscrever no curso técnico em outra instituição desde que os horários sejam compatíveis, efetuando matrículas distintas para cada curso e aproveitando as oportunidades educacionais disponíveis.
José não poderá se inscrever no referido curso técnico, pois a LDB estabelece que o ensino médio e a educação profissional devem ser cursados na mesma instituição de ensino.
José poderá cursar o ensino técnico em instituição distinta daquela em que está matriculado no ensino médio se obtiver autorização do Conselho Nacional de Educação (CNE) e os horários forem compatíveis.
José poderá cursar o ensino médio e o curso técnico em instituições diferentes se houver um convênio formal entre elas, desde que os horários sejam compatíveis, caso contrário, a matrícula não será permitida.
José poderá se inscrever no curso técnico se concluir o ensino médio primeiro, pois a LDB não permite a realização simultânea dessas formações em instituições diferentes antes do término do ensino médio.
Em 2022, foi publicado o documento Computação: complemento à BNCC.
Levando esse documento em consideração, assinale a alternativa correta.
Abrange do 3º ano do Ensino Fundamental (posterior, portanto, à alfabetização) até o fim do Ensino Médio.
Organiza-se a partir de premissas na Educação Infantil e de competências nos Ensinos Fundamental e Médio.
Concentra-se em aspectos técnicos e instrumentais no Ensino Fundamental e em aspectos culturais e sociais no Ensino Médio.
Tem por princípio o trabalho com softwares localmente instalados, uma vez que o acesso à internet é falho em grande parte das escolas públicas.
Entende a Inteligência Artificial como ameaça relevante à aprendizagem das crianças, sugerindo a restrição de seu uso em situações não monitoradas.
Para letramento literário, a BNCC indica a mediação do professor. Isso inclui:
Questionários pessoais.
Leitura expressiva.
Análise gramatical minuciosa.
Textos simplificados, como charges.
Padrões injuntivos, como receitas.
Dentre as diretrizes que fundamentam e orientam as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Básica (DCN/EB), apresentadas como referência para a organização do trabalho pedagógico das instituições escolares do país, analise as afirmações abaixo e assinale a alternativa INCORRETA.
Estimular a reflexão crítica e propositiva que deve subsidiar a formulação, execução e avaliação do projeto político pedagógico das escolas de Educação Básica.
Sistematizar os princípios e diretrizes gerais da Educação Básica presentes na Constituição Federal, na Le de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) e em outros dispositivos legais, convertendo-os em orientações que assegurem a formação básica comum nacional, centrada nos sujeitos que constroem o currículo e vivenciam a escola.
Instituir parâmetros curriculares uniformizados e de cumprimento obrigatório para todas as etapas e modalidades da Educação Básica, definindo conteúdos e metodologias padronizadas de modo a garantir homogeneidade nacional.
Orientar os cursos de formação inicial e continuada dos profissionais da Educação Básica, docentes, técnicos e demais funcionários, bem como os sistemas educativos dos diferentes entes federados e as escolas que os compõem, independentemente da rede à qual pertencem.
À luz das Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Básica, das normativas do CNE/CEB e dos marcos legais das políticas públicas educacionais, analise as proposições a seguir:
I.As Diretrizes Curriculares Nacionais orientam a Educação Básica pela articulação entre os direitos de aprendizagem e o desenvolvimento de competências cognitivas e socioemocionais, devendo ser respeitada a diversidade dos sistemas de ensino, desde que garantida a fidelidade aos conteúdos mínimos definidos na Base Nacional Comum Curricular.
II.As resoluções do CNE/CEB têm por função regulamentar aspectos estruturais e metodológicos dos sistemas de ensino, com vistas à uniformização dos referenciais curriculares, assegurando, por meio disso, a equidade nos processos formativos.
III.O Plano Nacional de Educação 2014−2024 contempla metas quantitativas e qualitativas que devem ser materializadas nos projetos pedagógicos das instituições escolares, exigindo, para sua eficácia, articulação federativa e comprometimento com os princípios da gestão democrática e da qualidade social da educação.
É correto o que se afirma em:
III, apenas.
II e III, apenas.
I, II e III.
I e II, apenas.
I e III, apenas.
Com base nas Competências Específicas de Ensino Religioso, apresentadas na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e no Currículo da Educação Básica do Sistema Municipal de Ensino de Blumenau, analise as afirmativas a seguir:
I.A valorização e o respeito às manifestações religiosas devem se restringir a um contexto histórico, sem considerar a sua relevância em tempos e espaços contemporâneos.
II.O Ensino Religioso deve promover o reconhecimento e o cuidado de si, do outro e do meio ambiente, mas não tem competência para abordar as relações entre as religiões, a política e a economia.
III.É competência do Ensino Religioso o debate e o posicionamento crítico contra a intolerância religiosa, visando assegurar os direitos humanos e a cidadania.
IV.O conhecimento dos aspectos estruturantes das tradições religiosas deve ser abordado exclusivamente a partir de pressupostos teológicos, excluindo as dimensões científicas e filosóficas.
É correto o que se afirma em:
III, apenas.
II e IV, apenas.
I e III, apenas.
I, II, III e IV.
I, II e IV, apenas.