Questões de Concurso sobre Escola como instituição social

 
 
Disciplina 1
Assunto 1
Banca
Instituição
Cargo
Ano
Carreira
Área de formação
Escolaridade
Dificuldade
 
Comentários:
Professores
Alunos
Meus Comentários
Vídeo
 
Minhas questões:
Resolvidas
Não resolvidas
Certas
Erradas
 
Tipo de questão:
Certo e errado
Múltipla escolha
Incluir questões:
Anuladas
Desatualizadas
 
Questões:
Todas as questões
 
Filtro simplificado
 
Questões
Todas as questões
 
315 questões encontradas
Questões por página
20
Mais recentes
 

Leia as informações a seguir e marque a única alternativa correta:


Socializar o saber sistematizado; fazer com que o saber seja criticamente apropriado pelos alunos; aliar o saber científico ao saber prévio dos alunos é função


A

da família.


B

da religião de cada um.


C

dos movimentos sociais.


D

da escola.

A Educação possui diferentes concepções e abordagens, mas é inevitável dizer que uma das definições pontuais encontramos em Libâneo (2002, p. 26), a qual define a educação como “[...] fenômeno plurifacetado, ocorrendo em muitos lugares, institucionalizado ou não, sob várias modalidades”. Nesse sentido, podemos afirmar CORRETAMENTE que:


A

Educação de verdade ocorre somente em ambiente escolar, pois é lá que se educa para a vida.


B

A educação escolar não pode ser considerada Educação formal.


C

Educação é ato que valoriza aspectos da escolaridade, apenas isso.


D

A Educação, vista em aspectos de totalidade ocorre de múltiplas formas, em variados grupos dos quais se faz parte e, dessa maneira, ao socializar-se com diferentes pessoas e em diferentes espaços, aprende-se sempre e se propicia aprendizagem aos sujeitos com quem se convive, em vários momentos e em diferentes contextos.


E

Ao profissional da Educação, deve manter a compreensão de que Educação somente ocorre em ambientes escolares, fora disso, não há aprendizagem que se relacione às práticas sociais.

A escola é uma instituição que desempenha múltiplas funções na sociedade. Quanto à função e papel da escola, julgue as seguintes afirmações como verdadeiras (V) ou falsas (F):


(__)A escola contemporânea deve garantir a inclusão, o que significa não apenas acolher estudantes com necessidades especiais, mas também respeitar e valorizar todas as adversidades.

(__)A escola deve ser um espaço aberto, onde a comunidade se sinta parte integrante e possa contribuir e se beneficiar.


Após análise, assinale a alternativa cuja ordem de julgamento de cima para baixo esteja correta:


A

V − F.


B

F − V.


C

V − V.


D

F − F.

Usou ideias teóricas e métodos objetivos e científicos para desenvolver os fundamentos da sociologia da educação. Este autor viu o ensino como uma tentativa das gerações adultas de influenciar aqueles que ainda não têm experiência em se desenvolver no mundo social. Portanto, a educação, longe de ser uma simples transmissão neutra de conhecimento, é um meio de perpetuar a própria existência da sociedade.


Trata-se de


A

Karl Marx.


B

Émile Durkheim.


C

Pierre Bourdieu.


D

Basil Bernstein.

Em 1932 era lançado no Brasil o Manifesto dos Pioneiros da Educação Nova, porém seria apenas a partir da década de 60 que a influência escolanovista ganharia destaque, com ginásios vocacionais, escolas ativas e experimentais, entre outros. Do Contrato Social, dentre outras obras, colocam o escritor suíço Jean-Jacques Rousseau como grande influência desse movimento. Quais das alternativas abaixo indica um pensamento predominante na Escola Nova?


A

A educação é a ação exercida pelas gerações adultas sobre as gerações que não se encontram ainda preparadas para a vida social; tem por objeto suscitar e desenvolver, na criança, certo número de estados físicos, intelectuais e morais.


B

É enfatizado a aprendizagem através da experiência prática e da interação direta com o ambiente, através de uma educação menos intelectualizada e mais focada na experiência direta.


C

Ele divide as manifestações pedagógicas surgidas desde a antiguidade até nossos dias em duas grandes correntes: as pedagogias da essência e as pedagogias da existência.


D

A educação deve ser a imagem e reflexo da sociedade e a pedagogia seria uma teoria da prática social.


E

Espera-se que a escola exerça uma transformação na personalidade do aluno, com base na participação grupal, que se dará nos trabalhos de menor importância em uma crescente.

Acerca do papel social da educação, a tendência progressista defende a ideia de que a escola deve preparar o estudante para atuar criticamente e transformar a realidade. Nesse contexto, a Pedagogia Crítico-Social dos Conteúdos:


A

Fundamenta-se na ideia de que a difusão dos conteúdos é primordial, visando preparar os estudantes para uma participação ativa na sociedade, sendo esses conteúdos concretos e indissociáveis da realidade social.


B

Propõe a transformação social através da formação da consciência crítica e a libertação dos sujeitos.


C

Pauta-se numa relação dialógica em que sujeitos do ato de conhecer se encontram mediatizados pelo objeto a ser conhecido.


D

Valoriza a autogestão e na liberdade, onde os conteúdos estão sempre a disposição para que o estudante possa escolher o que aprender.


E

Orienta-se por questões sociais, tendo como proposta o uso de temas geradores para condução das discussões em sala de aula.

Para analisar a dinâmica escolar, é possível atentar para diferentes aspectos, como a questão social. Nesse sentido, segundo Luckesi (2005), “se a ação pedagógica não se processar a partir de conceitos e valores explícitos e conscientes, ela se processará, queiramos ou não, baseada em conceitos e valores que a sociedade propõe a partir de sua postura atual”. Quando a escola adota conceitos e valores propostos pela sociedade, ela assume que tipo de senso?


A

Senso crítico


B

Senso comum


C

Senso filosófico


D

Senso imposto


E

Senso compartilhado

"As relações interpessoais na escola são um elemento importante na constituição do desenvolvimento local. Elas são reveladoras da dinâmica territorial com respeito às situações de desagregação decorrentes da busca de afirmação de interesses de grupos, mas também denotam os bons feitos das pretensões de fazer conviver com harmonia as diversidades culturais e a construção das identidades."


Por: Samira Fakhouri Baia e Lucília Regina de Souza Machado


Com base no trecho apresentado, qual das seguintes afirmações é verdadeira sobre as relações interpessoais na escola?


A

As relações interpessoais não têm relevância no ambiente escolar, sendo aspectos secundários em relação ao currículo e ao ensino.


B

As relações interpessoais na escola podem influenciar positiva ou negativamente, tanto em situações de convivência, quanto no processo de aprendizagem enquanto fruto dessas relações.


C

As relações interpessoais não têm impacto no desenvolvimento local, sendo apenas questões de convivência interna da escola.


D

As relações interpessoais revelam apenas a dinâmica territorial negativa, resultante da competição por interesses grupais.


E

A harmonia entre as diversidades culturais e a construção de identidades é resultado exclusivo das relações interpessoais na escola.

Sobre a interação escola e família é correto afirmar que:


A

a participação da família no ambiente escolar é irrelevante para a efetivação do processo de educação, sua presença não subsidia na formação, na transformação e no estudo.


B

a parceria entre a família e a escola é de suma importância para o sucesso no desenvolvimento intelectual, moral e na formação do indivíduo na faixa etária escolar.


C

na relação família e escola, não é esperada a realização de condutas voltadas ao bem-estar do outro e de sua efetiva proteção.


D

trazer a família para o ambiente escolar transforma a escola em um ambiente interativo para desenvolvimento de uma parceria ineficaz entre escola, aluno e família.

Em uma mesma escola, há famílias relutantes em se envolverem com a educação de seus filhos, assim como existem profissionais fechados para acolherem a educação na perspectiva inclusiva. O esgotamento do cotidiano e a falta de consciência sobre o que representa a educação dos filhos são as principais causas para que familiares e profissionais da educação deixem de se responsabilizar pela educação acolhedora dos aprendizes. Sem amor e respeito por esse ser humano, é impossível que alguém chame para si a responsabilidade de educar com afeto e com responsabilidade social. Muitas famílias amam seus filhos e pagam as melhores escolas para eles, mas não se envolvem com consciência em sua preparação para a vida. Falta essa participação autêntica, que move mães e pais a dedicarem tempo à educação cidadã dos filhos. (...)


(Por: Silvia Ester Orrú) − (https://diversa.org.br/artigos/participacaodas-familias-na-elaboracao-de-propostas-escolares)


Considerando o conteúdo enunciado, marque a alternativa com a frase que expressa a ideia: "A quem cabe a obrigação de educar os filhos/alunos".


A

"O Estado deve assumir a educação dos estudantes"


B

"A educação é responsabilidade da família e do Estado".


C

"Família e Estado precisam conceber a arte de educar seus pequenos".


D

"Só se consegue educar os filhos com o apoio dos professores".


E

"A família deve delegar a educação dos filhos para o Estado".

No trecho “Vocês tratam a educação como um negócio onde a ganância, a exploração e a indiferença são os sócios”, é possível estabelecer um paralelo com a concepção de educação bancária, termo cunhado por Demerval Saviani para criticar uma formação que preconiza o acúmulo passivo de conhecimento tal qual o consumo de uma mercadoria qualquer.


C

Certo


E

Errado

Um dos objetivos da escola é propiciar condições ao ser humano para que possa se inserir na sociedade da melhor forma possível. Nesse sentido, percebe-se que indisciplina e disciplina são dois fatores que precisam ser entendidos por todos que convivem no cotidiano da escola. Nesse sentido, analise as assertivas abaixo:


I. Disciplina é sinônimo do poder do professor sobre seus alunos e serve como instrumento para o sucesso da aprendizagem do aluno e do trabalho pedagógico do professor.

II. Se a disciplina só existe pelo medo que o aluno tem de ser castigado ou por uma postura autoritária do professor para estabelecê-la, torna-se negativa, pois o aluno se mantém dependente e não cresce para conquistar sua autonomia.

III. Toda organização social tem uma série de normas e regras que permitem aos indivíduos viver juntos. Estas não são inatas, pois devem ser adquiridas em casa, na escola e na sociedade como um todo.


Quais estão corretas?


A

Apenas I.


B

Apenas II.


C

Apenas I e III.


D

Apenas II e III.


E

I, II e III.

Julgue os itens a seguir acerca da função social da escola:


I. A educação é regida pelo princípio da universalidade, devendo contemplar todas as pessoas no território brasileiro, abrangendo os processos formativos que se desenvolvem na vida familiar, na convivência humana, no trabalho, nas instituições de ensmmo e pesquisa, nos movimentos sociais e organizações da sociedade civil e nas manifestações culturais.

II. Como prática social, a educação deve ocorrer em espaços e tempos pedagógicos iguais, a fim de garantir o princípio da isonomia.

III. A educação é direito inalienável do cidadão, sendo dever do Estado e da família e promovida e incentivada com a colaboração da sociedade.


Está(ão) CORRETA(AS) a(s) seguinte(s) preposição(ões):


A

Apenas a I e II.


B

I, II e III.


C

Apenas a I e III.


D

Apenas a I.


E

Apenas a III.

De acordo com IMBERNÓN (2002), a instituição educativa e a profissão docente desenvolve-se em um contexto marcado por:


A

Uma análise da educação que a considera como patrimônio exclusivo dos docentes.


B

Uma evolução acelerada da sociedade em suas estruturas materiais, institucionais e formas de organização da convivência, modelos de família, de produção e de distribuição.


C

Contextos sociais que limitam a educação e refletem uma série de conflitos acadêmicos.


D

Mudanças apenas dos meios de comunicação, que são acompanhadas por transformações prejudiciais na vida institucional de muitas organizações.


E

Um atraso no conhecimento científico, na arte e na cultura.

Para Libâneo (2001), a organização escolar é uma unidade _________ em que pessoas trabalham juntas, interagem, para desenvolver melhor o ensino e a aprendizagem dos alunos.


Assinale a alternativa que preenche, corretamente, a lacuna do texto:


A

conceitual.


B

estrutural.


C

afetiva.


D

social.


E

cultural.

A pedagogia liberal sustenta a ideia de que a escola tem por função preparar os indivíduos para o desempenho de papeis sociais


A

partindo de uma análise crítica das realidades sociais.


B

solicitados pela sociedade de classes, de acordo com suas aptidões individuais.


C

na busca das diferenças de oportunidades e da desigualdade de condições sociais.


D

questionando a realidade das relações do homem com a natureza, para promover a transformação da realidade.

Em sua ampla atuação na formação de cada indivíduo, a escola assume papéis que vão além da oferta de conhecimentos científicos, atrelando às suas funções uma responsabilidade social sobre o desenvolvimento do aluno. Qual das alternativas a seguir explica de forma sucinta essa função social da escola?


A

É a missão de oferecer ao estudante os recursos que ele necessita para superar suas dificuldades, em todos os aspectos.


B

É quando a escola assume as responsabilidades que uma família não consegue exercer sobre a criança.


C

É quando a prática letiva deixa de lado o desenvolvimento de conhecimentos científicos e da intelectualidade para dar lugar a ações de cunho social.


D

É a criação de um vínculo da escola com a sociedade, possibilitando a troca de papéis entre esses dois segmentos.


E

É a prática que, intencionalmente, possibilita o desenvolvimento do pensamento crítico e da consciência social.

A parceria entre escola, família e sociedade é fundamental para o desenvolvimento dos indivíduos, seu preparo para o exercício da cidadania e qualificação para o trabalho. Segundo o artigo 205, da Constituição Federal, “a educação, direito de todos e dever do Estado e da família, será promovida e incentivada com a colaboração da sociedade. Sendo assim, a parceria entre escola e família é fundamental para desenvolver:


A

Habilidades e competências.


B

Apenas raciocínio lógico.


C

Desconstrução de saberes.


D

Desenvolvimento genérico.

Assinale a alternativa que completa corretamente a lacuna do trecho abaixo:


“__________ constitui uma situação social, onde ao mesmo tempo que há representações e explorações de outras situações sociais, há formas de relacionamento interpessoal da crianças ou, eventualmente, entre elas e um adulto na situação, formas essas que também se sujeitam a modelos, a regulações e onde também está presente a afetividade, desejos, satisfações, frustrações, alegria e dor”(ANDRADE, 1994, p. 24).


A

A contenda


B

A diversidade


C

A inteligência


D

O brincar


E

O conhecimento

Leia a assertiva abaixo e em seguida assinale a alternativa que complete as lacunas:


“A educação abrange os ___________formativos que se desenvolvem na vida ____________, na convivência humana, no trabalho, nas instituições de ensino e pesquisa, nos movimentos sociais e organizações da sociedade civil e nas manifestações_____________.”


A

encontros – escolar – sociais


B

processos – escolar – sociais


C

processos – familiar – culturais


D

encontros – familiar – políticas


E

processos – escolar – politicas

 
Ir para a página:
OK
 
Gerar simulado