Questões de Concurso sobre Legislação Educacional

 
 
Disciplina 1
Assunto 84
Banca
Instituição
Cargo
Ano
Carreira
Área de formação
Escolaridade
Dificuldade
 
Comentários:
Professores
Alunos
Meus Comentários
Vídeo
 
Minhas questões:
Resolvidas
Não resolvidas
Certas
Erradas
 
Tipo de questão:
Certo e errado
Múltipla escolha
Incluir questões:
Anuladas
Desatualizadas
 
Questões:
Todas as questões
 
Filtro simplificado
 
Questões
Todas as questões
 
2.364 questões encontradas
Questões por página
20
Mais recentes
 

Leia as afirmativas a seguir:


I. É direito dos pais ter ciência do processo pedagógico sem, no entanto, participar da definição das propostas educacionais.

II. É dever do profissional que atua na Educação Infantil manter limpo e em perfeita ordem o local de trabalho, seguindo os métodos mais adequados à sua organização e distribuição.


Marque a alternativa CORRETA:


A

As duas afirmativas são verdadeiras.


B

A afirmativa I é verdadeira, e a II é falsa.


C

A afirmativa II é verdadeira, e a I é falsa.


D

As duas afirmativas são falsas.

Segundo o Plano Nacional de Educação, a União, os Estados, o Distrito Federal e os Municípios atuarão em regime de colaboração, visando ao alcance das metas e à implementação das estratégias objeto desse Plano. Nesse sentido, assinale V, se verdadeiro, ou F, se falso, quanto a essas estratégias:


( ) Haverá regime de colaboração específico para a implementação de modalidades de educação escolar que necessitem considerar territórios étnico-educacionais e a utilização de estratégias que levem em conta as identidades e especificidades socioculturais e linguísticas de cada comunidade envolvida, assegurada a consulta prévia e informada a essa comunidade.


( ) Será criada uma instância permanente de negociação e cooperação entre a União, os Estados, o Distrito Federal e os Municípios.


( ) O fortalecimento do regime de colaboração entre os Municípios dar-se-á, inclusive, mediante a adoção de arranjos de desenvolvimento da educação.


A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:


A

F – V – F.


B

F – F – V.


C

V – V – V.


D

V – V – F.


E

F – F – F.

De acordo com a Resolução CNE/CEB no 5/2009, Art. 6o, as propostas pedagógicas de Educação Infantil devem respeitar alguns princípios, entre eles, os princípios estéticos


A

da sensibilidade, da criatividade, da ludicidade e da liberdade de expressão nas diferentes manifestações artísticas e culturais.


B

da autonomia, da responsabilidade, da solidariedade e do respeito ao bem comum, ao meio ambiente e às diferentes culturas.


C

da valorização das identidades e das singularidades, da aceitação das diversidades e das diferenças étnicas e de gênero.


D

dos direitos de cidadania, do exercício da criticidade e do respeito à ordem democrática, base de uma sociedade mais justa.


E

da caridade, da igualdade e da dignidade da pessoa humana, sem os quais não se pode alcançar a paz na sociedade.

Leia o trecho a seguir:


“Nele se reflete a política educacional de um povo, num determinado momento histórico do país. É o de maior abrangência porque interfere nos planejamentos feitos no nível nacional, estadual e municipal.”


MEC, 2006, p. 31.


O trecho se REFERE ao:


A

Plano de Curso.


B

Plano de Ensino.


C

Projeto Político Pedagógico.


D

Plano Nacional de Educação.

Leia as afirmativas a seguir:

I. O município deve baixar normas complementares para o seu sistema de ensino, quando necessário.

II. A educação escolar deve estar vinculada ao mundo do trabalho.

Marque a alternativa CORRETA:


A
As duas afirmativas são verdadeiras.

B
A afirmativa I é verdadeira, e a II é falsa.

C
A afirmativa II é verdadeira, e a I é falsa.

D
As duas afirmativas são falsas.
 
Ir para a página:
OK
 
Gerar simulado