Questões de Concurso sobre Legislação Educacional - Página 285 | Gran Questões

Questões de Concurso sobre Legislação Educacional

 
 
Disciplina 1
Assunto 84
Banca
Instituição
Cargo
Ano
Carreira
Área de formação
Escolaridade
Dificuldade
 
Comentários:
Professores
Alunos
Meus Comentários
Vídeo
 
Minhas questões:
Resolvidas
Não resolvidas
Certas
Erradas
 
Tipo de questão:
Certo e errado
Múltipla escolha
Incluir questões:
Anuladas
Desatualizadas
 
Questões:
Todas as questões
 
Filtro simplificado
 
Questões
Todas as questões
 
2.366 questões encontradas
Questões por página
20
Mais recentes
 

Com foco no multiletramento crítico, o letramento racial deve se fazer presente no currículo porque atende à demanda dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) em relação à:


A

pluralidade cultural, que reforça uma posição crítica e antirracista, com uma visão inclusiva quanto às representações étnicas e raciais.


B

homogeneização cultural, que reitera a necessidade de evitar divergências na sala de aula, especialmente quanto a questões raciais.


C

padronização cultural, essencial para que o ensino/aprendizado da Língua Estrangeira aconteça sem polêmicas.


D

tradição pedagógica, que reforça a necessidade de se trabalhar questões de gramática e vocabulário de maneira descontextualizada.


E

inovação pedagógica, que aborda questões de gênero textual, discursivo e social por meio da Pedagogia de Gêneros.

De acordo com a Lei nº 3.357, de 28 de dezembro de 2012, que institui e altera o Programa de Educação Integral em Tempo Integral, além de estabelecer normas para seu funcionamento, é incorreto afirmar que


A

o regime de tempo integral obedecerá à carga horária de no mínimo sete horas diárias, permanecendo o aluno na escola no horário do almoço, que será ofertado no próprio estabelecimento escolar, mesmo que a escola não ofereça o Tempo Integral.


B

o regime ora estabelecido não é obrigatório para todos os discentes da rede, porém, as famílias que desejarem o atendimento em tempo integral aos seus filhos, regularmente matriculados na rede municipal, deverão atender a critérios pré-estabelecidos pela Secretaria Municipal de Educação.


C

a jornada escolar diária será ampliada com o desenvolvimento das atividades de acompanhamento pedagógico, cultura e artes, esporte e lazer, cultura digital, meio ambiente, práticas de prevenção aos agravos à saúde, promoção da saúde e da alimentação saudável, entre outras atividades.


D

as atividades poderão ser desenvolvidas dentro do espaço escolar, de acordo com a disponibilidade da escola e sob sua orientação pedagógica, ou fora dela, mediante o uso de equipamentos públicos e do estabelecimento de parcerias com órgãos e instituições locais.

A Lei nº 8.069, de 13 de julho de 1990, que dispõe sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente, define em seu art. 54 que é dever do Estado, entre outros, assegurar à criança e ao adolescente acesso aos níveis mais elevados do ensino, da


A

pesquisa e da extensão, de forma igualitária entre todos.


B

pesquisa e da criação artística, segundo a capacidade de cada um.


C

pesquisa e da extensão, segundo a capacidade de cada um.


D

pesquisa, da extensão e da criação artística.


E

pesquisa e da criação artística, de forma igualitária entre todos.

Com base na Lei nº 9.394/96, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, assinale com V as afirmativas verdadeiras e com F as falsas.

( ) A finalidade da educação é o pleno desenvolvimento do educando, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho.

( ) É dever do Estado garantir o atendimento educacional especializado gratuito aos educandos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades ou superdotação, obrigatoriamente na rede regular de ensino.

( ) Cabe aos estabelecimentos de ensino, respeitadas as normas comuns e as do seu sistema de ensino, a incumbência de, entre outras, prover meios para a recuperação dos alunos de menor rendimento.

( ) Nos estabelecimentos de Ensino Fundamental e de Ensino Médio, públicos e privados, tornase facultativo o estudo da história e cultura afrobrasileira e indígena.

Assinale a sequência correta.


A
V F F V

B
F V F V

C
F V V F

D
V F V F

Sobre o modelo social da deficiência, assinale com V as afirmativas verdadeiras e com F as falsas.

( ) Deficiência é um conceito político, a expressão da desvantagem social sofrida por um grupo específico.

( ) A deficiência é descrita como uma desvantagem, um problema individual ou limitação corporal que demanda medidas sanitárias e de reabilitação.

( ) Deficiência é compreendida como uma expressão da opressão compartilhada por pessoas com diferentes comprometimentos.

( ) Por meio do sistema classificatório, esse modelo permite identificar as desvantagens experimentadas pelos deficientes em função das lesões que apresentam.

Assinale a sequência correta.


A
V F V F

B
F V F V

C
V F F V

D
F V V F
 
Ir para a página:
OK
 
Gerar simulado