Questões de Concurso sobre Políticas Públicas no SUAS

 
 
Disciplina
Assunto 1
Banca
Instituição
Cargo
Ano
Carreira
Área de formação
Escolaridade
Dificuldade
 
Comentários:
Professores
Alunos
Meus Comentários
Vídeo
 
Minhas questões:
Resolvidas
Não resolvidas
Certas
Erradas
 
Tipo de questão:
Certo e errado
Múltipla escolha
Incluir questões:
Anuladas
Desatualizadas
 
Questões:
Todas as questões
 
Filtro simplificado
 
Questões
Todas as questões
 
596 questões encontradas
Questões por página
20
Mais recentes
 

Sobre a nota técnica com parâmetros para a atuação das(os) profissionais de Psicologia no âmbito do Sistema de Assistência Social (SUAS), no que diz respeito ao Serviço de Proteção Social Especial para pessoas com deficiência, idosas e suas famílias, analise as assertivas abaixo, assinalando V, se verdadeiras, ou F, se falsas.


( ) A atuação da(o) psicóloga(o) nesse serviço deve ser subsidiada por conhecimentos teóricos sobre os fenômenos do envelhecimento, bem como sobre as legislações do Estatuto do Idoso e do Estatuto da Pessoa com Deficiência relacionadas à inclusão social e do Plano Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência – Viver sem Limite.

( ) É indispensável que a atuação do serviço ocorra em uma unidade CAPS, demandando dos profissionais competências e habilidades para manejar os aspectos relacionais, evitando simplificações excessivas dos elementos subjetivos envolvidos e que constituem as relações em questão.

( ) Os profissionais da Psicologia podem e devem contribuir para a compreensão das relações estabelecidas entre o idoso, a pessoa com deficiência e seus familiares e cuidadores, oportunizando, por meio de recursos metodológicos e técnicos, a ressignificação dos vínculos e compartilhamento, na família, da função do cuidado.

( ) A equipe multiprofissional deve estar atenta à história familiar e a possíveis relações que propiciam a violação dos direitos.


A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:


A

V – F – F – V.


B

V – F – V – V.


C

F – V – V – F.


D

V – F – V – F.


E

F – V – F – V.

Assinale a alternativa que descreve corretamente um dos objetivos do Sistema Único de Assistência Social (SUAS):


A

Afiançar a abordagem em territórios de incidência de situações de risco.


B

Concessão de benefícios.


C

Integrar a rede pública e privada, com vínculo ao SUAS, de serviços, programas, projetos e benefícios de assistência social.


D

Intersetorialidade.


E

Promover equidade.

Recentemente, principalmente a partir da ampliação da atuação da psicóloga no Sistema Único de Assistência Social (SUAS), essa profissional tem sido convidada a assumir papéis de gestão de serviços públicos e de coordenação de equipes técnicas de trabalho. Com relação a esses papéis da profissional de psicologia nesses espaços, é correto afirmar:


A

Não podem ser realizados pela psicóloga, por se tratar de atividade privativa da administração e do serviço social.


B

Representam um desafio, dadas as lacunas sobre essa temática na graduação, mas a psicologia tem muito a contribuir com os processos de gestão, podendo aportar um olhar que considera os processos de subjetivação vigentes nos serviços.


C

Não fazem parte do corpo de conhecimentos e de atribuições da profissão, por envolver aspectos administrativos, burocráticos e políticos.


D

Podem ser realizados exclusivamente pela psicóloga que possua formação em Psicologia Organizacional e do Trabalho (POT)/Recursos Humanos, a qual possui conhecimento técnico para assumir essa função.

A construção de projetos pedagógicos da escola é de fundamental importância, pois as escolas desenvolvem sua prática a partir de um Projeto Político-Pedagógico (PPP). A dimensão política do projeto pedagógico refere-se a valores e metas que permeiam o conjunto de práticas na escola (CFP. 2019 p. 43.). “Sobre o PPP escolar, é função do psicólogo participar do trabalho de elaboração, _____________ e reformulação do projeto, destacando a dimensão ____________ ou ___________ da realização escolar. Isso permite sua inserção no conjunto das ações desenvolvidas pelos ______________ da escola e reafirma seu compromisso com o trabalho _________________.” Assinale a alternativa que completa correta e sequencialmente a afirmativa anterior.


A

avaliação / subjetiva / psicológica / professores / interdisciplinar


B

reavaliação / humana / subjetiva / pedagogos / multidisciplinar


C

avaliação / psicológica / subjetiva / profissionais / interdisciplinar


D

reavaliação / psicológica / humana / profissionais / transdisciplinar

A aprovação da Lei Orgânica da Assistência Social (LOAS) e a criação do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) abriram caminho para a inserção da psicologia na assistência social. O SUAS se divide em dois níveis de proteção, a Proteção Social Básica (PSB) e a e a Proteção Social Especial (PSE).


Sobre o trabalho social com famílias desenvolvido no âmbito dos CRAS (Centro de Referência em Assistência Social), é correto afirmar que:


A

a PSB tem o propósito de prover o assistencialismo e a tutela das populações mais vulneráveis para a garantia do acesso aos direitos de cidadania;


B

o fortalecimento da função protetiva da família está diretamente ligado à proteção que esta recebe a partir da sua inclusão nas políticas públicas;


C

a psicologização dos fenômenos sociais é fundamental na identificação das causalidades psíquicas dos fenômenos da desigualdade e das injustiças sociais;


D

o profissional de psicologia deve realizar psicoterapia com famílias e/ou indivíduos no CRAS, podendo encaminhar os casos mais graves, que necessitam do acesso à política de saúde mental;


E

o atendimento às famílias em situação de vulnerabilidade social decorrente da pobreza e do precário ou nulo acesso aos serviços públicos é direcionado, na/pela equipe multidisciplinar, ao serviço social.

No Brasil, a promulgação da Constituição de 1988 estabeleceu que o sistema de seguridade social de nosso país fosse assentado em um tripé, formado pelas políticas de Saúde, Previdência e Assistência Social. No campo da Assistência Social, foi construído o Sistema Único de Assistência Social (SUAS), em 2003.

O SUAS é organizado em três níveis de proteção social: básica e especial de média e alta complexidades. A proteção social básica atua em regiões com altos índices de vulnerabilidade social e congrega programas e serviços voltados para a prevenção de violação de direitos e promoção social dos usuários, famílias e comunidades. A proteção social especial de média complexidade reúne serviços e programas destinados às pessoas que já tiveram seus direitos violados. Nos três níveis, o SUAS determina a presença de psicólogos(as) nas equipes mínimas dos equipamentos, sendo necessário compreender sua estrutura e norma de funcionamento.


Os três princípios norteadores do SUAS, a partir da Norma Operacional Básica do Sistema Único de Assistência Social – NOB-SUAS, Resolução no 33, de 2012, são:


A

especificidade, individualização e setorização das intervenções


B

disciplinarização, institucionalização e reintegração social


C

inequidade, caridade e gratuidade


D

universalidade, intersetorialidade e integralidade


E

autonomização, desregulação e responsabilização familiar

A modernização da administração pública brasileira, que compreende a transformação digital, foi uma das estratégias que promoveram a otimização do setor público, aumentando a eficiência e a satisfação no trabalho.


C

Certo


E

Errado

Levando em consideração a atuação dos psicólogos junto ao Sistema Único de Assistência Social (SUAS), é preciso considerar


A

o princípio da garantia de direitos, buscando ações que avaliem o sujeito independentemente do contexto social em que esteja inserido.


B

ações de transformação social que visem à melhoria da qualidade de vida dos sujeitos, sem precisar considerar o local em que vive.


C

que a produção de vulnerabilidades e desigualdades sociais têm determinantes macrossociais que impactam a efetividade de intervenções locais.


D

ações de acompanhamento individualizado, que busquem contribuir para avaliações diagnósticas na perspectiva das patologias existentes.

Em consonância com a Norma Operacional Básica do SUAS, são verdadeiras as asserções subsequentes, afora:


A

A partir da Resolução nº 130/2005, observa-se um novo modelo de organização da gestão e oferta de serviços, programas, projetos e benefícios socioassistenciais.


B

A NOB-SUAS/2005 representou um marco fundamental na estruturação da Política Pública de Assistência Social. Dentre as inúmeras mudanças observadas, é possível destacar, por exemplo, a superação das distorções regionais históricas que caracterizam os serviços socioassistenciais no país.


C

A lógica de financiamento da assistência social, trazida pela norma operacional de 2005, introduziu o repasse por pisos de proteção, zelando pela garantia da oferta permanente de serviços socioassistenciais, com base na quantidade e na modalidade de atendimento.


D

A NOB SUAS/2005 trabalha uma gestão baseada em evidências, em que a informação é considerada como ferramenta imprescindível.


E

Em relação às responsabilidades do gestor da política, em âmbito municipal, foram definidos três níveis de gestão: Inicial, Básica e Plena.

O CFP na nota técnica sobre a atuação dos(as) profissionais de psicologia, no âmbito do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), disponibiliza Orientações Gerais sobre relatórios elaborados por psicólogas e psicólogos no SUAS. Analise as assertivas abaixo, assinalando V, se verdadeiras, ou F, se falsas.


( ) Os relatórios elaborados por psicólogas e psicólogos no SUAS podem ser qualificados como “circunstanciados”. Este termo pode comportar certa variabilidade do devendo, no entanto, preservar, sempre que possível, o direito à privacidade dos usuários evitando expor fatos e falas que não contribuem com o processo de tomada de decisão no âmbito do SUAS.

( ) Os documentos produzidos pela psicóloga e pelo psicólogo no âmbito de suas atuações nos serviços socioassistenciais, nas equipes de referência, podem ser assinados conjuntamente com outras profissões, quando se tratarem de Relatórios Técnicos de Acompanhamento Sociofamiliar (Relatório para uso interno do SUAS e Relatório de uso externo do SUAS) e Relatório Técnico de Acompanhamento do Adolescente em Cumprimento de Medida Socioeducativa em Meio Aberto.

( ) Os psicólogos do SUAS deverão realizar avaliações especializadas no campo da Psicologia que visem a realização de psicodiagnóstico.

( ) A produção de documentos, no âmbito do SUAS, pode privilegiar informações sobre ações desenvolvidas no atendimento/acompanhamento e no plano de acompanhamento (individual ou familiar).


A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:


A

V – F – F – F.


B

F – F – F – V.


C

V – V – F – V.


D

V – V – V – V


E

F – F – V – F.

A atuação do psicólogo no Sistema Único de Assistência Social (SUAS) é essencial para a promoção da proteção social e a garantia de direitos para indivíduos e famílias em situação de vulnerabilidade social.


Assinale a alternativa correta em relação ao tema.


A

Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) atua na proteção Social Especial de Alta Complexidade e oferece acolhimento temporário para crianças, adolescentes, idosos, pessoas com deficiência e outras populações em situação de abandono, violência ou risco pessoal e social.


B

O centro de Referência Social (CRAS) atua na Proteção Social Especial de Média Complexidade. O psicólogo que ali atende visualiza casos de violação de direitos, como violência doméstica, trabalho infantil, abuso sexual, entre outros.


C

O psicólogo que atua no CREAS realiza avaliações iniciais para identificar necessidades emocionais e psicológicas dos pacientes, bem como oferecer suporte e estratégias de coping para profissionais de saúde. Além disso, trabalha com intervenções psicológicas de curta duração, devido ao tempo limitado que muitos pacientes passam na Unidade de Terapia Intensiva.


D

Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) permite ao psicólogo oferecer suporte emocional e psicológico a pacientes em fim de vida e suas famílias, ajudando a lidar com o luto, o medo e a dor. Atendimento psicológico a pacientes com câncer e suas famílias, ajudando-os a enfrentar o diagnóstico, o tratamento e o processo de recuperação.


E

O centro de Referência Social (CRAS) atua na proteção social básica, oferece suporte psicossocial a famílias e indivíduos, desenvolvendo atividades de fortalecimento de vínculos familiares e comunitários. Realiza grupos de convivência, oficinas e palestras educativas.

Ano: 2024
Prova: Objetiva Concursos - Prefeitura - Psicólogo - 2024

Em conformidade com os pressupostos de uma Psicologia Social implicada ético-politicamente, assinalar a alternativa CORRETA.


A

Apregoa que as instituições abandonem posturas defensivas através da explicitação dos modos de operação ideológicos correntes em suas práticas cotidianas.


B

Advoga que o advento da tecnologia, a despeito de qualquer impasse coletivo que possa suscitar, deve ser tomado a partir de sua utilidade estritamente técnica e operacional.


C

Entende que a Psicologia Social pode contribuir para a implementação de projetos político-pedagógicos pautados pela Teologia da Prosperidade.


D

Defende a adoção de práticas inspiradas por epistemologias iluministas, possibilitando a construção de mundos outros, mais humanos e meritocráticos.

A Tipificação Nacional de Serviços Socioassistenciais nomeia como Serviço de Acolhimento Institucional para Crianças e Adolescentes (SAICA) as instituições que recebem crianças e adolescentes em situação de violência, que necessitam momentaneamente ser afastadas de sua família. Analise as afirmativas sobre esse importante equipamento que compõe o Sistema Único de Assistência Social (SUAS).


I. A equipe técnica do serviço é composta por assistente social, mães sociais, cozinheiras e auxiliar de serviços gerais, sendo que a psicóloga do CRAS acompanha as crianças e adolescentes acolhidos.

II. O serviço deve ter uma organização física, espacial e de suas atividades cotidianas o mais próxima de uma residência comum, a fim possibilitar que acolhidos recebam estímulos similares àqueles comumente recebidos por crianças e adolescentes de sua faixa etária.

III. É recomendável que as crianças e adolescentes recebam atendimentos médicos, odontológicos, fisioterapêuticos, e demais atendimentos de saúde dentro do próprio serviço de acolhimento.


Está correto o que se afirma em


A

I e III, apenas.


B

II, apenas.


C

I e II, apenas.


D

I, II e III.

O Centro de Referência da Assistência Social – CRAS é a unidade pública estatal, descentralizada, responsável pela organização e oferta de serviços de Proteção Social Básica. É a referência, no seu território de abrangência, da oferta da atenção às famílias e indivíduos em situação de vulnerabilidade social no âmbito do SUAS. Todo CRAS, obrigatoriamente, desenvolve “a gestão da rede socioassistencial de proteção social básica do seu território” (MDS, 2009, p.11) e oferta o Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família.


Sobre a Proteção Social Especial, analise os itens a seguir:


I. A Proteção Social Especial (PSE) organiza a oferta de serviços, programas e projetos de caráter especializado, que tem por objetivo contribuir para a reconstrução de vínculos familiares e comunitários, o fortalecimento de potencialidades e aquisições e a proteção de famílias e indivíduos para o enfrentamento das situações de risco pessoal e social, por violação de direitos.

II. Na organização das ações de PSE é preciso entender que o contexto socioeconômico, político, histórico e cultural pode incidir sobre as relações familiares, comunitárias e sociais, gerando conflitos, tensões e rupturas, demandando, assim, trabalho social especializado.

III. A PSE, por meio de programas, projetos e serviços especializados de caráter continuado, promove a potencialização de recursos para a superação e prevenção do agravamento de situações de risco pessoal e social, por violação de direitos, tais como: violência física, psicológica, negligência, abandono, violência sexual (abuso e exploração), situação de rua, trabalho infantil, práticas de ato infracional, fragilização ou rompimento de vínculos, afastamento do convívio familiar, dentre outras.

IV. Alguns grupos são particularmente vulneráveis à vivência destas situações, tais como crianças, adolescentes, idosos, pessoas com deficiência, populações LGBT (lésbicas, gays, bissexuais, travestis e transexuais), mulheres e suas famílias.


Estão CORRETOS:


A

I, II apenas.


B

III, IV apenas.


C

I, III, III, apenas.


D

II, IV apenas.


E

I, II, III, IV.

Assinale a alternativa que considera corretamente um dos princípios éticos para a oferta da proteção socioassistencial no SUAS:


A

Territorialização.


B

Matricialidade sociofamiliar.


C

Primazia da responsabilidade do Estado na condução da política de assistência social.


D

Proteção à privacidade dos usuários, observando o sigilo profissional, preservando sua intimidade e opção e resgatando sua história de vida.


E

Reconhecer as especificidades, iniquidades e desigualdades regionais e municipais no planejamento e execução das ações.

Em 2009, foi publicado o Decreto n. 7.053 que instituiu a Política Nacional para a População em Situação de Rua e seu Comitê Intersetorial de Acompanhamento e Monitoramento. A partir do exposto, analise as afirmativas abaixo.


I. Essa Política busca reintegrar a população em situação de rua, ao âmbito familiar e comunitário.

II. Um de seus objetivos é garantir ao indivíduo, o acesso aos seus direitos de cidadão.

III. A Política leva em consideração as particularidades de vivência na rua.


Estão corretas as afirmativas:


A

I apenas


B

II e III apenas


C

I e II apenas


D

I, II e III

Sobre as modalidades dos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS), qual a alternativa CORRETA?


A

CAPSad tem o atendimento especializado em transtornos pelo uso abusivo de substâncias, com até 5 vagas de acolhimento noturno e observação.


B

Os atendimentos específicos para crianças e adolescentes são no CAPSij, que atendem cidades e/ou regiões com pelo menos 15 mil habitantes.


C

CAPS I e CAPS II possuem atendimento para transtornos mentais graves e persistentes, inclusive pelo uso de substâncias psicoativas.


D

CAPS III é de atendimento a todas as faixas etárias, atendendo e cidades e/ou regiões com pelo menos 70 mil habitantes.

A Norma Operacional Básica do Serviço Único de Assistência Social (NOB – SUAS) estabelece competências específicas a cada um dos entes federativos, implicando em treinamento e desenvolvimento contínuo de seus gestores. Dentre os desafios da gestão de pessoas, está uma contínua capacitação desses gestores e de agentes operadores das ações de assistência social, em todo o território nacional.


Nesse sentido, assinale a alternativa incorreta.


A

A capacitação dos servidores deve ser feita com a provisão de recursos financeiros, humanos, tecnológicos e materiais adequados e envolver diversos atores no planejamento, execução, monitoramento e avaliação do processo.


B

A capacitação aos diferentes públicos da assistência social deve ser adequada, com metodologias que favoreçam a troca de experiências e tecnologias diversificadas (exemplo: ensino a distância, vídeos e teleconferências, dentre outros).


C

Os técnicos que participarem da capacitação deverão ser liberados pelos gestores sem prejuízo dos recebimentos e com as despesas correspondentes de participação de acordo com o plano de capacitação.


D

A implantação e implementação de procedimentos operacionais padrão (POPs) deve ser feita para os processos internos de gestão administrativa no Centro de Referência da Assistência Social (CRAS).

Ao analisar a legislação pertinente ao funcionamento do CREAS, de acordo com Brasil (2011), observa-se que a oferta de serviços especializados deve orientar-se pela garantia das seguranças socioassistenciais, conforme previsto na PNAS e na Tipificação Nacional de Serviços Socioassistenciais. Ratifica-se ainda que a compreensão e a delimitação das competências do CREAS são determinantes para o desempenho efetivo de seu papel no SUAS, representando elemento fundamental, ainda para [...]”. Observe os enunciados posteriores e destaque o que não completa literal e corretamente o contexto explicitado pela narrativa anterior.


A

Clarificar o papel do CREAS e fortalecer sua identidade na rede.


B

Evitar sobreposição de ações entre serviços de naturezas e até mesmo áreas distintas da rede que, evidentemente, devem se complementar no intuito de proporcionar atenção integral às famílias e aos indivíduos.


C

Evitar a incorporação de demandas que competem a outros serviços ou unidades da rede socioassistencial, de outras políticas ou até mesmo de órgãos de defesa de direito.


D

Qualificar o trabalho social desenvolvido.


E

Ocupar lacunas provenientes da ausência de atendimentos que devem ser ofertados na rede pelas outras políticas públicas e/ou órgãos de defesa de direito.

De acordo com a NOB SUAS/2005, é possível observar os princípios organizativos. Um desses princípios é a integralidade da proteção social que compreende “a oferta das provisões em sua completude, por meio de conjunto articulado de [...] socioassistenciais”. Observe as alternativas a seguir e destaque a que não completa assertivamente o enunciado anterior em conformidade com a referida norma operacional.


A

serviços


B

programas


C

projetos


D

benefícios


E

atividades

   
Gerar simulado