

Seu próximo nível começa aqui
Com a Assinatura Ilimitada, você tem tudo que precisa para sua aprovação.
Com a Assinatura Ilimitada, você combina prática, teoria e método em uma única assinatura com tudo que você precisa para sua aprovação.
Do ponto de vista da formação de profissionais que se dedicam à promoção da saúde, as atitudes de Ana só seriam compreensíveis se não houvesse recursos disponíveis para sua melhora. No caso de Ana, como esses recursos existem, os profissionais devem ser orientados a adotar atitudes recíprocas em relação às da paciente.
O primeiro tratamento a ser sugerido para obesidade mórbida, na qual o índice de massa corpórea é igual ou maior que 30, é a cirurgia bariátrica.
A adrenalina, a noradrenalina e o cortisol são hormônios liberados em situação de estresse, por reação autônoma do sistema nervoso central, que circulam na corrente sanguínea, para alcançar diferentes órgãos e permitir ao organismo uma ação de defesa; no entanto, com maior tempo e maior frequência de exposição, esses hormônios se tornam nocivos ao sistema circulatório.
Tanto o estresse ocupacional quanto o social e o familiar são nocivos ao sistema cardiovascular e imunológico porque implicam a liberação de endorfinas às quais os órgãos desses sistemas são sensíveis.
No serviço de prevenção secundária, deverão ser recebidos os pacientes recém-diagnosticados e o procedimento incluirá psicoeducação sobre a doença e o tratamento, os efeitos colaterais possíveis e esperados e sensibilização para adesão ao tratamento.
As campanhas publicitárias promovidas por órgãos oficiais não sensibilizam o grande público, porque os recursos utilizados nessas iniciativas são insuficientes para modificar valores religiosos e éticos, atitudes ou o próprio entendimento da população sobre a morte cerebral, condições necessárias para que possa se sentir segura ao fazer a doação.
O grande obeso submetido à redução do estômago tem possibilidade de entrar em um processo de anorexia.
O trabalho do psicólogo na equipe cirúrgica para tratamento da obesidade é o de avaliar o repertório de entrada do paciente e construir um novo repertório comportamental necessário ao pós-operatório.
Sessões realizadas com a mãe do menino para aumentar a adesão da criança ao tratamento caracterizam um tipo de prevenção primária.
Atualmente, a informação ao paciente sobre uma doença grave, que era de responsabilidade exclusiva do médico, passou a ser exercida por outros profissionais de apoio ao paciente, como o psicólogo, o assistente social e os enfermeiros.
A atitude de recusa de adesão ao tratamento pode decorrer de quadro de intensa angústia motivada pela destruição do corpo, pelo medo da intervenção e das consequentes limitações decorrentes dessa intervenção. A compreensão das causas desse comportamento da paciente, em geral, faz que as atitudes dos profissionais sejam mais positivas, impedindo situações como a apresentada.
A atuação do psicólogo no contexto hospitalar depende de sua formação teórica e de sua atuação prática. O psicólogo hospitalar tem um papel clínico, social, organizacional e educacional, buscando caminhos e contribuindo para a humanização da instituição. Assinale a única alternativa que mostra a abrangência total da atuação do Psicólogo Hospitalar.
Assistência psicológica ao paciente internado, bem como aos familiares e a equipe multiprofissional; consultorias psicológicas e interconsultas psicológicas aos diferentes serviços técnicos e administrativos; ensino.
Assistência psicológica ao paciente internado e/ou em ambulatório, bem como aos familiares do paciente e a equipe multiprofissional que atende aos pacientes; orientação e supervisão em estágio; pesquisa.
Assistência psicológica ao paciente internado, bem como aos familiares e a equipe multiprofissional que atende aos pacientes; ensino; pesquisa.
Assistência psicológica ao paciente de ambulatório e/ou internado, bem como aos familiares do paciente e a equipe multiprofissional que atende aos pacientes; consultorias psicológicas e interconsultas psicológicas aos diferentes serviços técnicos e administrativos; ensino; pesquisa.
Uma das tentativas mais conhecidas de compreender o processo de enfrentamento em etapas foi a elaborada por Elizabeth Kübler-Ross, que explica como as pessoas lidam com sua própria perspectiva de morte iminente. Estudos em psicologia da saúde demonstram que todos os pacientes portadores de patologias crônicas passam pelas mesmas sequências de etapas, invariáveis, durante o processo de enfrentamento da própria morte.
Em uma unidade hospitalar, um paciente confidencia ao psicólogo que pretende tirar a própria vida. Na perspectiva da ética em saúde e no contexto hospitalar, o psicólogo
convoca um tutor para monitorar o paciente.
reage naturalmente e pergunta o que está sendo tão insuportável para ele.
pede licença e procura os médicos para comunicar o fato.
assume um tom grave e diz que ele está se comportando de maneira infantil.
evita qualquer verbalização e permanece ouvindo.
Para o tratamento comportamental em grupo de obesidade, em parceria com um nutricionista e um endocrinologista, o psicólogo treina o grupo a identificar gatilhos que desencadeiam a superalimentação e situações de risco para a ingesta inadequada, bem como ensina técnicas de manejo da ansiedade, de modo que todos os participantes possam se beneficiar da resposta dos demais membros às técnicas utilizadas.
Quando o psicólogo avalia o receptor candidato a um transplante, é adequado utilizar entrevistas semiestruturadas, investigar a presença de hábitos saudáveis e não-saudáveis, além de utilizar instrumentos que permitam investigar a presença de transtornos psicológicos que precisem ser tratados antes do transplante.
O agravamento da situação pode indicar que Ana não está sendo bem assistida ou que os profissionais de saúde que lhe prestam cuidados estão enfrentando algum problema, profissional ou pessoal.
Um fator relevante na intervenção psicológica para treinar comportamento alimentar saudável em crianças é o fato de que adultos que foram obesos desde a infância tendem a apresentar níveis de estresse mais altos e mais problemas fisiológicos do que obesos que só engordaram na vida adulta.
Quando se trata de dor crônica, a avaliação dispensa uma coleta detalhada da história clínica do paciente porque o diagnóstico álgico é feito com o uso de escalas numéricas ou verbais, cujos dados oferecidos são suficientes para subsidiar as escolhas profissionais referentes ao tratamento da dor.