Questões de Concurso sobre SUS - Sistema Único de Saúde

 
 
Disciplina
Assunto 1
Banca
Instituição
Cargo
Ano
Carreira
Área de formação
Escolaridade
Dificuldade
 
Comentários:
Professores
Alunos
Meus Comentários
Vídeo
 
Minhas questões:
Resolvidas
Não resolvidas
Certas
Erradas
 
Tipo de questão:
Certo e errado
Múltipla escolha
Incluir questões:
Anuladas
Desatualizadas
 
Questões:
Todas as questões
 
Filtro simplificado
 
Questões
Todas as questões
 
407 questões encontradas
Questões por página
20
Mais recentes
 

Analise as informações a seguir:


I. O cuidado, no âmbito do Centro de Atenção Psicossocial, é desenvolvido por intermédio de Projeto Terapêutico Individual, envolvendo em sua construção a equipe, o usuário e sua família, e a ordenação do cuidado estará sob a responsabilidade do Centro de Atenção Psicossocial ou da Atenção Básica

II. O Centro de Atenção Psicossocial, no âmbito do SUS, é constituído por equipe exclusiva de psicólogos, sendo desnecessária a interdisciplinaridade no atendimento às pessoas com transtornos mentais graves e persistentes e às pessoas com necessidades decorrentes do uso de crack, álcool e outras drogas.


Marque a alternativa CORRETA:


A

As duas afirmativas são verdadeiras.


B

A afirmativa I é verdadeira, e a II é falsa.


C

A afirmativa II é verdadeira, e a I é falsa.


D

As duas afirmativas são falsas.

Considerando as funcionalidades e escopos de atuação da RAPS (Rede de Atenção Psicossocial) e do CAPS (Centro de Atenção Psicossocial) no Sistema Único de Saúde (SUS), assinale a alternativa CORRETA:


A

O RAPS é um serviço especializado em saúde mental, enquanto o CAPS atua como um conjunto de diferentes pontos de atenção à saúde mental.


B

As RAPS têm papel estratégico na articulação dos CAPS, tanto no que se refere à atenção direta visando à promoção da vida comunitária e da autonomia dos usuários, quanto na ordenação do cuidado, trabalhando em conjunto com as Equipes de Saúde da Família e demais equipes.


C

O CAPS é um serviço especializado em intervenções cirúrgicas, enquanto o RAPS atua na promoção da saúde mental.


D

O RAPS é um serviço especializado em saúde física, enquanto o CAPS atua como um conjunto de diferentes pontos de atenção à saúde mental.


E

O RAPS é um conjunto de diferentes pontos de atenção à saúde para acolher pessoas com sofrimento ou transtorno mental, enquanto o CAPS é um serviço de saúde mental especializado.

Com a criação do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF), os psicólogos foram inseridos oficialmente na Atenção Básica.


São funções dos psicólogos nesse serviço, exceto:


A

Possuir uma prática condizente com visão ampliada da relação sujeito e sociedade, em que a ideia de coletividade prevaleça em suas ações.


B

Atender os usuários e familiares que estejam em situação de risco psicossocial ou sofrimento mental, visando acessar ao sistema de saúde e à inserção social.


C

Contribuir no auxílio e na capacitação das equipes de Estratégia Saúde da Família (ESF) na identificação e na forma de lidar com as questões de saúde mental advindas da comunidade ou dos profissionais.


D

Atender exclusivamente em campo clínico e em unidade de atenção em saúde mental, sem interação com as demandas psicossociais ou com as políticas públicas do município.

(RM - Psicologia) Na realidade cotidiana dos serviços públicos de saúde tem sido cada vez mais frequente o aparecimento de crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA) associado ou não com altas habilidades e superdotação (AH/SD). As AH/SD podem trazer diversas dificuldades para o desenvolvimento psicossocial da criança, demandando cuidados especiais (Veloso; Monte, 2022). Sobre as práticas psicoterapêuticas atualmente utilizadas com crianças com altas habilidades e superdotação no âmbito do SUS, avalie as alternativas abaixo identificando as VERDADEIRAS ou FALSAS.


( ) Uma importante demanda nas psicoterapias com crianças com AH/SD é a sua dificuldade de socialização, em especial no contexto escolar, onde a criança tende a se sentir desmotivada com as atividades desenvolvidas em sua sala de aula.

( ) Uma criança com AH/SD tem uma leitura mais amadurecida do mundo e portanto é preciso que o/a psicoterapeuta estabeleça um diálogo mais maduro com a criança, evitando processos muito lúdicos e infantis.

( ) As práticas psicoterapêuticas com crianças com AH/SD devem ser preferencialmente realizadas em Policlínicas ou serviços de atendimento ambulatorial individual.

( ) As psicoterapias de base cognitivo-comportamental tem se destacado dentre as ofertas de cuidado com crianças com AH/SD, em especial por terem abordagem direta e focada no problema atual da criança.


Agora, marque a alternativa CORRETA:


A

V, F, V, V


B

F, V, F, V


C

V, F, F, V


D

F, V, V, F

Conforme Oliveira et al. (2018), em seu estudo intitulado “Serviços de saúde para lésbicas, gays, bissexuais e travestis/transexuais”, analise as assertivas abaixo, assinalando V, se verdadeiras, ou F, se falsas.


( ) No âmbito da UBSF, o acesso das pessoas LGBT resume-se apenas à busca de preservativos, à realização de exames sorológicos e a consultas mediante a instalação de agravos.

( ) As especificidades do modo de viver a sexualidade deverão ser debatidas nos espaços de saúde para, assim, serem utilizadas na tentativa da quebra dos paradigmas culturais existentes que emperram a assistência integral de grupos específicos.

( ) As particularidades biológicas do sexo, fatores culturais relativos a ser mulher e a ser homem potencializam a ocorrência de agravos específicos e distinções ao acesso e a tecnologias de atenção e cuidado à saúde.

( ) Os entraves na abordagem à população LGBT são ocasionados exclusivamente pela falta de capacitação profissional e do reconhecimento de imprescindibilidades sexuais de lésbicas, gays, bissexuais, travestis e transexuais.


A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:


A

F – V – V – F.


B

F – V – F – V.


C

V – F – F – V.


D

F – F – V – V.


E

V – V – V – F.

O Pacto pela Saúde foi divulgado em 2006 por meio da Portaria GM/MS nº 399. Considere as diretrizes sobre este conjunto de reformas institucionais do SUS, avalie as alternativas e marque a opção que está INCORRETA.


A

Contempla três dimensões: Pacto pela Vida, em Defesa do SUS e de Gestão.


B

Redução da mortalidade infantil e materna.


C

Controle de doenças emergentes e endemias, como dengue, hanseníase, tuberculose, malária e influenza.


D

Redução da mortalidade por câncer de colo de útero e da mama.


E

Saúde do Jovem.

São princípios norteadores do SUS: a universalidade, a equidade e a integralidade, e suas diretrizes são a descentralização, atendimento integral e participação da comunidade (Ministério da Saúde,2000). A respeito da atuação do psicólogo na Atenção Básica de Saúde, assinale a alternativa correta.


A

O trabalho do profissional de psicologia na Atenção Básica, segundo a legislação, deverá apenas ser de atuar nos atendimentos individuais e emergenciais em saúde mental. Facilitando assim a comunicação entre paciente e equipe médica.


B

O profissional de psicologia na Atenção Básica tem a função unicamente de organizar e desenvolver estratégias para provimento e circulação de informações sobre saúde e saúde mental.


C

A atuação do profissional de psicologia na Atenção Básica é exclusivamente estratégica: consiste em identificar e encaminhar possíveis casos de sofrimento psíquico aos CAPS.


D

A atuação do profissional de psicologia na Atenção Básica tem como principais atribuições a promoção e proteção da saúde, o diagnóstico, o tratamento, a reabilitação, a redução de danos e a manutenção da saúde.

Quais são algumas das competências do sistema único de saúde, conforme listadas no Art. 200:


A

Produção exclusiva de medicamentos.


B

Desenvolvimento exclusivo de tecnologia.


C

Fiscalização apenas da produção de alimentos.


D

Controle e fiscalização de procedimentos, produtos e substâncias de interesse para a saúde; execução de ações de vigilância sanitária e epidemiológica; ordenação da formação de recursos humanos na área de saúde.

Conforme a Portaria nº 3088/2011, a Rede de Atenção Psicossocial (RAPS) pode ser entendida como a articulação dos pontos de atenção à saúde para pessoas com sofrimento ou transtorno mental e com necessidades decorrentes do uso de drogas no Sistema Único de Saúde.

Com relação à RAPS, assinale a afirmativa correta.


A

É constituída por seis níveis de atenção, entre eles os hospitais psiquiátricos, cujos elementos devem atuar territorialmente e de forma articulada.


B

Visa maximizar a lógica de encaminhamentos para os Centros de Atenção Psicossocial (CAPS).


C

Refere-se a uma articulação permanente com o território, fruto de processos de trabalho que possibilitam a construção contínua de vínculos para o cuidado.


D

Engloba o Sistema Único de Assistência Social (SUAS), que integra o nível de Atenção Básica da RAPS.


E

Está baseada em sistemas de referência e contrarreferência, objetivando que o cuidado possa ser ofertado na Atenção Básica em detrimento dos CAPS.

A Política Nacional de Atenção Básica (PNAB) prevê que as Redes de Atenção à Saúde (RAS) devem se organizar e operar seguindo um conjunto de diretrizes. Dentre essas diretrizes, pode-se citar a longitudinalidade do cuidado, que consiste:


A

No cuidado que as Redes de Atenção à Saúde devem ter com todas as pessoas, inclusive com aquelas que residem em área de difícil acesso.


B

Atender a população dos mais diversos seguimentos da sociedade, sem distinção de qualquer natureza.


C

Em atender apenas a população que mais precisa.


D

Na continuidade da relação de cuidado, com construção de vínculo e responsabilização entre profissionais e usuários ao longo do tempo e de modo permanente e consistente.

Em pesquisas recentes no campo da Psicologia como ciência e profissão (Cintra & Bernardo, 2017), foi verificado que ainda existem muitas dificuldades no campo da Saúde Pública, principalmente quando se aborda a Saúde Mental e a atuação de psicólogos. Muitos profissionais desenvolvem uma postura individualista para tratar o usuário, o que se contrapõe ao conceito de saúde que norteia o SUS. Considerando essa proposta, a prática que atende às demandas de atuação da Psicologia no SUS é


A

centralizada no modelo clínico tradicional, pois é esse modelo dá conta de abarcar as peculiaridades da vida das pessoas.


B

centralizada apenas nas instituições de saúde, com ações de atendimentos individuais, considerando o diagnóstico nosológico da pessoa.


C

uma atividade que desenvolve relações hierarquizadas, que favorecem uma relação de repeito e adesão ao tratamento psicológico.


D

uma atividade contextualizada do psicólogo, dando sentido de empoderar indivíduos e coletividades, bem como possibilitando que eles promovam mudanças em suas vidas.

Qual é a estruturação básica do COAPES em relação aos participantes e ao território:


A

Apenas os gestores municipais e estaduais do SUS participam, sem necessidade de envolvimento das instituições de ensino.


B

Cada instituição de ensino assina um COAPES separado.


C

Participam os gestores municipais e/ou estaduais do SUS, instituições de ensino e demais atores envolvidos, e o território é composto pelo município ou conjunto de municípios envolvidos na contratualização.


D

Apenas os usuários do SUS participam do COAPES.


E

O território do COAPES é restrito apenas aos municípios com hospitais universitários.

Indique, dentre as alternativas abaixo, o principal desafio enfrentado pelos psicólogos na Atenção Básica do SUS:


A

A falta de credibilidade das práticas psicológicas tradicionais


B

O excesso de preparo na formação acadêmica, que não corresponde às demandas reais do trabalho


C

A ausência de paradigmas e realidades prontas, que limitam a autonomia na atuação profissional


D

O despreparo na formação acadêmica e a falta de reconhecimento de outras possibilidades de atuação.

Sobre a promoção do cuidado na lógica da Atenção Psicossocial, julgue as seguintes afirmações como verdadeiras (V) ou falsas (F):


(__)A integração dos diversos serviços de saúde, incluindo equipes de Atenção Básica e CAPS, é essencial para fortalecer a rede de suporte social e melhorar a qualidade do cuidado.

(__)A reflexão sobre a integralidade é irrelevante na construção de redes de atenção e suporte social.

(__)Os serviços e equipamentos territoriais são potenciais portas de entrada dos sistemas e conferem possibilidades de compartilhamento em rede.


Assinale a alternativa cuja respectiva ordem de julgamento está correta:


A

F − F − V.


B

V − V − V.


C

V − F − V.


D

V − F − F.

Com base no que compete à direção nacional do Sistema Único de Saúde, de acordo com a Lei nº 8.080, de 19 de setembro de 1990, qual a alternativa CORRETA?


A

Definir e coordenar os sistemas de saneamento básico.


B

Controlar e fiscalizar políticas de alimentação e nutrição.


C

Participar na formulação e na implementação das políticas relativas às condições e aos ambientes de trabalho.


D

Elaborar o Planejamento Específico Nacional no âmbito do SUS, em cooperação técnica com os Estados, Municípios e Distrito Federal.


E

Identificar normas para regular as relações entre o Sistema Único de Saúde (SUS) e os serviços privados contratados de assistência à saúde.

Considere os seguintes casos para responder as questões de número 16 e 17.


• Fábio é um homem de 22 anos, branco, cisgênero, estudante universitário e encontra-se em bom estado de saúde;

• Silvana, é uma mulher de 70 anos, cisgênero, negra, aposentada, sofre de dores na coluna vertebral e diabetes;

• Beatriz é uma mulher de 28 anos, cisgênero, branca, advogada, encontra-se em bom estado de saúde, porém deseja realizar uma cirurgia plástica;

• Lucimar é um homem de 45 anos, transgênero, branco, que está em situação de rua e sofre de dependência química;

• Cristina é uma mulher de 32 anos, cisgênero, negra, gerente de banco, realiza todos os atendimentos médicos pelo plano de saúde e está na 21ª semana de gestação.


Levando em consideração as situações apresentadas e sua compreensão sobre o Sistema Único de Saúde (SUS), julgue os itens abaixo:


I – Conforme o princípio da hierarquização, o caso de Beatriz não poderá ser atendido pelo SUS, pois ela se encontra em bom estado de saúde e sua necessidade não é considerada prioritária.

II – Fábio não utiliza nenhum serviço oferecido pelo SUS, tendo em vista que se encontra saudável e não necessita, portanto, de nenhum cuidado de saúde por ora. Porém, caso manifestar algum sintoma ou necessidade, pode, assim como qualquer cidadão brasileiro, ser atendido normalmente pela unidade de saúde mais próxima de sua casa, ou por unidades de urgência e emergência a depender da gravidade de sua demanda.

III – Cristina não faz uso do SUS, por ter sua assistência à saúde realizada pela rede particular mediante plano de saúde.


Assinale a alternativa correta:


A

Apenas a alternativa II está correta.


B

Apenas a alternativa III está incorreta.


C

Todas as alternativas estão corretas.


D

Todas as alternativas estão incorretas.

O Sistema Único de Saúde (SUS) é organizado por princípios que garantem o acesso integral, universal e gratuito para toda a população do país. A atenção integral à saúde, e não somente aos cuidados assistenciais, permite que


A

as pessoas sejam tratadas igualmente nas suas necessidades, até a idade adulta.


B

os serviços de urgência e emergência sejam priorizados, em toda a rede.


C

as articulações da saúde com outras políticas públicas não sejam mais necessárias.


D

as ações de prevenção sejam prioridade, sem prejuízo dos serviços assistenciais.

Leia com atenção.


I. A Lei n.º 12.435/2011 alterou a Lei nº 8.742, institucionalizando na legislação brasileira o SUAS como um sistema de gestão descentralizado e participativo da assistência social.

II. A Lei n.º 12.435/2011 estabelece como um dos objetivos da assistência social a garantia de um salário-mínimo de benefício mensal à pessoa com deficiência e ao idoso que comprovem não possuir meios de prover a própria manutenção ou de tê-la provida por sua família.

III. A Lei n.º 12.435/2011 estabelece que o desenvolvimento das capacidades cognitivas, motoras ou educacionais e a realização de atividades não remuneradas de habilitação e/ou reabilitação, constituem motivo de suspensão ou cessação do benefício da pessoa com deficiência.

IV. A Lei n.º 12.435/2011 estabelece que a gestão das ações na área de assistência social deve ser organizada sob a forma de sistema localmente centralizado e cofinanciado por entidades e organizações privadas.


Estão CORRETAS as assertivas:


A

III e IV.


B

I e IV.


C

I e II.


D

I, II e III.

Banco de dados internacional utilizado para indexar protocolos de revisões sistemáticas (RSs). Este banco evita a duplicidade de estudos e permite a comparação entre o protocolo e a revisão sistemática concluída. Possibilita-se, por meio dele, que as pesquisadoras e os pesquisadores, antes de iniciar sua revisão sistemática, realizem busca a fim de evitar possível duplicidade e garantir, assim, que seu estudo seja inédito. Após essa verificação é recomendável o preenchimento do protocolo próprio deste Banco. Trata-se, portanto, da plataforma:


A

PROSPERO.


B

ZEUS.


C

SISTEMATIZA.


D

FUTURA.

Criada em 2003, a Política Nacional de Humanização (PNH) empenha-se na materialização dos preceitos delineados pelo Sistema Único de Saúde (SUS) no âmbito das rotinas assistenciais, promovendo alterações nos métodos de administração e atenção. Para tal, a referida política fomenta o diálogo entre administradores, colaboradores e beneficiários visando edificar processos coletivos voltados à confrontação das dinâmicas de poder, trabalho e afetividade, as quais frequentemente propiciam atitudes e práticas desumanizadoras, as quais tolhem a autonomia e a corresponsabilidade dos profissionais de saúde em seu exercício profissional, bem como dos usuários em seu autocuidado. Nos itens a seguir deveriam estar elencadas algumas diretrizes ou orientações clínicas, éticas e políticas, da PNH, porém um deles encontram-se equivocado. Assim, analise cuidadosamente as preposições e após indique aquele que está incorreto:


A

Uma das premissas fundamentais delineadas pela Política Nacional de Humanização (PNH) é a prática do acolhimento. Construído de forma individualizada, privativa, embasado em uma escuta atenta e qualificada, o acolhimento é apenas um formalismo no contato inicial do sujeito com o serviço de saúde, sendo a ocasião em que a equipe realiza uma avaliação breve da vulnerabilidade, gravidade e risco desse sujeito, reconhecendo sua demanda de saúde e classificando-a conforme os critérios: normal, prioritária ou urgente.


B

Uma das orientações centrais da Política Nacional de Humanização (PNH) reside na promoção da gestão participativa ou na cogestão. Este conceito abarca tanto a estruturação de um ambiente de gestão coletiva, propício à conciliação das necessidades e interesses de usuários, trabalhadores e gestores, quanto aos dispositivos que asseguram a participação efetiva de usuários e seus familiares no dia-a-dia das unidades de saúde.


C

Uma das premissas essenciais da Política Nacional de Humanização (PNH) é a ambiência, a qual preconiza a configuração ou remodelação dos ambientes de saúde para que se tornem locais saudáveis, receptivos e aconchegantes, que resguardem a intimidade, promovam transformações no modo de trabalho e se constituam como espaços propícios ao encontro entre os indivíduos.


D

Uma das linhas de orientação preconizadas pela Política Nacional de Humanização (PNH) é a adoção da clínica ampliada e compartilhada, com o propósito de promover uma abordagem clínica do adoecimento e do sofrimento que leve em conta a singularidade de cada indivíduo e a complexidade do processo saúde-doença. Esta diretriz visa enriquecer os diagnósticos ao considerar outras variáveis além dos aspectos orgânicos, inclusive contemplando a percepção dos afetos gerados nas interações clínicas, e aprimorar a comunicação entre os profissionais de saúde envolvidos no tratamento e os usuários. Tal aprimoramento visa possibilitar a tomada de decisões compartilhadas e comprometidas com a autonomia e o bem-estar dos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS).

   
Gerar simulado