Questões de Concurso sobre Sequências com números, letras, palavras e figuras

 
 
Disciplina
Assunto 1
Banca
Instituição
Cargo
Ano
Carreira
Área de formação
Escolaridade
Dificuldade
 
Comentários:
Professores
Alunos
Meus Comentários
Vídeo
 
Minhas questões:
Resolvidas
Não resolvidas
Certas
Erradas
 
Tipo de questão:
Certo e errado
Múltipla escolha
Incluir questões:
Anuladas
Desatualizadas
 
Questões:
Todas as questões
 
Filtro simplificado
 
Questões
Todas as questões
 
1.940 questões encontradas
Questões por página
20
Mais recentes
 

A raiz quadrada do número de elementos de X que começam ou terminam em consoante é igual a 60.


C

Certo


E

Errado

A sequência de palavras APEGO – EQUINO – IRÔNICO segue uma lógica. Qual das palavras abaixo ocuparia o quarto lugar dessa sequência?


A

ORGULHA.


B

INFIMA.


C

OSTENTAR.


D

IPIOCA.


E

AMISTOSO.

Cinco pessoas, Ana, Bruno, Carlos, Diego e Ellen, foram classificadas para a etapa final de uma gincana. Nessa etapa final, cada uma das pessoas classificadas deverá lançar um dado honesto 1, 2, 3, 4 ou 5 vezes sobre uma mesa, conforme um sorteio prévio de ordem de lançamento e quantidade de dados que poderá ser utilizada, sendo que a soma dos pontos obtidos nas faces superiores dos dados por cada uma dessas pessoas será registrada. Na sequência, será calculado o desempenho de cada uma dessas pessoas no lançamento dos dados da seguinte maneira: divide-se a soma dos pontos obtidos no lançamento dos dados pelo maior valor possível de soma que a pessoa poderia obter, lembrando que cada dado tem suas faces numeradas de 1 a 6. Por exemplo, se a pessoa lançou apenas 1 dado e obteve 5 pontos na face superior do dado, então seu desempenho é igual a ; se a pessoa lançou 3 dados e obteve 10 pontos na soma das faces superiores do dado, então seu desempenho é igual a . A pessoa com o melhor desempenho (maior valor) será considerada a campeã da etapa final dessa prova. Após o sorteio prévio e os lançamentos dos dados, os resultados obtidos foram:


• Diego lançou 1 dado e obteve 4 pontos;

• Bruno lançou 2 dados e obteve 6 pontos;

• Ellen lançou 3 dados e obteve 14 pontos;

• Carlos lançou 4 dados e obteve 16 pontos;

• Ana lançou 5 dados e obteve 10 pontos.


Com base nessas informações, a pessoa que se consagrou campeã nessa etapa final da gincana foi


A

Ellen.


B

Diego.


C

Carlos.


D

Bruno.


E

Ana.

Sr. Francisco começou a trabalhar numa fábrica aos 19 anos de idade, no mesmo ano em que teve seu primeiro filho, Joaquim. Quando completou 21 anos, Joaquim também começou a trabalhar na mesma fábrica e teve também seu primeiro filho, Enzo. Quando completou 22 anos, Enzo começou a trabalhar na mesma fábrica. Supondo que Francisco, Joaquim e Enzo trabalharam na mesma fábrica até se aposentarem, e que Sr. Francisco se aposentou com 66 anos de idade, por quanto tempo os três trabalharam juntos?


A

2.


B

3.


C

4.


D

5.


E

6.

Considere a seguinte sequência infinita de algarismos construída graças à repetição do bloco 121231234, em que tais algarismos são escritos, um por vez, da esquerda para a direita.


12123123412123123412123123412123...


Quando o dígito 3 for escrito pela 183ª vez, o algarismo 2 já terá sido escrito


A

272 vezes.


B

273 vezes.


C

274 vezes.


D

275 vezes.


E

276 vezes.

Um gerente de uma padaria precisa organizar o estoque de trigos recebidos. Ele observa que a quantidade de entregas está seguindo a seguinte sequência:


1º dia: 32 unidades.

2º dia: 37 unidades.

3º dia: 47 unidades.

4º dia: 58 unidades.

5º dia: 71 unidades.

6º dia: 79 unidades.


Seguindo a lógica dessa sequência, a quantidade de trigo, recebida no próximo dia, será de:


A

87 unidades.


B

98 unidades.


C

89 unidades.


D

102 unidades.


E

95 unidades.

Em uma aula de Matemática, a professora Ana apresentou a seus alunos uma sequência numérica intrigante: 3, 7, 15, 31, 63, 127. Ela desafiou os alunos a identificar o padrão de crescimento da sequência e a prever o próximo elemento. Os alunos compartilharam suas descobertas com a professora Ana, confirmando que, mantendo a lógica de formação da sequência, o próximo elemento seria:


A

256.


B

255.


C

194.


D

126.

Considere a seguinte sequência:


0,5, 5, 10, 15, 25,40, ....


Com base no padrão observado, é correto afirmar que o décimo termo dessa sequência é


A

185.


B

170.


C

165.


D

180.


E

175

Após a solicitação da professora, Laura foi até a lousa e escreveu 3 nomes: Janaína, Kelly e Lindalva. Considerando que esses nomes foram sequencialmente escritos por Laura de acordo com uma regra lógica de formação, qual dos nomes a seguir pode completar esta sequência?


A

Naiara.


B

Lorena.


C

Moacir.


D

Márcio.

Marcos, Bruno, Geovane, Cláudio e Leonardo são amigos que resolveram participar de uma corrida de atletismo. Sabe-se que só os cinco participaram da corrida e que não teve empate. Além disso, Claudio chegou antes de Leonardo. Bruno chegou antes de Leonardo e de Geovane, mas não foi o primeiro a chegar. E Leonardo chegou depois de Geovane, mas não foi o último a chegar.


Com base nessas informações, concluímos que o último a chegar foi


A

Bruno.


B

Cláudio.


C

Geovane.


D

Marcos.

Considere a sequência de números a seguir:

400, 420, 361, 380, 324, 342, 289, …, 9, 12, 4, 6, 1, 2, 0, 0.

Seguindo o mesmo padrão lógico de formação, o décimo nono termo menos o vigésimo quarto termo é igual a


A

37.


B

25.


C

34.


D

28.


E

31.

Considere a sequência limitada de números que foi criada com um padrão:

1, 1, 4, 2, 1, 9, 3, 2, 1, 16, 4, 3, 2, 1, 25, 5, 4, 3, 2, 1, 36, …, 100.

Nesta sequência alguns números aparecem várias vezes. O número 8, por exemplo, aparece duas vezes. A soma destas duas aparições é igual a 16 (8 + 8).

A diferença entre a soma de todos os números 4 que aparecem na sequência e a soma de todos os números 3 que aparecem na sequência é


A

1.


B

7.


C

3.


D

9.


E

5.

A seguir estão as dez primeiras figuras de uma sequência ilimitada criada com um padrão lógico.


Imagem associada para resolução da questão


Justapondo-se lado a lado a 67a e a 110a figura da sequência, a 67a à esquerda da 110a , obtém-se a figura


A

Imagem associada para resolução da questão


B

Imagem associada para resolução da questão


C

Imagem associada para resolução da questão


D

Imagem associada para resolução da questão


E

Imagem associada para resolução da questão

Ana está organizando uma série de palestras para um seminário educacional. Cada palestra precisa seguir um padrão de crescimento para garantir que a quantidade de participantes aumente de forma controlada. Ela observou o número de participantes nas primeiras cinco palestras e percebeu uma sequência numérica.


As palestras tiveram os seguintes números de participantes:

1. 5 participantes na primeira palestra.

2. 9 participantes na segunda palestra.

3. 17 participantes na terceira palestra.

4. 33 participantes na quarta palestra.

5. 65 participantes na quinta palestra.


Assinale a alternativa que apresenta corretamente o calculo de quantos participantes haverá na sexta palestra seguindo o mesmo padrão de crescimento.


A

101.


B

113.


C

117.


D

97.


E

129.

Enquanto estudava padrões lógicos, Bruna escreveu repetidamente a palavra CONCURSO em seu caderno, formando uma longa sequência — sem espaços —, tal qual exposto a seguir:


CONCURSOCONCURSOCONCURSO...


Curiosa para praticar suas habilidades de observação e cálculo, ela decidiu descobrir qual letra aparece na 2024º posição dessa sequência. Diante de tal, pode-se afirmar que a resposta encontrada por ela foi a letra


A

N.


B

U.


C

C.


D

O.


E

R.

João tem três irmãos: Paulo, Fernando e Roberto, sendo que:


▪ Paulo é mais velho que João;

▪ Fernando é mais novo que Roberto;

▪ Roberto é mais velho que João.


Diante de tal, é correto dizer que:


A

Fernando é o mais novo.


B

João é o mais novo.


C

Paulo é o mais velho.


D

João não é o mais novo.


E

Paulo não é o mais novo.

A palavra ABACATE está para 738, assim como BANANA está para 636 e MELANCIA está para 848, da mesma maneira podemos concluir que GROSELHA está para


A

848.


B

853.


C

868.


D

856.


E

865.

   
Gerar simulado