

Seu próximo nível começa aqui
Com a Assinatura Ilimitada, você tem tudo que precisa para sua aprovação.
Com a Assinatura Ilimitada, você combina prática, teoria e método em uma única assinatura com tudo que você precisa para sua aprovação.
Leia o caso clínico no âmbito do Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional (PCMSO) e assinale a alternativa correta:
Caso clínico: um trabalhador de 46 anos, exercendo a função de lixador, apresenta parestesia em mãos após exposição ocupacional à vibração de mãos e braços por 8 horas diárias. Avaliação ambiental integrada ao PGR identificou dosimetria de vibração acima dos níveis recomendados para exposição ocupacional segundo referências internacionais. A eletroneuromiografia (EMG) evidencia alteração sensitiva compatível com neuropatia periférica.
A conduta adequada para o caso é:
Prescrever apenas analgésicos, sem necessidade de intervenção sobre a exposição ocupacional ou integração com o PGR.
Implementar rodízio de tarefas, fornecer equipamento de proteção individual (EPI) antivibração, e manter reavaliação clínica periódica no PCMSO, com acompanhamento da eficácia das medidas de controle no PGR.
Determinar afastamento total e definitivo do trabalhador de qualquer atividade laboral, independentemente da possibilidade de controle da exposição, com acompanhamento da eficácia das medidas de controle no PGR.
Manter o trabalhador em atividade sem monitoramento clínico ou ambiental, sem necessidade de intervenção com o PGR.
Segundo o Quadro 2 do Anexo I da Norma Regulamentadora NR 7, o ácido delta amino levulínico é a substância indicada para realizar a monitorização biológica em trabalhadores expostos a:
mercúrio.
tolueno.
tetracloroetileno.
chumbo inorgânico.
benzeno.
A Norma Regulamentadora NR-7, estabelece diretrizes e requisitos para o desenvolvimento do Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional - PCMSO nas organizações, com o objetivo de proteger e preservar a saúde de seus empregados em relação aos riscos ocupacionais, conforme avaliação de riscos do Programa de Gerenciamento de Risco - PGR da organização.
Sobre a NR-7, assinale a alternativa CORRETA:
O exame clínico admissional deve ser realizado na primeira semana depois que o empregado assumir as suas atividades.
No exame de retorno ao trabalho, o exame clínico deverá ser realizado antes que o empregado reassuma suas funções, quando ausente por um período igual ou superior a 15 (quinze) dias por motivo de doença ou acidente, de natureza ocupacional ou não.
O PCMSO deve incluir a realização obrigatória dos exames médicos: admissional, periódico, retorno ao trabalho, mudança de riscos ocupacionais e demissional.
Os exames médicos obrigatórios inclusos no PCMSO, compreendem apenas os exames complementares, realizado de acordo com as especificações desta e de outras NRs.
Inexistindo médico do trabalho na localidade, a organização não poderá contratar médico de outra especialidade como responsável pelo PCMSO.
Em relação aos indicadores biológicos previstos na NR-07 para exposição ocupacional aos solventes glicólicos e diisocianatos, assinale a alternativa incorreta.
O ácido 2-metoxiacético urinário é biomarcador utilizado para 2-metoxietanol e 2-metoxietilacetato.
Para o 2,4 e 2,6 tolueno diisocianato, o biomarcador corresponde aos isômeros 2,4 e 2,6 toluenodiamino urinários.
O valor IBE/EE para o ácido 2-metoxiacético urinário é de 1 mg/g creatinina.
O biomarcador para os diisocianatos deve ser coletado ao final da jornada (FJ).
O biomarcador do 2-propanol é o ácido butoxiacético urinário.
O Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional (PCMSO) é desenvolvido pelas organizações com o objetivo de proteger e preservar a saúde de seus empregados em relação aos riscos ocupacionais. Conforme previsto nessa norma, em relação ao PCMSO pode-se afirmar que
o exame clínico realizado na admissão de pessoal pode ser realizado até 7 dias após o empregado ter assumido suas atividades.
o programa pode auxiliar no processo de seleção quando da contratação de novos colaboradores.
o programa deve ser elaborado obrigatoriamente por um médico do trabalho.
o PCMSO deve ser elaborado considerando os riscos ocupacionais identificados e classificados pelo PGR (Programa de gerenciamento de riscos).
no exame demissional, o exame clínico deve ser realizado em até 15 dias contados do término do contrato.
De acordo com a NR-07, estão obrigadas a elaborar PCMSO – Programa de controle Médico de Saúde Ocupacional, todas as empresas, EXCETO:
Todas as MEI, sem exceção, e as ME e EPP enquadradas no subitem 1.8.6 da NR-01, que não identificarem exposições ocupacionais a agentes físicos, químicos, biológicos e riscos relacionados a fatores ergonômicos.
As MEI e ME enquadradas no subitem 1.8.6 da NR-01, que não identificarem exposições ocupacionais a agentes físicos, químicos, biológicos.
As MEI, apenas enquadradas no subitem 1.8.6 da NR-01, que não identificarem exposições ocupacionais a agentes físicos, químicos, biológicos.
Todas as MEI e ME, sem exceção e as EPP enquadradas no subitem 1.8.6 da NR-01, que não identificarem exposições ocupacionais a agentes físicos, químicos, biológicos e riscos relacionados a fatores ergonômicos.
As MEI, ME e EPP enquadradas no subitem 1.8.6 da NR-01, que não identificarem exposições ocupacionais a agentes físicos, químicos, biológicos e riscos relacionados a fatores ergonômicos.
A NR-07 - Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional, trata sobre os exames ocupacionais. Dessa forma, assinale a alternativa que NÃO corresponde a um desses exames:
Exame admissional.
Exame demissional.
Exame periódico.
Exame de remanejamento ocupacional.
Exame de mudança de riscos ocupacionais.
Com base nas disposições da Norma Regulamentadora nº 7 (NR-7) sobre o Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional (PCMSO), assinale a alternativa correta.
O médico do trabalho pode delegar a terceiros a responsabilidade pela implementação do PCMSO, desde que os relatórios anuais sejam assinados por ele e enviados ao Ministério do Trabalho.
O PCMSO deve estar articulado com as diretrizes do Programa de Gerenciamento de Riscos (PGR), buscando prevenir, rastrear e diagnosticar precocemente agravos à saúde relacionados aos riscos ocupacionais identificados.
Os exames complementares previstos no PCMSO devem ser determinados com base na solicitação do empregador, sendo facultada a avaliação técnica do médico do trabalho quanto à exposição do trabalhador a riscos específicos.
O objetivo principal do PCMSO é atender às exigências legais de exames médicos periódicos, sendo recomendada e facultativa a implementação de medidas de prevenção, diagnóstico e monitoramento de doenças relacionadas ao trabalho.
O PCMSO deve ser elaborado, exclusivamente, pelo médico coordenador da empresa, podendo ou não estar articulado com o Programa de Prevenção de Riscos Ambientais (PPRA) ou outros programas de gestão de saúde e segurança do trabalho.
Um hospital, ao elaborar seu PCMSO, deparou-se com a necessidade de definir os exames complementares para a equipe de enfermagem que atua no centro cirúrgico. O médico do trabalho responsável, com base nos riscos identificados no PGR do hospital (riscos biológicos por contato com fluidos corporais, riscos químicos pela exposição a gases anestésicos e riscos ergonômicos por posturas inadequadas e esforço físico), precisa estabelecer os exames e a periodicidade. Sobre as diretrizes do PCMSO conforme a NR 7, é correto afirmar:
A definição dos exames médicos complementares e sua periodicidade deve ser baseada nos riscos identificados e classificados no PGR, sendo obrigatória a realização de exames admissionais, periódicos, de retorno ao trabalho, de mudança de riscos ocupacionais e demissionais.
O Atestado de Saúde Ocupacional (ASO) deve obrigatoriamente indicar o diagnóstico específico do trabalhador, como "apto com restrições para diabetes", para que o empregador possa adequar corretamente o posto de trabalho.
O PCMSO deve prever, para todos os trabalhadores, independentemente da função ou risco, a realização de hemograma completo, audiometria e espirometria anualmente, como medida de vigilância passiva da saúde.
O Relatório Analítico do PCMSO deve conter apenas o número total de exames clínicos realizados e o número de Atestados de Saúde Ocupacional (ASO) emitidos, sem detalhar os tipos de exames complementares ou os achados anormais, para proteger o sigilo médico.
O exame demissional pode ser dispensado caso o último exame médico ocupacional periódico tenha sido realizado há mais de 120 dias para empresas de grau de risco 1 e 2, ou há mais de 80 dias para empresas de grau de risco 3 e 4.
O PCMSO (Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional) deve ser elaborado considerando os riscos ocupacionais identifi cados e classifi cados pelo PGR (Programa de Gerenciamentos de Riscos). O PCMSO deve incluir a realização obrigatória dos exames médicos: admissional, periódico, de retorno ao trabalho, de mudança de riscos ocupacionais e demissional. No exame demissional, o exame clínico deve ser realizado em até 10 (dez) dias contados do término do contrato, podendo ser dispensado caso o exame clínico ocupacional mais recente tenha sido realizado há menos de:
30 dias, para as organizações graus de risco 1 e 2, e há menos de 60 dias, para as organizações graus de risco 3 e 4
30 dias, para as organizações graus de risco 1 e 2, e há menos de 90 dias, para as organizações graus de risco 3 e 4
135 dias, para as organizações graus de risco 1 e 2, e há menos de 60 dias, para as organizações graus de risco 3 e 4
135 dias, para as organizações graus de risco 1 e 2, e há menos de 90 dias, para as organizações graus de risco 3 e 4
Segundo as diretrizes da NR-7, o Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional (PCMSO) deve sempre incluir ações de vigilância passiva e ativa.
É correto afirmar que, entre os indicadores obtidos na execução do programa e considerados adequados para subsidiar as ações de vigilância passiva, estão
os exames complementares realizados na avaliação periódica, incluídos os prescritos pela Norma.
a análise da frequência e da incidência dos transtornos diagnosticados durante o exame periódico, particularmente os esperados em função dos respectivos ambientes de trabalho.
os afastamentos por doenças relacionadas ao trabalho, cujo período se estendeu por mais de 15 dias consecutivos.
as informações sobre a demanda espontânea de empregados que procuram os serviços médicos em geral.
as audiometrias periodicamente realizadas nos trabalhadores lotados nos ambientes da empresa, classificados como ruidosos.
De acordo com o disposto no Anexo III da NR-7 – PCMSO, as radiografias de tórax para apoio ao diagnóstico de pneumoconioses devem atender às diretrizes da __________________________ ou suas revisões mais recentes.
Assinale a alternativa que preenche corretamente a lacuna do trecho acima.
Resolução Conama nº 237/1997
Norma da Comissão Nacional de Energia Nuclear (NE 3.01)
Resolução da Diretoria Colegiada da Anvisa 50/2002
Norma ISO 4037-1
Resolução da Diretoria Colegiada da Anvisa nº 330/2019
Este documento deve ser comprovadamente disponibilizado ao empregador, devendo ser disponibilizado em meio físico, quando solicitado. Para cada exame clínico ocupacional realizado, o médico do trabalho deve emitir:
ASO
PPRA
PCMSO
CAT
O Programa de Gerenciamento de Riscos (PGR) regulamentado pela NR-01 deve conter, obrigatoriamente, os seguintes documentos:
Gerenciamento de riscos ocupacionais (GRO) e Plano de ação.
Avaliação de Riscos Ocupacionais (ARO) e Programa de Controle Médico e Saúde Ocupacional (PCMSO).
Inventário de riscos e Plano de ação.
Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional (PCMSO) e Inventário de riscos.
Levantamento Preliminar do Perigo (LPP) e medidas preventivas.
A respeito da Norma Regulamentadora nº 7 (NR-7) – PCMSO, assinale a alternativa INCORRETA.
A organização deve garantir que o PCMSO seja conhecido e atendido por todos os médicos que realizarem os exames médicos ocupacionais dos empregados.
Na demissão, pode ser aceito exame audiométrico realizado até 180 dias antes da data de finalização do contrato de trabalho.
O trabalhador na indústria da construção, exposto a condições hiperbáricas, em caso de ausência do trabalho por mais de 15 dias ou afastamento por doença, ao retornar, deve ser submetido a novo exame médico, com emissão do ASO.
Para trabalhadores expostos à acetona, o indicador biológico de exposição excessiva deve ter momento da coleta de amostra de acetona na urina no final de jornada de trabalho (FJ).
Subsidiar a Previdência Social nas ações de reabilitação constitui uma diretriz prevista no PCMSO.
O Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional (PCMSO) deve incluir a realização obrigatória dos exames médicos.
Analise o tipo de exame apresentados na coluna 1 e correlacione com as características apresentadas na coluna 2.
Coluna 1 Tipo de Exame
1. Admissional
2. Retorno ao trabalho
3. Demissional
4. Mudança de riscos ocupacionais
Coluna 2 Atividades econômicas
( ) Deve ser realizado em até 10 dias contados do término do contrato.
( ) Deve ser realizado antes que o empregado assuma suas atividades.
( ) Deve, obrigatoriamente, ser realizado antes da data da mudança, adequando-se o controle médico aos novos riscos.
( ) A avaliação médica deve definir a necessidade de retorno gradativo ao trabalho
Assinale a alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo.
1 • 3 • 4 • 2
3 • 1 • 4 • 2
3 • 2 • 1 • 4
4 • 1 • 2 • 3
4 • 2 • 1 • 3
Referente às responsabilidades em relação ao PCMSO, conforme a NR-7, é correto afirmar que
compete aos trabalhadores agendar os exames em conformidade com a NR-7.
compete ao médico do trabalho garantir a elaboração e a efetiva implantação do PCMSO.
compete à organização emitir o Atestado de Saúde Ocupacional – ASO – previsto no PCMSO.
compete ao empregador indicar médico do trabalho responsável pelo PCMSO.
compete ao empregador emitir o Atestado de Saúde Ocupacional – ASO – previsto no PCMSO.
De acordo com a Norma Regulamentadora (NR) 7 – Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional (PCMSO), conforme determina o Anexo I, Quadro 1, assinale a alternativa que determina corretamente o momento da coleta de mercúrio metálico na urina, no caso de trabalhadores com exposição ocupacional ao mercúrio metálico.
AJ.
FJ.
FJFS.
NC.
FS.
De acordo com a NR 7, o trabalhador deve realizar exame clínico ao retornar à atividade de trabalho, quando este tiver sido afastado ou quando ausente por período igual ou superior a __________ por motivo de doença ou acidente, de natureza ocupacional ou não.
O termo que preenche corretamente a lacuna é
20 dias.
30 dias.
45 dias.
60 dias.
90 dias.
Indique a opção em DESACORDO com o Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional (PCMSO) previsto na Norma Regulamentadora 7.
O PCMSO deve incluir a realização obrigatória dos exames médicos admissional, periódico, de retorno ao trabalho, de mudança de riscos ocupacionais e demissional.
O exame clínico no retorno ao trabalho deve ser realizado antes que o empregado reassuma suas funções, quando ausente por período igual ou superior a 15 dias por motivo de doença ocupacional.
O exame de mudança de risco ocupacional deve, obrigatoriamente, ser realizado antes da data da mudança, adequando-se o controle médico aos novos riscos.
A avaliação clínica no exame admissional deve ser realizada antes que o empregado assuma suas funções.
Para empregados portadores de doenças crônicas o exame periódico deve ser realizado a cada ano ou a intervalos menores, a critério do médico responsável.