

Seu próximo nível começa aqui
Com a Assinatura Ilimitada, você tem tudo que precisa para sua aprovação.
Com a Assinatura Ilimitada, você combina prática, teoria e método em uma única assinatura com tudo que você precisa para sua aprovação.
A organização do trabalho vai muito além de manter o local de trabalho asseado e todos os documentos devidamente arquivados e identificados. Ela visa equilibrar tempo, qualidade e eficácia nas ações. São exemplos fundamentais para a organização no trabalho:
determinar a hora de início do seu trabalho; listar os materiais a serem comprados; e ter paciência para realizar as tarefas.
determinar a equipe de trabalho; listar os itens a serem adquiridos para a realização de determinada tarefa; e manter longe tudo que for fundamental para realizar o trabalho.
determinar a hora de início do seu trabalho; listar as ferramentas que irá utilizar; e sair da empresa ou órgão em que trabalha somente depois de ter concluído o trabalho.
determinar onde cada material ou equipamento vai ficar; listar as atividades do dia e priorizar aquelas de maior importância; e ter à mão tudo o que for fundamental para realizar o trabalho.
determinar onde será o local de trabalho; listar as necessidades do dia; e delegar tarefas.
Leia as afirmativas a seguir:
I. São exemplos de risco químico as máquinas e equipamentos sem proteção e o arranjo físico inadequado.
II. A corrente elétrica é caracterizada como o fluxo desordenado de cargas elétricas.
Marque a alternativa CORRETA:
As duas afirmativas são verdadeiras.
A afirmativa I é verdadeira, e a II é falsa.
A afirmativa II é verdadeira, e a I é falsa.
As duas afirmativas são falsas.
A técnica de análise de riscos AAF (Análise de Árvores de Falhas) é fundamentada em
algoritmos genéticos.
redes neurais.
lógica fuzzy.
álgebra de Boole.
análise combinatória.
Considere a Matriz de Riscos a seguir.
Cada uma das letras corresponde um tipo de risco. Esses riscos foram divididos em três grupos iguais, de acordo com os níveis de risco: baixo, médio e alto.
Assinale a opção que mostra a separação dos tipos de riscos de acordo com os níveis.
Baixo: A, D e G / Médio: B, E e H / Alto: C, F e I.
Baixo: A, B e C / Médio: D, E e F / Alto: G, H e I.
Baixo: A, E e I / Médio: B, D e H / Alto: C, F e G.
Baixo: G, H e I / Médio: D, E e F / Alto: A, B e C.
Baixo: G, D e H / Médio: A, E e I / Alto: B, C e F.
A prática prevencionista implica reconhecer os riscos presentes no ambiente de trabalho, demandando o estudo do processo de produção, de maneira a caracterizar eventual exposição dos trabalhadores a riscos ocupacionais. Dessa maneira,
há que se considerar que, em face da identificação de ultrassom no ambiente de trabalho, com frequências acima de 32 000 Hz (trinta e dois mil Hertz), o risco ocupacional inexiste apenas para os trabalhadores que têm contato físico direto com a fonte vibratória.
a presença no ambiente de trabalho de asfixiantes químicos como o acetileno pode provocar a depleção do oxigênio no local, fazendo com que não seja suficiente apenas impedir que a concentração do contaminante atinja seu respectivo limite de tolerância.
ao elaborar ordem de serviço para a operação de soldagem oxiacetilênica, deve-se orientar o soldador, ao encerrar seu trabalho, a fechar primeiro a válvula de oxigênio e, em seguida, fechar a válvula do acetileno, de forma a evitar o retrocesso de chama.
deve-se considerar, na operação de caldeiras, a existência de risco grave e iminente na falta de sistema de indicação para o controle do nível de água ou outro sistema que evite o superaquecimento por alimentação deficiente.
a gestão da sobrecarga térmica no ambiente de trabalho, que é função da combinação das contribuições do calor metabólico, dos fatores ambientais e das vestimentas, deverá considerar que a sobrecarga fisiológica por calor praticamente não varia de pessoa para pessoa.
Em um determinado estabelecimento, no período de 1 (um) ano, ocorreram 35 (trinta e cinco) acidentes de trabalho, resultando em uma Taxa de Frequência igual a 100,00 (cem). Considerando-se que o Tempo Computado em dias perdidos foi igual a 70 (setenta), o cálculo da Taxa de Gravidade resulta em
500.
200.
245.
145.
1,42.
O Laudo Técnico das Condições Ambientais do Trabalho deve ser elaborado por:
Técnico de segurança do trabalho e/ou enfermeiro do trabalho.
Engenheiro e técnico de segurança do trabalho.
Médico e enfermeiro do trabalho.
Engenheiro de segurança do trabalho ou o médico do trabalho.
Qualquer profissional desde que o empregador o julgue capacitado para a elaboração do referido laudo.
A avaliação do trabalho e das condições de trabalho pode ocorrer de maneira qualitativa ou quantitativa, de maneira que
a quantificação de aspectos subjetivos do trabalho deve ocorrer mediante aplicação de questionários adaptados às heterogeneidades do coletivo de trabalhadores.
na inexistência ou indisponibilidade de equipamentos de medição precisos, a análise qualitativa comparativa entre processos semelhantes de produção se mostra necessária e suficiente à caracterização da insalubridade junto ao INSS.
no que diz respeito ao adicional de periculosidade devido ao empregado responsável pela escorva de cartuchos de explosivos, a porcentagem variará de 10% a 30% em função da fração da jornada dispendida à atividade perigosa.
de acordo com a Norma Regulamentadora 9, quando as avaliações qualitativas da exposição dos trabalhadores permitirem inferir que a concentração do contaminante está próxima dos limites de tolerância, deverão ser adotadas as medidas de controle adequadas.
conforme definido na Norma Regulamentadora 15, na relação das atividades que envolvem agentes biológicos, cuja insalubridade é caracterizada pela avaliação qualitativa, constam os trabalhos ou operações em contato permanente com lixo urbano (coleta e industrialização).
Assinale a alternativa que apresenta a associação correta do risco químico ocupacional com a doença relacionada.
chumbo: anemia
sílica: mesotelioma de pleura
benzeno: doença de Parkinson
mercúrio inorgânico: distúrbios de comportamento
cloro: câncer de pulmão
Sobre a Prevenção da Fadiga, conforme descrito na Consolidação das Leis do Trabalho, o peso que um empregado pode remover, individualmente, é, no máximo, de
60 quilogramas, ressalvadas as disposições especiais relativas ao trabalho do menor e da mulher.
20 quilogramas para o gênero masculino, quando realizado frequentemente.
15 quilogramas para o gênero feminino, quando realizado frequentemente.
32 quilogramas para ambos os gêneros, exceto o menor aprendiz.
23 quilogramas para ambos os gêneros e para o menor aprendiz.
Observe as imagens abaixo:
Assinale a alternativa que indica apenas as imagens que se referem a Equipamentos de Proteção Coletiva (EPCs):
1 – 2 – 3 – 5.
3 – 5.
1 – 3 – 5.
1 – 2 – 4.
1 – 2 – 3 – 4 – 5.
Leia as afirmativas a seguir:
I. A Constituição Federal não autoriza os municípios a terem bandeira própria.
II. Condições deficientes de trabalho prejudicam a saúde de um servidor.
Marque a alternativa CORRETA:
A Portaria Normativa nº 3, de 7 de maio de 2010,
instituiu o Sistema de Gestão da Saúde do Servidor – SGSS, que dará as diretrizes para a implementação de ações de vigilância aos ambientes e processos de trabalho visando à promoção da saúde do servidor.
objetiva a implementação de ações de atenção à saúde dos servidores pautadas pela prevenção de riscos à saúde, melhoria das condições organizacionais do trabalho e, para tanto, reduz a autonomia e o protagonismo dos servidores.
traz que a NOSS tem por objetivo definir as diretrizes gerais para a implementação das ações de vigilância e promoção da saúde do servidor público federal, para os órgãos e entidades que compõem o Sistema de Pessoal Civil da Administração Pública Federal – SIPEC.
define a organização do trabalho como o conjunto de atividades desenvolvidas de maneira individual ou coletiva, cujo processo pode interferir na integridade física e psíquica do servidor.
inclui, entre as diretrizes do sistema, a universalidade das ações, representada pelo conjunto de atividades individuais e coletivas, articuladas para potencializar as ações de promoção, recuperação e reabilitação da saúde dos servidores.
No desenho técnico, a vista mais importante de uma peça deve ser utilizada como vista frontal ou principal. Geralmente, tal vista representa a peça na sua posição de utilização. Quando outras vistas são necessárias, inclusive cortes e/ou seções, elas deverão ser selecionadas conforme os seguintes critérios, EXCETO:
Evitar repetição de detalhes.
Usar o menor número de vistas.
Evitar linhas tracejadas desnecessárias.
Evitar linhas de espessuras diferentes nos desenhos técnicos.
Em atenção à insalubridade e periculosidade, conforme disciplinado na Seção XIII, do Capítulo V, do Título II da Consolidação das Leis do Trabalho, é correto afirmar que
o exercício do trabalho em condições insalubres, acima dos limites de tolerância, assegura a percepção de adicional respectivamente de 40% (quarenta por cento), 20% (vinte por cento) e 10% (dez por cento) do salário base do trabalhador, segundo se classifiquem nos graus máximo, médio e mínimo.
entre as atividades ou operações perigosas, inserem-se aquelas que impliquem risco acentuado em virtude da exposição permanente do trabalhador a inflamáveis, explosivos ou energia elétrica e roubos ou outras espécies de violência física nas atividades profissionais de segurança pessoal ou patrimonial.
mediante laudo emitido por profissional habilitado perante o Ministério do Trabalho, que ateste a natureza independente dos fatores de risco que caracterizam o direito aos adicionais, o trabalhador poderá receber ambos adicionais de forma cumulativa.
a caracterização e a classificação da insalubridade e da periculosidade, segundo as normas do Ministério do Trabalho, far-se-ão por meio de perícia executada pelo serviço competente da Superintendência Regional do Trabalho e Emprego.
a inclusão de outras atividades no rol daquelas consideradas insalubres ou perigosas é facultada pela lei e condicionada à existência de acordos ou convenções coletivas de trabalho que disciplinem e caracterizem a atividade ou função que dará ao trabalhador o direito à percepção do respectivo adicional.
As obras de terraplanagem, escavação e movimentação de materiais na indústria da construção civil, para que ocorram sem acidentes, devem se dar seguindo alguns procedimentos. Entre eles, tem-se que
ao identificar a existência de cabos subterrâneos de energia elétrica nas proximidades do local a ser escavado, as atividades só deverão ser iniciadas após a completa desenergização dos cabos pela concessionária de energia elétrica.
durante a operação de máquinas pesadas que possuam cilindros hidráulicos, estes não devem ser usados para a sustentação da máquina, procedimento aceito exclusivamente para a intervenção da manutenção.
os materiais retirados da escavação devem ser depositados a uma distância superior à metade da profundidade final da escavação, não devendo ser permitido o tráfego de caminhões a uma distância equivalente a uma vez e meia a profundidade da escavação.
antes de qualquer escavação, todas as estruturas existentes no perímetro do local deverão receber um dispositivo sensor de vibração, cuja leitura permitirá identificar as estruturas que deverão ser escoradas durante a realização da obra.
deve-se evitar transitar com o caminhão pesado carregado desengatado ou desengrenado em declives superiores a 10º, sendo a prática permitida para declives menores, caminhão descarregado e operadores com grande experiência.
Vulnerabilidade é a escala de medida que determina quão perigosa, penosa, desfavorável ou crítica é uma situação ou operação, em relação à estrutura ou ao conjunto de partes do objeto protegido. São características da vulnerabilidade:
1) é indicador de grau de risco de um Objeto de Proteção.
2) está ligada à estrutura do Objeto de Proteção.
3) pode ser alterada em função da qualidade e quantidade das medidas de segurança física adotadas.
4) deverá ser inversamente proporcional à criticidade apurada.
Estão corretas:
1 e 3, apenas.
2 e 3, apenas.
1, 2, 3 e 4.
2 e 4, apenas.
1, 3 e 4, apenas.
A possibilidade de autodefesa está genericamente limitada ao instituto da legítima defesa da integridade física ou patrimonial, bem como medida preventiva com a possibilidade de estruturação de segurança orgânica ou contratação de prestadores de segurança privada. As limitações legais e o contingenciamento da função segurança privada impõem princípios que lhe imprimem caráter:
instrumental, localizado, subsidiário e complementar.
secundário, localizado, subsidiário e complementar.
instrumental, secundário, subsidiário e complementar.
instrumental, localizado, secundário e complementar.
instrumental, localizado, subsidiário e secundário.
Assinale a alternativa que se refere à definição a seguir:
“Denominação (sigla utilizada) dos dispositivos, tais quais os óculos de segurança, respirador e máscara, luvas e dedeiras, mangas, aventais e jaquetas, perneiras e calçados, destinados a proteger à saúde e integridade física do trabalhador?”
ETA.
EPI.
EPA.
EPC.
EIA.
De acordo com a Orientação Normativa nº 4, de 14 de fevereiro de 2017,
a caracterização da insalubridade, periculosidade e penosidade no serviço público deverá balizar-se pelos critérios definidos em normas regulamentadoras para os trabalhadores da iniciativa privada.
são Indivíduos Ordinariamente Expostos – IOE aqueles que desenvolvem atividades envolvendo fontes de radiação ionizante em quaisquer de suas fases, de forma sistemática, o que exclui aqueles que atuam apenas em emergência radiológica.
o adicional de irradiação ionizante somente deverá ser concedido aos Indivíduos Sistematicamente Expostos – ISE, que atuam em áreas controladas, supervisionadas, restritas, de uso privativo etc. em relação à radiação.
na exposição eventual ou esporádica, o servidor se submete a circunstâncias ou condições insalubres ou perigosas por tempo inferior a um quinto da jornada regular de trabalho.
em se tratando de concessão de adicional de insalubridade em decorrência de exposição permanente a agentes biológicos, serão observadas as atividades e as condições estabelecidas na Norma Regulamentadora 15.