

Seu próximo nível começa aqui
Com a Assinatura Ilimitada, você tem tudo que precisa para sua aprovação.
Com a Assinatura Ilimitada, você combina prática, teoria e método em uma única assinatura com tudo que você precisa para sua aprovação.
Assinale a alternativa que apresenta o profissional habilitado para elaborar o Programa de Proteção Radiológica (PPR).
Engenheiro ambiental com doutorado em Medicina Nuclear.
Médico coordenador do Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional (PCMSO).
Médico com especialização em Radiologia.
Físico médico especialista em Medicina Nuclear.
Engenheiro de Segurança do Trabalho com Mestrado em Medicina Nuclear.
A coordenação, a orientação, o controle e supervisão da Campanha Nacional de Prevenção de Acidentes do Trabalho - CANPAT, o Programa de Alimentação do Trabalhador - PAT e ainda, a fiscalização do cumprimento dos preceitos legais e regulamentares sobre segurança e medicina do trabalho em todo o território nacional é responsabilidade da
Delegacia Regional do Trabalho - DRT.
Secretaria do trabalho e emprego - SETRE.
Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação da Saúde - SGTES.
Secretaria de Segurança e Saúde no Trabalho - SSST.
Agência do Trabalho - AT.
Perfil Profissiográfico Previdenciário (PPP) é o documento histórico-laboral do trabalhador.
Esse documento tem, entre outras finalidades, a de
formar um banco de dados referente ao quantitativo de aposentadoria especial.
prover do empregador de meios de prova perante órgãos públicos.
formar banco de dados para a vigilância sanitária e epidemiológica e para políticas de saúde.
prover a empresa de informações sobre seus empregados, evitando ações judiciais.
incluir empregados no plano de aposentadoria.
A campanha interna de prevenção da AIDS foi instituída em 1988, estando integrada à Campanha Nacional de Prevenção de Acidentes do Trabalho.
As doenças do trabalho são consideradas, em qualquer situação, acidentes do trabalho, ao passo que as doenças profissionais só são assim consideradas se ocasionarem incapacidade para o trabalho.
Em relação à leptospirose, marque a alternativa INCORRETA.
Como medidas de controle e prevenção em Saúde Pública encontram-se as vacinações em massa tanto de seres humanos quanto de animais domésticos, sendo este protocolo já estabelecido há muitos anos.
Os roedores constituem os principais e mais importantes reservatórios dessa zoonose.
Muitos animais silvestres, entre eles os roedores, estão perfeitamente adaptados às leptospiras e não manifestam sinais clínicos ou lesões ocasionadas pela doença.
As principais medidas de controle contra a leptospirose incluem: higiene pessoal, uso de roupa protetora para trabalho rural, drenagem de terrenos baixos (pântanos e brejos), construções à prova de roedores, proteção de alimentos, destinação correta de resíduos (lixo), controle da infecção de animais domésticos, evitar contato em águas contaminadas e quimioprofilaxia de grupos ocupacionais expostos.
O aumento no índice pluviométrico, temperaturas elevadas e aumento na população de roedores são fatores que favorecem o aparecimento de surtos de leptospirose.
A Lesão por Esforço Repetitivo ou Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho (LER/DORT) é uma anomalia gerada pela execução de atividades repetitivas, sem a devida preocupação com a ergonomia. Neste contexto, não é tipo de LER/DORT:
Tenossinovite
Tendinite
Epicondilite
Miosites
Gastroenterite
A queimadura relatada caracteriza-se como de terceiro grau.
Apenas o trabalhador recém-admitido no setor de radioterapia precisa ser treinado em procedimentos de proteção radiológica e em caso de exposições acidentais.
Qual é a seqüência correta destes procedimentos Legais , pertinentes á Legislação em Medicina e Segurança do Trabalho em vigor:
A coordenação da política de saúde do trabalhador e a definição de critérios para o controle das condições e dos ambientes de trabalho são competências
das CIPAs e das equipes de recursos humanos de cada empresa.
das Varas do Trabalho.
do Tribunal Regional do Trabalho.
do Sistema Único de Saúde.
do Ministério do Trabalho.
Na década de 70 do século passado, época considerada como era industrial brasileira devido ao grande número de indústrias que se instalaram no território nacional, o Brasil era considerado campeão mundial de acidentes do trabalho e hoje ocupa o terceiro lugar.
A medicina do trabalho cuida não só dos acidentes do trabalho propriamente ditos, mas também das doenças profissionais, entendidas como aquelas adquiridas ou desencadeadas em função de condições especiais de trabalho.
O enfermeiro do trabalho, como integrante da equipe de saúde do trabalhador, deve estar familiarizado com o ambiente de trabalho, os equipamentos, a jornada, as substâncias químicas envolvidas no processo produtivo e as relações de subordinação entre empregados e seus superiores, entre outros aspectos que acompanham o processo do trabalho, de forma a possibilitar a identificação dos riscos ocupacionais.
Apesar de não ter havido mudanças na legislação, novas técnicas e outras formas de gerenciamento contribuíram para uma redução no número de registros de acidentes do trabalho no período de 1970 a 2000.
As causas que acarretam os acidentes do trabalho são as mais variadas, compreendendo os fatores ambientais, a falta de capacitação e o excesso de trabalho.