Questões de Concurso sobre Instrumental técnico do Serviço Social

 
 
Disciplina
Assunto 1
Banca
Instituição
Cargo
Ano
Carreira
Área de formação
Escolaridade
Dificuldade
 
Comentários:
Professores
Alunos
Meus Comentários
Vídeo
 
Minhas questões:
Resolvidas
Não resolvidas
Certas
Erradas
 
Tipo de questão:
Certo e errado
Múltipla escolha
Incluir questões:
Anuladas
Desatualizadas
 
Questões:
Todas as questões
 
Filtro simplificado
 
Questões
Todas as questões
 
1.594 questões encontradas
Questões por página
20
Mais recentes
 

A formulação do problema em pesquisa associa-se ao incômodo vivenciado pelo pesquisador e, por isso, constitui o primeiro passo a ser dado em busca de sua solução.


C
Certo

E
Errado

O "locus" onde a prática profissional cotidiana acontece predominantemente é o das instituições, sob vínculo empregatício e assalariado. Estas instituições por um lado definem o significado objetivo do papel do profissional e a expectativa que existe com relação a ele, por outro lado


A

é o modo particular e subjetivo como o profissional elabora a sua situação na instituição, estabelecendo sua própria ordem de relevâncias, que vai dar o sentido ao seu trabalho.


B

o sujeito se depara com atividades normatizadas, técnico-burocráticas, em que a preocupação está mais voltada para a produção quantitativa do que para resultados qualitativos.


C

o profissional vai construindo no pensamento um projeto de ação, mediante uma visão de mundo conservadora e estatizadora.


D

impõe ao profissional uma postura manipuladora frente aos usuários dos serviços, tanto no que se refere aos recursos quanto aos critérios para usufruílos.


E

deverá superar suas limitações individuais e assumir as dimensões de síntese e de elaboração de conhecimentos diante da "queixa" apresentada.

O estudo social é um processo metodológico específico do Serviço Social, que tem por finalidade conhecer com profundidade, e de forma crítica, determinada situação.


C
Certo

E
Errado

No intuito de estimular a responsabilidade social empresarial, uma série de instrumentos de certificação foram criados nos últimos anos, entre os quais destaca-se a Social Accountability 8000 (SA8000). A SA8000 enfoca primordialmente relações trabalhistas e visa assegurar que não existam ações anti-sociais ao longo da cadeia produtiva, tais como trabalho infantil, trabalho escravo ou discriminação.


C
Certo

E
Errado

As unidades de serviço social, e seus respectivos programas e projetos, podem ser dirigidos e coordenados por qualquer profissional que faça parte da equipe técnica, desde que devidamente qualificado, com o título de mestre ou especialista.


C
Certo

E
Errado

Os indicadores são elementos preestabelecidos que quantificam a medida de sucesso ou fracasso em relação aos resultados esperados.


C
Certo

E
Errado

A entrevista, um dos instrumentos utilizados na comunicação oral, implica relacionamento profissional em vários sentidos: desde a postura atenta e compreensiva à delicadeza no trato com o usuário, ouvindo-o, compreendendo-o e, principalmente, respeitando-o como um sujeito que tem direitos reconhecidos.


C
Certo

E
Errado

É vedado ao assistente social integrar comissões interdisciplinares de ética no seu próprio local de trabalho quando se tratar de avaliação de conduta profissional.


C
Certo

E
Errado

As ações instrumentais devem apoiar-se nas condições subjetivas nas quais o trabalho profissional se realiza, de modo a diferenciar-se de atividades e práticas voluntárias, assistemáticas, caritativas e(ou) filantrópicas.


C
Certo

E
Errado

Considerando que a formulação de um projeto de intervenção é um dos componentes básicos para o exercício da profissão de assistente social, julgue os itens a seguir, acerca desse assunto.

I O projeto de intervenção constitui uma organização sistemática das ações técnico-profissionais e ético-políticas em resposta às expressões da questão social com as quais se defronta o assistente social no exercício da profissão.

II O projeto de intervenção deve ser nutrido por conhecimentos teóricos e sócio-históricos obtidos mediante investigação, que devem estar articulados aos processos e mediações inscritos no campo das políticas sociais.

III A intervenção do assistente social nas relações sociais deve assumir, necessariamente, um caráter de enquadramento disciplinador, destinado a moldar o cliente ao processo de inserção na instituição e na vida social.

IV Em um projeto de intervenção, a força de trabalho do assistente social só se transforma em atividade ou trabalho quando é associada a meios e condições oferecidos pelas entidades demandantes de seu trabalho.

V O assistente social deve encarar as injunções institucionais como obstáculos que impedem a qualidade de um projeto de intervenção profissional e identificar a responsabilidade desses obstáculos em relação a defeitos, limites ou impurezas da prática.

A quantidade de itens certos é igual a


A
1

B
2

C
3

D
4

E
5
Marque a alternativa correta.

A
Aprimoramento profissional de forma continua colocando-a a serviço do código de ética profissional é um dos princípios fundamentais de código de ética profissional;

B
Ter acesso a informações institucionais que se relacionem aos programas e políticas sociais e sejam necessários ao pleno exercício das atribuições profissionais é um direito do Assistente Social das relações com o usuário;

C
Contribuir para a alteração da correlação de forças institucionais, apoiando as legitima demandas de interesse da população usuária é um dos deveres do Assistente Social das relações com os usuários;

D
Apoiar e/ou participar dos Movimentos Sociais e organizações populares vinculadas à luta pela consolidação e ampliação da democracia e dos direitos de cidadania é um dos direitos do Assistente Social das relações com a instituição empregadora e outras;

E
Programar, administrar, executar e repassar os serviços sociais assegurados institucionalmente é um dos deveres do Assistente Social das relações coma instituição empregadora e outras.
A intervenção profissional junto à família do adolescente que responde à medida sócio-educativa exige uma fundamentação teórica e metodológica, sustentada pelos princípios do Estatuto da Criança e do Adolescente e da profissão. Com base nos conhecimentos sobre o tema, é correto afirmar:

A
A família deve ser entendida no contexto das relações histórico-sociais como instituição que se constitui e se reconstitui no processo de socialização.

B
A dinâmica de uma família empobrecida ou nãoconvencional é suficiente para que tal família seja considerada desestruturada.

C
Novos arranjos familiares constituem-se desvios e/ou famílias desestruturadas.

D
A família deve ser compreendida a partir de sua composição, tomando-se o modelo nuclear como ideal.

E
A família desestruturada deve ter contato restrito com o adolescente que responde às medidas sócio-educativas evitando-se a orientação desviante de sua conduta.

Assinale a afirmação INCORRETA quanto à relação pesquisa / prática profissional no Serviço Social.


A

A pesquisa concreta de situações concretas é uma condição essencial para a superação da visão teoricista da competência profissional do assistente social.


B

Desde os anos oitenta do século passado, a pesquisa vem perdendo espaços tanto na formação quanto nos campos de atuação profissional do assistente social.


C

No campo do Serviço Social, a eficácia e a atualização do domínio teórico-metodológico dependem da sua articulação com a pesquisa da realidade.


D

Na formação profissional do assistente social, deve-se conferir à pesquisa um papel fundamental, inclusive porque permite articular a teoria à prática.


E

A pesquisa é também um recurso indispensável para romper com as concepções politicistas do Serviço Social, que tendem a diluir a profissão na militância política.

Ao CFESS − Conselho Federal do Serviço Social e ao CRESS − Conselho Regional de Serviço Social competem orientar, disciplinar, fiscalizar e defender o exercício da profissão do Assistente Social. Assim, a resolução CFESS nº 493/2006 dispõe sobre as condições éticas e técnicas do exercício profissional, considerando


A

a dimensão teórico-metodológica implícita na prática profissional interventiva e que necessita ser direcionada e fiscalizada, haja visto as dificuldades dos profissionais em defini-las e exercitá-las.


B

as possibilidades espaciais oferecidas pelas entidades prestadoras dos serviços de assistência social, independentemente da questão da adequação e privacidade no atendimento.


C

a necessidade do posicionamento ético-político efetivo, haja vista as ocorrências de má conduta profissional denunciadas nestes órgãos e merecedoras de averigüações e medidas cabíveis.


D

a adequação do espaço físico para o atendimento do usuário, a portas fechadas, de forma a garantir o sigilo, tanto para abordagens individuais como coletivas, conforme as características dos serviços prestados.


E

a praxis profissional do assistente social e a interdisciplinaridade entre os vários saberes envolvidos no desenvolvimento das ações.

Com base na Lei Maria da Penha, que estabelece mecanismos para coibir a violência doméstica e familiar contra a mulher, julgue os itens a seguir.

I Toda mulher goza dos direitos fundamentais inerentes à pessoa humana, sendo-lhe asseguradas as oportunidades e facilidades para viver sem violência, preservar sua saúde física e mental e seu aperfeiçoamento moral, intelectual e social.

II A violência doméstica e familiar contra a mulher é qualquer ação ou omissão baseada no gênero que lhe cause morte, lesão, sofrimento físico, sexual ou psicológico e dano moral ou patrimonial em qualquer relação afetiva, desde que o agressor coabite ou tenha coabitado com a agredida.

III É considerada violência doméstica e familiar contra a mulher, entre outras, a violência moral, entendida como qualquer conduta que configure calúnia, difamação ou injúria.

IV Entre as formas de violência doméstica e familiar contra a mulher está a violência sexual, entendida também como impedimento de usar qualquer método contraceptivo.

A quantidade de itens certos é igual a


A

1


B

2


C

3


D

4

O processo de planejamento contém componentes técnicos e metodológicos que contribuem para imprimir racionalidade às decisões e ações. Sobre esses componentes, é correto afirmar:


A

No processo de planejamento, os instrumentos de decisão devem manter total independência entre si, com o objetivo de assegurar a sua coerência.


B

Planos, programas e projetos são instrumentos que consolidam as decisões em diferentes níveis, observando maior ou menor aproximação com a ação.


C

Os processos de planejamento, por serem construídos no âmbito das relações societárias e institucionais, que são marcadas pelo consenso entre os atores envolvidos, dispensam a negociação política.


D

Os instrumentos de gestão do planejamento devem manter distância em relação à expressão das necessidades sociais, para garantir o gerenciamento e a execução de forma adequada.

O debate contemporâneo sobre a instrumentalidade do Serviço Social está voltado para a discussão sobre:


A

a racionalidade do trabalho na sociedade e sua relação com a atividade profissional;


B

as dificuldades operativas da condução técnico-instrumental na atividade profissional;


C

a necessidade de dar maior atenção aos instrumentais exclusivos do Serviço Social;


D

a ausência de sustentação metodológica da maior parte dos instrumentais utilizados pelo Serviço Social;


E

a insipiente instrumentalização para o exercício profissional no âmbito dos processos formativos.

Numa pesquisa de avaliação qualitativa de um programa assistencial na área rural, o pesquisador elegeu a pesquisa-ação que tem como estratégia metodológica os seguintes aspectos:


A

constatação e configuração do problema segundo os passos da pesquisa descritiva.


B

papel ativo do pesquisador no controle das variáveis ou atributos do objeto de investigação.


C

observação participante e generalizações elaboradas sobre o objeto de estudo segundo um critério ordenado de relações.


D

interação efetiva e ampla entre o pesquisador e a população envolvida.


E

autonomia do pesquisador no planejamento e avaliação dos resultados da pesquisa.

Tendo-se por referência a perspectiva dialética, é correto afirmar sobre a relação sujeito/objeto na pesquisa social:


A

há uma relação de neutralidade entre estes dois pólos visando a garantia da cientificidade;


B

é uma relação dotada de objetividade à medida em que o sujeito que investiga deve se desprover de seus valores e juízos de valor;


C

o sujeito do conhecimento busca através da construção dos "tipos ideais" uma aproximação com o objeto da investigação;


D

o objeto do conhecimento nas ciências sociais é também sujeito e interage permanentemente com o investigador;


E

o conhecimento e a interpretação dos fenômenos humanos exige que o sujeito da investigação utilize-se dos métodos qualitativos para aproximar-se de seu objeto.

A sistematização da prática em relação à sua contribuição para o processo de reorientação dos rumos da atividade profissional constitui-se, essencialmente, em uma atividade de cunho:


A
técnico e burocrático;

B
teórico e reflexivo;

C
administrativo e operativo;

D
assistemático e instrumental;

E
sistemático e técnico.
   
Gerar simulado