Questões de Concurso sobre Planejamento,administração e avaliação de programas e projetos sociais

 
 
Disciplina
Assunto 1
Banca
Instituição
Cargo
Ano
Carreira
Área de formação
Escolaridade
Dificuldade
 
Comentários:
Professores
Alunos
Meus Comentários
Vídeo
 
Minhas questões:
Resolvidas
Não resolvidas
Certas
Erradas
 
Tipo de questão:
Certo e errado
Múltipla escolha
Incluir questões:
Anuladas
Desatualizadas
 
Questões:
Todas as questões
 
Filtro simplificado
 
Questões
Todas as questões
 
1.856 questões encontradas
Questões por página
20
Mais recentes
 

Na administração de políticas sociais em redes de ensino, o Serviço Social participa de processos de gestão, planejamento e avaliação. Qual afirmativa descreve de forma CORRETA esse tipo de atuação?


A

Coordena de forma isolada o orçamento da escola, define prioridades de gasto em lugar da gestão e assume papel central na direção administrativa.


B

Contribui para diagnósticos sociais, participa da elaboração de planos e projetos, acompanha a execução de programas e apoia processos de monitoramento e avaliação em diálogo com demais áreas.


C

Limita-se a preencher formulários de cadastro, registra dados em sistemas internos e concentra suas tarefas em rotinas burocráticas de atendimento.


D

Volta o trabalho principalmente para organização de eventos festivos, coordena campanhas de arrecadação e define sozinho critérios para distribuição de brindes à comunidade.


E

Dirige atividades pedagógicas diárias, substitui professor em sala de aula e organiza diretamente a grade curricular de cada turma.

A avaliação de programas sociais é um processo sistemático que visa mensurar a eficiência, a eficácia e o impacto das intervenções planejadas no âmbito das políticas públicas. Acerca do assunto, registre V, para as afirmativas verdadeiras, e F, para as falsas:


(__) A avaliação de impacto analisa as alterações nas condições de vida da população alvo que podem ser atribuídas de forma direta à implementação do programa social em questão.

(__) A avaliação de processo ocorre após o término da execução do projeto, focando na verificação contábil dos recursos financeiros aplicados para a prestação de contas aos conselhos.

(__) A avaliação de eficácia verifica o grau de atingimento das metas e objetivos previstos originalmente no desenho do programa social, confrontando o planejado com o executado.

(__) A avaliação de eficiência relaciona os resultados alcançados com os custos operacionais envolvidos, buscando identificar a melhor relação entre insumos utilizados e produtos gerados.


Após análise, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA dos itens acima, de cima para baixo:


A

V, F, V, V.


B

V, V, V, F.


C

V, F, F, V.


D

F, F, V, V.

A avaliação de políticas sociais – no seu conjunto de programas, projetos e ações – pressupõe inseri-la na totalidade e dinamicidade da realidade social, objetivando alcançar os diferentes níveis de mediação que a constituem. Dado o exposto, indique se são verdadeiras (V) ou falsas (F) as afirmativas abaixo e assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.


( ) A avaliação de políticas sociais pressupõe, primordialmente, a aplicação de um arsenal de métodos e técnicas avaliativas que expressem a eficácia e eficiência da sua materialização.

( ) A avaliação de políticas sociais deve partir da compreensão do significado do papel do Estado e das classes sociais na construção dos direitos e da democracia.

( ) A avaliação deve seguir uma abordagem sequencial, partindo da compreensão das políticas sociais como um conjunto de ações que possuem início, meio e fim.

( ) A avaliação de políticas sociais deve considerar sua múltipla causalidade, as conexões internas e as relações estabelecidas entre suas diversas manifestações e dimensões.

( ) A avaliação de políticas sociais deve fundamentar-se em índices econômicos buscando aferir os níveis de resolubilidade e propulsão de autonomia para a população atendida, evitando o desperdício de recursos e a acomodação das/dos usuárias/usuários.


A

V – F – F – V – V


B

F – V – V – V – F


C

F – V – F – V – F


D

V – V – F – F – V


E

V – F – F – V – F

Projetos podem ser classificados de acordo com seu propósito, setor ou contexto. São exemplos de projetos sociais:


A

captação de recursos para ONGs e projetos ambientais


B

construção de escolas e digitalização de serviços públicos


C

implementação de plataformas de aprendizagem e revisão curricular


D

implantação de um escritório de projetos e criação de uma linha de produtos ou expansão para novos mercados

Assinale a alternativa correta quanto à pesquisa social aplicada e à avaliação de políticas, programas e projetos sociais no contexto da gestão pública.


A

A avaliação de políticas, programas e projetos sociais é uma forma de pesquisa social aplicada, conduzida de modo organizado e planejado, que envolve levantamento de demandas, produção e análise de dados, e construção de indicadores sociais, com o objetivo de subsidiar o julgamento do mérito, da efetividade e dos limites das ações, bem como apoiar as decisões da gestão pública.


B

A pesquisa social aplicada, quando voltada à avaliação de políticas e programas, restringe-se à mensuração quantitativa de resultados, devendo evitar o uso de técnicas qualitativas, por comprometerem a objetividade dos indicadores produzidos.


C

A avaliação de políticas e programas sociais é uma etapa isolada, feita só ao final das ações e sem relação com o planejamento, o monitoramento ou o levantamento de demandas da população; mostra uma visão errada e limitada do processo de gestão.


D

A produção dos dados e dos indicadores sociais para a gestão pública é apenas uma obrigação burocrática de prestação de contas, o assistente social não deve participar da definição de métodos e critérios de análise; expressa uma visão equivocada e reduzida desse trabalho.


E

O levantamento de demandas sociais, feito por pesquisas com usuários e análise de indicadores secundários, deve ficar separado da avaliação para não “misturar” identificação de necessidades com julgamento de mérito das políticas; revela uma compreensão errada sobre a integração entre diagnóstico e avaliação.

A atuação do assistente social nas políticas sociais na elaboração, execução e monitoramento de projetos educacionais e socioeducacionais requer uma fundamentação teórico-metodológica e articulação com as diretrizes institucionais. Considerando essa perspectiva, indique a alternativa correta.


A

A elaboração, execução e monitoramento de projetos educacionais e socioeducacionais envolvem diagnóstico da realidade social, definição de objetivos, acompanhamento sistemático das ações e avaliação de resultados, com possibilidade de reorientação das estratégias conforme as demandas identificadas.


B

A elaboração de projetos socioeducacionais se orienta pela definição prévia de ações padronizadas, com foco na replicação de modelos institucionais, independentemente das especificidades do território e dos sujeitos envolvidos.


C

A execução de projetos educacionais e socioeducacionais se limita à operacionalização de atividades previstas, sem necessidade de reavaliação contínua ou adequação às mudanças nas demandas sociais identificadas.


D

O monitoramento de projetos socioeducacionais consiste no registro formal das atividades realizadas, tendo como principal finalidade a prestação de contas administrativa aos órgãos financiadores.

Em um Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), um educador social foi convidado a desenvolver uma atividade com adolescentes da comunidade. Antes de iniciar as ações, ele realizou escutas com os participantes, identificou interesses e necessidades do grupo e, em seguida, planejou oficinas nas quais os próprios adolescentes pudessem propor temas, avaliar resultados e sugerir melhorias para os encontros seguintes. Considerando o planejamento de intervenção social, as atividades socioeducativas, as metodologias ativas e a pesquisa-ação no contexto do SUAS, assinale a alternativa correta:


A

A participação dos usuários na identificação dos problemas, na construção das atividades e na avaliação das ações está alinhada aos princípios das metodologias ativas e da pesquisa-ação.


B

O planejamento da intervenção deve ser definido exclusivamente pela equipe técnica, sem a participação dos usuários, para garantir maior objetividade.


C

As atividades socioeducativas têm como principal finalidade transmitir conteúdos previamente definidos, independentemente da realidade vivida pelos participantes.


D

A pesquisa-ação limita-se à coleta de informações sobre o público atendido, sem interferir na execução das atividades.


E

As metodologias ativas são recomendadas apenas para contextos escolares, não sendo adequadas ao trabalho socioeducativo desenvolvido no SUAS.

Para alguns pensadores do Serviço Social (IAMAMOTO, 2007; NETTO, 2001) a atuação estatal na contemporaneidade tem sido orientada pela necessidade de superar o modelo tradicional de administração pública, marcado pelo formalismo e pela rigidez burocrática, em favor de um modelo gerencial, pautado na racionalização dos recursos, na eficiência administrativa e na adoção de práticas oriundas da lógica.


Responda a alternativa correta:


A

de interesse do BC (Banco Central) que atenda às necessidades dos credores dos bancos privados.


B

de controle mais autocrático e de empresas privadas com técnicas de mercado internacional importantes.


C

eficaz e de controle de resultados, acentuando a redução dos custos, da qualidade, e da produtividade nos serviços oferecidos ao cidadão.


D

eficiente e de negócios baseada no cooperativismo e de produção industrial pequena.

O planejamento no Serviço Social é um processo racional de organização da ação para o alcance de objetivos institucionais e sociais. Sobre as dimensões do planejamento e a elaboração de projetos sociais, assinale a alternativa correta.


A

A coordenação de programas sociais deve ser realizada sem a participação direta dos usuários, visando garantir a imparcialidade nas decisões técnicas dos gestores.


B

O plano social é o documento que detalha exclusivamente os aspectos financeiros da instituição, sem necessidade de definição de diretrizes políticas ou sociais.


C

O projeto é a unidade de menor abrangência no planejamento, detalhando operacionalmente um conjunto de atividades limitadas no tempo e nos recursos.


D

O diagnóstico social é a etapa final do planejamento, realizada apenas após a conclusão de todas as atividades programadas para avaliar o custo-benefício.


E

A supervisão em Serviço Social é uma atividade puramente administrativa de controle de horários, sem caráter pedagógico ou de reflexão sobre a prática profissional.

O planejamento social é composto por diversas etapas, entre elas o estudo de situação, fase que consiste na caracterização, na compreensão e na explicação de determinada situação tomada como problema para o planejamento. Nesse contexto, são ações que estão alinhadas com os objetivos de um estudo de situação:

I. Identificação e correção de desvios e bloqueios na execução, em relação ao estabelecido no planejamento.

II. Determinação de elementos que permitam justificar a ação sobre o objeto.

III. Identificação sistemática e contínua de áreas críticas e de necessidades, de oportunidades e de ameaças.

Quais estão corretas?


A

Apenas I e II.


B

Apenas I e III.


C

Apenas II e III.


D

I, II e III.

O planejamento e a avaliação de projetos sociais exigem coerência entre diagnóstico, objetivos, indicadores, monitoramento e resultados, evitando confundir execução de atividades com mudança social e garantindo bases mínimas para análise de desempenho.


Sobre diagnóstico, objetivos, indicadores, monitoramento e resultados, assinale a alternativa INCORRETA.


A

Para favorecer comparabilidade e reduzir divergências interpretativas, recomenda-se priorizar indicadores de mensuração padronizada e séries históricas; nessa lógica, registros qualitativos funcionam como apoio descritivo, sem papel relevante na inferência sobre resultados.


B

Diagnóstico qualificado articula leitura de contexto, mapeamento de públicos, riscos e vulnerabilidades, identificação de recursos territoriais e delimitação do problema, subsidiando escolhas de foco e estratégia.


C

A formulação de objetivos e resultados pressupõe encadeamento lógico entre insumos, atividades, produtos, resultados e impactos, evitando tomar entrega de atividade como sinônimo de transformação.


D

Monitoramento corresponde ao acompanhamento sistemático da execução e do desempenho ao longo do tempo; avaliação envolve juízo analítico sobre mérito e valor, podendo assumir finalidade formativa ou somativa.


E

Indicadores exigem definição operacional, fonte, periodicidade, critérios de qualidade, linha de base e metas, podendo ser quantitativos ou qualitativos conforme o fenômeno observado.

A avaliação de programas sociais transcende a mera verificação de gastos, situando-se como uma ferramenta de gestão capaz de mensurar impactos e corrigir rumos na execução das políticas públicas. Considerando os tipos de avaliação segundo o momento de sua realização no ciclo do projeto, assinale a alternativa que define CORRETAMENTE a avaliação ex-ante.


A

A avaliação ex-ante é realizada antes da implementação do projeto, analisando a viabilidade, a coerência interna do desenho, a adequação dos recursos e a relevância social dos objetivos propostos para o público-alvo.


B

A avaliação ex-ante é realizada após o término do projeto, com o objetivo de mensurar os impactos de longo prazo e a sustentabilidade das ações implementadas junto à comunidade beneficiária.


C

A avaliação ex-ante refere-se à análise de custo-benefício realizada simultaneamente ao encerramento de cada etapa trimestral, servindo apenas para prestar contas aos órgãos de controle externo.


D

A avaliação ex-ante ocorre durante a execução do projeto, focando exclusivamente no monitoramento financeiro e na verificação do cumprimento do cronograma físico estabelecido no plano de trabalho.

O planejamento no Serviço Social é um processo técnico-político que exige intencionalidade e competência teórico-metodológica para a transformação da realidade. Considerando a dimensão técnico-operativa do planejamento, analise as afirmativas a seguir.


I. O plano é o documento mais abrangente, contendo diretrizes gerais e decisões de caráter político que orientam a gestão institucional a longo prazo.

II. O programa desdobra as orientações do plano, setorializando as ações e definindo os objetivos específicos a serem alcançados em áreas determinadas.

III. O projeto é a unidade de menor abrangência, descrevendo detalhadamente as atividades, recursos e cronogramas necessários para a execução da intervenção.


Está CORRETO o que se afirma em:


A

I apenas.


B

II e III apenas.


C

I e II apenas.


D

I, II e III.

A avaliação dos resultados da execução de medida socioeducativa terá por objetivo, no mínimo:


A

o plano de desenvolvimento institucional.


B

a comunicação e o intercâmbio com a sociedade.


C

a sustentabilidade financeira.


D

a adequação da infraestrutura física às normas de referência.


E

a verificação da reincidência de prática de ato infracional.

O processo de planejamento é complexo e sua compreensão é indispensável para o êxito de qualquer ação, seja no plano público ou privado, razão pela qual, para assistentes sociais, esse processo é crucial, tanto no plano teórico quanto prático. Sobre o tema, considere as afirmativas:


I. O planejamento se define como a projeção da organização, com seus fins orientados para o futuro, a fim de indicar os meios para sua efetivação durante um prazo determinado.

II. O planejamento estratégico situacional é inovador, diante dos antigos sistemas burocráticos de planejamento, porque pode ser aplicado em qualquer nível gerencial e por guardar um sentido político de estratégia de participação da base das organizações.

III. No planejamento estratégico, a definição dos “cenários” das operações, bem como a identificação de “aliados”, “oponentes”, “interessados” e “inimigos”, incluindo o perfil das “forças em confronto” e o “tempo disponível”, constituem passos essenciais para o desenho das futuras ações nesta modalidade.

IV. As definições de Programa, Plano e Projeto se diferenciam pelo nível de agregação de decisões e no detalhamento das operações; assim, o primeiro é o mais geral e o segundo agrega o terceiro, que é um instrumento de execução de empreendimentos específicos.


São verdadeiras as afirmativas


A

II, III e IV, apenas.


B

II e III, apenas.


C

I, II e III, apenas.


D

III e IV, apenas.


E

I e III, apenas.

Situação hipotética: antes de formular um projeto de intervenção para enfrentar evasão de usuários de um serviço, a assistente social levantou demandas, recursos institucionais, atores envolvidos e determinações territoriais. Assertiva: esse diagnóstico subsidia a definição articulada de objetivos, metas, estratégias, indicadores e formas de avaliação, sem converter o planejamento em atividade politicamente neutra.


C

Certo


E

Errado

Segundo Baptista (2013,p. 6), “a dimensão política do planejamento decorre do fato de que ele é um processo contínuo de tomadas de decisões”, assim cada decisão tomada reflete disputas e valores que orientam a ação social.


Fonte: BAPTISTA, Myrian Veras. Planejamento social: intencionalidade e instrumentação. São Paulo: Veras Editora, 2013.


Considerando esse contexto e a temática do Planejamento Social, marque a alternativa CORRETA.


A

Para que o planejamento se efetive na direção desejada, deve-se haver a leitura do conteúdo tradicional da realidade para o planejamento da ação, sem a apreensão das condições subjetivas do ambiente em que ela ocorre - como o jogo de vontades políticas dos diferentes grupos envolvidos.


B

O processo de decisão corresponde às diferentes escolhas necessárias no decorrer do planejamento, sendo o nível de envolvimento do planejador nessa atividade variável, de acordo com o seu posicionamento ante as questões que trabalha, suas opções ideopolíticas e as particularidades de cada situação apresentada.


C

Assumir a importância do caráter político do planejamento refere-se a operar o planejamento de uma perspectiva estratégica, ou seja, restritamente através da habilidade na utilização adequada de recursos – físicos, financeiros e humanos – tendo em vista evitar problemas e potencializar possibilidades.


D

Equacionamento corresponde ao conjunto de informações significativas para a tomada de decisões, encaminhadas pelos técnicos de planejamento aos centros decisórios, devendo essa função ser exercida pelo planejador de forma desvinculada de suas escolhas dentro do contexto das relações sociais.


E

Os técnicos no processo de planejamento diante de um mesmo problema e de uma mesma demanda têm semelhantes formas de encaminhamento de apreensão do real, pois estes, ao se dispor a tarefa de planejar, são neutros e abandonam suas diferentes visões de mundo.

O Planejamento Social no âmbito do Serviço Social constitui um instrumento técnico-político central para a intervenção profissional nas políticas públicas. Sobre esse assunto, julgue as afirmativas abaixo como VERDADEIRAS (V) ou FALSAS (F).


(__) Do ponto de vista teórico, o planejamento social se insere na tradição do planejamento público e do planejamento estratégico, apropriado criticamente pelo Serviço Social a partir da década de 1930, especialmente no contexto do Movimento de Reconceituação e da incorporação do positivismo como referência analítica.

(__) No campo profissional, o planejamento social fundamenta-se na análise socioeconômica e territorial, que envolve o levantamento e a interpretação de indicadores sociais, demográficos, econômicos e culturais, bem como o reconhecimento das dinâmicas locais e das condições objetivas de vida da população usuária.

(__) O processo de planejamento social, de forma clássica, compreende etapas interdependentes: diagnóstico, definição de objetivos e metas, formulação de estratégias, programação de ações, execução, monitoramento e avaliação.


A sequência correta é:


A

V – V – F


B

F – V – V


C

V – V – V


D

V – F – V


E

V – F – F

Situação hipotética: um gestor pretende avaliar programa social apenas pelo número de atendimentos realizados. Assertiva: a avaliação deve também relacionar resultados e efeitos aos objetivos, recursos, processos e contexto, pois produtividade, efetividade e impacto não são categorias automaticamente equivalentes.


C

Certo


E

Errado

As avaliações formativa e somativa de programas sociais são idênticas quanto ao momento de realização e aos objetivos; ambas visam exclusivamente comprovar o cumprimento de metas administrativas ao final do ciclo.


C

Certo


E

Errado

 
Ir para a página:
OK
 
Gerar simulado