

Seu próximo nível começa aqui
Com a Assinatura Ilimitada, você tem tudo que precisa para sua aprovação.
Com a Assinatura Ilimitada, você combina prática, teoria e método em uma única assinatura com tudo que você precisa para sua aprovação.
“Os assistentes sociais na saúde atuam em quatro grandes eixos: atendimento direto aos usuários; mobilização, participação e controle social; investigação, planejamento e gestão; assessoria, qualificação e formação profissional.” (CFESS, 2010, p.41).
Com base nos parâmetros de atuação dos/das assistentes sociais na política de saúde, é CORRETO afirmar que:
O(a) assistente social tem como atribuição privativa desenvolver ações de caráter emergencial, a fim de garantir o atendimento de urgência dos usuários.
O(a) assistente social deve participar da implantação/implementação da NOB RH/SUS, apesar de não ser uma atribuição privativa.
O(a) assistente social poderá no exercício de suas funções realizar, em conjunto com outros profissionais, terapias de família e terapias individuais e/ou comunitárias.
O(a) assistente social em uma equipe multidisciplinar, tem como atribuição privativa identificar as vagas em outras unidades e garantir a transferência hospitalar dos usuários.
No âmbito da Política de Saúde, é reconhecida a importância da interdisciplinaridade. Sobre ela, analise as afirmativas abaixo:
I. A interdisciplinaridade por si só, portanto, é crítica ao modelo de saberes específicos, do “perito”, por nela estar implícita a concepção de totalidade. Seu objeto de compreensão e intervenção é a realidade social. II. A interdisciplinaridade, ao significar reciprocidade e mutualidade, exige relações sociais verticais, diferentes do posto no modelo assistencial de saúde tradicional e hegemônico. III. A interdisciplinaridade se complexifica, não só porque não está inserida nas grades curriculares da maioria dos profissionais de saúde, mas porque o Brasil, como país capitalista dependente, privilegia os interesses do capital em detrimento das necessidades sociais, da capacidade e dos direitos do trabalho. IV. Na interdisciplinaridade, faz-se necessário que se exerça a comunicação, ainda que parcial, de modo que cada visão disciplinar ofereça uma contribuição peculiar no compartilhamento com as outras. |
Estão CORRETAS
I, II, III e IV.
I, II e III, apenas.
I, III e IV, apenas.
II e III, apenas.
III e IV, apenas.
De acordo com o texto “Serviço Social e Saúde – desafios intelectuais e operativos” das professoras Regina Mioto e Vera Nogueira, as premissas para a ação profissional do assistente social na saúde assentam-se em três pilares, exceto:
Necessidades sociais em saúde.
Direito à saúde.
Tratamento em saúde.
Produção da saúde.
Sobre o conceito de clínica ampliada, assinale com V as afirmativas verdadeiras e com F as falsas.
( ) Um dos pontos centrais da proposta de clínica ampliada, o desenvolvimento da gestão compartilhada do cuidado, visa amenizar a inevitável desigualdade do saber-poder na relação profissional de saúde-usuário, produzindo práticas de cuidado que se pautem mais no diálogo e na negociação do que em saberes prescritivos.
( ) A relação cuidador-cuidado propõe-se como uma relação verticalizada, em que o profissional responsável assume papel ativo no direcionamento dos cuidados a serem ministrados.
( ) A clínica ampliada é uma proposta operacional que visa colaborar para a efetivação da cogestão do cuidado entre profissionais responsáveis e usuários de um serviço de saúde.
( ) A clínica ampliada prima-se por um cuidado que não se restringe aos procedimentos protocolares, mas considera também elementos das relações interpessoais estabelecidas no ato do cuidado.
Assinale a sequência correta.
V F V V
F V F F
F V F V
V F V F
Segundo Paula e Oliveira (2021), na esfera da atenção primária à saúde, desenvolvida nas Unidades Básicas de Saúde (UBS), a partir de 1994, teve início a adoção do Programa de Saúde da Família, apontado pelo Ministério da Saúde como principal estratégia de reorganização da atenção básica, em consonância com os preceitos dos SUS. Sobre a atuação profissional do Serviço Social neste campo de atuação, assinale a alternativa correta.
Defender as políticas sociais deve ser uma estratégia, com um fim em si mesmo, pois estas superam as desigualdades inerentes ao capitalismo.
Para garantir transformações estruturais nas Unidades de Saúde e na política de saúde como um todo, é necessário um amplo movimento de massas que questione a cultura política da crise gestada pelo grande capital e que lute pela ampliação da democracia.
Identificar as possibilidades no exercício profissional é uma tarefa fácil diante da realidade que se apresenta no cotidiano do trabalho.
A Resolução do CFESS nº 383/1999 caracteriza o/a assistente social como profissional da saúde, mas a Resolução nº 218/1997 do Conselho Nacional de Saúde reconhece apenas como profissional da assistência social.
Vidal e Guilherme (2019) afirmam que, para o funcionamento dos serviços de Atenção à Urgência e Emergência, no qual se insere o Pronto Socorro, é requerida uma equipe multiprofissional mínima indispensável, presente e capacitada nas suas áreas específicas de atuação profissional. Sobre essa afirmação, assinale a alternativa correta.
No âmbito do Serviço Social, os/as assistentes sociais são profissionais que chegam o mais próximo possível da vida cotidiana das pessoas com as quais trabalham.
A escolha pela temática do trabalho do/a assistente social em Unidade de Pronto Socorro no âmbito hospitalar é fruto de uma imposição dos hospitais gerais que surgiu junto ao Programa de Residência Multiprofissional que tem como um dos espaços de prática a Unidade do Pronto Socorro em hospital local.
O Pronto Socorro é um espaço que deve possuir estrutura para atendimento adequado às situações de urgência e emergência 12 horas por dia, conta com material e equipamentos especializados para estes atendimentos, assim como dispor de uma equipe única que atenda de forma integral a população usuária do serviço.
No âmbito do espaço sócio-ocupacional denominado Unidade de Pronto Socorro, a atuação do profissional de Serviço Social é determinada pela contradição entre as ações que são centradas na visão dos/as enfermeiros/as assistenciais e as ações dos profissionais voltadas às proposições do SUS.
Conforme Bravo, Menezes e Pelaez (2020), eles compreendem que o Sistema Único de Saúde (SUS) é fruto das disputas entre projetos antagônicos existentes na sociedade brasileira desde antes da redemocratização e da Constituição de 1988. São disputas que podem tencionar a política de saúde no sentido da consolidação e fortalecimento do SUS ou na direção oposta. Sobre os projetos em disputa, analise as afirmativas abaixo:
I. O projeto construído a partir da reforma sanitária tem como base as lutas advindas do Estado e organizações sociais pelo direito à saúde e nos posicionamentos críticos às limitações do modelo médico assistencial previdenciário, até então vigente no Brasil. Para ele, a saúde é destinada aos mais necessitados, configurando-se como direito social de responsabilidade do Estado. II. O projeto privatista tem sua lógica orientada pelas regras de mercado e pela exploração da doença como fonte de lucros. Na década de 1990, tem-se como marco a proposta dos chamados “Novos Modelos de Gestão”, em substituição à gestão estatal que, associada a subvenções e isenções fiscais, avança sobre o fundo público para a garantia de acumulação de capital. III. O projeto da reforma sanitária flexibilizado que adquire contornos próprios em meio às contradições inerentes à implementação do SUS, no contexto da reconfiguração do Estado brasileiro e progressivo desmonte e subfinanciamento das políticas públicas, atende às exigências da política macroeconômica adotada no país. IV. As disputas entre esses projetos inscrevem-se no processo de desenvolvimento do próprio sistema capitalista em sua fase liberal, com o recrudescimento dos direitos sociais para a classe trabalhadora e participação cada vez maior do mercado, em todos os aspectos da vida social. |
Estão CORRETAS
I, II, III e IV.
I, II e III, apenas.
II, III e IV, apenas.
II e III, apenas.
III e IV, apenas.
O Serviço Social vem experimentando uma nova ofensiva do conservadorismo na prática profissional. Na área da Saúde, este novo conservadorismo assume a denominação de Serviço Social
Crítico.
Alternativo.
Clínico.
Radical.
O contrato de gestão implica a necessidade da autonomia do contratado para que este cumpra seus objetivos. Pode ser definido como um acordo entre dois ou mais agentes econômicos por meio do qual eles se comprometem a assumir ou renunciar, a fazer ou a não fazer determinadas coisas.
Certo
Errado
Um dos principais desafios ao desempenho da função de apoio matricial pelos NASF, apontados por Eduardo Melo et al. (2018) é:
A prescrição de indicações claras e pragmáticas sobre o modo como o trabalho de colaboração, entre as equipes básicas e NASF deve funcionar, aí incluindo as especificidades de cada profissional, bem como os resultados esperados.
A construção conjunta de projetos terapêuticos e de intervenções no território, com vistas ao fortalecimento de ações intersetoriais e de prevenção e promoção em saúde, com vistas a oferecer suporte técnico às equipes básicas.
A elaboração de estratégias de apoio aos profissionais do NASF, voltadas para compatibilizar os direcionamentos mais claros para suas ações, com a complexidade inerente à função do apoio matricial.
A articulação entre saberes e práticas, na gestão do processo de trabalho, voltada ao fortalecimento dos diferentes sujeitos e instituições, envolvidos na construção de modos de gestão em saúde mais democráticos.
A compatibilidade entre atividades individuais e ações coletivas, de forma a promover certa homogeneidade entre o trabalho desenvolvido pelo conjunto dos profissionais que compõem a equipe do NASF.