

Seu próximo nível começa aqui
Com a Assinatura Ilimitada, você tem tudo que precisa para sua aprovação.
Com a Assinatura Ilimitada, você combina prática, teoria e método em uma única assinatura com tudo que você precisa para sua aprovação.
Mesmo com o acompanhamento adequado durante o pré-natal, podem surgir intercorrências entre uma consulta e outra. Caso identifique alguma alteração no estado de saúde da gestante, é correto afirmar que O(a) Visitador(a) deve
adiar o acompanhamento até que passem as alterações no estado de saúde da gestante.
orientar a gestante a procurar uma unidade de saúde ou o serviço de referência.
aguardar até a próxima consulta de pré-natal para verificar se a alteração persiste antes de orientar a gestante a buscar ajuda médica.
orientar a gestante a utilizar medicamentos ou tratamentos que já estejam sendo utilizados por outras gestantes que apresentaram as mesmas alterações.
A Reforma Sanitária é um movimento e uma abordagem na área da saúde que visa a promover mudanças no sistema de saúde de um país para torná-lo mais equitativo, acessível e eficaz. Ela está associada a transformações no sistema de saúde que buscam a Universalidade, a Integralidade, a Equidade, a Participação Social e o Controle Público.
Certo
Errado
O documento intitulado “Parâmetros para a Atuação de Assistentes Sociais na Saúde” tem como finalidade referenciar a intervenção dos profissionais de Serviço Social na área da saúde. Constitui-se como produto do Grupo de Trabalho “Serviço Social na Saúde”, instituído pelo Conselho Federal de Serviço Social (CFESS) em 2008, que incorporou nas suas discussões e sistematizações as deliberações do 36º e 37º Encontro Nacional CFESS/CRESS.
(Disponível em: http://www.cfess.org.br/https://arquivos.infra-questoes.grancursosonline.com.br/arquivos/Parametros_para_a_Atuacao_de_Assistentes_Sociais_na_Saude.pdf.)
De acordo com os “Parâmetros para a Atuação de Assistentes Sociais na Saúde”, dentre os quatro eixos de atuação previstos, há um que subdivide-se nas seguintes ações:
Ações Socioassistenciais |
Ações Socioeducativas |
Ações de Articulação com a Equipe de Saúde |
Tais ações se referem ao eixo:
Vigilância e assessoria à saúde.
Atendimento direto ao usuário.
Primazia da responsabilidade profissional.
Mobilização, participação e controle social.
Como na recepção, a sala de atendimento do CRAS deve conter material informativo e que possibilite a identificação com a população do seu território de abrangência.
Certo
Errado
Marque (V) verdadeiro ou (F) falso e assinale a alternativa correta:
Pensar hoje uma atuação competente e crítica do Serviço Social na área da saúde consiste em:
( ) Estar articulado e sintonizado ao movimento dos trabalhadores e de usuários que lutam pela real efetivação do SUS.
( ) Facilitar o acesso de todo e qualquer usuário aos serviços de saúde da Instituição, bem como de forma compromissada e criativa não submeter à operacionalização de seu trabalho aos rearranjos propostos pelos governos que descaracterizam a proposta original do SUS de direito, ou seja, contido no projeto de Reforma Sanitária.
( ) Tentar construir e/ou efetivar, conjuntamente com outros trabalhadores da saúde, espaços nas unidades que garantam a participação popular e dos trabalhadores de saúde nas decisões a serem tomadas.
( ) Elaborar e participar de projetos de educação permanente, buscar assessoria técnica e sistematizar o trabalho desenvolvido, bem como estar atento sobre a possibilidade de investigações sobre temáticas relacionadas à saúde.
( ) Efetivar assessoria aos movimentos sociais e/ou aos conselhos a fim de potencializar a participação dos sujeitos sociais contribuindo no processo de democratização das políticas sociais, ampliando os canais de participação da população na formulação, fiscalização e gestão das políticas de saúde, visando o aprofundamento dos direitos conquistados.
V, F, F, V, V.
F, V, V, V, V.
V, V, V, V, V.
V, V, F, V, F.
V, V, V, V, F.
Para Silva e Matos (2014), o trabalho do assistente social na saúde deve ter, como eixo central, a busca incessante da incorporação dos conhecimentos e das novas requisições à profissão, articulados aos princípios do projeto da Reforma Sanitária Brasileira (RSB) e o projeto ético-político do Serviço Social. Assim, cabe aos assistentes sociais
compreender a especificidade da profissão, deixando atividades de educação permanente a cargo dos indivíduos preparados para essa função.
submeter a operacionalização de seu trabalho aos rearranjos das autoridades, buscando romper com a proposta original do projeto da RSB.
contribuir para reforçar, nos serviços de saúde, a efetivação do direito à saúde, tendo como norte o projeto éticopolítico articulado ao projeto da RSB.
combater o movimento sanitário, que vem sendo construído desde os meados dos anos 1970, buscando barrar suas propostas de fortalecimento do setor público.
Para Braga (2019), a perspectiva da desinstitucionalização é considerada eixo organizador da política nacional de saúde mental brasileira em vigor nos anos de reforma psiquiátrica. Sobre a temática da Reforma Psiquiátrica no Brasil, assinale a alternativa INCORRETA.
Na prática cotidiana realizada em cada um dos serviços substitutivos que compõem a rede de atenção psicossocial e na relação entre esses serviços é possível sustentar a produção de cuidado e construir a cidadania nos contextos e cenários reais de vida.
A criação de ambulatórios, pode fortalecer a lógica territorial de atenção, reafirmando os serviços substitutivos territoriais o papel central de tomada de responsabilidade pelas ações de saúde mental de um território e pela atenção global da pessoa.
A ruptura inaugural em relação às bases do saber psiquiátrico e à prática realizada em manicômios, com a compreensão de que era fundamental romper com a instituição psiquiátrica em si, o que inclui seus aparatos científicos, assistenciais, relacionais, administrativos, legislativos e culturais, ocorreu no contexto italiano de desinstitucionalização.
A reintrodução dos hospitais psiquiátricos como parte da rede de atenção psicossocial, a aposta em lógicas ambulatoriais de atenção que rompem com o trabalho nos territórios e o incentivo massivo a comunidades terapêuticas, transmite uma mensagem, a de que a lógica da política nacional de saúde mental mudou, não sendo mais a desinstitucionalização seu eixo organizador.
No que se refere a seguridade social, analise a afirmativa abaixo:
A Seguridade Social compreende um conjunto integrado de ações de iniciativa dos poderes públicos e da sociedade, destinado a assegurar o direito relativo à______________, à ______________ e à__________________.
Assinale a alternativa que completa corretamente a lacuna na afirmativa acima.
alimentação / saúde / educação
saúde / educação / assistência social
saúde / previdência / assistência social
alimentação / previdência / educação
educação / previdência / assistência social
O Código de Ética do(a) assistente social prevê um elemento que “protegerá o(a) usuário(a) em tudo aquilo de que o(a) assistente social tome conhecimento como decorrência do exercício da atividade profissional”. O trecho apresentado refere-se:
Às atribuições privativas do assistente social.
Ao Código de Ética Profissional.
À dimensão investigativa.
À seguridade social.
Ao sigilo profissional.
Em relação aos princípios que devem nortear as ações e serviços públicos de saúde e os serviços privados contratados ou conveniados que integram o Sistema Único de Saúde (SUS), informe se é verdadeiro (V) ou falso (F) para o que se afirma e assinale a alternativa com a sequência correta.
( ) Universalidade de acesso aos serviços de saúde em todos os níveis de assistência.
( ) Igualdade da assistência à saúde, sem preconceitos ou privilégios de qualquer espécie.
( ) Direito à informação, às pessoas assistidas, sobre sua saúde.
( ) Participação da comunidade.
V – V – V – F.
V – F – V – F.
V – V – V – V.
F – F – F – V.
No que se refere ao direito da saúde, estabelecido na Lei nº 12.288/2010 que institui o Estatuto da Igualdade Racial, registre V, para verdadeiro, e F, para falso:
(__)O acesso universal e igualitário ao Sistema Único de Saúde (SUS) para promoção, proteção e recuperação da saúde da população negra será de responsabilidade dos órgãos e instituições públicas federais, estaduais, distritais e municipais, da administração direta e indireta.
(__)Os moradores das comunidades de remanescentes de quilombos serão beneficiários de incentivos específicos para a garantia do direito à saúde, incluindo melhorias nas condições ambientais, no saneamento básico, na segurança alimentar e nutricional e na atenção integral à saúde.
(__)O direito à saúde da população negra será garantido pelo poder público mediante políticas universais, sociais e econômicas destinadas à redução do risco de doenças e de outros agravos.
Assinale a alternativa com a sequência CORRETA.
F, F, F.
F, V, V.
V, F, V.
V, V, V.
Há décadas que o Serviço Social atua em saúde mental; portanto, o Serviço Social precisa se apropriar melhor de sua atuação nessa área. Na apropriação da prática institucional, o Assistente Social é desafiado no seu trabalho em três níveis diferentes. O nível que representa que o saber profissional precisa ser mais reconhecido é o:
Econômico.
Ideológico.
Político.
Interventivo.
Em 2003, no Brasil, aprovou-se a Política Nacional de Humanização (Humaniza SUS), que busca pôr em prática os princípios do SUS no cotidiano dos serviços de saúde, produzindo mudanças nos modos de gerir e cuidar. A PNH estimula a comunicação entre gestores, trabalhadores e usuários para construir processos coletivos de enfrentamento de relações de poder, trabalho e afeto que muitas vezes produzem atitudes e práticas desumanizadoras, que inibem a autonomia e a corresponsabilidade dos profissionais de saúde em seu trabalho e dos usuários no cuidado de si. Nessa política, humanizar se traduz em:
Incluir mudança na gestão e atenção, com a ampliação da dependência, considerando os saberes dos profissionais envolvidos e compartilhando responsabilidades para produção de saúde.
Identificar os conflitos profissionais e interpessoais, a fim de favorecer o trabalho da gestão no enfrentamento das dificuldades e dos problemas, bem como as mudanças no serviço de saúde.
Identificar as diferenças nos processos de gestão e de cuidado, de forma singular e particularizada, a fim de produzir práticas interdisciplinares e definição de processos de trabalho hierarquizados e bem definidos, considerando as competências e atribuições profissionais.
Incluir as diferenças nos processos de gestão e de cuidado, de forma coletiva e compartilhada, estimulando a produção de novos modos de cuidar e novas formas de organizar o trabalho.
Incluir as diferenças nos processos de gestão e de cuidado, de forma individual e valorizando o saber médico. A partir dessas orientações, definir os modos de cuidar e novas formas de organizar o trabalho.
A interligação entre as áreas de assistência social e saúde é essencial para a construção de uma sociedade mais equitativa e saudável. Nesse contexto, assinale a alternativa correta:
A saúde é exclusivamente responsável por tratar doenças físicas, enquanto a assistência social lida apenas com questões emocionais, não havendo interação entre as duas áreas.
A assistência social e a saúde operam de forma independente, sem qualquer ligação ou colaboração mútua.
A assistência social desempenha um papel secundário em relação à saúde, não tendo influência significativa nos resultados de bem-estar da população.
A interação entre assistência social e saúde promove uma abordagem integral ao bem-estar, considerando tanto aspectos médicos quanto sociais para atender às necessidades da população.
A interação entre assistência social e saúde é apenas um desperdício de recursos, não trazendo benefícios tangíveis para a sociedade.
Sobre os serviços privados de assistência à saúde, assinale a afirmativa correta.
A assistência à saúde é vedada à iniciativa privada.
Na prestação de serviços privados de assistência à saúde ficam dispensados os princípios éticos e as normas expedidas pelo órgão de direção do Sistema Único de Saúde (SUS) quanto às condições para o seu funcionamento.
Quando as suas disponibilidades forem insuficientes para garantir a cobertura assistencial à população de uma determinada área, o Sistema Único de Saúde (SUS) pode recorrer aos serviços ofertados pela iniciativa privada.
Os serviços privados de assistência à saúde se caracterizam por pessoas jurídicas de direito privado na promoção, proteção e recuperação da saúde, excetuando-se a atuação, por iniciativa própria, de profissionais liberais, legalmente habilitados.
No caso de doações de organismos internacionais vinculados à Organização das Nações Unidas (ONU), de entidades de cooperação técnica e de financiamento e empréstimos é vedado o controle de empresas ou de capital estrangeiro na assistência à saúde.
Sobre vigilância em saúde, assinalar a alternativa que preenche as lacunas abaixo CORRETAMENTE:
_______________: conjunto de ações capazes de eliminar, diminuir ou prevenir riscos à saúde e de intervir nos problemas sanitários decorrentes do ambiente, da produção e circulação de bens e da prestação de serviços do interesse da saúde.
_______________: ações que propiciam o conhecimento e a investigação diagnóstica de doenças e agravos e a verificação da qualidade de produtos de interesse de saúde pública e do padrão de conformidade de amostras ambientais, mediante estudo, pesquisa e análises de ensaios relacionados aos riscos epidemiológicos, sanitários, ambientais e do processo produtivo.
______________: conjunto de ações que proporcionam o conhecimento e a detecção de mudanças nos fatores determinantes e condicionantes da saúde individual e coletiva, com a finalidade de recomendar e adotar as medidas de prevenção e controle das doenças, transmissíveis e não transmissíveis, e dos agravos à saúde.
Vigilância epidemiológica | Vigilância Sanitária | Ações laboratoriais
Vigilância Sanitária | Ações laboratoriais | Vigilância epidemiológica
Vigilância Sanitária | Vigilância epidemiológica | Ações laboratoriais
Ações laboratoriais | Vigilância Sanitária | Vigilância epidemiológica
Denomina-se Rede de Atenção à Saúde o conjunto de ações e serviços de saúde articulados em níveis de complexidade crescente, com a finalidade de garantir a integralidade da assistência à saúde.
Certo
Errado
O direito à saúde no Brasil, conquista que teve participação fundamental do movimento da Reforma Sanitária, está inscrito no artigo 196 da Constituição Federal de 1988: “A saúde é direito de todos e dever do Estado, garantido mediante políticas sociais e econômicas que visem à redução do risco de doença e de outros agravos e ao acesso universal e igualitário às ações e serviços para a promoção, proteção e recuperação”.
A partir desta concepção ampliada de saúde é correto afirmar:
Em seu sentido mais abrangente, a saúde é resultante das condições de alimentação, habitação, educação, renda, meio ambiente, trabalho, transporte, emprego, lazer, liberdade, acesso e posse da terra e acesso a serviços de saúde. É, assim, antes de tudo, o resultado das formas de organização social da produção, as quais podem gerar grandes desigualdades nos níveis de vida.
O direito à saúde compreende tão somente a oferta dos serviços de saúde nos diversos níveis de complexidade, desde unidades básicas até hospitais, garantido nesse escopo a saúde bucal.
O direito à saúde, embora tenha relação, não inclui a garantia ampla de qualidade de vida, não se associando com outros direitos básicos, como educação, saneamento básico, atividades culturais e segurança.
O direito à saúde é sustentado pelo conhecimento médico, e também o trabalho da enfermagem clínica, pois atuam na dimensão mais biológica e curativa que resume o que é de fato ter saúde, pois se centra na doença.
A visão ampliada de saúde, que baliza a saúde como direito social, nasce a partir do alinhamento da visão positivista de saúde, centrada na doença, que, dessa forma minimiza os determinantes sociais são os fundadores dessa visão ampliada.
O momento do parto é singular na vida de uma mulher, marcado por uma combinação de emoções, expectativas e desafios. Reconhecendo a importância e a sensibilidade desse momento, o Sistema Único de Saúde (SUS), através da Lei nº 8.080, de 19 de setembro de 1990, instituiu o subsistema de acompanhamento. Sobre o tema, julgue as proposições com V para verdadeira e F para falsa:
( ) Os serviços de saúde do SUS, seja da rede própria ou conveniada, ficam obrigados a permitir a presença, junto à parturiente, de um acompanhante durante todo o período de trabalho de parto, parto e pós-parto imediato.
( ) Os serviços de saúde do SUS, da rede própria, e aqueles da rede conveniada que forem signatários do Subsistema Parto Legal, ficam obrigados a permitir a presença, junto à parturiente, de dois acompanhantes durante todo o período de trabalho de parto e parto.
( ) O acompanhante será indicado pela parturiente, limitando-se ao cônjuge ou companheiro, genitores ou parentes de até segundo grau.
( ) Ficam os hospitais de todo o País obrigados a manter, em local visível de suas dependências, aviso informando sobre o direito da parturiente ao subsistema de acompanhamento.
( ) O direito à presença de acompanhante poderá ser negado à parturiente pelo serviço de saúde do SUS em caso de trabalho de parto que ultrapasse oito horas de duração.
Assinale a única alternativa que indique a sequência correta de respostas.
V, F, V, V, V.
F, V, V, V, V.
V, F, V, F, V.
V, F, F, V, F.
F, V, F, V, F.
Em conformidade com a Lei nº 8.080/1990 — Lei Orgânica da Saúde, numerar a 2ª coluna de acordo com a 1ª e, após, assinalar a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
(1) Incluída no campo de atuação do SUS.
(2) Excluída do campo de atuação do SUS.
( ) A fiscalização e a inspeção de água para consumo humano.
( ) A definição e a operacionalização das ações de assistência social.
( ) A execução da política de sangue e seus derivados.
( ) A vigilância nutricional e a orientação alimentar.
1 - 1 - 2 - 2.
1 - 2 - 1 - 1.
2 - 1 - 1 - 2.
2 - 2 - 1 - 1.