Questões de Concurso sobre Saúde

 
 
Disciplina
Assunto 1
Banca
Instituição
Cargo
Ano
Carreira
Área de formação
Escolaridade
Dificuldade
 
Comentários:
Professores
Alunos
Meus Comentários
Vídeo
 
Minhas questões:
Resolvidas
Não resolvidas
Certas
Erradas
 
Tipo de questão:
Certo e errado
Múltipla escolha
Incluir questões:
Anuladas
Desatualizadas
 
Questões:
Todas as questões
 
Filtro simplificado
 
Questões
Todas as questões
 
2.676 questões encontradas
Questões por página
20
Mais recentes
 

Mesmo com o acompanhamento adequado durante o pré-natal, podem surgir intercorrências entre uma consulta e outra. Caso identifique alguma alteração no estado de saúde da gestante, é correto afirmar que O(a) Visitador(a) deve


A

adiar o acompanhamento até que passem as alterações no estado de saúde da gestante.


B

orientar a gestante a procurar uma unidade de saúde ou o serviço de referência.


C

aguardar até a próxima consulta de pré-natal para verificar se a alteração persiste antes de orientar a gestante a buscar ajuda médica.


D

orientar a gestante a utilizar medicamentos ou tratamentos que já estejam sendo utilizados por outras gestantes que apresentaram as mesmas alterações.

A Reforma Sanitária é um movimento e uma abordagem na área da saúde que visa a promover mudanças no sistema de saúde de um país para torná-lo mais equitativo, acessível e eficaz. Ela está associada a transformações no sistema de saúde que buscam a Universalidade, a Integralidade, a Equidade, a Participação Social e o Controle Público.


C

Certo


E

Errado

O documento intitulado “Parâmetros para a Atuação de Assistentes Sociais na Saúde” tem como finalidade referenciar a intervenção dos profissionais de Serviço Social na área da saúde. Constitui-se como produto do Grupo de Trabalho “Serviço Social na Saúde”, instituído pelo Conselho Federal de Serviço Social (CFESS) em 2008, que incorporou nas suas discussões e sistematizações as deliberações do 36º e 37º Encontro Nacional CFESS/CRESS.


(Disponível em: http://www.cfess.org.br/https://arquivos.infra-questoes.grancursosonline.com.br/arquivos/Parametros_para_a_Atuacao_de_Assistentes_Sociais_na_Saude.pdf.)


De acordo com os “Parâmetros para a Atuação de Assistentes Sociais na Saúde”, dentre os quatro eixos de atuação previstos, há um que subdivide-se nas seguintes ações:


Ações Socioassistenciais


Ações Socioeducativas


Ações de Articulação com a Equipe de Saúde


Tais ações se referem ao eixo:


A

Vigilância e assessoria à saúde.


B

Atendimento direto ao usuário.


C

Primazia da responsabilidade profissional.


D

Mobilização, participação e controle social.

Como na recepção, a sala de atendimento do CRAS deve conter material informativo e que possibilite a identificação com a população do seu território de abrangência.


C

Certo


E

Errado

Marque (V) verdadeiro ou (F) falso e assinale a alternativa correta:


Pensar hoje uma atuação competente e crítica do Serviço Social na área da saúde consiste em:


( ) Estar articulado e sintonizado ao movimento dos trabalhadores e de usuários que lutam pela real efetivação do SUS.

( ) Facilitar o acesso de todo e qualquer usuário aos serviços de saúde da Instituição, bem como de forma compromissada e criativa não submeter à operacionalização de seu trabalho aos rearranjos propostos pelos governos que descaracterizam a proposta original do SUS de direito, ou seja, contido no projeto de Reforma Sanitária.

( ) Tentar construir e/ou efetivar, conjuntamente com outros trabalhadores da saúde, espaços nas unidades que garantam a participação popular e dos trabalhadores de saúde nas decisões a serem tomadas.

( ) Elaborar e participar de projetos de educação permanente, buscar assessoria técnica e sistematizar o trabalho desenvolvido, bem como estar atento sobre a possibilidade de investigações sobre temáticas relacionadas à saúde.

( ) Efetivar assessoria aos movimentos sociais e/ou aos conselhos a fim de potencializar a participação dos sujeitos sociais contribuindo no processo de democratização das políticas sociais, ampliando os canais de participação da população na formulação, fiscalização e gestão das políticas de saúde, visando o aprofundamento dos direitos conquistados.


A

V, F, F, V, V.


B

F, V, V, V, V.


C

V, V, V, V, V.


D

V, V, F, V, F.


E

V, V, V, V, F.

Para Silva e Matos (2014), o trabalho do assistente social na saúde deve ter, como eixo central, a busca incessante da incorporação dos conhecimentos e das novas requisições à profissão, articulados aos princípios do projeto da Reforma Sanitária Brasileira (RSB) e o projeto ético-político do Serviço Social. Assim, cabe aos assistentes sociais


A

compreender a especificidade da profissão, deixando atividades de educação permanente a cargo dos indivíduos preparados para essa função.


B

submeter a operacionalização de seu trabalho aos rearranjos das autoridades, buscando romper com a proposta original do projeto da RSB.


C

contribuir para reforçar, nos serviços de saúde, a efetivação do direito à saúde, tendo como norte o projeto éticopolítico articulado ao projeto da RSB.


D

combater o movimento sanitário, que vem sendo construído desde os meados dos anos 1970, buscando barrar suas propostas de fortalecimento do setor público.

Para Braga (2019), a perspectiva da desinstitucionalização é considerada eixo organizador da política nacional de saúde mental brasileira em vigor nos anos de reforma psiquiátrica. Sobre a temática da Reforma Psiquiátrica no Brasil, assinale a alternativa INCORRETA.


A

Na prática cotidiana realizada em cada um dos serviços substitutivos que compõem a rede de atenção psicossocial e na relação entre esses serviços é possível sustentar a produção de cuidado e construir a cidadania nos contextos e cenários reais de vida.


B

A criação de ambulatórios, pode fortalecer a lógica territorial de atenção, reafirmando os serviços substitutivos territoriais o papel central de tomada de responsabilidade pelas ações de saúde mental de um território e pela atenção global da pessoa.


C

A ruptura inaugural em relação às bases do saber psiquiátrico e à prática realizada em manicômios, com a compreensão de que era fundamental romper com a instituição psiquiátrica em si, o que inclui seus aparatos científicos, assistenciais, relacionais, administrativos, legislativos e culturais, ocorreu no contexto italiano de desinstitucionalização.


D

A reintrodução dos hospitais psiquiátricos como parte da rede de atenção psicossocial, a aposta em lógicas ambulatoriais de atenção que rompem com o trabalho nos territórios e o incentivo massivo a comunidades terapêuticas, transmite uma mensagem, a de que a lógica da política nacional de saúde mental mudou, não sendo mais a desinstitucionalização seu eixo organizador.

No que se refere a seguridade social, analise a afirmativa abaixo:


A Seguridade Social compreende um conjunto integrado de ações de iniciativa dos poderes públicos e da sociedade, destinado a assegurar o direito relativo à______________, à ______________ e à__________________.


Assinale a alternativa que completa corretamente a lacuna na afirmativa acima.


A

alimentação / saúde / educação


B

saúde / educação / assistência social


C

saúde / previdência / assistência social


D

alimentação / previdência / educação


E

educação / previdência / assistência social

O Código de Ética do(a) assistente social prevê um elemento que “protegerá o(a) usuário(a) em tudo aquilo de que o(a) assistente social tome conhecimento como decorrência do exercício da atividade profissional”. O trecho apresentado refere-se:


A

Às atribuições privativas do assistente social.


B

Ao Código de Ética Profissional.


C

À dimensão investigativa.


D

À seguridade social.


E

Ao sigilo profissional.

Em relação aos princípios que devem nortear as ações e serviços públicos de saúde e os serviços privados contratados ou conveniados que integram o Sistema Único de Saúde (SUS), informe se é verdadeiro (V) ou falso (F) para o que se afirma e assinale a alternativa com a sequência correta.


( ) Universalidade de acesso aos serviços de saúde em todos os níveis de assistência.

( ) Igualdade da assistência à saúde, sem preconceitos ou privilégios de qualquer espécie.

( ) Direito à informação, às pessoas assistidas, sobre sua saúde.

( ) Participação da comunidade.


A

V – V – V – F.


B

V – F – V – F.


C

V – V – V – V.


D

F – F – F – V.

No que se refere ao direito da saúde, estabelecido na Lei nº 12.288/2010 que institui o Estatuto da Igualdade Racial, registre V, para verdadeiro, e F, para falso:


(__)O acesso universal e igualitário ao Sistema Único de Saúde (SUS) para promoção, proteção e recuperação da saúde da população negra será de responsabilidade dos órgãos e instituições públicas federais, estaduais, distritais e municipais, da administração direta e indireta.

(__)Os moradores das comunidades de remanescentes de quilombos serão beneficiários de incentivos específicos para a garantia do direito à saúde, incluindo melhorias nas condições ambientais, no saneamento básico, na segurança alimentar e nutricional e na atenção integral à saúde.

(__)O direito à saúde da população negra será garantido pelo poder público mediante políticas universais, sociais e econômicas destinadas à redução do risco de doenças e de outros agravos.


Assinale a alternativa com a sequência CORRETA.


A

F, F, F.


B

F, V, V.


C

V, F, V.


D

V, V, V.

Há décadas que o Serviço Social atua em saúde mental; portanto, o Serviço Social precisa se apropriar melhor de sua atuação nessa área. Na apropriação da prática institucional, o Assistente Social é desafiado no seu trabalho em três níveis diferentes. O nível que representa que o saber profissional precisa ser mais reconhecido é o:


A

Econômico.


B

Ideológico.


C

Político.


D

Interventivo.

Em 2003, no Brasil, aprovou-se a Política Nacional de Humanização (Humaniza SUS), que busca pôr em prática os princípios do SUS no cotidiano dos serviços de saúde, produzindo mudanças nos modos de gerir e cuidar. A PNH estimula a comunicação entre gestores, trabalhadores e usuários para construir processos coletivos de enfrentamento de relações de poder, trabalho e afeto que muitas vezes produzem atitudes e práticas desumanizadoras, que inibem a autonomia e a corresponsabilidade dos profissionais de saúde em seu trabalho e dos usuários no cuidado de si. Nessa política, humanizar se traduz em:


A

Incluir mudança na gestão e atenção, com a ampliação da dependência, considerando os saberes dos profissionais envolvidos e compartilhando responsabilidades para produção de saúde.


B

Identificar os conflitos profissionais e interpessoais, a fim de favorecer o trabalho da gestão no enfrentamento das dificuldades e dos problemas, bem como as mudanças no serviço de saúde.


C

Identificar as diferenças nos processos de gestão e de cuidado, de forma singular e particularizada, a fim de produzir práticas interdisciplinares e definição de processos de trabalho hierarquizados e bem definidos, considerando as competências e atribuições profissionais.


D

Incluir as diferenças nos processos de gestão e de cuidado, de forma coletiva e compartilhada, estimulando a produção de novos modos de cuidar e novas formas de organizar o trabalho.


E

Incluir as diferenças nos processos de gestão e de cuidado, de forma individual e valorizando o saber médico. A partir dessas orientações, definir os modos de cuidar e novas formas de organizar o trabalho.

A interligação entre as áreas de assistência social e saúde é essencial para a construção de uma sociedade mais equitativa e saudável. Nesse contexto, assinale a alternativa correta:


A

A saúde é exclusivamente responsável por tratar doenças físicas, enquanto a assistência social lida apenas com questões emocionais, não havendo interação entre as duas áreas.


B

A assistência social e a saúde operam de forma independente, sem qualquer ligação ou colaboração mútua.


C

A assistência social desempenha um papel secundário em relação à saúde, não tendo influência significativa nos resultados de bem-estar da população.


D

A interação entre assistência social e saúde promove uma abordagem integral ao bem-estar, considerando tanto aspectos médicos quanto sociais para atender às necessidades da população.


E

A interação entre assistência social e saúde é apenas um desperdício de recursos, não trazendo benefícios tangíveis para a sociedade.

Sobre os serviços privados de assistência à saúde, assinale a afirmativa correta.


A

A assistência à saúde é vedada à iniciativa privada.


B

Na prestação de serviços privados de assistência à saúde ficam dispensados os princípios éticos e as normas expedidas pelo órgão de direção do Sistema Único de Saúde (SUS) quanto às condições para o seu funcionamento.


C

Quando as suas disponibilidades forem insuficientes para garantir a cobertura assistencial à população de uma determinada área, o Sistema Único de Saúde (SUS) pode recorrer aos serviços ofertados pela iniciativa privada.


D

Os serviços privados de assistência à saúde se caracterizam por pessoas jurídicas de direito privado na promoção, proteção e recuperação da saúde, excetuando-se a atuação, por iniciativa própria, de profissionais liberais, legalmente habilitados.


E

No caso de doações de organismos internacionais vinculados à Organização das Nações Unidas (ONU), de entidades de cooperação técnica e de financiamento e empréstimos é vedado o controle de empresas ou de capital estrangeiro na assistência à saúde.

Sobre vigilância em saúde, assinalar a alternativa que preenche as lacunas abaixo CORRETAMENTE:


_______________: conjunto de ações capazes de eliminar, diminuir ou prevenir riscos à saúde e de intervir nos problemas sanitários decorrentes do ambiente, da produção e circulação de bens e da prestação de serviços do interesse da saúde.

_______________: ações que propiciam o conhecimento e a investigação diagnóstica de doenças e agravos e a verificação da qualidade de produtos de interesse de saúde pública e do padrão de conformidade de amostras ambientais, mediante estudo, pesquisa e análises de ensaios relacionados aos riscos epidemiológicos, sanitários, ambientais e do processo produtivo.

______________: conjunto de ações que proporcionam o conhecimento e a detecção de mudanças nos fatores determinantes e condicionantes da saúde individual e coletiva, com a finalidade de recomendar e adotar as medidas de prevenção e controle das doenças, transmissíveis e não transmissíveis, e dos agravos à saúde.


A

Vigilância epidemiológica | Vigilância Sanitária | Ações laboratoriais


B

Vigilância Sanitária | Ações laboratoriais | Vigilância epidemiológica


C

Vigilância Sanitária | Vigilância epidemiológica | Ações laboratoriais


D

Ações laboratoriais | Vigilância Sanitária | Vigilância epidemiológica

Denomina-se Rede de Atenção à Saúde o conjunto de ações e serviços de saúde articulados em níveis de complexidade crescente, com a finalidade de garantir a integralidade da assistência à saúde.


C

Certo


E

Errado

O direito à saúde no Brasil, conquista que teve participação fundamental do movimento da Reforma Sanitária, está inscrito no artigo 196 da Constituição Federal de 1988: “A saúde é direito de todos e dever do Estado, garantido mediante políticas sociais e econômicas que visem à redução do risco de doença e de outros agravos e ao acesso universal e igualitário às ações e serviços para a promoção, proteção e recuperação”.


A partir desta concepção ampliada de saúde é correto afirmar:


A

Em seu sentido mais abrangente, a saúde é resultante das condições de alimentação, habitação, educação, renda, meio ambiente, trabalho, transporte, emprego, lazer, liberdade, acesso e posse da terra e acesso a serviços de saúde. É, assim, antes de tudo, o resultado das formas de organização social da produção, as quais podem gerar grandes desigualdades nos níveis de vida.


B

O direito à saúde compreende tão somente a oferta dos serviços de saúde nos diversos níveis de complexidade, desde unidades básicas até hospitais, garantido nesse escopo a saúde bucal.


C

O direito à saúde, embora tenha relação, não inclui a garantia ampla de qualidade de vida, não se associando com outros direitos básicos, como educação, saneamento básico, atividades culturais e segurança.


D

O direito à saúde é sustentado pelo conhecimento médico, e também o trabalho da enfermagem clínica, pois atuam na dimensão mais biológica e curativa que resume o que é de fato ter saúde, pois se centra na doença.


E

A visão ampliada de saúde, que baliza a saúde como direito social, nasce a partir do alinhamento da visão positivista de saúde, centrada na doença, que, dessa forma minimiza os determinantes sociais são os fundadores dessa visão ampliada.

O momento do parto é singular na vida de uma mulher, marcado por uma combinação de emoções, expectativas e desafios. Reconhecendo a importância e a sensibilidade desse momento, o Sistema Único de Saúde (SUS), através da Lei nº 8.080, de 19 de setembro de 1990, instituiu o subsistema de acompanhamento. Sobre o tema, julgue as proposições com V para verdadeira e F para falsa:


( ) Os serviços de saúde do SUS, seja da rede própria ou conveniada, ficam obrigados a permitir a presença, junto à parturiente, de um acompanhante durante todo o período de trabalho de parto, parto e pós-parto imediato.

( ) Os serviços de saúde do SUS, da rede própria, e aqueles da rede conveniada que forem signatários do Subsistema Parto Legal, ficam obrigados a permitir a presença, junto à parturiente, de dois acompanhantes durante todo o período de trabalho de parto e parto.

( ) O acompanhante será indicado pela parturiente, limitando-se ao cônjuge ou companheiro, genitores ou parentes de até segundo grau.

( ) Ficam os hospitais de todo o País obrigados a manter, em local visível de suas dependências, aviso informando sobre o direito da parturiente ao subsistema de acompanhamento.

( ) O direito à presença de acompanhante poderá ser negado à parturiente pelo serviço de saúde do SUS em caso de trabalho de parto que ultrapasse oito horas de duração.


Assinale a única alternativa que indique a sequência correta de respostas.


A

V, F, V, V, V.


B

F, V, V, V, V.


C

V, F, V, F, V.


D

V, F, F, V, F.


E

F, V, F, V, F.

Em conformidade com a Lei nº 8.080/1990 — Lei Orgânica da Saúde, numerar a 2ª coluna de acordo com a 1ª e, após, assinalar a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:


(1) Incluída no campo de atuação do SUS.

(2) Excluída do campo de atuação do SUS.


( ) A fiscalização e a inspeção de água para consumo humano.

( ) A definição e a operacionalização das ações de assistência social.

( ) A execução da política de sangue e seus derivados.

( ) A vigilância nutricional e a orientação alimentar.


A

1 - 1 - 2 - 2.


B

1 - 2 - 1 - 1.


C

2 - 1 - 1 - 2.


D

2 - 2 - 1 - 1.

   
Gerar simulado