

Seu próximo nível começa aqui
Com a Assinatura Ilimitada, você tem tudo que precisa para sua aprovação.
Com a Assinatura Ilimitada, você combina prática, teoria e método em uma única assinatura com tudo que você precisa para sua aprovação.
Julgue as seguintes informações sobre o protocolo TCP.
Escolha a alternativa que indica a(s) afirmação(ões) CORRETA(S).
Apenas I.
Apenas III.
Apenas I e II.
Apenas I e III.
Todas as afirmações.
Para a definição dos meios de transmissão a serem utilizados nas diferentes LANs, bem como na interconexão entre a matriz e as filiais, algumas opções podem ser consideradas, tais como fibras ópticas, cabos metálicos e meio sem fio. Comparando-se as duas primeiras opções, verifica-se que fibras ópticas apresentam reduzida imunidade a interferência eletromagnética e são, comumente, mais suscetíveis a atenuação que cabos metálicos.
No que diz respeito aos formatos de intercâmbio, o EAD - Encoded Archival Description constitui um padrão para:
catalogação normalizada na Web que emprega Flash MX.
educação a distância na Web que emprega MARC21.
formatação cooperativa que emprega CALCO.
catalogação bibliográfica que emprega XML.
formatação catalográfica que emprega ASP.
Em redes de microcomputadores padrão IEEE-802.3, que utilizam protocolo Ethernet, assinale a alternativa que contenha a grande vantagem do Hub na implementação.
Se ocorrer elevado índice de colisões, o sistema operacional de rede equaliza a transmissão de frames.
Se ocorrer falha no cabo que conecta uma estação à porta do Hub, a estação fica inativa, mas a rede permanece operacional.
Possibilita maior área de cobertura para a rede e elevado rendimento mesmo em situações de sobrecarga.
Permite a realização de filtro de tráfego entre sub-redes a ele conectadas.
Proporciona maior segmentação no ambiente de rede.
Uma das funcionalidades básicas necessárias ao bom funcionamento da Internet está ligada à atividade de roteamento, na qual são escolhidos os caminhos pelos quais os pacotes irão trafegar ao longo da rede. Para esse fim, diversos protocolos de roteamento têm sido definidos, o que permite que, diferentemente do que ocorre com as camadas de enlace e física, a camada de rede seja a camada mais baixa a tratar com transmissão fim-a-fim. A respeito de protocolos e técnicas de roteamento, assinale a opção correta.
Uma técnica de roteamento estático é o flooding, em que uma parcela dos pacotes que chegam a um dado nó é reenviada para todos os nós vizinhos. Essa parcela é construída de forma dependente do número de pacotes anteriormente enviados entre cada par de nós da rede.
Uma técnica de roteamento estático utiliza o conceito de menor caminho entre dois nós, em que se obtém o somatório das distâncias, medidas comumente em quilômetros, entre cada par de nós intermediários. Outras medidas de distâncias, diferentes da distância física, não são consideradas.
O OSPF é um protocolo do tipo EGP (exterior gateway routing protocol), enquanto o BGP é do tipo IGP (interior gateway routing protocol).
O protocolo IP suporta sessões de comunicação multicast e utiliza, para esse fim, endereços de classe D; o roteamento multicast é feito mediante a utilização de spanning trees.
A função de comutação (ou chaveamento) em uma rede de comunicação refere-se à alocação dos recursos da rede para a transmissão pelos diversos dispositivos conectados. Seja a rede uma LAN, MAN ou WAN, existem sempre recursos compartilhados. A respeito das diferentes formas de comutação e da sua aplicabilidade, assinale a opção incorreta.
A comutação por circuitos é tradicionalmente empregada na rede telefônica.
A comutação por pacotes admite duas variações: datagrama (empregada na Internet) e circuito virtual.
Na comutação por pacotes, pode ocorrer a utilização de pacotes de tamanho fixo, como nas redes embasadas em X.25, ou de tamanho variável como nas redes ATM.
A comutação rápida de pacotes (fast packet switching) pode ser implementada utilizando-se as técnicas de frame relay e de cell relay.
Observe os seguintes padrões de redes:

A quantidade de padrões listados que são típicos de uma rede WAN é:
O Modelo de Referência OSI (Open System Interconnection) proposto pela ISO (International Standards Organization) é baseado em camadas. Sobre esse modelo é correto afirmar que
o Modelo OSI é dividido em seis camadas: física, enlace, rede, transporte, sessão e aplicação.
o nível de sessão fornece os meios necessários à organização e à sincronização do diálogo entre os clientes em comunicação.
o nível de enlace fornece os meio mecânicos, elétricos e funcionais necessários a ativação, ou manutenção e a desativação das conexões físicas destinadas a transmissão de elementos binários entre as entidades de ligação.
o nível de aplicação se encarrega da sintaxe das informações que as entidades de aplicação trocam.
Tendo viabilizado a Internet, a pilha de protocolos TCP/IP disponibilizou um recurso que constitui um programa de comunicação que abre uma janela no computador remoto e permite utilizar os recursos daquela máquina como se naquele local estivesse. Esse recurso é conhecido por:
PING.
TELIX.
TELNET.
MAILER.
IPCONFIG.
Um protocolo de comunicação é um conjunto de regras que governam como computadores "conversam" um com o outro. TCP/IP é um protocolo extensamente usado e muito popular onde sistemas de computadores diferentes podem trocar dados de maneira confiável em uma rede interconectada. O Modelo TCP/IP é constituído basicamente por 4 camadas. Uma destas camadas se comunica somente com sua entidade-par do host destinatário, e também é responsável pelo controle da "conversação" entre as aplicações da rede. Esta camada é denominada
Camada de Interface de Rede.
Camada de Rede (IP).
Camada de Aplicação.
Camada de Transporte.
TELNET.
Sobre o esquema de endereçamento MAC das redes locais Ethernet, é correto afirmar que:
É uma característica do protocolo de roteamento OSPF:
exigir que as máscaras de redes roteadas sejam iguais;
atualizar e trocar as tabelas de roteamento periodicamente a cada 90s;
usar técnicas como split-horizon para melhorar desempenho;
por ser tecnologia proprietária, é utilizado apenas em redes Microsoft;
ser um protocolo de roteamento do tipo link-state.
Acerca de redes locais (LAN) e da Internet, assinale a opção correta.
Uma VLAN (virtual-bridged local area network) é implementada com base em um conjunto de dispositivos de uma ou mais LAN, configurados de tal forma que possam se comunicar como se pertencessem ao mesmo segmento compartilhado de LAN, quando, na realidade, estão localizados em diferentes segmentos de LAN.
Em uma rede Ethernet em que ocorra o uso de bridges e de roteadores, enquanto uma bridge encaminha pacotes IP, um roteador trata frames (quadros) MAC.
A evolução dos equipamentos de rede, juntamente com fatores ligados a mercado, tem proporcionado o surgimento de equipamentos do tipo switch com diferentes funcionalidades. Assim, um switch de camada 2 realiza funções semelhantes às de um roteador, enquanto um switch de camada 3 realiza as funções de uma bridge.
Na Internet, o serviço best effort oferece garantias de entrega e também assegura que uma seqüência de datagramas será entregue na mesma ordenação da seqüência em que os mesmos foram enviados.
Ao configurar o protocolo TCP/IP de um computador instalado com o sistema operacional Windows 2000 Server, diversos parâmetros devem ser informados, sendo que um deles é o endereço IP do servidor DNS deste computador. A função do servidor DNS, dentre as abaixo, é:
traduzir nomes de computadores em endereços IP;
fazer a conexão entre dois computadores através do protocolo IPSEC;
habilitar o serviço SSL.
A Internet tem-se constituído, desde a sua criação, em instrumento de agilização do fluxo de informações entre indivíduos e empresas. O acesso ao conhecimento gerado pela humanidade tem sido facilitado por essa rede. No âmbito das empresas, a Internet permite o compartilhamento de recursos como impressoras e bases de dados, bem como a construção e uso de sistemas de informação, entre as muitas possibilidades de serviços decorrentes do seu emprego. A respeito dos protocolos utilizados na Internet, assinale a opção correta.
A Internet utiliza os mesmos protocolos definidos para as redes embasados no modelo de referência OSI (Open Systems Interconnection) da ISO (International Standards Organization).
Em uma rede local Ethernet, o endereço MAC (medium access control) é convertido em endereço IP por meio do protocolo ARP.
Na Internet, a associação entre endereço IP e nome de máquina é feita pelo protocolo X.25, que é voltado para redes comutadas por pacotes.
As configurações de endereços (dinâmicas ou estáticas) são feitas pelo protocolo DHCP.
Sobre Roteadores pode-se afirmar que:
Roteadores são pontes que operam na camada de Transporte do modelo OSI.
Roteadores são pontes que operam na camada de Enlace do modelo OSI.
Roteadores são pontes que operam na camada de Apresentação do modelo OSI.
Roteadores são pontes que operam na camada de Rede do modelo OSI.
Roteadores são pontes que operam na camada de Física do modelo OSI.
Com relação a listas de acessos em um roteador Cisco, pode-se afirmar que:
no caso do protocolo IP, só podem ser aplicadas para o tráfego de saída de uma interface;
o tipo de lista de acesso (básico e estendido) pode ser identificado pelo seu número;
o número de regras em uma lista não traz prejuízo ao desempenho do roteador;
uma determinada lista de acesso não pode ser aplicada em mais de uma interface ao mesmo tempo;
se nenhum critério de uma lista de acesso se aplicar a um pacote, o comportamento final é permitir o encaminhamento desse pacote.
O comando "access-list 110 permit tcp host 192.168.10.3 host 172.16.22.2" cria uma lista de acesso em um roteador Cisco. O comando usado, dentro do submenu de configuração de interfaces, para associar esta lista a uma interface, é:
ip access-list 110
ip associate 110
ip group-list 110
ip access-group 110
ip acl 110
Sobre a técnica de ataque denominada SYS Flooding é correto afirmar que
esse ataque explora o mecanismo de estabelecimento de conexão do UDP, baseado em handshake em três vias.
um grande número de requisições para estabelecimento de uma conexão TCP é enviado, de tal maneira que o servidor não é capaz de responder a todas elas.
não existem, ainda, técnicas para evitar ataques do tipo SYS Flooding.
uma possível solução para evitar o ataque SYS Flooding é o uso de um protocolo não orientado a conexão como o UDP.
Sobre os dispositivos físicos de rede é verdadeiro afirmar que
estações de trabalho conectadas a um switch compartilham um mesmo barramento (bus) concorrendo durante a transmissão dos dados.
um roteador atua na camada 4 do modelo OSI (camada de transporte), lendo o campo do endereço de destino dos pacotes que chegam e retransmitindo-os de acordo com uma tabela de rotas.
um repetidor tem como função a duplicação dos pacotes transmitidos visando assegurar o recebimento dos mesmos pelo destinatário.
as pontes (bridges) atuam nas camadas 1 e 2 do modelo OSI, lendo o campo de endereço de destino dos frames e retransmitindo-os para um outro segmento físico de rede, quando necessário.