Questões de Concursos

 
 
Disciplina 1
Assunto 1
Banca
Instituição
Cargo
Ano
Carreira
Área de formação
Escolaridade
Dificuldade
 
Comentários:
Professores
Alunos
Meus Comentários
Vídeo
 
Minhas questões:
Resolvidas
Não resolvidas
Certas
Erradas
 
Tipo de questão:
Certo e errado
Múltipla escolha
Incluir questões:
Anuladas
Desatualizadas
 
Questões:
Todas as questões
 
Filtro simplificado
 
Questões
Todas as questões
 
835 questões encontradas
Questões por página
20
Mais recentes
 

“Na arte/educação pós-moderna, o__________ sobre arte é imprescindível ao estudante, porque perpassa relações_______________, além de favorecer a construção do pensamento artístico. Aprender sobre arte também requer a leitura de diferentes tipos de ________ que tratam da produção artística em diversos _______ (internet, exposições, jornais, revistas, etc.), sejam eles biográficos, críticos, históricos, informativos ou jornalísticos.” (LAVALBERG, 2017, p. 169).


Assinale a alternativa que completa correta e respectivamente as lacunas.


A

Conhecimento, escolares, textos, assuntos


B

Envolvimento, interdisciplinares, suportes, casos


C

Envolvimento, pessoais, textos, assuntos


D

Conhecimento, interdisciplinares, textos, suportes

O Movimento Escolinhas de Arte – MEA, que aconteceu no Brasil entre as décadas de 1950 e 1970, tinha como ênfase:


A

A atividade extracurricular.


B

O estudo por temáticas.


C

Uma atuação mais científica.


D

As classes experimentais.


E

A liberdade de criação.

Para os professores de Arte, é imprescindível a necessidade de ressignificar sua formação, dado as transformações do mundo contemporâneo. Assim, é CORRETO afirmar que a formação docente em Arte se estabelece a partir de licenciaturas:


A

Que lidam com as complexas questões da produção, da apreciação e da reflexão do próprio sujeito, do futuro professor e das transposições de suas experiências com a Arte para a sala de aula com os seus alunos.


B

Apenas que supram a necessidade emergente de formação de professores, uma vez que há escassez de professores para o ensino de Arte nas escolas públicas no Brasil.


C

Que promovam o conhecimento de todas as linguagens artísticas de maneira a identificar, relacionar e compreender a arte como fato histórico descontextualizado nas diferentes culturas.


D

Todas as alternativas estão corretas.

A Educadora e Doutora Ana Mae Barbosa entende que a arte estimula a construção e cognição do conhecimento auxiliando também o desenvolvimento de outras áreas. Acredita, como Paulo Freire, que a educação pode ser libertadora. Em 1987, ela define os caminhos da Arte-Educação, no Brasil, introduzindo sua “Teoria Triangular”, onde sustenta que a abordagem da arte não deve ser linear e, sim, contextualizada integrando o artista, o meio e o intérprete; conceitos vivos e repassados ainda hoje. Os três pressupostos da Arte-Educação são:


A

história geral, avaliação teórica e revisão curricular.


B

contextualização, apreciação da obra e fazer artístico.


C

história da arte, currículo e interpretação.


D

contextualização da arte, conceituação e movimento.


E

contextualização da arte, professor e aprendizado.

A tinta a óleo é uma técnica difícil de dominar na pintura que busca representar corpos com volume, mas é adequada para o ensino da arte nos anos finais do ensino fundamental, porque permite o uso de cores intensas na pintura abstrata, que não requer uma representação de volume.


C
Certo

E
Errado

O educador da área de Arte, na relação entre esta e o aprendiz, deve apresentar a postura de:


A

Avaliador.


B

Produtor.


C

Observador.


D

Mediador.


E

Relator.

Isabel Marques defendeu, ao longo de toda a sua vida, a dança no espaço escolar. Suas propostas influenciaram a escrita de orientações curriculares em todo o Brasil, em todas as esferas administrativas. Sobre o ensino da dança na escola, segundo as orientações de Marques, considere as seguintes afirmativas:

1. As propostas de ensino de dança na escola devem incluir improvisação e composição, como formas de fazer-pensar a dança.

2. Uma das grandes contribuições da dança para a educação é educar os corpos para que sejam capazes de criar pensamento e ressignificar o mundo em forma de arte.

3. A dança na escola deve ser distinta de um ritual catártico, já que o corpo que dança e o corpo na dança tornam-se fonte de conhecimento sistematizado e transformador.

4. O papel da escola para a dança não é o de refletir o que há na sociedade ou mídia, mas sim instrumentalizar e construir conhecimento por meio da dança.

Assinale a alternativa correta.


A
Somente a afirmativa 1 é verdadeira.

B
Somente as afirmativas 1 e 2 são verdadeiras.

C
Somente as afirmativas 3 e 4 são verdadeiras.

D
Somente as afirmativas 2, 3 e 4 são verdadeiras.

E
As afirmativas 1, 2, 3 e 4 são verdadeiras.
A abordagem triangular foi elaborada a partir de uma adaptação à realidade brasileira de propostas vanguardistas de ensino da Arte. Sobre essa abordagem, assinale a alternativa correta.

A
Compreende as formas pelas quais nos relacionamos com a arte: leitura de obras de arte, fazer arte e contextualizar arte.

B
Propõe estágios sequenciais pelos quais crianças e jovens devem se relacionar com a arte: observar, refletir e produzir.

C
É uma proposta que valoriza a integração das diferentes linguagens artísticas, em especial as artes visuais, a música e as artes cênicas.

D
Propõe a releitura de obra de arte como ponto culminante da proposta pedagógica, em que modelos de obras canônicas são reproduzidos com aprimoramento técnico.

E
Preconiza que a apreciação artística é uma ação que deve ocorrer de forma individual e silenciosa, substituindo a necessidade de verbalização da experiência estética.

As habilidades especificadas na BNCC para a unidade temática de música possuem muitas similaridades entre os anos iniciais e os anos finais do ensino fundamental, o que reforça a preocupação em estabelecer um percurso contínuo de aprendizagens, com ampliação progressiva das práticas de linguagem ao longo dessa etapa da educação básica.


C
Certo

E
Errado

O pesquisador pernambucano Fernando Antônio Gonçalves Azevêdo afirma que no século XX, às vésperas do terceiro milênio, uma nova geração de professores de arte passa a buscar em seu cotidiano escolar tornar acessíveis as obras de arte e sua história, tomando como ponto e partida a questão da multiculturalidade brasileira (PIMENTEL,1996).

Segundo o autor, a multiculturalidade brasileira numa perspectiva crítica para o ensino de arte na escola não pode ser entendida como


A

códigos estéticos, artísticos e éticos de todas as classes sociais e das minorias.


B

códigos estéticos, artísticos e éticos voltados para o pensamento dialético da intertextualidade dos códigos culturais.


C

códigos estéticos, artísticos e éticos da cultura pura e de todas as modalidades artísticas.


D

códigos estéticos, artísticos e éticos que favoreçam a reescrita e a releitura estética e artística articulada com a ética.

Leia as afirmativas a seguir:

-

I. No contexto da Educação Artística, a avaliação deve permitir ao educador obter informações sobre o que o aluno aprendeu, de que forma e em quais condições.

II. No ensino da educação artística, a avaliação precisa acontecer num contexto em que seja possibilitada ao educando a reflexão sobre os conhecimentos construídos.

III. Cabe aos docentes elaborar e cumprir plano de trabalho, segundo a proposta pedagógica do estabelecimento de ensino.


Marque a alternativa CORRETA:


A

Nenhuma afirmativa está correta.


B

Está correta a afirmativa I, apenas.


C

Estão corretas as afirmativas II e III, apenas.


D

Estão corretas as afirmativas I e III, apenas.


E

Todas as afirmativas estão corretas.

A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) referente ao Ensino Fundamental preconiza as orientações para a construção de currículos em todo o território nacional. Nesse documento, cada componente curricular é contemplado respeitando-se suas especificidades. No que se refere à BNCC Ensino Fundamental, considere as seguintes afirmativas:

1. As obras artísticas a serem apresentadas aos alunos devem valorizar, em especial, o rico acervo presente nas instituições culturais brasileiras, como museus e galerias.

2. A BNCC prevê a articulação de seis dimensões do conhecimento para a abordagem das linguagens artísticas.

3. Artes Plásticas, Música, Teatro e Artes Cênicas são as quatro linguagens abordadas na BNCC.

4. A aprendizagem de Arte deve proporcionar a experiência e a vivência artísticas como prática social.

Assinale a alternativa correta.


A
Somente a afirmativa 2 é verdadeira.

B
Somente as afirmativas 1 e 3 são verdadeiras.

C
Somente as afirmativas 2 e 4 são verdadeiras.

D
Somente as afirmativas 1, 3 e 4 são verdadeiras.

E
As afirmativas 1, 2, 3 e 4 são verdadeiras.

Definir termos como homem / arte / cultura negra, homem / arte / cultura afro-brasileira, afro-lusitana, afro-europeu e uma série de outros termos tem sido um desafio. Roberto Conduro em seu livro Arte afro-brasileira (2007) contribui para a discussão do ensino da arte na escola ao tratar esse desafio apresentando fatos e elementos visíveis de serem exemplificados nas variadas regiões e grupos sociais do / no Brasil.

CONDURU, Roberto. Arte afro-brasileira. Belo Horizonte: C/ARTE, 2007 (Adaptação).


A partir desse contexto, analise as seguintes afirmativas e a relação proposta entre elas

.

I. Como orientação pedagógica, o educador deve proporcionar com prudência e conhecimento aos estudantes, discussões artísticas, etnológicas, sociais e culturais, bem como a problematização estética e artística das obras, uma vez que um trabalho artístico acontece independente de gostos, interpretações e opiniões, mas como expressão de um momento,

PORQUE

II. como orientação pedagógica, o educador exerce um papel fundamental na formação de opinião e intelecto daquele ou daquela que está sendo formado como cidadão / cidadã. Esse educador tem uma grande responsabilidade com relação à discussão do tema da arte nos diversos contextos sociais.


A respeito dessas afirmativas, assinale a alternativa correta.


A

As afirmativas I e II são verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.


B

As afirmativas I e II são verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.


C

A afirmativa I é uma verdadeira, e a II é falsa.


D

A afirmativa I é falsa, e a II é verdadeira.

Para contribuir no entendimento sobre o fazer e o refletir em arte, Fusari e Ferraz (1993) apresentam uma síntese dos componentes que se inter-relacionam no processo artístico e que não devem ser esquecidos ao longo dos estudos escolares.


A esse respeito, relacione a COLUNA II com a COLUNA I, associando os componentes que se articulam no processo artístico aos seus sujeitos.


COLUNA I


1. Os autores / artistas em arte

2. Os produtos artísticos / obras de arte

3. A comunicação / divulgação

4. O público / audiências / espectadores


COLUNA II


( ) São trabalhos resultantes de um fazer-pensar “técnico-emotivo-representacional do mundo da natureza e da cultura” e que sintetizam modos e conhecimentos artísticos e estéticos de seus autores: têm uma história e situam-se em um contexto sociocultural.

( ) São pessoas também situadas em um tempo-espaço sociocultural no qual constroem a história de suas relações com as produções artísticas e com seus autores (ou artistas) em diferentes modos e patamares de sensibilidade e entendimento da arte.

( ) São pessoas situadas em um contexto sociocultural; são criadores (profissionais ou não) e produtos ou obras artísticas a partir da história de seus modos e patamares de sensibilidade e entendimento de arte.

( ) São diferentes práticas (profissionais ou não) de apresentar, expor, veicular e intermediar as obras artísticas, as concepções estéticas e a arte entre as pessoas na sociedade ao longo da história cultural.


Assinale a sequência correta.


A

4 2 1 3


B

1 2 3 4


C

3 1 4 2


D

2 4 1 3

A definição da arte como componente curricular obrigatório, nos diversos níveis da educação básica, foi promulgada no seguinte documento:


A

Constituição Federal, 1998


B

Parâmetros Curriculares Nacionais, 1998


C

Plano Decenal de Educação para todos, 1993


D

Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, 1996

O drama como método de ensino, eixo curricular e/ou tema gerador constitui-se em uma subárea do fazer teatral e está baseado num processo contínuo de exploração de formas e conteúdos relacionados a um determinado foco de investigação, sugerido pelo professor ou aluno. Como processo, o drama articula uma série de acontecimentos, os quais são construídos e definidos com base em convenções teatrais criadas para possibilitar seu aprofundamento. Assinale corretamente a alternativa que indica três das principais características do drama como método de ensino.


A
circunstâncias de ficção – reprodutibilidade técnica – gestus

B

circunstâncias de ficção – episódios – peça didática


C

episódios – professor-personagem – circunstâncias de ficção


D
gestus – reprodutibilidade técnica – arquétipo

E

professor-personagem - peça didática – arquétipo

Os conteúdos de Arte nos Parâmetros Curriculares do Ensino Fundamental são propostos com base nos seguintes eixos norteadores:

I. apreciação

II. produção

III. reflexão

É verdadeiro o que se afirma somente em:


A
III

B
I e II

C
I, II e III

D
I

De acordo com Saviani (2012), na concepção pedagógica libertária, a educação ocupa posição central no ideário libertário e se expressa em um duplo e concomitante movimento, a saber:


A

o pressuposto da neutralidade científica, inspirada nos princípios de emoção, eficiência e produtividade, e a pedagogia tecnicista que advogou a reordenação do processo educativo de maneira a torná-lo operacional


B

o caráter produtivista, que destaca a irrelevância do processo de produção econômica, e a visão que dota a escola do mínimo de produtividade, maximizando os investimentos nela realizados


C

o advento do movimento renovador, que marca a novidade das propostas que começaram a ser veiculadas, e a classificação como tradicional da concepção até então dominante


D

a crítica à educação burguesa e a formulação da própria concepção pedagógica que se materializa na criação de escolas autônomas e autogeridas

O ensino de arte articulado com questões ambientais pode promover a expressão e a reflexão afetiva dos alunos em relação ao seu meio ambiente.

A leitura crítica e contextualizada de obras do artista Frans Krajcberg amplia possibilidades de pesquisa e reflexões para repensar sobre o meio ambiente, uma vez que o artista:

1. manifesta mensagens de defesa de patrimônios naturais e culturais como a Amazônia, fotografando e documentando desmatamentos por eles sofridos.

2. cria suas obras com materiais da natureza, como terra, rocha, fragmentos vegetais, troncos, galhos retorcidos e raízes.

3. é atraído por elementos naturais mais decorativos, como flores e frutos, sendo estes destacados em seus ambientes de beleza natural.

4. é reconhecido mundialmente por seu talento artístico e comportamento ecológico.

5. não possuindo nenhuma preocupação de despertar a consciência ambiental, sua obra não assumia caráter de denúncia.

Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.


A
São corretas apenas as afirmativas 1 e 4.

B
São corretas apenas as afirmativas 2 e 4.

C
São corretas apenas as afirmativas 1, 2, e 4.

D
São corretas apenas as afirmativas 1, 2 e 5.

E
São corretas apenas as afirmativas 3, 4 e 5.
   
Gerar simulado