Questões de Concurso

 
 
Disciplina
Assunto
Banca
Instituição
Cargo
Ano
Carreira
Área de formação
Escolaridade
Dificuldade
 
Comentários:
Professores
Alunos
Meus Comentários
Vídeo
 
Minhas questões:
Resolvidas
Não resolvidas
Certas
Erradas
 
Tipo de questão:
Certo e errado
Múltipla escolha
Incluir questões:
Anuladas
Desatualizadas
 
Questões:
Todas as questões
 
Filtro simplificado
 
Questões
Todas as questões
 
3.270.773 questões encontradas
Questões por página
20
Mais recentes
 

O governo do Rio Grande do Sul criou um programa social que devolve parte dos impostos pagos pela população às famílias de baixa renda, promovendo justiça fiscal e auxiliando no orçamento familiar. Esse programa é conhecido como Devolve


A

IPTU.


B

IPVA.


C

IPI.


D

ISS.


E

ICMS.

De acordo com o estabelecido na competência geral cinco, conhecida como competência digital, da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), assinale a opção que apresenta uma preocupação acerca do uso ético e responsável das tecnologias.


A

uso da linguagem JAVA


B

privacidade


C

acesso à Internet


D

aprendizado de máquina no contexto educacional


E

ensino remoto

Considerando os serviços de atenção farmacêutica, informe se é verdadeiro (V) ou falso (F) o que se afirma a seguir e assinale a alternativa com a sequência correta.


( ) A aferição de parâmetros fisiológicos ou bioquímicos oferecida na farmácia tem como finalidade fornecer diagnóstico e subsídios para a atenção farmacêutica e o monitoramento da terapia medicamentosa.

( ) Ainda que seja verificada discrepância entre os valores encontrados e os valores de referência, não poderão ser indicados medicamentos ou alterados os medicamentos em uso pelo paciente quando estes possuam restrição de “venda sob prescrição médica”.

( ) No caso de sobra, os medicamentos injetáveis que foram adquiridos no estabelecimento e cujas embalagens permitam múltiplas doses podem permanecer armazenados no estabelecimento para as administrações futuras.


A

F – V – V.


B

V – F – V.


C

F – F – F.


D

V – V – V.


E

F – V – F.

A respeito do plano de gerenciamento dos resíduos de serviços de saúde (PGRSS), é correto afirmar que


A

para obtenção da licença sanitária, caso o serviço gere exclusivamente resíduos do Grupo D, o PGRSS pode ser substituído por uma notificação dessa condição ao órgão de vigilância sanitária competente.


B

somente serviços de saúde que gerem RSS em quantidade superior a 120 (cento e vinte) litros ou 10 (dez) quilos mensais devem dispor de um PGRSS.


C

nas edificações não hospitalares nas quais houver serviços individualizados, é vedado o armazenamento externo de forma compartilhada de RSS de grupos distintos.


D

a elaboração, a implantação e o monitoramento do PGRSS não podem ser terceirizados.


E

os documentos comprobatórios de operação de venda dos RSS destinados à reciclagem devem ser mantidos arquivados, em meio físico ou eletrônico, por no mínimo dois anos, para fins de inspeção sanitária.

A consolidação da Psicologia como ciência autônoma da Filosofia é frequentemente marcada pela fundação do primeiro laboratório de psicologia experimental. Esse evento histórico foi crucial para estabelecer a introspecção controlada como um método de investigação dos processos mentais básicos. Assinale a alternativa que indica corretamente o fundador desse laboratório e a escola de pensamento associada a ele.


A

Sigmund Freud, em Viena (final do séc. XIX), associado à Psicanálise.


B

Wilhelm Wundt, em Leipzig (1879), associado ao Estruturalismo.


C

Max Wertheimer, na Alemanha (início do séc. XX), associado à Psicologia da Gestalt.


D

John B. Watson, nos Estados Unidos (1913), associado ao Behaviorismo.

A cóclea é o órgão sensorial da audição, responsável pela transdução do sinal mecânico (vibração sonora) em impulso elétrico neural. Uma característica fundamental da membrana basilar é a sua organização tonotópica, que permite a discriminação de diferentes frequências sonoras. Com base na fisiologia coclear, assinale a alternativa que descreve CORRETAMENTE essa organização.


A

A organização tonotópica não ocorre na cóclea, mas sim no tronco encefálico, através do Complexo Olivar Superior.


B

A base da cóclea (região mais próxima da janela oval) é mais estreita e rígida, respondendo preferencialmente a sons de alta frequência (agudos).


C

A base da cóclea é mais larga e flexível, respondendo preferencialmente a sons de baixa frequência (graves).


D

O ápice da cóclea (helicotrema) é mais estreito e rígido, respondendo preferencialmente a sons de alta frequência (agudos).

Sobre as condutas essenciais para o motorista no que tange ao atendimento ao público, aos colegas de trabalho e ao relacionamento interpessoal, assinale a alternativa CORRETA:


A

A hierarquia funcional exige que o motorista priorize a rapidez do serviço em detrimento da paciência e da escuta ativa das necessidades do usuário.


B

A discrição é uma qualidade pessoal e não se aplica à função do motorista, que pode comentar livremente sobre os assuntos de serviço.


C

Ao receber críticas sobre o serviço, o motorista deve sempre rebater de forma imediata e assertiva para defender a imagem da instituição.


D

O motorista deve manter o bom humor e a cortesia no tratamento, pois esses atributos contribuem diretamente para a imagem positiva do serviço público.

O planejamento e a avaliação são processos indissociáveis e centrais na prática docente, exigindo do professor de Geografia uma visão contínua e formativa. O planejamento deve estar alinhado às competências e habilidades da BNCC (Lei nº 9.394/1996) e considerar o contexto da turma e as diferentes linguagens da área (cartográfica, gráfica e escrita). A avaliação, por sua vez, deve ser um instrumento diagnóstico, regulador e de reflexão sobre o processo de ensino-aprendizagem, visando aprimorar as metodologias e não apenas classificar o estudante. A escolha de métodos e instrumentos deve refletir a complexidade do Raciocínio Geográfico.


Sobre os fundamentos do Planejamento e da Avaliação Pedagógica no Ensino de Geografia, assinale a alternativa INCORRETA:


A

A avaliação deve ser um processo diagnóstico e formativo, utilizando múltiplos instrumentos (produção de mapas, seminários, debates e provas) para que o professor monitore o desenvolvimento do Raciocínio Geográfico do aluno ao longo do ano.


B

A principal função da Avaliação Classificatória (ou somativa) é oferecer ao professor dados sobre as dificuldades específicas de cada aluno, servindo como ponto de partida para a replanificação das intervenções didáticas e dos métodos de ensino.


C

O Planejamento Pedagógico para o ensino de Geografia deve ser flexível e revisável, partindo da realidade dos alunos (seus Lugares e Paisagens) e garantindo que os objetivos de aprendizagem estejam articulados com as competências gerais da BNCC.


D

O uso de Portfólios Geográficos é uma ferramenta de avaliação válida, pois permite que o aluno organize e reflita sobre o próprio processo de construção do conhecimento, demonstrando a evolução de seu pensamento crítico-espacial.

No contexto da regulação dos serviços públicos de saneamento básico, a disciplina da cobrança, dos reajustes e das revisões tarifárias busca compatibilizar sustentabilidade econômico-financeira, modicidade tarifária e justiça distributiva. Considerando as diretrizes da Lei Nacional de Saneamento Básico aplicáveis à drenagem e manejo de águas pluviais urbanas e à política tarifária do saneamento, analise as assertivas a seguir.


I. A cobrança pelo serviço público de drenagem e manejo de águas pluviais urbanas deve considerar, em cada lote urbano, os percentuais de impermeabilização e a existência de dispositivos de amortecimento ou retenção de águas pluviais, podendo também levar em conta o nível de renda da população da área atendida.

II. Os reajustes das tarifas dos serviços públicos de saneamento básico obedecem a intervalo mínimo de doze meses, devendo observar as normas legais, regulamentares e contratuais que regem a prestação do serviço.

III. As revisões tarifárias podem assumir caráter periódico ou extraordinário, sendo estas últimas vinculadas à ocorrência de fatos imprevisíveis, alheios ao controle do prestador, que impactem o equilíbrio econômico-financeiro do contrato.


Das assertivas, pode-se afirmar que:


A

Apenas a assertiva I está correta.


B

Apenas as assertivas I e II estão corretas.


C

Apenas as assertivas II e III estão corretas.


D

As assertivas I, II e III estão corretas.

No âmbito da Didática, a avaliação da aprendizagem deve ser compreendida como um processo __________, voltado à compreensão do percurso formativo dos estudantes, e não apenas como um mecanismo __________ de verificação de resultados ao final do ensino.


Qual alternativa preenche, CORRETA e respectivamente, as lacunas?


A

classificatório / diagnóstico.


B

contínuo / classificatório.


C

somativo / regulador.


D

pontual / formativo.

   
Gerar simulado