Questões de Concurso sobre Planejamento

 
 
Disciplina
Assunto 1
Banca
Instituição
Cargo
Ano
Carreira
Área de formação
Escolaridade
Dificuldade
 
Comentários:
Professores
Alunos
Meus Comentários
Vídeo
 
Minhas questões:
Resolvidas
Não resolvidas
Certas
Erradas
 
Tipo de questão:
Certo e errado
Múltipla escolha
Incluir questões:
Anuladas
Desatualizadas
 
Questões:
Todas as questões
 
Filtro simplificado
 
Questões
Todas as questões
 
106 questões encontradas
Questões por página
20
Mais recentes
 

Segundo o Guia PMBOK, a fase da gestão de projetos cujas suas ações estão nas definições de responsabilidades e estimativas de prazos e recursos é conhecida como


A

monitoramento.


B

planejamento.


C

execução.


D

iniciação.


E

controle.

Diferentes abordagens de gestão de projetos utilizam mecanismos distintos de planejamento, de controle, de governança e de organização do trabalho.


Com base na literatura clássica e ágil, associe os conceitos da Coluna I às descrições da Coluna II.


Coluna I – Conceitos

Coluna II – Descrições

1.Onda Sucessiva de Planejamento (Rolling Wave Planning)

( ) Mecanismo visual e explícito de restrição de trabalho em andamento para melhorar fluxo e previsibilidade.

2.Valor Agregado (Earned Value)

( ) Técnica de integração entre escopo, prazo e custo para medir desempenho e prever resultados futuros.

3. Limite de Trabalho em Progresso (WIP Limit)

( ) Estratégia de detalhamento progressivo em que partes próximas são planejadas em maior nível de detalhe que as futuras.

4.Autoridade de Mudança Designada

( ) Papel ou instância formal com poder para aprovar alterações que afetam as linhas de base do projeto.

5. Liderança Servidora

( ) Estilo de liderança que prioriza remover impedimentos e desenvolver a autonomia do time em vez de comando e de controle.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo.


A

1 – 2 – 3 – 4 – 5


B

1 – 2 – 3 – 5 – 4


C

3 – 1 – 2 – 4 – 5


D

3 – 2 – 1 – 4 – 5


E

3 – 2 – 1 – 5 – 4

Durante a fase de execução de um projeto público de transformação digital, o gerente do projeto adotou diferentes práticas para lidar com atrasos, desalinhamento entre equipes e necessidade de ajustes nas entregas. Ao analisar a condução do projeto, foram identificadas as seguintes ações:


I.O gerente formalizou decisões relevantes e registrou alterações ocorridas durante a execução, garantindo rastreabilidade das informações.

II.O gerente promoveu reuniões periódicas de alinhamento entre as equipes, buscando integrar atividades e reduzir falhas de comunicação.

III.O gerente autorizou alterações completas no escopo de forma informal, priorizando a agilidade da execução e evitando atrasos no cronograma.

IV.O gerente implementou mecanismos de monitoramento contínuo, verificando a aderência das entregas ao planejamento estabelecido.

V.O gerente adotou ações corretivas diante de desvios identificados, visando restabelecer o desempenho esperado do projeto.


À luz das boas práticas de gerência da execução de projetos, assinale a alternativa correta:


A

A condução do projeto apresenta irregularidade apenas no item I, pois o registro formal não é necessário durante a execução.


B

A condução do projeto apresenta irregularidade apenas no item III, pois alterações no escopo devem seguir controle formal de mudanças.


C

A condução do projeto está totalmente regular, pois todas as práticas adotadas são compatíveis com a execução de projetos.


D

A condução do projeto apresenta irregularidades nos itens III e V, pois ações corretivas não devem ser realizadas durante a execução.


E

A condução do projeto apresenta irregularidades nos itens II e IV, pois a integração e o monitoramento não fazem parte da fase de execução.

Leia o caso a seguir.


A pró-reitoria de Graduação de uma universidade, ao analisar os indicadores de desempenho acadêmico consolidados em seu Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI), identificou que a taxa de retenção de discentes nos cursos de engenharia apresentou uma variação negativa de 15% em relação ao padrão estabelecido para o biênio. Diante desse diagnóstico, o Pró-Reitor convocou uma câmara técnica para avaliar os fluxogramas de atendimento e os índices de reprovação em disciplinas básicas. Como resultado, decidiu-se pela implementação de um programa de monitoria assistida e pela realocação de verbas orçamentárias excedentes para o custeio de laboratórios de aprendizagem e ambientes de atendimento aos estudantes, visando mitigar o desvio detectado e garantir o alcance das metas institucionais.


De acordo com a situação apresentada, a atuação da pró-reitoria caracteriza predominantemente a função administrativa de


A

planejamento.


B

organização.


C

direção.


D

controle.

O ciclo de vida do projeto é a sequência de fases pelas quais um projeto passa, desde o início até o encerramento. É na fase do planejamento do ciclo de vida de um projeto que se definem


A

o escopo, o cronograma e os custos.


B

a identificação da necessidade do projeto e o escopo.


C

o escopo, a aquisição de recursos e a garantia da qualidade.


D

os custos, as lições aprendidas e os riscos.


E

o problema e as partes interessadas.

O principal objetivo da etapa de planejamento em um projeto é explicitar o escopo e os objetivos do projeto, alinhar as expectativas das partes interessadas com o objetivo do projeto e estimular sua participação no projeto como um todo.


C

Certo


E

Errado

Para que um plano escolar participativo funcione, a prioridade na seleção dos problemas deve recair sobre as questões de caráter externo à escola, mesmo que sejam de difícil acesso para a comunidade escolar, por representarem os desafios mais complexos.


C

Certo


E

Errado

A participação efetiva de pais, alunos, professores, funcionários e especialistas no processo de planejamento escolar garante que diferentes perspectivas sejam contempladas, favorecendo a criação de vínculos e a produção de critérios coletivos para a orientação do que pode ser chamado de planejamento participativo.


C

Certo


E

Errado

No que se refere a planejamento e apoio logístico a eventos, julgue o seguinte item.


A definição prévia do público-alvo do evento influencia o dimensionamento de infraestrutura, equipe de apoio e materiais de credenciamento.


C

Certo


E

Errado

As funções administrativas clássicas – planejamento, organização, direção e controle – constituem o núcleo do chamado Processo Administrativo, que descreve as atividades fundamentais de um gestor. Com base na teoria consolidada sobre essas funções, assinale a alternativa que apresenta uma afirmação INCORRETA.


A

O planejamento é a função que define os objetivos organizacionais e estabelece os cursos de ação para alcançá-los. É uma atividade que antecede as demais, pois sem objetivos claros não há base racional para organizar, dirigir ou controlar.


B

A organização envolve a alocação e o arranjo de recursos – humanos, materiais, financeiros e informacionais – para a execução dos planos, incluindo a definição de estruturas, tarefas e fluxos de autoridade e responsabilidade.


C

A direção (ou comando) concentra-se na motivação, comunicação e liderança das pessoas na organização. Trata-se da função que “põe a máquina em movimento” e garante que os esforços individuais estejam alinhados aos objetivos coletivos.


D

O controle consiste em medir e corrigir o desempenho de indivíduos e unidades para assegurar que os objetivos sejam atingidos. Envolve a definição de padrões, a comparação de resultados e a tomada de ações corretivas, se necessário.


E

As quatro funções são estanques e sequenciais lineares, devendo ser executadas uma após a outra, em ciclos fechados e independentes. Uma nova rodada do processo só se inicia após a conclusão completa da função de controle.

A dinâmica de trabalho em uma unidade administrativa exige que o fluxo de documentos seja conduzido com rigor quanto aos prazos legais e à sequência adequada das atividades. Diante dessa responsabilidade, o servidor encarregado do protocolo percebeu a necessidade de estruturar melhor sua rotina diária, passando a planejar as tarefas logo no início do expediente, considerando não apenas os prazos a cumprir, mas também o impacto de cada atividade no funcionamento do setor e a dependência entre os processos. Diante desse contexto, assinale a alternativa CORRETA.


A

O planejamento deve ser dispensado quando o volume de trabalho é elevado, pois o excesso de atividades inviabiliza qualquer organização prévia das demandas do setor.


B

O planejamento é exclusivo da chefia, não cabendo ao servidor utilizá-lo como instrumento de organização individual de suas atividades diárias.


C

O planejamento permite organizar tarefas conforme prioridades.


D

A priorização deve ocorrer apenas ao final do expediente, quando o servidor já possui uma visão completa das tarefas executadas e das que ainda restaram pendentes.

Durante um projeto de engenharia, após a aprovação do termo de abertura e a identificação das partes interessadas, a equipe desenvolveu o plano de gerenciamento do projeto e as linhas de base de escopo, de prazo e de custo. Na fase seguinte, passaram a ser realizadas as entregas do projeto, ao mesmo tempo em que eram conduzidas medições de desempenho, de análise de variações e de implementação de ações corretivas. Ao final, após a aceitação formal das entregas, os contratos foram encerrados e as lições aprendidas registradas. Com base nas etapas do projeto e nos grupos de processos do gerenciamento de projetos, pode-se afirmar que:


A

a execução do projeto ocorre de forma isolada, sem interação com outros grupos de processos


B

as atividades de medição de desempenho e de controle só ocorrem após o término da fase de execução


C

as atividades de monitoramento e de controle são realizadas de forma contínua durante a execução do projeto


D

o monitoramento e o controle constituem uma etapa independente, que ocorre apenas entre a execução e o encerramento

Na gestão de projetos, a fase que é considerada mais crítica em sua condução, na qual se incluem a definição de responsabilidades e a estimativa de prazos, é conhecida como:


A

controle


B

iniciação


C

execução


D

planejamento

O processo de participação no planejamento escolar dispensa preparação ou conhecimento prévio dos envolvidos, uma vez que as propostas coletivas emergem espontaneamente do debate entre os diferentes "olhares".


C

Certo


E

Errado

O planejamento e o controle das atividades são fundamentais para garantir o cumprimento de prazos, custos e qualidade no gerenciamento de obras. Ferramentas como o Diagrama de Gantt e o método do Caminho Crítico são utilizadas como ferramentas que auxiliam que o responsável técnico tenha controle da obra e dos prazos. Considerando os conceitos relacionados a essas ferramentas de planejamento, assinale a alternativa CORRETA:


A

O Diagrama de Gantt representa graficamente as atividades ao longo do tempo, enquanto o Caminho Crítico identifica a sequência de atividades que determina a duração mínima do projeto.


B

O Diagrama de Gantt é uma ferramenta exclusivamente financeira, utilizada para controle de custos da obra, enquanto o Caminho Crítico se destina apenas à definição do orçamento global.


C

O Caminho Crítico corresponde ao conjunto de atividades que apresenta a maior folga total do cronograma, permitindo maior flexibilidade na execução da obra.


D

O método do Caminho Crítico elimina a necessidade de compatibilização entre projetos complementares, pois organiza automaticamente as interferências executivas.


E

O Diagrama de Gantt é aplicado exclusivamente na fase de execução da obra, não podendo ser utilizado na etapa de planejamento.

O administrador de uma unidade de um IF está acompanhando um projeto de ampliação da infraestrutura de laboratórios para cursos técnicos integrados ao ensino médio. Durante a execução, ele identifica que o cronograma está atrasado em 30%, o custo já ultrapassou em 15% o valor previsto no plano e a qualidade de alguns insumos não está conforme o especificado. O gestor reúne a equipe, reavalia as metas, ajusta o cronograma, realoca recursos e estabelece novas rotinas de controle de qualidade, a fim de corrigir esses desvios e manter o projeto alinhado ao escopo original. Nessa situação, à luz da teoria de Gestão de Projetos, a etapa do ciclo de vida do projeto que melhor caracteriza a ação do administrador, ao detectar desvios e aplicar ações corretivas, é a de:


A

Iniciação.


B

Planejamento.


C

Execução.


D

Monitoramento e controle.


E

Encerramento.

Em uma prefeitura que adota gestão por processos, o setor de licenciamento utiliza um padrão gráfico internacional com símbolos específicos (círculos para eventos, retângulos para atividades, losangos para decisões, setas para fluxos) para mapear visualmente o fluxo de solicitação de alvará. Esse padrão de modelagem é conhecido como:


A

Diagrama BPMN.


B

Organograma.


C

Diagrama de Ishikawa.


D

Análise de Pareto.


E

Diagrama de Gantt.

Um dos produtos do processo de planejamento, sendo considerado um guia para uma execução futura, compostos por objetivos, meios de realização e controle, denomina-se


A

mapa estratégico.


B

programa.


C

projeto.


D

tarefa.


E

plano.

No que se refere a controle de custos e planejamento de recursos, julgue o próximo item.


No processo de alocação de recursos humanos, devem-se considerar a simultaneidade de tarefas e a carga de trabalho disponível.


C

Certo


E

Errado

 
 
Gerar simulado