Questões de Concurso sobre Arte/Educação - Página 5 | Gran Questões

Questões de Concurso sobre Arte/Educação

 
 
Disciplina 1
Assunto 6
Banca
Instituição
Cargo
Ano
Carreira
Área de formação
Escolaridade
Dificuldade
 
Comentários:
Professores
Alunos
Meus Comentários
Vídeo
 
Minhas questões:
Resolvidas
Não resolvidas
Certas
Erradas
 
Tipo de questão:
Certo e errado
Múltipla escolha
Incluir questões:
Anuladas
Desatualizadas
 
Questões:
Todas as questões
 
Filtro simplificado
 
Questões
Todas as questões
 
4.066 questões encontradas
Questões por página
20
Mais recentes
 

Em relação à literatura especializada na educação artística para o Ensino Fundamental e Médio, qual a principal característica das publicações nacionais mais relevantes?


A

A ênfase na descrição teórica de técnicas artísticas sem uma conexão prática com a realidade escolar dos alunos.


B

O foco na aplicação de conteúdos teóricos e práticos que conectam a arte à vida cotidiana e ao desenvolvimento crítico dos estudantes.


C

O uso de manuais que abordam apenas as técnicas tradicionais de pintura e escultura, sem considerar a evolução das artes visuais.


D

A insistência na transmissão de um conhecimento teórico descontextualizado das questões sociais contemporâneas.

Os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) de Arte (1997) estruturam o conhecimento em quatro linguagens: Artes Visuais, Dança, Música e Teatro. Assinale a alternativa que indica corretamente um dos "Critérios de Avaliação" sugeridos para o final do quarto ciclo do ensino fundamental.


A

Rejeitar as manifestações artísticas populares e folclóricas em favor da cultura erudita, demonstrando refinamento do gosto estético superior.


B

Compreender e saber utilizar a arte como linguagem, articulando a percepção, a imaginação, a emoção e a reflexão ao realizar e fruir produções artísticas, reconhecendo a diversidade cultural.


C

Ser capaz de tocar um instrumento musical com virtuosismo, lendo partituras complexas à primeira vista para garantir a formação de músicos profissionais.


D

Demonstrar habilidade técnica avançada na reprodução de desenhos realistas, copiando com exatidão a perspectiva e o sombreamento de modelos clássicos gregos.


E

Memorizar a biografia completa de pelo menos cinquenta artistas europeus do século XIX, citando suas datas de nascimento e morte sem erros.

A organização pedagógica implementada pela Companhia de Jesus no Brasil colonial não se limitava à catequese indígena, mas estruturava-se a partir de um modelo sistemático de ensino, com definição de conteúdos, métodos, hierarquias docentes, organização de classes e progressão curricular. Esse documento normativo consolidou, no final do século XVI, as diretrizes educacionais da ordem, padronizando práticas didáticas em seus colégios na Europa e nas colônias, inclusive no Brasil.


Assinale a alternativa que identifica corretamente esse documento estruturador do ensino jesuítico.


A

Diretório dos Índios.


B

Plano Geral das Aulas Régias.


C

Ratio Studiorum.


D

Constituições Primeiras do Arcebispado da Bahia.


E

Alvará Régio de 1759.

No debate contemporâneo sobre Arte e Educação, o conceito de decolonialidade tem sido utilizado para questionar a hegemonia eurocêntrica nos currículos escolares e na formação estética dos estudantes brasileiros. Sobre a aplicação de práticas decoloniais no ensino de arte, assinale a alternativa correta.


A

A valorização das epistemologias e estéticas de povos originários e afrodiaspóricos como centrais no processo educativo, rompendo com a ideia de que a arte clássica europeia é o único padrão universal de beleza.


B

A tradução literal de manuais de ensino de arte americanos para o português, visando modernizar as técnicas de pintura a óleo utilizadas nas escolas de periferia.


C

A proibição do estudo de artistas como Leonardo da Vinci ou Michelangelo para garantir que os alunos não sofram influência de culturas estrangeiras durante o ano letivo.


D

A obrigatoriedade de utilizar apenas materiais sintéticos importados nas aulas de escultura para desvincular a arte das raízes naturais da terra.


E

O foco exclusivo no ensino de técnicas de design industrial voltadas para a exportação de produtos, ignorando as manifestações populares regionais por serem consideradas "artesanato menor".

Na Educação Infantil, a abordagem das linguagens artísticas não deve ocorrer de forma fragmentada, mas sim integrada ao desenvolvimento expressivo da criança, onde o corpo atua como o principal suporte de experimentação. Acerca das estratégias de articulação pedagógica nessas etapas, registre V, para as afirmativas verdadeiras, e F, para as falsas:


(__)A exploração sonora e visual deve ser estimulada através da criação de instrumentos com materiais de descarte, integrando a percepção auditiva ao fazer plástico.

(__)O teatro na Educação Infantil deve focar na memorização de textos complexos e na representação fiel de personagens clássicos da literatura para crianças.

(__)A dança deve ser compreendida como um jogo corporal que permite a descoberta do espaço e do ritmo, articulando-se com a sonoridade produzida pela própria criança.

(__)As artes visuais devem ser limitadas a desenhos de contorno para pintura, garantindo que a criança desenvolva a coordenação motora fina antes de experimentar cores livres.


Após análise, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta dos itens acima, de cima para baixo:


A

F, F, V, F.


B

V, V, F, V.


C

V, F, F, V.


D

F, V, V, F.


E

V, F, V, F.

Sobre o ensino de Arte e o desenvolvimento do aparelho motor e da expressão criativa, analise as assertivas abaixo:


I. A criatividade é estimulada quando as crianças são incentivadas a explorar diferentes materiais e técnicas artísticas, permitindo-lhes experimentar e inovar.

II. As atividades artísticas são recreativas, tendo como objetivo ensinar técnicas específicas e não apresentam relação ou contribuição com o desenvolvimento motor.

III. A aula de Arte na escola oferece oportunidades para as crianças expressarem sua criatividade e desenvolverem habilidades sociais, emocionais e motoras.

IV. A arte, ao integrar movimentos corporais em atividades criativas, promove um desenvolvimento motor equilibrado, facilitando o controle do corpo e a postura.


Quais estão corretas?


A

Apenas II e III.


B

Apenas I, II e IV.


C

Apenas I, III e IV.


D

Apenas II, III e IV.


E

I, II, III e IV.

TEXTO PARA A QUESTÃO 54


"Para cada som, definimos quatro parâmetros: altura, intensidade, duração e timbre. [...] Com O Passo, Ciavatta elaborou o conceito de posição, proposto como o quinto parâmetro sonoro, exclusivamente musical e inteiramente ligado ao movimento corporal [...]. O Passo entende a música como um instrumento de socialização..."


CIAVATTA, L.; FERREIRA, D.; SANTOS, J. O Passo – corpo e mente no mesmo andamento. In: MATEIRO, T.; ILARI, B. (Org.). Pedagogias brasileiras em educação musical. Curitiba: InterSaberes, 2016. p. 211-212.


Tendo como referência a proposta pedagógica de Lucas Ciavatta e a prática de sala de aula utilizando o método O Passo, analise as afirmativas abaixo sobre a relação entre corpo, notação e aprendizado rítmico:


I. A grande inovação de Ciavatta ao propor a "Posição" (5º parâmetro) é oferecer uma concretude ao ritmo. Ao vincular o som a um momento específico do movimento corporal, o aluno deixa de depender apenas da duração abstrata da nota e passa a ter uma referência espacial de onde o som "acontece" dentro do pulso.

II. Por ter origem na percussão brasileira, o método exige que o ensino inicie necessariamente pela pauta musical tradicional (leitura à primeira vista), utilizando a marcha apenas como um metrônomo acessório para garantir que o aluno não saia do tempo enquanto lê a partitura.

III. Na execução prática, a precisão rítmica é garantida pela transferência de peso e pelo eixo vertical: a pisada marca o tempo (tétic), enquanto a flexão dos joelhos (abaixamento do centro de gravidade) preenche o contratempo, permitindo sentir o subdivisão sem correr.

IV. O andar d'O Passo é frequentemente confundido com dança, mas trata-se de um sistema de regência corporal. Portanto, não é necessário que o aluno tenha "gingado" ou familiaridade prévia com samba ou maracatu para utilizá-lo, sendo uma ferramenta aplicável a qualquer repertório, do popular ao erudito.


É CORRETO o que se afirma em:


A

Apenas I e III.


B

Apenas I e IV.


C

Apenas II e III.


D

Apenas I, III e IV.


E

Todas as afirmativas.

No ensino de Arte, a tendência pedagógica que valoriza a experimentação, a reflexão sobre as próprias produções e a mediação docente na construção de conhecimentos é a


A

tecnicista.


B

formalista.


C

tradicional.


D

construtivista.

O artigo de M. G. Lima, "A psicologia da arte e os fundamentos da teoria histórico-cultural do desenvolvimento humano" sugere que “A vida imaginativa nas artes diz respeito à plasticidade do mundo interior, das estruturas internas do sujeito.

Dialeticamente, o ser humano é capaz de transformar o meio, de humanizar a natureza, porque é capaz de transformar-se a si mesmo. Segundo o autor esta transformação não se daria sem o concurso da arte”.


Com base no texto a alternativa correta é?


A

O ensino de arte possibilita trabalhar sobre a ‘plasticidade’ interior do educando porque o próprio objeto de arte veicula as relações intersubjetivas (afetivas e cognitivas).


B

O ensino da arte não auxilia a compreensão do mundo.


C

O ensino da arte está baseado no fazer e recriar, não desenvolvendo relações intersubjetivas (afetivas e cognitivas).


D

Nenhuma das alternativas estão corretas.

O ensino coletivo do violão apresenta especificidades pedagógicas que exigem do instrutor planejamento, clareza de objetivos e estratégias que promovam o desenvolvimento individual e coletivo dos alunos, respeitando diferentes níveis de aprendizagem.


Nesse contexto, assinale a alternativa correta.


A

O ensino coletivo inviabiliza a atenção às necessidades individuais dos alunos.


B

O ensino coletivo prioriza apenas a execução em grupo, sem foco no desenvolvimento técnico.


C

O ensino coletivo favorece a escuta, a disciplina musical e a interação entre os participantes.


D

O ensino coletivo elimina a necessidade de avaliação pedagógica contínua.

Comparando-se o ensino coletivo ao individual de trombone, no contexto brasileiro, é correto afirmar que


A

o ensino coletivo pode constituir etapa inicial estruturante, sendo posteriormente complementado por estudo individual especializado.


B

o ensino individual é historicamente predominante na formação inicial do trombonista brasileiro.


C

o modelo coletivo inviabiliza o desenvolvimento técnico refinado necessário ao repertório solístico.


D

o ensino coletivo restringe-se, exclusivamente, ao repertório popular.


E

ambos os modelos são pedagogicamente incompatíveis.

Estruturada para atender às demandas do século XXI, a Base Nacional Comum Curricular (BNCC, 2018) alinha-se às diretrizes internacionais ao propor um desenvolvimento pessoal orientado para competências essenciais tanto para a vida cotidiana quanto para o mercado de trabalho. Dessa forma, a BNCC sugere um currículo que integra as artes, incluindo a música, como elementos essenciais para o desenvolvimento integral dos estudantes.


Considerando-se a proposta de formação integral por competências da BNCC e o ensino coletivo de instrumentos no contexto Prova Tipo 1 escolar, as abordagens pedagógicas contemporâneas indicam que o docente deve


A

centrar a avaliação na memorização de conteúdos teóricos e históricos.


B

adotar exclusivamente provas técnicas individuais e eliminatórias.


C

avaliar prioritariamente a precisão técnica individual.


D

privilegiar a avaliação processual e formativa.


E

dispensar processos avaliativos sistemáticos.

Pode-se dividir o ensino de arte no Brasil em três grandes períodos: pré-modernista, modernista e pós-modernista. Acerca desses períodos, é correto afirmar que


A

a concepção pré-modernista do ensino de arte negava a pedagogia tradicional, a arte como técnica e a cópia de modelos prontos.


B

o ensino de arte, no período pós-modernista, negou a abordagem triangular em função das teses liberais, positivistas e modernistas.


C

a Educação Artística, a partir da Lei n. 9.394/96, passou a ser considerada uma atividade recreativa obrigatória para todos os níveis de ensino.


D

a Educação Artística, desde o período pré-modernista, esteve presente como componente curricular nas escolas brasileiras.


E

a Pedagogia Nova interferiu na concepção modernista do ensino de arte, valorizando o processo e não apenas o produto.

Diante dos desafios associados ao uso das redes sociais digitais, o(a) professor(a) de Arte deve evidenciar a responsabilidade ética diante daquilo que é consumido, produzido e compartilhado. Com esse enfoque, o trabalho docente prioriza conteúdos de natureza


A

factual.


B

atitudinal.


C

conceitual.


D

procedimental.

Conforme indicado na Base Nacional Comum Curricular – BNCC, Ensino Fundamental – Anos Finais, o ensino de Arte valoriza práticas pedagógicas que compreendem a arte como experiência em contextos socioculturais diversos. Essa abordagem caracteriza-se como arte


A

conceitual.


B

relacional.


C

minimalista.


D

computacional.

As diferentes manifestações artísticas, em sua maioria, promovem o respeito à diversidade humana. O ensino de arte contribui para essa perspectiva quando


A

mostra-se comprometido com o lado negativo da vida.


B

permite pouco espaço para a valorização de condutas morais diversas.


C

contribui para a formação de moralistas rígidos.


D

cultiva a abertura da sensibilidade para a riqueza de manifestações presentes no mundo.


E

apresenta o belo, no caso da pintura, apenas como imagem bonita ou, no caso da música, como canção alegre.

O ensino multicultural da arte pode ser conceituado como processo educacional interdisciplinar comprometido em desenvolver empatia, aceitação, entendimento e relações harmônicas entre pessoas de diferentes culturas e subculturas.


Belidson Dias. Entre arte/educação multicultural, cultura visual e teoria queer. In: Ana Mae Barbosa. Arte/educação contemporânea: consonâncias internacionais. São Paulo: Cortez, 2005.


A partir da conceituação apresentada no fragmento de texto precedente, é correto afirmar que um currículo multicultural para o ensino das artes visuais inclui


A

reciclagem de materiais para elaboração de artesanato.


B

releitura de obras de arte medieval.


C

obras da história da arte que representam a cultura ocidental.


D

questões da arte pré-histórica.


E

questões relativas à representatividade, como raça, etnia, classe, gênero e sexualidade.

No planejamento de uma aula de artes visuais sobre cultura popular nos anos iniciais do ensino fundamental, a avaliação deve valorizar


A

a apreciação de imagens de obras da história da arte e a memorização dos dados das obras.


B

a participação na entrega de trabalhos artísticos.


C

os indicadores, instrumentos e critérios que acompanhem as competências desenvolvidas.


D

a elaboração detalhada dos trabalhos artísticos e sua beleza estética.


E

a ordem e a limpeza no uso dos materiais de arte como indicador de critérios estéticos desenvolvidos.

Quanto à Arte na educação escolar, considerando a obra Arte na Educação Básica (Costa; Bassani, 2019), assinale a alternativa correta.


A

A Arte escolar deve priorizar exclusivamente a reprodução técnica de modelos.


B

A arte é uma forma de linguagem que possibilita a expressão de ideias, sentimentos e visões de mundo.


C

A Arte na escola tem como finalidade principal a preparação para o mercado artístico.


D

O ensino de Arte restringe-se ao desenvolvimento de habilidades manuais.


E

A Arte escolar deve ocorrer apenas em atividades extracurriculares.

Tendo em vista as novas mídias e tecnologias aplicadas ao ensino de arte, estão entre suas ferramentas e aplicações:


(__) - Realidade Aumentada: ferramentas como o Padlet podem ser usadas para criar slogans retroativos, facilitando a interação e a socialização entre alunos e professores e tornando o aprendizado mais competitivo;

(__) - Realidade Virtual: permitem que os alunos interajam com obras de arte de maneira imersiva, como visitar museus virtualmente ou ver um grafite ganhar vida através de uma sobreposição digital;

(__) - Software de desenho e edição: aplicativos como o Sketchbook possibilitam o ensino de técnicas de desenho digital, enquanto softwares de design gráfico e edição de fotos oferecem novas ferramentas para a criação artística;

(__) - Plataformas interativas: ferramentas como o Mallet podem ser usadas para criar murais interativos, facilitando a interação e a socialização entre alunos e professores e tornando o aprendizado mais significativo.


Levando-se em consideração que (V) significa Verdadeiro e (F) significa Falso, a sequência CORRETA das proposições acima, com relação à correspondência entre a nomenclatura e sua respectiva definição, é:


A

F – F – V – V.


B

V – F – F – V.


C

V – F – V – F.


D

F – V – V – F.


E

F – V – F – V.

 
Ir para a página:
OK
 
Gerar simulado