Questões de Concurso de Arte Indígena - Artes

Ver outros assuntos dessa disciplina Navegar questão a questão

Questão de Concurso - 1139664

Concurso SAEB Professor - Área: Linguagens com Ênfase em Língua Portuguesa 2017

Questão 33

Fundação Carlos Chagas (FCC)

Nível Superior

Juntamente com o pintor Frans Post, o artista holandês Albert Eckhout (1610-1666) integrou a comitiva de João Maurício de Nassau a Pernambuco em 1637. No Brasil, o pintor realizou diversas pinturas e inúmeros desenhos. Entre as obras deste período, o artista compôs quatro pares de pinturas que representavam as principais etnias brasileiras.


Considerando a representação da mulher tupi na pintura de Eckout, é correto afirmar que a obra

  • A.

    possui um registro exclusivamente realista tanto na forma de representar a figura central como também na paisagem que compõe o ambiente.

  • B.

    apresenta, além de um caráter documental sobre a cultura tupi, elementos marcantes de uma representação alegórica das etnias.

  • C.

    parte de uma observação superficial das características específicas das etnias ao retratar a indígena com traços faciais característicos dos afrodescendentes.

  • D.

    retrata com precisão os costumes tradicionais da etnia indígena tupi ao documentar seus objetos manufaturados de uso cotidiano e sua vestimenta.

  • E.

    apresenta o indígena como um elemento da natureza selvagem e hostil brasileira, igualando sua importância a de outros elementos da composição como o sapo e a bananeira

Questão de Concurso - 1192076

Concurso Professor de Educação Básica - Área: Artes 2019

Questão 44

Instituto Brasileiro de Apoio e Desenvolvimento Executivo (IBADE)

Nível Superior

Acerca da distinção nas sociedades indígenas entre artefato e arte, ou seja, entre objetos produzidos para serem usados e outros para serem somente contemplados, é correto afirmar que:

  • A. não existe a figura do artista.
  • B. há um compromisso com a invenção do novo.
  • C.

    há independência entre as manifestações expressivas e a vida social.

  • D.

    a figuração marca a relação entre as duas vertentes.

  • E. a abstração é a principal característica.

Questão de Concurso - 1192413

Concurso Professor de Educação Básica - Área: Educação Artística 2019

Questão 44

Instituto Brasileiro de Apoio e Desenvolvimento Executivo (IBADE)

Nível Superior

No universo indígena brasileiro, a fabricação de artefatos, grafismos e pinturas está relacionada simbolicamente à(a):

  • A. visão do indígena sobre o homem branco.
  • B. festas e rituais.
  • C. subsistência dos diferentes povos da floresta.
  • D. fabricação de corpos e pessoas.
  • E. processos locais e artísticos.

Questão de Concurso - 1129671

Concurso Professor de Artes Visuais 2018

Questão 21

Colégio Pedro II

Nível Superior

Todos nós sabemos que o imaterial é a fonte do patrimônio material. Para nós, é entu, fonte. [...] Se ele não tiver esse conhecimento dentro dele, como é que ele vai poder repassar para os filhos dele? O patrimônio imaterial é o conhecimento que foi repassado para esse rapaz. É o invisível que está dentro, que comanda tudo. O conhecimento que ele tem para fazer os adornos que ele vai tecendo. Isso quer dizer que ele não deixou acabar conhecimento.

TIRIYÓ, João Asiwefo. In: GALLOIS, Dominique Tilkin (Org.). Patrimônio cultural imaterial e povos indígenas: exemplos no Amapá e norte do Pará. São Paulo: Iepé, 2011, p. 8.

Segundo o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), a Ritxòkò – Expressão Artística e Cosmológica do Povo Karajá – foi inscrita no Livro de registro das formas de expressão em 2012.


Partindo da citação de João Asiwefo Tiriyó, assinale a alternativa que representa a Ritxòkò.


  • A.

  • B.

  • C.

  • D.