Questões de Concurso de Artes Visuais - Artes

Ver outros assuntos dessa disciplina Navegar questão a questão

Questão de Concurso - 1200073

Concurso Professor - Área: Artes Plásticas 2019

Questão 38

Fundação de Estudos e Pesquisas Socioeconômicos (FEPESE)

Nível Superior

No cenário do ensino de Artes Visuais na Rede Municipal de Ensino de Florianópolis, são utilizadas abordagens pedagógicas para uso de imagens na sala de aula, que sistematizam diversos modos de ler a imagem fixa e em movimento e experiências de como introduzi-las no contexto do ensino de Artes.

Dentre as abordagens pedagógicas apontadas pela Proposta Curricular da Rede, estão incluídas as produções investigativas de:

  • A. Barbosa (1991) e Ramalho e Oliveira(1998).
  • B. Mason (2001) e Feldman (1970).
  • C. Pillar (2001) e Housen (1983).
  • D. Buoro (2002) e Ott (1984).
  • E. Rossi (2003) e Parsons (1987).

Questão de Concurso - 1202510

Concurso SEE PB Professor de Educação Básica - Área: Artes 2019

Questão 35

Instituto AOCP

Nível Superior

Pintura metafísica foi o nome dado ao estilo de pintura que se desenvolveu por volta de 1913, por iniciativa de Giorgio de Chirico e, posteriormente, por Carlo Carra, sendo esses artistas reconhecidos por inúmeras características, sobretudo os cenários arquitetônicos clássicos, perspectivas distorcidas, justaposição de objetos incongruentes, um inquietante ar de mistério. Esses artistas metafísicos acreditavam

  • A.

    na arte como profecia e no artista como poeta visionário que, em momentos de lucidez visual, conseguia tirar a máscara das aparências para revelar a verdadeira realidade que se escondia por trás delas.

  • B.

    na imaginação distorcida de uma realidade inconsciente e na desconstrução da figura humana, deixando um ar confuso no expectador, causando uma reação de inconformidade com a arte.

  • C.

    no ser inconsciente e na desconstrução da imagem como um todo na valorização da cultura clássica e no artista, tornando um poeta sem perspectivas da realidade visível.

  • D.

    nos padrões artísticos das escolas clássicas e na mística da produção artística, como recurso para retomada de padrões inovadores, desqualificando a estética da obra no processo final.

Questão de Concurso - 1095636

Concurso Professor Educação Artística - Artes Plásticas 2019

Questão 58

Fundação Getúlio Vargas (FGV)

Nível Superior

Leia o poema concreto de Augusto de Campos.

Com base no poema, analise as afirmativas a seguir e assinale V para a verdadeira e F para a falsa.

( ) Uma das características do Concretismo é a decomposição das palavras e a ruptura com a métrica.

( ) Um dos aspectos do Concretismo é a imposição visual de uma unicidade de sentido e de direção de leitura.

( ) Um dos atributos da arte concreta é a exploração de aspectos gráficos, sonoros e semânticos em uma mesma obra.

As afirmativas são, na ordem apresentada, respectivamente,

  • A. V - F - F.
  • B. V - V - F.
  • C. F - V - F.
  • D. F - F - V.
  • E. V - F - V.

Questão de Concurso - 1187086

Concurso

Questão 32

Nível

Segundo Barbosa (2005), a arte como aguçadora dos sentidos transmite significados que não podem ser transmitidos por meio de nenhum outro tipo de linguagem, tal como a discursiva ou a científica. Diante dessa premissa, analise as afirmativas a seguir.

I. A arte na educação, como expressão pessoal e como cultura, é um importante instrumento para identificação cultural e desenvolvimento individual.

II. Os arte-educadores podem influir positivamente no desenvolvimento cultural dos estudantes por meio do conhecimento de arte, que inclui a potencialização da recepção crítica e a produção artística.

III. As artes visuais, tendo a imagem como matéria-prima, tornam possível a visualização de quem somos, de onde estamos e de como sentimos.

IV. A flexibilidade e a elaboração são fatores da criatividade considerados irrelevantes pela educação pós-moderna.

Estão corretas as afirmativas

  • A. I e II, apenas.
  • B. III e IV, apenas.
  • C. I, II e III, apenas.
  • D. I, II, III e IV.

Questão de Concurso - 1187105

Concurso

Questão 41

Nível

Segundo Ritcher (2003, p. 24), trabalhar com a estética do cotidiano no ensino das artes visuais supõe ampliar o conceito de arte, de um sentido mais restrito e excludente para um sentido mais amplo de experiência estética, aumentando toda possibilidade de um trabalho intercultural em arte.

De acordo com essa premissa, assinale a alternativa incorreta.

  • A.

    O ensino das artes visuais deve reproduzir conceitos acadêmicos e valorizar a perfeição de traços e formas.

  • B.

    Para uma experiência intercultural de ensino das artes visuais, precisam ser revistos os conceitos de arte desenvolvidos na escola.

  • C.

    É fundamental respeitar e compreender os aspectos estético-visuais presentes nas famílias dos estudantes.

  • D.

    No âmbito da experiência estética, arte significa, genericamente, a criação de valor estético, em qualquer que seja a sua forma.

Questão de Concurso - 1162384

Concurso SEMEC Professor de Anos Finais no Ensino Fundamental (6º ao 9º ano) - Área Artes 2019

Questão 3

Núcleo de Concursos e Promoção de Eventos (NUCEPE/UESPI)

Nível Superior

Artes visuais é a designação dada ao conjunto de artes que representam o mundo real ou imaginário e que tem a visão (sentido de ver) como principal caminho de percepção e reflexão crítica sobre as imagens envolvidas. Entre outras, duas categorias fortes aparecem em trabalhos de artes visuais: a estética e a poética. Nesse sentido, entende-se como poética

  • A.

    o pensamento usado para fins educativos com base na capacidade de apreciar o resultado de uma criação.

  • B.

    o pensamento usado para fins artísticos com base na poesia escrita por quem aprecia o resultado de uma criação.

  • C.

    a capacidade de utilizar fins estéticos com base na criação de obras determinadas.

  • D.

    a linguagem usada para fins estéticos com base na imaginação de quem cria ou aprecia o resultado dessa criação.

  • E.

    a linguagem usada para fins artísticos com base na educação de quem cria obras.

Questão de Concurso - 1162396

Concurso SEMEC Professor de Anos Finais no Ensino Fundamental (6º ao 9º ano) - Área Artes 2019

Questão 9

Núcleo de Concursos e Promoção de Eventos (NUCEPE/UESPI)

Nível Superior

Leia a notícia:

Prêmio de Criação em Artes Visuais tem temática focada no Mercado Velho e Centro Histórico

Promovido pela Prefeitura de Teresina, através da Fundação de Cultura Monsenhor Chaves, o Prêmio tem como objetivo estimular a criação dos artistas, convidando-os a uma pesquisa temática. “Os artistas visuais (pintores, desenhistas, escultores, fotógrafos, videoartistas, etc.) são convidados a reconhecer a importância e complexidade histórica, antropológica e estética que o Mercado Velho e entorno, já trazem em si mesmo, e dar sua resposta em forma de obras com um viés original,” explica Guga Carvalho, coordenador de artes visuais da FCMC. https://fcmc.teresina.pi.gov.br/premio-de-criacao-em-artes-visuais-tem-tematica-focada-no-mercado-velho-e-centro-historico/ - Publicada em 11/04/2019.

Relativa à produção de grandes eventos de Artes Visuais em Teresina, a cena atual caracteriza-se por

  • A.

    haver diversos eventos na cidade, promovidos por diversas instituições.

  • B.

    existir o evento citado no texto apresentado, com premiações em dinheiro acima de R$ 5.000,00.

  • C.

    ainda acontecer o Salve Rainha, movimento artístico que propõe diálogos entre linguagens artísticas.

  • D.

    haver o Festival de Artes da UFPI, com premiações em dinheiro acima de R$ 5.000,00.

  • E.

    existir três grandes festivais, o citado no texto apresentado, o Salve Rainha e o Festival de Artes da UFPI.

Questão de Concurso - 841781

Concurso Professor de Nível Superior/PNS-A - Especialidade: Arte 2016

Questão 40

Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE/CEBRASPE)

Nível Superior

No processo de apreciação da arte, o qual permite ao indivíduo refletir sobre questões que tangenciam, por exemplo, a organização dos elementos que compõem as diferentes linguagens artísticas,
  • A. envolve e depende exclusivamente da percepção visual, como mecanismo que permite observar pequenos detalhes.
  • B. envolve o exercício conjunto do pensamento, da intuição, da sensibilidade e da imaginação.
  • C. exige domínio específico de padrões eruditos de formação acadêmica.
  • D. depende de valores morais, éticos, religiosos e sexuais apreendidos no contexto escolar.
  • E. depende de uma formação ampla, vivenciada em outras culturas, países e do domínio de línguas estrangeiras.

Questão de Concurso - 851629

Concurso

Questão 71

Nível

Considerando as obras e os textos precedentes, julgue os itens a seguir, no que se refere ao uso das linguagens da arte moderna e contemporânea.

Ao criar uma linha no solo em Uma linha feita pela caminhada, calcada por seu próprio caminhar, Richard Long, integrante da Land Art, transforma as relações entre arte e natureza, alargando os sentidos do papel da arte e do artista frente ao meio ambiente.
  • C. Certo
  • E. Errado

Questão de Concurso - 851630

Concurso

Questão 72

Nível

Considerando as obras e os textos precedentes, julgue os itens a seguir, no que se refere ao uso das linguagens da arte moderna e contemporânea.

Na obra de Klee, o trapézio é um elemento visual importante, devido à relação estabelecida com os demais elementos da obra.
  • C. Certo
  • E. Errado