

Seu próximo nível começa aqui
Com a Assinatura Ilimitada, você tem tudo que precisa para sua aprovação.
Com a Assinatura Ilimitada, você combina prática, teoria e método em uma única assinatura com tudo que você precisa para sua aprovação.
William Shakespeare (1564-1616) é considerado atualmente o mais influente dramaturgo do mundo. Considere o fragmento abaixo.
“Ser ou não ser, eis a questão: será mais nobre
Em nosso espírito sofrer pedras e flechas
Com que a Fortuna, enfurecida, nos alveja,
Ou insurgir-nos contra um mar de provocações
E em luta pôr-lhes fim?”
Ato III, Cena I
A frase “ser ou não ser, eis a questão” (no original em inglês: To be or not to be, that is the question) comumente utilizada como reflexão existencial profunda vem da fala de um famoso personagem de uma de suas peças teatrais. O nome do personagem e a peça teatral a que ele pertence são:
Romeu, Romeu e Julieta.
Lady Macbeth, Macbeth.
Teseu, Sonho de uma noite de verão.
Hamlet, Hamlet.
Hamlet, A tempestade.
O teatro cearense tem suas tradições. Grandes nomes apontam no cenário da interpretação e dramaturgia. No passado, podemos destacar Eurico Pinto, um grande intérprete, Edson Alcântara, Mundinha Viana, entre outros. Juvenal Galeno e Carlos Severo são os primeiros dramaturgos de destaque. Vários grupos movimentam o teatro desde a década de 40. Destacamos: Grupo Pesquisa, Grupo Bagaceira, Comédia Cearense e Grupo Balaio.
No final dos anos 1980, o movimento do Teatro Radical foi desenvolvido no Ceará com
Carlos Paiva.
Eduardo Campo.
Ricardo Guilherme.
Gilmar de Carvalho.
Carlos Câmera.
O teatro de bonecos nos foi trazido pelos colonizadores europeus nos séculos XVI e XVII. A popularidade dos bonecos, inicialmente, está ligada às festas religiosas, tornando-se depois cada vez mais descontraído e profano, conforme pode-se verificar no comentário de Ana Maria Amaral e Valmor Beltrame.
“(…) Os bonecos são predominantemente de luva, com cabeças esculpidas em madeira: os traços faciais são marcados por narigões, bocas e lábios salientes pintados em cores vivas e sem preocupações naturalistas. Porém, são as características de conduta e caráter que os assemelham: são irreverentes, justiceiros, desafiam as autoridades, principalmente as judiciais, eclesiásticas e políticas, buscam provocar o riso na plateia e resolvem seus conflitos quase sempre com o recurso da pancadaria.(...)”
Os pesquisadores referem-se, especificamente, ao teatro de:
vara
marionetes
mamulengos
manipulação direta
O crítico e pesquisador Sábato Magaldi organiza a obra de Nélson Rodrigues em três grandes grupos: peças psicológicas, peças míticas e as tragédias cariocas. A sequência de peças que correspondem a esta classificação é, respectivamente:
Valsa nº 6 – Anjo Negro – Boca de Ouro
A Serpente – A Falecida – Vestido de Noiva
Dorotéia – Anti-Nélson Rodrigues – Perdoa-me por Me Traíres
Álbum de Família – Viúva, Porém Honesta – O Beijo no Asfalto
O teatro teve origem no culto ao deus do vinho. Como era chamado o deus do vinho:
Damásio;
Dionísio;
Deométrio;
Diógenes.
Sobre o termo Gótico, NÃO é correto afirmar que
passa a ser utilizado no renascimento para designar um estilo arquitetônico.
vem de Godos, povo germânico que se encontrava além dos domínios do Império Romano e que o invadiu, contribuindo para sua queda.
pode se referir a algumas obras do Romantismo, movimento literário.
se refere a um Gênero musical dos anos 1980.
se refere única e exclusivamente a um estilo arquitetônico.
As primeiras experiências artı́sticas teatrais ocorreram no Brasil, no perı́odo:
Da chegada da famı́lia Imperial em 1808, pois em seu séquito se encontravam artistas voltados para apresentações reais da corte.
No Primeiro Reinado, mesmo ocorrendo apresentações informais ao longo do Brasil colônia, foi através da Missão Francesa, é que ocorreram as primeiras formações oficiais de grupos teatrais.
Desde os primeiros anos pós-descobrimento, como forma de catequização de ı́ndios e colonos por parte dos padres jesuı́tas.
Do barroco que não só trouxe a expressividade e dinâmicas nas artes plásticas, mas também em expressões artı́sticas como o teatro e a dança.
Os Comediantes, em 1943 estreiam “Vestido de Noiva”, de Nélson Rodrigues sob a direção de Ziembinski. É o marco do início do teatro moderno brasileiro. O cenário de Santa Rosa, para esta montagem, era formado por praticáveis que intercomunicavam três planos:
alucinação – futuro - memória
presente – alucinação - memória
alucinação – memória - realidade
passado – alucinação - realidade
Assinale a alternativa que corresponde a dramaturgos brasileiros que se destacaram com seus estilos:
Eurípedes e Sófocles.
Molière e Gonçalves Dias.
Shakespeare e Nelson Rodrigues.
Martins Penna e João Caetano.
Bertold Brecht e Ariano Suassuna.
Com relação às companhias teatrais, assinale a alternativa correta.
O Teatro Oficina foi uma influente companhia teatral ao longo dos anos 1970, alcançando destaque com a encenação de “O Rei da Vela”, obra que catalisa o movimento tropicalista.
O Teatro de Arena foi fundado nos anos 1960, aglutinando expressivo contingente de artistas comprometidos com o teatro político e social.
Pia Fraus é um grupo paulistano que trabalha com o conceito de teatro sem fronteiras, pesquisando a integração cênica do teatro de animação com outras linguagens, tais como o teatro, a dança, o teatro de máscaras, o teatro de bonecos, o circo e as artes plásticas.
O Teatro da Vertigem nasceu no Rio de Janeiro, na década de 1970, sendo radicado em São Paulo nos anos 1980. Criador de uma linguagem poética voltada para o sonho e a fantasia, inspira-se na arte popular e utiliza recursos artesanais.
O Teatro Ventoforte utiliza recursos de intensa teatralidade em sua linguagem, com imersão da equipe nos ambientes e personagens, além de ocupar espaços não convencionais, explorando novos procedimentos no âmbito da dramaturgia.
A encenação que introduziu o teatro brasileiro na modernidade (1943), que tem como autor Nelson Rodrigues, foi à peça teatral:
Carmem
Vestido de Noiva
A Bela
Engraçadinha
Em relação ao teatro brasileiro todas as afirmações abaixo estão corretas, EXCETO.
Em 1833, foi criada a primeira companhia teatral brasileira, a Companhia Dramática Nacional, por João Caetano.
A primeira escola de teatro no Brasil foi a Escola Dramática Municipal, criada por decreto em 08 de junho de 1911.
No mesmo ano em que Caetano e Gil movimentavam a MPB, o grupo Oficina encenava em São Paulo O rei da Vela, de Oswald de Andrade, rompendo com as linguagens do teatro tradicional.
Nos anos 70, Tônia Carrero, Fernanda Montenegro, Betânia e João do Vale estreiam o show Opinião.
Como elementos técnicos do espaço cênico ocupado pelo teatro barroco no Brasil, é possı́vel afirmar que:
Eram usadas, principalmente, as praças em frente às Igrejas e ao longo de procissões, pois, no perı́odo, havia poucos e raros locais para tais apresentações.
Os espaços de dentro de Igrejas e capelas eram usados como forma de representação e espaço cênico.
Foi nesse perı́odo que apareceram os primeiros locais especı́ficos para a apresentação de peças e obras teatrais.
Haviam formalidades por parte dos atores e do corpo cênico, pois já eram usados espaços voltados para tais apresentações em coretos ao ar livre.

Considerado o criador da comédia de costumes brasileiras, sua primeira comédia, O juiz de paz na roça, data de 1838. Admirável observador, ele fixou costumes e características que têm continuado através do tempo e retratam as instituições nacionais.
Arthur de Azevedo.
Gonçalves de Magalhães.
Antônio Gonçalves Dias.
Álvares de Azevedo.
Martins Pena.
Portadores das mais variadas ideias (monarquistas, republicanos, garibaldinos, anarquistas, socialistas, católicos), enérgicos e lutadores, em grande parte libertários, foram os imigrantes que conseguiram romper com as sólidas fronteiras que tolhiam o passo a uma renovação, depois que a sociedade se tinha perigosamente cristalizado em compartimentos estanques: aristocracia, plebeus e escravos.
melodramáticos.
líricos de equipe.
filodramáticos.
líricos experimentais.
operetas.


A encenação da peça Ubu-Rei, de Alfred Jarry, em 1896, representa uma quebra de paradigma para a encenação, além de uma reação contra o Naturalismo, na busca por uma nova cena. Acerca do tema, assinale a alternativa que apresenta uma característica dessa nova cena que pode ser identificada a partir da referida encenação.
Retorno da noção de personagem.
Retorno ao academicismo burguês.
Sentido de provocação e zombaria, características de vanguardas posteriores, como o Futurismo e o Surrealismo.
Fidelidade ao argumento do autor.
Reconstituição do espaço.