Questões de Concurso sobre Auditoria Governamental - Página 52 | Gran Questões

Questões de Concurso sobre Auditoria Governamental

 
 
Disciplina 1
Assunto 305
Banca
Instituição
Cargo
Ano
Carreira
Área de formação
Escolaridade
Dificuldade
 
Comentários:
Professores
Alunos
Meus Comentários
Vídeo
 
Minhas questões:
Resolvidas
Não resolvidas
Certas
Erradas
 
Tipo de questão:
Certo e errado
Múltipla escolha
Incluir questões:
Anuladas
Desatualizadas
 
Questões:
Todas as questões
 
Filtro simplificado
 
Questões
Todas as questões
 
1.201 questões encontradas
Questões por página
20
Mais recentes
 

NÃO se caracterizam como eventos subseqüentes, aqueles ocorridos


A
entre a data do término do exercício social e a data da emissão do parecer.

B
após o término do trabalho de campo, com a emissão do parecer, e a data da divulgação das demonstrações contábeis.

C
durante o exercício social, mas contabilizados após o término do exercício social, como ajuste das demonstrações contábeis.

D
após a publicação das demonstrações contábeis pela empresa auditada.

E
após a emissão do parecer pela firma de auditoria, antes da publicação das demonstrações contábeis.

O auditor do Tribunal de Contas da União, somente com base na verificação de que a entidade auditada possui objetivos claros, orçamento adequado aos seus objetivos e a não-existência de possibilidade de comprometimento de suas atividades, pode afirmar que


a

na avaliação de risco, a empresa não possui fatores que possam comprometer o alcance de seus objetivos.


b

na avaliação das atividades de controle, a empresa possui fatores que possam comprometer o alcance de seus objetivos.


c

garante a informação e comunicação interna, permitindo captar e manipular as informações de forma adequada.


d

não oferece risco de controle do pessoal, nem de fraude ou erro nas operações da organização.


e

todos os componentes do controle interno estão adequados e com o funcionamento compatível com as necessidades da empresa.

Avaliação dos controles gerenciais internos, irregularidades e falhas no ciclo operacional, causas de desperdícios, avaliação de critérios e procedimentos na área do planejamento estratégico são alguns dos itens que resultam na auditoria operacional.


C
Certo

E
Errado

Ao Auditor-Fiscal do Trabalho - AFT, investido das prerrogativas institucionais conferidas pelo ordenamento jurídico brasileiro e em pleno exercício de suas funções, nos termos da CLT e das Normas Regulamentadoras, compete:


A

Autuar a empresa, enquadrada em grau de risco 1, segundo quadro I da NR-4, por deixar de fazer exame médico demissional, ainda que o último exame médico periódico tenha sido realizado há 135 dias.


B

Autuar a empresa porque o médico coordenador do PCMSO deixou de solicitar emissão da comunicação de acidente do trabalho - CAT decorrente de exame alterado que sugeria perda auditiva induzida pelo ruído ocupacional, nos termos do Anexo I da NR-07, ainda que sem sintomatologia.


C

Notificar a empresa com base no Código Tributário Nacional - CTN, no tocante aos fatos geradores tributários relativos à aposentadoria especial concedida pelo INSS, devido ao fato de expor o trabalhador, acima dos limites toleráveis, quando houver, de modo permanente, a fatores de riscos químicos, físicos ou biológicos.


D

Autuar a empresa, com fundamento na NR-28, (penalidades) por deixar de declarar, na guia de recolhimento ao FGTS e informações à previdência social - GFIP, informação de afastamento ocupacional, declarando-o como não-ocupacional.


E
Representar, para fins penais por indício de crime de desobediência, combinado com desacato à autoridade, o supervisor responsável pela retomada indevida dos trabalhos de uma máquina interditada por AFT.

O processo de avaliação do desempenho real em confronto com o esperado, levando à apresentação de recomendações destinadas a melhorar e a aumentar o êxito de uma organização, é denominado auditoria:


A

geral;


B

de demonstrações financeiras;


C

substancial;


D

de demonstrações contábeis;


E

operacional.

Analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta, quanto às Auditorias do Sistema de Controle Interno do Poder Executivo Federal.

I - Auditoria Operacional: consiste em avaliar as ações gerenciais e os procedimentos relacionados ao processo operacional, ou parte dele, das unidades ou entidades da administração pública federal, programas de governo, projetos, atividades, ou segmentos destes.

I - Auditoria de Avaliação da Gestão: consiste em verificar as datas de início e fim da execução de contratos, acordos, convênios ou ajustes.

III - Auditoria Especial: objetiva o exame de fatos ou situações consideradas relevantes, de natureza incomum ou extraordinária, sendo realizadas para atender determinação expressa de autoridade competente. Classifica-se nesse tipo os demais trabalhos auditoriais não inseridos em outras classes de atividades.


A
Apenas as afirmativas I e III estão certas.

B
Apenas a afirmativa I está certa.

C
Todas as afirmativas estão certas.

D
Apenas a afirmativa II está certa.

E
Apenas as afirmativas II e III estão certas.

Os tipos de certificados de auditoria governamental são:


A
sem ressalva, com ressalva e com abstenção de opinião.

B
de legalidade, de legalidade com ressalvas e de ilegalidade.

C
de regularidade, de regularidade com ressalvas e de irregularidade.

D
de regularidade com ênfase, regularidade e regularidade com ressalvas.

E
favorável, com abstenção de opinião e adverso.

Na emissão do Relatório de Auditoria realizada com base no processo de Tomada e Prestação de Contas do órgão ou entidades examinadas, é necessário que se atenda aos seguintes requisitos, exceto:


A

identificar o número do processo, o período examinado e a unidade ou entidade examinada.


B

indicar as normas que instruam o processo de Tomada ou Prestação de Contas.


C

identificar o passivo trabalhista do órgão ou entidade examinada.


D

definir o objetivo da auditoria e identificar as demonstrações financeiras examinadas, no caso de auditoria contábil.


E

declarar ter o exame sido efetuado por amostragem, na extensão julgada necessária e de acordo com as normas de auditoria aplicáveis ao Serviço Público Federal.

De acordo com as normas do Sistema de Controle Interno do Poder Executivo Federal, quanto às finalidades e objetivos, assinale a alternativa incorreta:


A

avaliar a ação governamental, a gestão dos administradores públicos federais e a aplicação de recursos públicos por entidades de Direito Privado, por intermédio da fiscalização contábil, financeira, orçamentária, operacional e patrimonial.


B

avaliar o cumprimento das metas previstas no Plano Plurianual, a execução dos programas de governo e dos orçamentos da União.


C

comprovar a legalidade e avaliar os resultados, quanto à eficácia e à eficiência da gestão orçamentária, financeira e patrimonial nos órgãos e entidades da Administração Pública Federal, bem como da aplicação de recursos públicos por entidades de direito privado.


D

exercer o controle das operações de crédito, avais e garantias, bem como dos direitos e haveres da União;


E

apoiar a decisão dos gestores no exercício de sua missão institucional.

O planejamento das ações de controle adotado no Sistema de Controle Interno do Poder Executivo Federal dividese em quatro grandes tópicos, com a seguinte estrutura, exceto:


A

Orçamento Global do Ministério.


B

Hierarquização.


C

Programas e Programações sob controle.


D

Ações sob controle.


E

Agenda Política do Ministério.

Procedimento de auditoria ou comando consiste nas verificações e averiguações previstas em um programa de auditoria e, portanto, consideradas mandamento operacional efetivo.


C
Certo

E
Errado

O Relatório é a exposição adequadamente pormenorizada de circunstância, fato ou objeto. Analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta.

I. Quanto ao alcance: devem ser preliminares (abrangência ou profundidade restritas); de progresso (relativos a um período; relacionado com períodos anteriores e com o posterior) e finais (completos em si).

II. Quanto às finalidades: informar para efeitos posteriores; manter um repositório de dados e informações de valor técnico, científico ou administrativo.

III. Quanto à periodicidade: constante (anuais, mancais, diários, etc.); variável (circunstanciais mas seqüentes e dependentes); singulares (isolados e independentes).


A

Apenas a afirmativa III está certa.


B

Apenas a afirmativa I está certa.


C

Todas as afirmativas estão certas.


D

Apenas a afirmativa II está errada.


E

Apenas as afirmativas I e II estão erradas.

Devem ser mantidos à disposição dos órgãos de controle por cinco anos a contar da data de julgamento das contas dos responsáveis pelo Tribunal de Contas da União.


A

o Programa de Educação Profissional Continuada.


B

o Exame Nacional de Qualificação Técnica.


C

o Cadastro Nacional de Auditores Independentes.


D

a Revisão Externa de Qualidade pelos Pares.


E

a Supervisão e Controle de Qualidade Externa.

Quanto à abrangência de atuação do Sistema de Controle Interno do Poder Executivo Federal, analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta.

I. A abrangência de atuação do Sistema de Controle Interno do Poder Executivo Federal inclui as atividades de gestão das unidades da administração direta, entidades da Administração Indireta Federal, programas de trabalho, recursos e sistemas de controles administrativo, operacional e contábil, projetos financiados por recursos externos, projetos de cooperação junto a organismos internacionais, a aplicação de quaisquer recursos repassados pela União mediante contratos de gestão, transferências a fundo, convênio, acordo, ajuste ou outro instrumento congênere.

II. Estão sujeitos à atuação do Sistema de Controle Interno do Poder Executivo Federal quaisquer pessoas física ou jurídica, pública ou privada, que utilize, arrecade, guarde, gerencie ou administre dinheiros, bens e valores públicos ou pelos quais a União responda, ou que, em nome desta, assuma obrigações de natureza pecuniária, exceto as agências autônomas, executivas e reguladoras.

III. As pessoas física ou jurídica, pública ou privada, sujeitam-se à atuação do Sistema de Controle Interno do Poder Executivo Federal mediante os processos de Tomada de Contas e Prestação de Contas.


A

Apenas as afirmativas I e III estão certas.


B

Apenas a afirmativa I está certa.


C

Todas as afirmativas estão certas.


D

Apenas a afirmativa II está certa.


E

Apenas as afirmativas I e II estão erradas.

O auditor externo, para elaborar e consubstanciar seu relatório circunstanciado sobre os processos de informação e comunicação, deve avaliar se os processos


A
transmitem aos funcionários da direção todas as normas da empresa, de forma escrita.

B
estão todos documentados e disponíveis aos funcionários administrativos e da gerência, permitindo a interação entre as diversas atividades de seus funcionários com funcionários de outras áreas.

C
permitem que todos os funcionários entendam suas responsabilidades na estrutura de controles internos, bem como a interação de suas atividades com as atividades de outros funcionários.

D
elaborados, permitem que a maioria dos funcionários possua o entendimento dos processos da empresa e que suas responsabilidades estejam determinadas por escrito, ainda que os mesmos não tenham sido informados.

E
possibilitam que todos os funcionários tenham acesso às normas da empresa, podendo executar qualquer função nos processos e nas atividades da empresa, sem restrição.

De acordo com as técnicas de elaboração de Relatórios, analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta, quanto aos seus atributos.

I - Extensão: suficiente para atingir o objetivo pretendido e cumprir sua função principal que é informar. Devem ser evitadas lucubrações desnecessárias. Deve-se ter em mente o (a) destinatário (s) do Relatório e assim o tipo e nível de informação requeridos. Esclarecimentos, comprovação, detalhes para consulta opcional, se for o caso, devem ser englobados em Anexos. A eficiência do Relatório pode ser medida pela relação entre a quantidade de informação que este encerra e o número de palavras utilizadas para este fim, e não pelo seu tamanho.

II - Comunicação: correta e agradável; grafia e pontuação correta; tom apropriado; envolvimento lógico e redundância adequada para reforço da clareza. Dar preferência para a forma impessoal ou para a primeira pessoa do plural. A primeira pessoa do singular pode ser adotada em casos especiais. Não usar gíria ou palavras de sentido figurado. Termos em língua estrangeira, quando indispensáveis, deverão ser colocados entre aspas.

III - Objetividade: a matéria relatada deve se cingir ao escopo do Relatório. No caso de ser necessária a abordagem de assuntos paralelos, esta deve ser breve e destacada por parêntese ou em nota de rodapé.


A
Apenas as afirmativas I e III estão certas.

B
Apenas a afirmativa I está certa.

C
Todas as afirmativas estão certas.

D
Apenas a afirmativa III está errada.

E
Apenas as afirmativas I e II estão erradas.

Uma auditoria foi realizada com a participação de servidores não lotados nos órgãos e unidades do Sistema de Controle Interno do Poder Executivo Federal, que desempenham atividades de auditoria em quaisquer instituições da Administração Pública Federal ou entidade privada. Esse tipo de auditoria é denominada


A
centralizada.

B
integrada.

C
direta.

D
simplificada.

E
indireta.

O relatório é o documento pelo qual a auditoria interna apresenta, a quem tenha solicitado, o resultado dos seus trabalhos, e deve abordar aspectos como limitações e evidências encontradas. Caso haja necessidade, é possível emitir relatório parcial.


C
Certo

E
Errado

Os métodos de investigação utilizados pelo auditor para coletar evidências e informações probatórias adequadas, pertinentes e razoáveis para fundamentar suas opiniões e conclusões, compreendem os (as):


A

relatórios de auditoria;


B

pareceres de auditoria;


C

certificado de auditoria;


D

técnicas de auditoria;


E

atributos de auditoria.

De acordo com o artigo 20 da Lei das Sociedades Anônimas, as ações devem ser:


A

nominativas;


B

endossáveis;


C

ao portador;


D

preferenciais;


E

ordinárias.

 
Ir para a página:
OK
 
Gerar simulado