Questões de Concurso de Princípios e funções administrativas em bibliotecas, estrutura organizacional, as grandes áreas funcionais da biblioteca, marketing - Biblioteconomia

Ver outros assuntos dessa disciplina Navegar questão a questão

Questão de Concurso - 890571

Concurso IBGE Analista Censitário - Área Biblioteconomia 2017

Questão 30

Fundação Getúlio Vargas (FGV)

Nível Superior

Dentre as funções administrativas clássicas, afetas ao bibliotecário, aquela que envolve a verificação do alcance das metas e objetivos planejados e a adoção de ações corretivas para eventuais desvios é:
  • A. o planejamento;
  • B. a organização;
  • C. a direção;
  • D. a decisão;
  • E. ) o controle.

Questão de Concurso - 862821

Concurso DPE Biblioteconomista 2015

Questão 35

Fundação Carlos Chagas (FCC)

Nível Superior

Considere os dois agrupamentos abaixo, que se referem aos princípios de administração e sua aplicação:


I. Disciplina.

II. Unidade de comando.

III. Estabilidade do pessoal.

a. A baixa rotatividade dos funcionários é uma meta prioritária.

b. Todos os subordinados sabem quem é o seu superior imediato. Apenas dele recebem ordens e a ele prestam contas de seus atos.

c. As regras de comportamento são claras e bem definidas. Todos devem a elas se submeter.

A correlação correta entre eles é:

  • A. I-b, II-c, III-a.
  • B. I-b, II-a, III-c.
  • C. I-a, II-c, III-b.
  • D. I-c, II-a, III-b.
  • E. I-c, II-b, III-a.

Questão de Concurso - 866184

Concurso TRT 3 Analista Judiciário - Área Biblioteconomia 2015

Questão 44

Fundação Carlos Chagas (FCC)

Nível Superior

O texto

Atingir os objetivos almejados não é suficiente, busca também questioná-los quanto à sua utilidade e o grau em que atingiu o resultado desejado,

refere-se

  • A. à eficácia.
  • B. à efetividade.
  • C. à eficiência.
  • D. ao custeio.
  • E. ao custo.

Questão de Concurso - 1149714

Concurso CRB 2ª Região Bibliotecário Fiscal 2019

Questão 17

Instituto Quadrix (Quadrix )

Nível Superior

É considerado como o paradigma da biblioteconomia o foco

  • A. no acesso e na recuperação da informação.
  • B. no usuário.
  • C. no registro de um conhecimento.
  • D.

    nos processos internos, na organização da biblioteca e em equipamentos.

  • E. na descrição e na análise de documentos.

Questão de Concurso - 1131490

Concurso Câmara de Fortaleza Bibliotecário 2019

Questão 38

Fundação Carlos Chagas (FCC)

Nível Superior

Considere os dois agrupamentos abaixo:


I. Eficiência.

II. Eficácia.

III. Organização

IV. Efetividade.


a. Usar o mínimo dispêndio de energia e dinheiro.

b. Produzir os resultados desejados.

c. Quantidade e qualidade das mudanças que a organização foi capaz de produzir, seu grau de impacto.

d. Envolve a atenção às tarefas que têm que ser feitas e a decisão sobre como elas serão feitas e por quem.


De acordo com os preceitos organizacionais, a correta correlação entre os dois agrupamentos é


  • A.

    I-a, II-b, III-c, IV-d.

  • B.

    I-b, II-a, III-c, IV-d.

  • C.

    I-c, II-d, III-a, IV-b.

  • D.

    I-d, II-c, III-b, IV-a.

  • E.

    I-a, II-b, III-d, IV-c.

Questão de Concurso - 1154348

Concurso CRB 6ª Região Bibliotecário Fiscal 2019

Questão 73

Instituto Quadrix (Quadrix )

Nível Superior

Quanto ao marketing em bibliotecas, julgue os itens de 72 a 75.

Para efeito de marketing, a informação é um bem não perecível, que se esgota após o seu consumo, em função do valor agregado a ela e, portanto, se enquadra nos paradigmas das leis econômicas como os outros tipos de bens.

  • C. Certo
  • E. Errado

Questão de Concurso - 1154349

Concurso CRB 6ª Região Bibliotecário Fiscal 2019

Questão 74

Instituto Quadrix (Quadrix )

Nível Superior

Quanto ao marketing em bibliotecas, julgue os itens de 72 a 75.

A efetividade do valor e do uso da informação fundamenta-se nos princípios da obsolescência, que pode variar de acordo com o tipo de informação e a área do conhecimento a que se refere.

  • C. Certo
  • E. Errado

Questão de Concurso - 1154350

Concurso CRB 6ª Região Bibliotecário Fiscal 2019

Questão 75

Instituto Quadrix (Quadrix )

Nível Superior

Quanto ao marketing em bibliotecas, julgue os itens de 72 a 75.

Uma das técnicas utilizadas em bibliotecas para aferição da qualidade dos serviços prestados é o Modelo dos 5 Gaps, que consiste na detecção de lacunas, ou seja, nas diferenças entre as expectativas dos usuários e o que é oferecido realmente pela unidade de informação.

  • C. Certo
  • E. Errado

Questão de Concurso - 1176918

Concurso UEPA Técnico de Nível Superior - Área Biblioteconomia 2019

Questão 33

Fundação de Amparo e Desenvolvimento da Pesquisa (FADESP)

Nível Superior

Um princípio caro ao marketing em geral, que também se aplica às bibliotecas universitárias, é que os produtos e serviços devem ser concebidos conforme as características e necessidades dos seus usuários reais e potenciais, nesse sentido

  • A.

    a força do marketing está na propaganda, que ao tornar conhecidos os serviços e produtos da biblioteca, assegura o seu uso em larga escala.

  • B.

    as ações de marketing nas bibliotecas devem ser planejadas, sendo que na primeira fase desse planejamento deve-se procurar conhecer as características do usuário e da comunidade a ser atendida.

  • C.

    é importante saber que marketing e propagada são conceitos sinônimos que são usados de uma ou outra forma, conforme trate-se de uma instituição pública ou privada.

  • D.

    o marketing é uma ferramenta da propaganda que pode desenvolver-se por meio de diferentes canais de comunicação, inclusive pela INTERNET.

Questão de Concurso - 1204498

Concurso Bibliotecário 2018

Questão 37

Fundação de Apoio à Educação e Desenvolvimento Tecnológico de Minas Gerais (Fundação CEFETMINAS)

Nível Superior

Para que a estrutura organizacional de uma biblioteca seja simples e flexível esta deve contar com um sistema de informações gerenciais eficiente e acessível a todos da organização e apresentar um (a)

  • A.

    controle distribuído.

  • B.

    descentralização administrativa.

  • C.

    estrutura complexa.

  • D.

    organização informal.

  • E.

    padronização de procedimentos.