Questões de Concurso sobre Fisiologia Animal

 
 
Disciplina
Assunto 1
Banca
Instituição
Cargo
Ano
Carreira
Área de formação
Escolaridade
Dificuldade
 
Comentários:
Professores
Alunos
Meus Comentários
Vídeo
 
Minhas questões:
Resolvidas
Não resolvidas
Certas
Erradas
 
Tipo de questão:
Certo e errado
Múltipla escolha
Incluir questões:
Anuladas
Desatualizadas
 
Questões:
Todas as questões
 
Filtro simplificado
 
Questões
Todas as questões
 
1.081 questões encontradas
Questões por página
20
Mais recentes
 

O treinamento físico em altitudes elevadas (acima de 2.000 m) é utilizado como uma estratégia para melhorar o desempenho de atletas. Isso acontece pois a altitude gera alterações fisiológicas benéficas quando o indivíduo retorna para baixas altitudes. São consideradas alterações benéficas, o aumento de, EXCETO:


A

Volemia.


B

Hematócrito.


C

Concentração de hemoglobina.


D

Atividade de enzimas proteases.


E

Mitocôndrias nas fibras musculares.

Durante a etapa de privação de oxigênio, a célula conseguirá continuar realizando glicólise, uma vez que, durante a fermentação láctica, o NADH é reoxidado a NAD+.


C

Certo


E

Errado

Assinale a alternativa que apresenta a variação no tamanho dos eritrócitos em um hemograma.


A

Poiquilocitose


B

Anisocitose


C

Policromasia


D

Trombocitopenia

O treinamento aeróbio promove adaptações importantes no sistema cardiovascular. Dentro das várias aptidões físicas associadas ao treinamento físico, o treinamento aeróbio é um potente estímulo para promover o aumento da resistência aeróbia. Considerando as adaptações crônicas de aumento do VO2 máx frente ao treinamento aeróbio, analise as afirmativas a seguir.


I. A redução da frequência cardíaca de repouso é uma importante adaptação cardiovascular para o aumento do VO2 máx, que pode ser explicada pelo aumento do tônus simpático.

II. O aumento no número de mitocôndrias e capilares nas fibras musculares aumenta a diferença arteriovenosa de oxigênio, favorecendo, assim, o aumento da resistência aeróbia muscular e do VO2 máx.

III. Em resposta ao treinamento físico aeróbio, o volume de ejeção é aumentado em condição de repouso, bem como durante exercícios máximos e submáximos, considerando-se a mesma carga de trabalho absoluta.


Está correto o que se afirma em


A

I, II e III.


B

I, apenas.


C

I e II, apenas.


D

I e III, apenas.


E

II e III, apenas.

O treinamento físico deve ser estruturado de forma sistematizada. Neste sentido, alguns princípios fundamentais devem ser seguidos. São considerados princípios do treinamento físico:


A

Continuidade; destreinamento; e, evolução.


B

Sobrecarga; reversibilidade; e, especificidade.


C

Individualidade biológica; sobrecarga; e, progressão.


D

Individualidade biológica; especificidade; e, evolução


E

Especificidade; destreinamento; e, individualidade biológica.

Evidências científicas mostram que a suplementação com vitamina A em crianças de 6 a 59 meses de idade levam à uma redução do risco global de morte em 24% e de mortalidade por diarreia em 28%. No Brasil, o Programa Nacional de Suplementação de Vitamina A (PNSVA) tem como objetivo reduzir e controlar a hipovitaminose A.


A deficiência de vitamina A pode ocasionar, entre outros sintomas,


A

polioneurite.


B

xeroftalmia.


C

anemia perniciosa.


D

pelagra.


E

anemia megaloblástica.

O hormônio de crescimento humano (hGH) tem entre suas tarefas


A

o crescimento das células do corpo. O hGH é produzido nas paratireoides.


B

a maturação de células T e o retardo no envelhecimento. O hGH é produzido na neuro-hipófise.


C

o estímulo à produção de hormônios pelo córtex das suprarrenais. O hGH é produzido na adeno-hipófise.


D

o estímulo à secreção de hormônios pela tireoide. O hGH é produzido nas paratireoides.


E

a inibição do uso da glicose para a produção de ATP. O hGH é produzido na adeno-hipófise.

Diversos pesquisadores contemporâneos da fisiologia do exercício dedicam o foco de investigação na fase de recuperação após atividade, pois, ao final de uma única sessão de exercício, informações de grande relevância podem ser levantadas. A partir da fase de recuperação, que se caracteriza como um estado fisiológico de vulnerabilidade, é possível obter dados clínicos relevantes bem como promover adaptações positivas frente ao estímulo. Diante do exposto, analise as afirmativas a seguir.


I. O efeito agudo da hipotensão pós-exercício prediz a magnitude da resposta hipotensiva após o treinamento físico de longo prazo.

II. Após um minuto de recuperação de exercício máximo, a queda da frequência cardíaca abaixo de 12 bpm, em relação ao maior valor de frequência cardíaca obtida em exercício, indica baixa atividade vagal e, consequentemente, risco cardiovascular aumentado.

III. O estímulo proporcionado pela sessão de exercício perturba a homeostase fisiológica. Diante disso, no período de recuperação ocorrem ajustes e adaptações que estão atrelados ao princípio da supercompensação.


Sobre a recuperação pós-exercício, está correto o que se afirma em


A

I, II e III.


B

I, apenas.


C

III, apenas.


D

I e II apenas.


E

II e III apenas.

Uma criança tinha 7 anos de idade quando os primeiros sintomas apareceram. Seu apetite nas refeições aumentou e ela sempre parecia estar com fome. Entretanto, apesar de comer mais, ela estava perdendo peso. A mãe preocupada procurou uma unidade de saúde, o médico ouviu o relato a respeito dos sintomas e solicitou os exames para determinar a concentração de glicose no sangue e na urina. O diagnóstico foi diabetes mellitus, e a doença foi causada pela falta de insulina, um hormônio produzido pelo pâncreas. A criança começou a receber injeções de insulina, um tratamento que continuaria pelo resto de sua vida.


SILVERTHORN, Dee U. Fisiologia humana. Porto Alegre: Grupo A, 2017, com adaptações.


Com base no exposto e na fisiologia da insulina, assinale a alternativa correta.


A

Uma injeção de insulina determina uma diminuição da glicose do sangue e um aumento do glicogênio dos tecidos.


B

A insulina estimula a produção e a utilização da glicose no fígado por meio do acúmulo de glicogênio e da diminuição do transporte de glicose no músculo.


C

Na neoglicogênese, a insulina promove diretamente a transcrição de genes que codificam o fosfoenolpiruvato carboxiquinase (PEPCK), enzima chave no controle desse processo.


D

Uma ação clássica da insulina é inibir a síntese de ácido graxo no fígado em períodos de excesso de carboidratos.


E

O receptor de insulina pertence a uma família de receptores de fatores de crescimento que têm atividade intrínseca de canal iônico.

A testosterona é um hormônio esteroide de efeito anabolizante e que desempenha um papel fundamental no desenvolvimento de tecidos reprodutores masculinos. Em relação à regulação endócrina da secreção de testosterona, assinale a alternativa correta.


A

A testosterona inibe a produção de eritrócitos na medula óssea. Por isso, o hematócrito sanguíneo masculino é sempre mais baixo do que o aferido no sangue feminino.


B

A testosterona produzida pelas células de Leydig tem efeito de retroalimentação negativa inibindo a secreção de LH pela hipófise anterior.


C

A hipófise posterior produz LH e FSH que atuam nas células de Leydig e nas células de Sertoli.


D

testosterona produzida pelas células de Leydig estimula a hipófise anterior a produzir e secretar LH e FSH.


E

As ativinas, produzidas pelas células de Sertoli, inibem a secreção do FSH pela hipófise anterior.

A transdução sensorial envolve a transformação da energia de um determinado estímulo em energia elétrica, especificamente um pequeno potencial elétrico local, conhecido como potencial receptor (ou gerador). Este potencial, por sua vez, produz potenciais de ação que levam as informações ao sistema nervoso central, sendo a frequência desses potenciais o código para a interpretação da intensidade do estímulo. Em relação a esses processos, pode-se afirmar:


A

O potencial receptor pode se propagar por longas distâncias nos axônios.


B

O potencial de ação é um evento elétrico graduado.


C

O potencial receptor tem duração menor do que os potenciais de ação.


D

Os canais iônicos envolvidos no potencial receptor e no potencial de ação são diferentes.


E

A frequência de potenciais de ação em cada tipo de axônio sensorial é fixa.

No sistema das sensações somáticas, a sensação de dor é uma das mais relevantes, sendo os potenciais de ação correspondentes conduzidos por diferentes tipos de fibras, entre elas as fibras do tipo A e do tipo C. É correto afirmar que as fibras


A

dos tipos A e C são igualmente importantes na velocidade da detecção da dor.


B

dos tipos A e C seguem trajetos anatômicos semelhantes no tálamo.


C

do tipo A são responsáveis pela dor prolongada.


D

do tipo C são relacionadas com a dor em pontada, aguda.


E

do tipo C são menos relevantes para o processamento da informação dolorosa.

Seres humanos e mamíferos de interesse zootécnico, quando submetidos a jejum prolongado ou a dietas restritas ou pobres em carboidratos, passam a apresentar vias metabólicas ativas que resultam na maior produção de corpos cetônicos. Esse processo é conhecido como cetose. Nestes casos, o metabólito encontrado em altas concentrações séricas é


A

β-hidroxibutirato


B

Insulina


C

Glicose


D

Lactose


E

Glicogênio

De acordo com as leis da física, quanto mais quente estiver um corpo, maior o movimento, a agitação, a vibração e a energia cinética de cada uma das suas partículas. A soma das energias cinéticas dos átomos constituintes de um corpo é chamada de energia interna. O calor é a quantidade de energia transferida de um corpo para outro quando há uma diferença de temperatura entre eles. O calor passa do corpo mais quente para o mais frio até que entrem em equilíbrio.


Fonte: Fernando Gewandsznajder. Ciências 9 - Matéria e Energia. Editora ática, 2016. Pag. 179.


No entanto, por que os seres humanos se mantêm quentes num dia frio, ou seja, por que não entramos em equilíbrio com o ambiente?


Marque a alternativa que responda corretamente a essa pergunta.


A

Porque os seres humanos transformam parte da energia química provenientes dos alimentos em calor, repondo o calor que transferimos para o ambiente.


B

Porque nos seres humanos, eles recebem calor do meio, no entanto, não perdem calor para o meio por causa de uma modificação na proteína reativa que permite naturalmente a manutenção da temperatura corporal constante.


C

Porque no caso dos seres humanos, eles não perdem calor para o meio, a entalpia existente entre o ser humano e o meio ambiente não permite a troca de calor.


D

Porque as leis da física somente são aplicáveis aos corpos físicos e imateriais, portanto não aplicáveis aos seres humanos.

Dentre as funções vitais do organismo, os sais minerais amplamente presentes na forma de sais solúveis em água exercem funções primordiais no organismo humano. Abaixo são descritas algumas funções as quais esses elementos atuam, marque corretamente o respectivo sal mineral responsável pela função:


I.Atua regularizando as batidas do coração.

II.É indispensável na formação do sangue.

III.Atua na formação de tecidos, ossos e dentes.

IV.Constitui os sucos gástricos e pancreáticos.


Após análise, marque a opção CORRETA:


A

I.Cobalto, II.Ferro, III.Iodo, IV.Silício.


B

I.Sódio, II.Cobalto, III.Magnésio, IV.Iodo.


C

I.Potássio, II.Silício, III.Cobalto, IV.Ferro.


D

I.Potássio, II.Ferro, III.Cálcio, IV.Cloro.

A figura a seguir mostra, esquematicamente, os diferentes compartimentos que compõem o estômago dos animais ruminantes.


Imagem associada para resolução da questão


Fonte: SCHMIDT-NIELSEN, K. Fisiologia animal. 5. ed. Editora Santos. 2002. 145 p.


É correto afirmar que os números correspondentes aos compartimentos em que se encontram microrganismos simbiontes que degradam celulose e onde ocorre a digestão enzimática são, respectivamente,


A

1 e 3.


B

1 e 4.


C

2 e 3.


D

3 e 1.


E

4 e 2.

Analise as afirmativas relacionadas à bioquímica e enzimologia clínica e assinale a alternativa INCORRETA.


A

A enzima alanina aminotransferase (ALT) é mais específica do que a aspartato aminotransferase (AST) como marcador de doença hepática.


B

A atividade total da enzima lactato desidrogenase (LDH) pode estar elevada em condições patológicas em que haja dano ou destruição celular, uma vez que não está presente em outros líquidos biológicos, além do sangue.


C

A gamaglutamiltransferase (GGT) pode ser utilizada como marcador de ingestão de bebidas alcoólicas e administração de medicamentos.


D

As troponinas cardíacas, assim como a enzima CK-MB, apresentam sensibilidades comparáveis para a detecção do Infarto Agudo do Miocárdio inicial, mas as troponinas cardíacas possuem maior especificidade, além de serem utilizadas para documentar o dano do miocárdio dias depois, quando a CK-MB já retornou aos seus níveis normais.


E

Tanto a amilase como a lipase são marcadores de doença pancreática aguda, mas a lipase tem a vantagem de não ser eliminada na urina e, assim, pode permanecer elevada após a liberação concomitante da amilase pelo pâncreas ter retornado aos níveis normais.

A velocidade de hemossedimentação (VHS), quando aumentada, é um teste não específico que pode indicar inflamação no organismo. Assinale a alternativa que apresenta uma condição na qual a VHS pode estar aumentada.


A

Macrocitose.


B

Anemia falciforme.


C

Policitemia.


D

Aumento da viscosidade plasmática.


E

Esferocitose.

Em relação aos transtornos do equilíbrio ácido-base, assinale a alternativa correta que corresponde a um transtorno em que os rins não eliminam o excesso de íons hidrogênio e não recuperam uma quantidade suficiente de bicarbonato, em presença de uma pCO2 normal.


A

Alcalose metabólica.


B

Acidose respiratória.


C

Acidose metabólica.


D

Alcalose respiratória.

Assinale a alternativa INCORRETA a respeito do corpo humano.


A

A divisão parassimpática do sistema nervoso autônomo estimula a salivação, enquanto que a divisão simpática estimula a secreção das glândulas sebáceas.


B

O hormônio antidiurético estimula a reabsorção de água e aumenta a pressão arterial.


C

A resposta imune humoral é realizada por anticorpos, enquanto que a resposta imune celular não.


D

O material genético mitocondrial de uma pessoa é herdado apenas de sua mãe.


E

Em todas as artérias, o sangue é sempre rico em oxigênio enquanto que em todas as veias é sempre rico em gás carbônico.

   
Gerar simulado