Questões de Concursos Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden)

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Questão 740424

Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) 2014

Cargo: Analista - Área Gestão e Articulação Interinstitucional / Questão 11

Banca:

Nível: Superior

O gerenciamento de projeto, de acordo com o Instituto de Gerenciamento de Projeto (Guia PMBOK), envolve o gerenciamento de diversas áreas. Assinale a alternativa correta que envolve no mínimo três áreas de gerenciamento de projeto de acordo com o Instituto de Gerenciamento de Projeto (Guia PMBOK).
  • A. Gerenciamento de Escopo, Gerenciamento das Aquisições e Gerenciamento das Manutenções
  • B. Gerenciamento de Custos, Gerenciamento dos Recursos Físicos e Gerenciamento de Risco
  • C. Gerenciamento de Qualidade, Gerenciamento de Tempo e Gerenciamento da Integração
  • D. Gerenciamento dos Recursos Escassos, Gerenciamento dos Indicadores de Desempenho e Gerenciamento da Articulação
  • E. Gerenciamento de Recursos Humanos, Gerenciamento das Comunicações e Gerenciamento de Infra-Estrutura

Questão 739859

Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) 2014

Cargo: Analista - Área Comunicação Social em Desastres Naturais / Questão 1

Banca:

Nível: Superior

Quais são os processos de produção da notícia usados pelos diferentes meios: rádio, televisão e jornalismo?
  • A. Pauta, Checagem, Entrevista, Redação, Edição.
  • B. Produção, Entrevista, Edição, Fechamento.
  • C. Pauta, Reportagem, Redação, Título.
  • D. Produção, Entrevista, Texto, Título.
  • E. Produção, Pesquisa, Reportagem, Edição,

Questão 739860

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Cargo: Analista - Área Comunicação Social em Desastres Naturais / Questão 2

Banca:

Nível: Superior

Qual a principal revolução que o jornalismo digital trás?
  • A. O ciberespaço.
  • B. O hipertexto.
  • C. A usabilidade.
  • D. A paginação.
  • E. A web.

Questão 739861

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Cargo: Analista - Área Comunicação Social em Desastres Naturais / Questão 3

Banca:

Nível: Superior

Existem diversas metodologias e procedimentos de planejamento de produtos. Mas, todos adotam alguns passos básicos que ajudam a garantir a qualidade e eficácia do produto. Quais são eles?
  • A. Fazer contato com a imprensa, produzir releases. Produzir notícias, definir ações.
  • B. Produzir releases a partir do organograma da empresa.
  • C. Definir objetivo a ser alcançado, público-alvo, mensagem, produto, a estratégia de uso e como avaliar o resultado.
  • D. Estar atento ao organograma da empresa e checar as ações da mesma, definir metas e propaganda.
  • E. Fazer propaganda da empresa, produzir notícias, fazer parcerias, ser criativo, ousar.

Questão 739862

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Cargo: Analista - Área Comunicação Social em Desastres Naturais / Questão 4

Banca:

Nível: Superior

Aristóteles na arte da retórica afirma que o discurso para ser coerente deve conter algumas etapas básicas. Quais etapas seriam essas?
  • A. Afirmativas, Negativas, Argumentação, Coerência.
  • B. Coesão, Convencimento, Retórica, Imaginação.
  • C. Afirmação, Repetição, Apelo, Estrutura Lexical.
  • D. Unidade, Estrutura Circular, Coerência.
  • E. Exórdio, Narração, Provas, Peroração.

Questão 739863

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Cargo: Analista - Área Comunicação Social em Desastres Naturais / Questão 5

Banca:

Nível: Superior

A notícia é o principal elemento que caracteriza o jornalismo. O que é a notícia?
  • A. É uma suíte de fatos importantes que acontecem no cotidiano.
  • B. É o uso de fonte inusitado para dar relevo aos fatos.
  • C. É um evento que afeta o público por sua proximidade ou abrangência.
  • D. Buscar veracidade de fontes e enfoques.
  • E. Julgar o que acontece no país, informando.

Questão 739864

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Cargo: Analista - Área Comunicação Social em Desastres Naturais / Questão 6

Banca:

Nível: Superior

O crowdsourcing é um modelo de produção que pode ser útil a divulgação da prevenção de desastres naturais. No que consiste?
  • A. São jornais de várias partes do mundo que publicam fotos de terremotos.
  • B. É um sistema de utilização de tags que permite os usuários a personalizar o que é divulgado.
  • C. Apóia o conjunto de código aberto sob licença que estejam em conformidade com a organização.
  • D. Utiliza a inteligência e os conhecimentos coletivos e voluntários pela internet para resolver problemas, criar conteúdos.
  • E. São links que remetem serviços oferecidos pelos sites das organizações.

Questão 739865

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Cargo: Analista - Área Comunicação Social em Desastres Naturais / Questão 7

Banca:

Nível: Superior

Dentre os itens abaixo, qual o que contraria o Código de Ética dos Jornalistas Brasileiros:
  • A. Ressalvadas as especificidades da assessoria de imprensa, o jornalista deve ouvir sempre, antes da divulgação dos fatos, o maior número de pessoas e instituições envolvidas em uma cobertura jornalística;
  • B. O jornalista deve informar claramente à sociedade quando suas matérias tiverem caráter publicitário ou decorrerem de patrocínios ou promoções;
  • C. O jornalista não pode permitir o exercício da profissão por pessoas não-habilitadas;
  • D. O jornalista pode realizar cobertura jornalística para o meio de comunicação em que trabalha sobre organizações públicas, privadas ou não-governamentais, da qual seja assessor, empregado, prestador de serviço ou proprietário, desde que deixe claro para o seu público esta sua condição;
  • E. A divulgação da informação precisa e correta é dever dos meios de comunicação e deve ser cumprida independentemente de sua natureza jurídica - se pública, estatal ou privada - e da linha política de seus proprietários e/ou diretores.

Questão 739866

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Cargo: Analista - Área Comunicação Social em Desastres Naturais / Questão 8

Banca:

Nível: Superior

O planejamento estratégico em comunicação deve ser eficaz para:
  • A. Organizar as empresas para definir todas as suas metas, a partir de conceitos consolidados referentes à sua visão e missão;
  • B. Possibilitar que os profissionais que atuam no setor de comunicação organizacional construam um roteiro eficaz de administração pública;
  • C. Possibilitar a revisão e avaliação dos paradigmas organizacionais vigentes e da comunicação assim como o reconhecimento e auditoria da cultura organizacional e a identificação e avaliação da importância do capital intelectual integral das organizações.
  • D. Orientar as organizações do setor público e privado para a consolidação de uma política pública de comunicação, voltada prioritariamente para os interesses da sociedade nas quais estão inseridas.
  • E. Projetar e administrar os conflitos decorrentes das relações com os diversos públicos da organização, desde o público interno até investidores em potencial, conhecidos como stakeholders.

Questão 739867

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Cargo: Analista - Área Comunicação Social em Desastres Naturais / Questão 9

Banca:

Nível: Superior

Sobre Assessoria de Imprensa é CORRETO afirmar:
  • A. Entre as funções da Assessoria de Imprensa está a execução de estudos mercadológicos para a criação e produção de peças de propaganda;
  • B. O profissional que está à frente de uma Assessoria de Imprensa - seja em instituição pública ou privada - deve ter acesso direto aos principais setores decisórios da organização assessorada;
  • C. A Assessoria de Imprensa é uma função prioritária dos profissionais graduados em Relações Públicas, sendo vedado o seu exercício aos jornalistas que atuam em veículos de comunicação comerciais;
  • D. A Assessoria de Imprensa, tendo em vista a sua importância para as organizações e dentro de uma perspectiva de comunicação integrada, é responsável pela produção de pesquisas de opinião que permitam mensurar o alcance das ações de comunicação planejadas e executadas no âmbito do setor;
  • E. A Assessoria de Imprensa é, conceitualmente, responsável pelo planejamento e execução de ações voltadas para a melhoria da comunicação interna de organizações tanto do setor público quanto do setor privado.