Questões de Concurso sobre Convergência de Mídias, Multimídia, Crossmedia e Transmídia

 
 
Disciplina 1
Assunto 1
Banca
Instituição
Cargo
Ano
Carreira
Área de formação
Escolaridade
Dificuldade
 
Comentários:
Professores
Alunos
Meus Comentários
Vídeo
 
Minhas questões:
Resolvidas
Não resolvidas
Certas
Erradas
 
Tipo de questão:
Certo e errado
Múltipla escolha
Incluir questões:
Anuladas
Desatualizadas
 
Questões:
Todas as questões
 
Filtro simplificado
 
Questões
Todas as questões
 
189 questões encontradas
Questões por página
20
Mais recentes
 

A respeito da Interatividade, assinale a alternativa INCORRETA.


A

Não há interatividade quando o usuário não estabelece relação com a máquina (contemplativo).


B

Há um baixo nível de interatividade quando o usuário estabelece relação a partir de comandos do computador.


C

É satisfatória a interatividade quando o usuário pode recorrer às imagens tomando decisões e dando respostas nos pontos de ramificações que o programa oferece.


D

Há um alto nível de interatividade quando o usuário é coprodutor de conteúdos, alimentando o aparelho reprodutor com seu próprio banco de informações.


E

O sucesso da interatividade não depende da sensação que o usuário tem ao manipular diretamente os objetos e dados de um website.

O jornalismo digital é diferente do jornalismo dos outros meios, pois inclui conteúdos de texto, imagens, vídeos, infográficos e sons. Essa característica denomina-se


A

hipertexto.


B

digital.


C

multimídia.


D

pirâmide invertida.


E

instantaneidade.

A revolução tecnológica provocou inúmeros impactos na difusão da informação, dando surgimento à personalização on-line. Analise as afirmativas abaixo e, em seguida, assinale a alternativa que apresenta alguns princípios necessários ao gerenciamento de websites personalizados.

I. Um fator importante da personalização on-line está em interagir com os usuários, capturando e analisando todos os seus movimentos e ações.

II. Um fator importante da personalização on-line é tentar seduzir o recémchegado, não exigindo qualquer ação que seja custosa demais.

III. Um fator importante da personalização on-line está em oferecer oportunidades ao usuário de informar sobre as deficiências que encontrar.

IV. Um fator importante da personalização on-line está em estabelecer uma interface amigável, que propicie o maior número de informações aos usuários.

V. Um fator importante da personalização on-line está em estabelecer uma interface que ofereça respostas-padrão, evitando interpretações ambíguas.


A

somente I e II estão corretas


B

somente I, II e III estão corretas


C

somente II e III estão corretas


D

somente III e IV estão corretas


E

somente IV e V estão corretas

A TV digital, por proporcionar, no que concerne aos conteúdos veiculados, elevados níveis de interação, participação e personalização por parte do telespectador, é uma das plataformas facilitadoras da prática do crossmedia.


C
Certo

E
Errado

Distribuição de serviços, produtos e experiências por meio das diversas mídias e plataformas de comunicação existentes no mundo digital e offline é o conceito que define:


A

usenet


B

weblogs


C

Podcasting


D

Crossmedia


E

E-commerce

A convergência de mídias, apesar de constituir-se em uma prática mais comum na iniciativa privada, tem-se tornado realidade também na área pública. As áreas de imprensa das instituições públicas têm buscado técnicas e recursos tecnológicos que permitam aos seus veículos de comunicação atuar de forma integrada e estratégica, racionalizando esforços e apostando na figura do profissional multimídia. Com base nessas informações, assinale a opção correta.

A
O jornalista multimídia deve ser capaz não só de escrever e editar textos, mas também de produzir imagens e editá-las.

B
A convergência não acontece com rapidez porque os recursos tecnológicos necessários que a viabilizam são caros e precisam ser, em sua maioria, importados.

C
O interesse das instituições públicas pela convergência de mídias está voltado para a necessidade de se reduzirem gastos com recursos humanos.

D
A integração entre os veículos de comunicação institucionais implica disputa por poder e por maior amplitude de atuação.

E
Treinar um jornalista para ser um profissional multimídia não é lucrativo.

Na área da Comunicação uma das possibilidades oferecidas pela internet é:


A

Convergência de mídias.


B

Evitar a veiculação de notícias em fluxo contínuo.


C

Garantir a aplicação de colors bars em jornais diários.


D

Limitar a veiculação de fotografias digitais manipuladas.

   
Gerar simulado